quando a brasilia foi lançada ha exatos 50 anos o grande sucesso de publico do automobilismo brasileiro era a divisao 3 dos carros de turismo havia a divisao 1 que permitia somente carros originais retrabalho no corpo do carburador e balanceamento do virabrequim alem de exigir gaiolas de proteçao e remoçao dos para choques — o que era interessante por si afinal eram exatamente os carros que o brasileiro dirigia nas ruas acelerando ao maximo nas pistas mas em termos de atratividade era dificil competir com a divisao 3 ali o regulamento permitia modificaçoes extensas de carroceria motor e suspensao o que atraiu tantos pilotos que as corridas chegavam a ter mais de 40 carros no grid de largada foi nesse contexto que ingo hoffman entrou em cena no automobilismo nacional na epoca ingo era um rato de oficina como ele mesmo se descreveu em algumas ocasioes costumava ficar na oficina de gilberto magalhaes vendo os carros e as preparaçoes ate que conseguiu seu primeiro carro um fuscao 1500 que usava para ir ao trabalho e as aulas da faculdade nao teve duvidas preparou o carro para a divisao 1 e estreou em um grid lotado que foi definido por sorteio e o colocou na 44ª posiçao de uma corrida que duraria seis voltas no traçado original de interlagos chegou em setimo e como contou em uma entrevista recente so nao foi alem porque a corrida acabou antes o desempenho chamou a atençao de gilberto mais conhecido no ramo como giba que começou a dar algumas orientaçoes ao jovem ingo entao com 19 anos no ano seguinte 1973 giba foi o preparador do fuscao 1500 de ingo agora pronto para disputar a divisao 3 [caption id= attachment_344924 align= aligncenter width= 2558 ] ingo e giba na metade dos anos 1970[/caption] ali os carros passavam por uma transformaçao completa com a modificaçao extensiva das carrocerias para acomodar as rodas de liga leve vindas das categorias de monopostos e calçadas em pneus slick e tambem para otimizar a aerodinamica ja pouco elaborada dos projetos originais com este fusca ingo foi campeao brasileiro da divisao 3 na classe a para carros de ate 1600 cm³ [caption id= attachment_344927 align= aligncenter width= 2320 ] ingo no fusca 17[/caption] naquele mesmo ano a volkswagen estava colocando no mercado o carro que foi projetado para ser o sucessor do fusca ao menos no brasil ele usava a mesma base mecanica um chassi plataforma com motor boxer arrefecido a ar na traseira com dimensoes sutilmente maiores e uma carroceria mais moderna e retilinea que otimizava o espaço interno um dos pontos fracos do fusca era a brasilia como todos bem sabemos giba comprou uma brasilia logo de cara para uso pessoal e achou que aquele seria um bom carro para as pistas pensando em preparar uma brasilia para a divisao 3 ele comentou a ideia com ingo dizendo que o carro tinha uma boa aerodinamica intrigado com a ideia ingo perguntou a giba o que o levou a crer que a brasilia tinha uma boa aerodinamica a resposta eu acelerei na marginal coloquei em ponto morto e ela ficou rolando um tempao como ingo foi convencido das qualidades da brasilia e algo que so ele poderia responder o fato e que para a temporada de 1974 ele levantou recursos com seus patrocinadores e comprou uma brasilia zero quilometro e a preparou para a classe a da divisao 3 diferentemente dos fuscas e outros carros da divisao 3 a brasilia de ingo hoffmann nao tinha grandes alteraçoes vistosas na carroceria os farois eram removidos e o painel dianteiro era completamente fechado nas laterais tambem havia dutos semelhantes aos naca para otimizar o arrefecimento do motor — ha quem diga que o carro tinha dois tuneis para levar o ar para os cabeçotes do motor flat 4 o motor continuava com 1 600 cm³ mas pouco se sabe sobre sua preparaçao na epoca era permitido modificar o trem de valvulas carburaçao e igniçao taxa de compressao alem do balanceamento do conjunto rotativo do motor entao e provavel que a brasilia tivesse alteraçoes nestes aspectos — especialmente porque ela notadamente corria com gasolina de aviaçao para lidar com taxas de compressao mais elevadas era comum que estes motores da classe a chegassem proximo dos 150 cv com a cilindrada original o cambio era um hewland de formula 3 que foi montado em posiçao invertida devido ao layout mecanico da brasilia — o motor fica atras do cambio e nao a frente como em um f3 isso exigiu que ingo fizesse um extenso treinamento para memorizar as posiçoes do cambio que eram invertidas em relaçao as originais — a primeira era mais afastada do motorista e a quarta mais proxima da formula 3 tambem vieram os pneus slick importados de nove polegadas de largura — o motivo pelo qual a brasilia nao precisava da carroceria alargada enquanto os fuscas corriam com pneus de 11 polegadas na traseira e 9 na dianteira ingo usou pneus de 9 polegadas nos dois eixos para finalizar o carro foi entregue a sid mosca para criar a pintura ingo pediu apenas que ele fosse azul e laranja em referencia as cores da gulf oil usadas no automobilismo internacional como o ford gt que venceu le mans em 1969 foi assim que nasceu a livery da creditum na brasilia de ingo o carro fez um enorme sucesso afinal a brasilia era novidade e ingo ja estava correndo — e vencendo — com ela ao final da temporada ingo conquistou o bicampeonato brasileiro da divisao 3 na classe a seu proximo passo seria a formula 3 britanica para levantar os recursos e bancar sua viagem a europa ele vendeu a brasilia para ricardo gondim e se mandou para a inglaterra no ano seguinte gondim estava disputando uma corrida da divisao 3 com a brasilia quando se viu envolvido em um acidente com nada menos que 14 carros o piloto alvaro seguia o maverick berta com seu fusca quando ao sair do vacuo deu de cara com os carros parados e acertou em cheio a traseira da brasilia destruindo o carro esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.