peugeot renault volvo o significado da sigla prv nunca fez muito sentido para mim sempre achei estranho que duas fabricantes francesas rivais e uma empresa sueca tivessem se juntado para desenvolver um motor v6 naturalmente aspirado para dividir entre si e mais do que isto um motor v6 em configuraçao incomum que foi compartilhado nao apenas entre os modelos das tres fabricantes mas tambem por varios carros de outras marcas; durou mais de duas decadas; e sequer era um motor tao bom assim o motor v6 prv tinha uma origem muito mais nobre e radical e tem suas raizes na segunda metade dos anos 1960 mais precisamente em 1966 quando renault e peugeot se juntaram em uma parceria para fabricar motores na frança tres anos depois foi estabelecida a chamada la française de mecanique ou simplesmente fm joint venture que começou a produzir motores para os carros da renault e da peugeot em sua fabrica na cidade de douvrin a fm existe ate hoje e ao longo das decadas ja fabricou motores para citroen peugeot renault toyota e mini e tambem foi a fundaçao da fm que possibilitou o nascimento do motor v6 prv em 1971 a volvo procurou peugeot e renault para propor a criaçao de um motor v8 de alto desempenho que seria usado em esportivos e possivel que a ideia tenha ganho força com o entao recente sucesso dos pony cars e muscle cars nos estados unidos carros com visual descolado oito cilindros e desempenho esportivo o v8 poderia ate mesmo ir parar em modelos destinados a exportaçao para os eua o apetite dos americanos por motores v8 parecia naquele momento indestrutivel e infinito assim em 1971 foi aberta a empresa prv da qual peugeot renault e volvo eram donas de partes iguais a fabrica em douvrin seria aproveitada e o desenvolvimento do motor começou logo em seguida o projeto inicial do prv começou como o de um v8 tradicional com as bancadas de cilindros separadas por um angulo de 90° ele era inerentemente mais moderno que os v8 americanos ao adotar os comandos nos cabeçotes comandos simples inicialmente com duas valvulas por cilindro mas ainda era um v8 e parecia promissor ate o começo da crise do petroleo de 1973 quando as petroliferas do oriente medio cortaram a exportaçao de petroleo aos paises que haviam dado suporte a israel na guerra do yom kippur embora os estados unidos tenham sido os mais afetados pelo repentino aumento nos preços do barril de petroleo que chegou a aumentar 400% agravada pelo estouro da bolha das apolices de seguro a crise reverberou globalmente reduzindo a demanda por motores grandes potentes e beberroes na europa teve inicio a cobrança de uma taxa sobre motores com deslocamento superior a 2 8 litros peugeot renault e volvo entao chegaram a conclusao de que um novo v8 nao era uma boa ideia aquela altura porem o desenvolvimento do v8 ja estava bem adiantado e por isso a transformaçao do projeto em um v6 nao foi das mais suaves na verdade foi tudo muito apressado em junho de 1973 a prv ja começava a montar o maquinario em douvrin para a fabricaçao do motor mas como a renault precisava de um novo motor v6 que coubesse em seu novo modelo o renault 30 e como nao havia saida em cerca de um ano o v6 prv nasceu com o passar do tempo diversas mudanças foram implementadas ao projeto tanto pela prv quanto por outras fabricantes que utilizavam o motor sob contrato e o resultado nao era de todo ruim mas nem de longe o motor v6 prv tinha todas as caracteristicas desejaveis em um v6 dois cilindros a menos uma caracteristica comum em motores v6 desenvolvidos do zero e o angulo de 60° relativamente estreito entre os cilindros com isto e com o virabrequim correto o resultado e uma ordem de igniçao com intervalos regulares ou seja o tempo de explosao de cada cilindro ocorre sempre com diferença de 120° considerando que nos motores quatro tempos cada ciclo se completa apos duas voltas no virabrequim 720° isto proporciona um funcionamento mais suave e menos vibraçoes no caso do prv ao remover dois cilindros do v8 o que se obteve foi um v6 de 90° com ordem de igniçao irregular o que significa que o tempo de explosao dos cilindros ocorre apos intervalos diferentes em uma das bancadas os tempos de explosao ocorrem com uma diferença de 90°; na outra a diferença e de 150° tal arranjo favorece a entrega de torque em baixas rotaçoes mas por outro lado resulta em um motor de funcionamento mais aspero e desequilibrado https //www youtube com/watch v=5znvtcfvqow por outro lado a mudança permitiu um motor mais curto mais largo e mais baixo que um v6 tradicional o que favorecia seu uso em carros com motor dianteiro que podiam ter o capo mais baixo o que aquela altura era uma vantagem melhor do que nada e o que temos a mao peugeot renault e volvo começaram a usar o v6 prv ainda em 1975 os peugeot 504 e 604 o ja citado renault 30 e a familia 260 da volvo receberam o motor em sua configuraçao original com carburador potencia na casa dos 130 cv e pouco mais de 20 kgfm de torque a 2 750 rpm e por cerca de dez anos o motor prv permaneceu como um affair exclusivamente europeu periodo durante o qual as marcas envolvidas no projeto deram seus pulos para aperfeiçoa lo https //www youtube com/watch v=e3usqbxyrjm quer dizer nem todas a volvo utilizou o prv ate a segunda metade da decada de 1980 quando decidiu abandonar o barco e focar em seus proprios motores de seis cilindros em linha hoje considerados mais robustos e desejaveis que o v6 prv os franceses porem ainda investiram bastante no projeto meio porque nao tinham escolha a renault decidiu turbina lo em 1984 o motor v6 prv turbo estreou no imponente renault 25 sucessor do renault 30 ele dispunha de bons 182 cv nas unidades fabricadas entre 1985 e 1990 e passava dos 200 cv nos exemplares produzidos entre 1990 e 1992 esta versao do motor prv tinha os moentes do virabrequim bipartidos e a ordem de igniçao tinha intervalos regulares ou seja era mais suave mas tambem era mais complexo o alpine a310 tambem era equipado com o motor prv ja a peugeot e a citroen investiram no desenvolvimento de novos cabeçotes com quatro valvulas por cilindro para usar em seus flagships na virada da decada de 1980 o citroen xm e o peugeot 605 o prv de 24 valvulas tinha deslocamento de tres litros e era um motor muito mais caro e de manutençao mais complexa sofrendo com desgaste nos comandos de valvula e outros males inerentes ao projeto era questao de tempo ate que ele fosse descontinuado o que veio a ocorrer so em 1997 quando as fabricantes francesas colocaram em produçao seu sucessor o v6 esl multiuso alem dos modelos das fabricantes que o desenvolveram e apesar de sua natureza meio improvisada o motor prv foi relativamente popular com outras fabricantes por dois motivos principais nos estados unidos ele foi adotado pela american motors corporation amc na decada de 1980 porque a renault comprou a empresa os franceses entao determinaram que a amc teria de utilizar 260 000 unidades do motor prv em seus carros pelos proximos cinco anos o que seria resolvido com o eagle premier um seda grande feito com base no renault 25 em 1987 a amc foi comprada pela chrysler e herdou alguns destes motores que acabaram sendo utilizados tambem pelo dodge monaco que era basicamente um eagle premier rebatizado entre 1990 e 1992 [gallery type= grid columns= 2 size= medium link= file ids= 261479 261480 ] na europa outra fabricante que apostou no motor prv foi a venturi fabricante francesa fundada em 1984 que produziu o esportivo atlantique e suas variantes ate a decada de 1990 nas maos da venturi o prv ganhou sobrealimentaçao e componentes externos reforçados e suas versoes mais potentes como o v6 biturbo de tres litros e 24 valvulas do venturi 400 gt beliscava os 410 cv sua versao de competiçao que se chamava venturi 600lm disputou as 24 horas de le mans entre 1993 e 1995 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 261476 261477 ] a propria peugeot tambem utilizou o motor v6 prv em projetos extremos o conceito peugeot oxia apresentado em 1988 usava um prv biturbo de 2 9 litros com capacidade para entregar entre 600 e 800 cv e ele foi a base para o wm peugeot p88 que no mesmo ano foi ate le mans e chegou aos 407 km/h na reta hunaudieres graças a uma versao biturbo de tres litros do motor prv que chegava aos 900 cv e a alfa romeo o empregou no alfa 155 do dtm mas talvez o uso mais famoso do motor prv tenha sido ele o delorean dmc 12 ou dmc delorean que foi concebido para usar um motor wankel depois o ford v6 cologne depois o 2 0 turbo do citroen cx e por fim o motor prv em sua primeira configuraçao com 2 8 litros e 130 cv fraco demais para um esportivo com a pretensao do delorean e foi este um dos fatores que fizeram dele um fracasso quando foi lançado em 1981 alem dos escandalos envolvendo john delorean que acabaram com sua carreira e o obrigaram a encerrar a produçao de seu carro um ano depois nao e absurdo dizer que o desempenho precario do v6 prv no delorean contribuiu enormemente para sua derrocada considerando porem a quantidade de outros carros que o utilizaram sua longevidade e as melhorias feitas ao longo do tempo talvez o v6 peugeot renault volvo mereça mais reconhecimento
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