a brasilia azul e laranja de ingo hoffmann foi sem duvida a brasilia mais famosa da historia do automobilismo mas ela nao foi a unica na propria divisao 3 houve varias outras brasilias com preparaçao semelhante a de ingo hoffmann e ou com alteraçoes mais radicais como a brasilia do piloto j a bruno que tinha a dianteira aerodinamica baixa como a de um prototipo da epoca mas houve ainda uma outra brasilia que fez historia mundo afora — e nao estou falando da brasilia do sr barriga e sim da brasilia que disputou o rali da copa do mundo em 1974 com os pilotos claudio mueller e carlos weck algumas fontes mencionam ingo hoffmann como piloto desta brasilia mas ele estava no brasil ocupado conquistando o titulo da divisao 3 o rali da copa do mundo como seu nome sugere foi o segundo e ultimo dos ralis organizados como parte dos eventos das copas do mundo de futebol de 1970 no mexico e 1974 na alemanha a primeira ediçao partiu de londres inglaterra e terminou na cidade do mexico a capital mexicana pouco antes do inicio da copa do mundo como o rali pretendia tambem promover a copa do mundo ele passou por diversos paises saindo da inglaterra depois para a frança alemanha austria hungria iugoslavia bulgaria italia frança de novo espanha portugal entao atravessou o atlantico para chegar ao brasil antes de seguir para o uruguai argentina chile bolivia peru colombia panama e costa rica antes de finalmente chegar ao mexico esta primeira ediçao foi um acontecimento e tanto com mais de 100 carros inscritos e todos os tipos de preparaçao e competidores desde amadores com carros de rua ate pilotos profissionais apoiados por fabricantes os vencedores foram hannu mikkola e gunnar palm a bordo de um escort 1850 gt mk1 apoiados pela ford britanica e pelo jornal daily mirror e por causa desta vitoria que o ford escort mk1 tambem e conhecido como escort mexico — ele teve uma ediçao especial comemorativa e o apelido se estendeu informalmente aquela geraçao na segunda ediçao o rali partiu novamente de londres mas agora em direçao a munique na alemanha ocidental ela era dividida em duas lembra a crise do petroleo de 1973 atrapalhou um pouco as coisas o numero de inscritos foi bem menor com apenas 70 carros e o percurso nao teve nenhuma travessia maritima provavelmente para reduzir custos em vez disso ele se estendeu pela africa antes de retornar a europa depois da inglaterra os carros foram para a frança espanha marrocos argelia niger nigeria argelia de novo libia tunisia italia turquia grecia iugoslavia e alemanha https //www youtube com/watch v=ejqzrr9nnp8 entre os 70 carros estava a brasilia de claudio mueller e carlos weck patrocinados pela aplub uma associaçao de previdencia privada de profissionais liberais criada no rio grande do sul o plano foi apresentado a volkswagen em 1973 por carlos weck e jorge ullmann entao campeoes brasileiros de rali a volkswagen na epoca se interessou pois a brasilia era um carro recem lançado e a exposiçao do modelo em uma competiçao internacional com tamanha exposiçao poderia ser uma boa oportunidade de conquistar novos mercados para exportaçao a brasilia acabaria exportada para o mexico filipinas nigeria portugal bolivia venezuela e chile mas a volkswagen nao apoiou a equipe que foi com um carro comprado com recursos dos patrocinadores [video width= 352 height= 298 mp4= https //cdn flatout com br/wp content/uploads/2023/07/474561ced3a6cae9dff276b4677451ff mp4 7 cwcache mp4 ][/video] a volkswagen nao foi a unica fabricante a nao participar do negocio oficialmente a ja mencionada crise do petroleo alem de reduzir o numero de carros no grid tambem afastou as fabricantes — a maioria delas na verdade entao praticamente todos os competidores foram por conta propria bancados apenas por seus patrocinadores exatamente como fizeram os brasileiros o rali ainda teve uma atrapalhada gigantesca dos organizadores que erraram as pace notes e mandaram todo mundo para uma estrada que terminava no meio do deserto do saara na argelia resultado quase todo mundo se perdeu no deserto e apenas sete carros conseguiram cruzar o estagio destes sete dois acabaram abandonando a prova ja depois de cruzar o deserto — imagine isso atravessar o saara praticamente perdido para depois sair da prova por atropelar um cachorro grande como aconteceu com um jeep v8 de uma equipe americana os carros que se perderam foram socorridos por equipes de busca aerea e levados para o estagio seguinte stirling moss foi um deles eles estavam em um mercedes e ficaram em uma fortaleza abandonada no deserto e so puderam continuar a prova depois que um caminhao de agua da equipe de suporte os encontrou a ironia o inventor das pace notes acabou perdido no deserto por erro das pace notes [caption id= attachment_344971 align= aligncenter width= 1024 ] o mercedes de moss[/caption] as dificuldades de se atravessar o deserto do saara mesmo com as pace notes corretas fez com que as penalidades escalassem de forma exponencial somente 19 carros terminaram a prova e os brasileiros foram um deles infelizmente ha poucos relatos sobre a aventura da dupla no rali um dos poucos disponiveis foi publicado por fernando calmon na revista o cruzeiro de 12 de junho de 1974 claudio muller piloto e carlos weck navegador campeao brasileiro de rallies retornaram a porto alegre depois de atuaçao sensacional e heroica no rally da copa do mundo a dupla da equipe aplub levou seu vw brasilia ao nono lugar na categoria e 16º na classificaçao geral quando sairam do brasil para a aventura de mais de 20 dias sem nenhum esquema de apoio ao carro durante todo o trajeto superior a 17 000 quilometros muitos afirmavam que nao passariam da metade do caminho largando de londres no dia 5 de maio juntamente com 70 concorrentes de varios paises a dupla gaucha terminou o trecho europeu em 13 ° lugar entre 60 equipes ainda competindo o trecho no norte da africa foi arrasador carros perdidos no deserto do saara e grande numero de abandonos fizeram com que os organizadores interrompessem o rally em tamanrasset a fim de alguem conseguir chegar a munique uma pedra destraiu o cambio do brasilia e enquanto muller providenciava os consertos weck viajou de taxi aereo ate tanger auxiliado pelo sr marcio dias da embaixada brasileira conseguiu comprar as peças do cambio com grande dificuldade reiniciado o rally estavam ja em sexto lugar por causa das desistencias capotaram na turquia ao falhar os freios do carro desviraram o brasilia e prosseguiram no extremo ocidental da europa a dupla enfrentou neve e ainda assim conseguiu ganhar alguns primes trechos contra o relogio no final apenas 19 concorrentes sobraram o brasilia verde amarelo da equipe aplub e os pilotos muller/weck estavam entre os que podiam contar a historia https //www youtube com/watch v=qow4a25q 8i o rali foi vencido por um citroen ds da australia seguido por tres peugeot 504 ti apoiados pela propria fabricante o citroen chegou com uma vantagem de nada menos que 28 horas sobre o segundo colocado e mais de 63 horas a frente do quarto colocado mueller e weck chegaram 13 dias depois mas ainda assim cinco dias antes do ultimo classificado que terminou o rali 18 dias depois dos vencedores como tantos carros de corrida do passado esta brasilia nao existe mais — restou apenas seu capo original que foi usado como referencia para a reproduçao fidedigna que repousa no acervo do museu do automobilismo brasileiro em passo fundo no rio grande do sul
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