em sua biografia oficial many years from now paul mccartney relembra dos anos 1960 como uma decada tao livre tao aberta as mudanças tao pacifica e prospera que ela parece fazer parte de uma linha do tempo paralela havia os anos 1950 ainda muito ligado as decadas anteriores e os anos 1970 ja com as questoes modernas que temos ate hoje mas os anos 1960 parecem deslocados e descolados de sua ordem cronologica essa percepçao do velho macca se repete como um padrao em diversas areas no automobilismo nao poderia ser diferente tivemos a decada de 1980 na formula 1 o tempo em que os pilotos domavam no braço suas maquinas de quase 1 000 cv tivemos os anos 1980 em le mans quando os carros beliscaram os 400 km/h na hunaudieres/mulsanne antes das chicanes e tivemos o grupo b no wrc quando um regulamento permissivo resultou nos carros mais insanos — em todos os sentidos da palavra — ja vistos ate hoje o que veio antes e depois bem nao estava a altura deste auge atemporal em todos os casos e como se uma era idealizada tivesse sido inserida entre duas eras imperfeitas essa percepçao contudo so e realizada devido a uma demarcaçao clara do fim de cada era perfeita no caso do panorama socio cultural citado por paul mccartney tivemos o agravamento da guerra do vietna a crise energetica golpes de estado e revoluçoes o acirramento de ditaduras mundo afora e o surgimento do terrorismo os anos 1970 foram o inicio do mundo de hoje a formula 1 nao chegou a perder seu brilho com o fim dos motores turbo em 1989 mas com as aposentadorias de nelson piquet alain prost e nigel mansell e a morte de ayrton senna — os quatro campeoes da era de ouro — entre 1991 e 1994 era evidente que uma nova era surgia a partir de 1995 em le mans foi a evoluçao tecnica que matou o grupo c carros caros demais restringiram a concorrencia e a categoria precisou ser extinta o fim daqueles prototipos claramente iniciou uma nova era em 1995 o fim do grupo b contudo nao aconteceu de forma natural e progressiva a reta final desta fase aurea foi curta e dramatica tragicamente repentina sem limites em suas primeiras dez temporadas o campeonato mundial de rali wrc tinha duas categorias principais o grupo 4 e o grupo 5 o primeiro definia as regras para modelos de turismo modificados que tivessem um minimo 500 unidades produzidas em serie e o segundo regia os esportes prototipo que tivessem um minimo de 25 unidades produzidas em serie https //youtu be/wdugijjmnsm a historia mudou quando a fia atualizou seu regulamento esportivo substituindo os grupos 4 e 5 pelos novos grupos a e b segundo as novas regras os modelos do grupo a precisavam ser baseados em modelos de serie com um minimo de 5 000 exemplares produzidos em 12 meses obrigatoriamente com quatro lugares o que limitava sua potencia peso e utilizaçao de tecnologias era claramente o substituto moderno do grupo 4 ja o grupo b visando ser uma vitrine tecnologica poderia ser resumido com o cliche a regra e nao ter regras havia pouquissimas restriçoes de tecnologia design configuraçao mecanica e potencia materiais de vanguarda foram permitidos a sobrealimentaçao era ilimitada e o peso minimo generoso com os engenheiros ate mesmo a homologaçao era permissiva em 1981 exigiu se apenas duas unidades depois 200 e por ultimo 500 o resultado bem imagine voce tem a disposiçao todo o dinheiro e know how de uma gigante do setor automobilistico interessada em mostrar ao mundo que seus carros sao os melhores na competiçao mais severa possivel era como ter um cartao de credito sem limites com 18 anos de idade sozinho em uma mansao na praia em pleno verao https //www youtube com/watch v=zpzof4 6goe os engenheiros criaram os carros mais potentes mais rapidos e mais ageis que o mundo ja viu fora do asfalto os carros chegaram aos limites da fisica com tempos de aceleraçao de zero a 100 km/h na casa dos dois segundos motores sobrealimentados praticamente sem lag controle dinamico correndo apocaliticamente proximo do descontrole completo em apenas cinco anos os carros do grupo b sairam dos 250 cv com traçao traseira e chegaram aos mais de 500 cv com traçao nas quatro rodas o adolescente de 18 anos contratou strippers esgotou o estoque de cerveja da cidade e contratou o kiss para tocar no jardim foi mais ou menos isso o problema e que rock n roll durante toda noite e festa todo dia acabam trazendo alguns problemas e eles começaram em 1985 o começo do fim em maio o piloto italiano attilio bettega perdeu o controle de seu lancia 037 no tour de corse atingindo uma arvore que praticamente partiu o carro ao meio matando o na hora apesar da imprevisibilidade do acidente ficou claro que o carro era demasiadamente arisco para as condiçoes e pouco resistente para as velocidades que atingia foi o inicio da preocupaçao com a segurança do grupo b https //www youtube com/watch v=dx8c_napxsm tres meses depois na argentina ari vatanen se viu entre a vida e a morte depois de um gravissimo capotamento com seu peugeot 205 t16 no acidente seu banco quebrou e ele acabou solto no carro durante as rolagens vatanen sofreu lesoes nas pernas e nas costelas que resultaram em uma hemorragia interna que quase o matou ele passou 18 meses se recuperando das lesoes e de uma subsequente depressao severa e so voltaria a correr em 1987 [gallery type= grid link= file size= large ids= 258599 258600 258601 ] os dois acidentes expuseram nao apenas os riscos da potencia desproporcional a capacidade dinamica dos carros mas tambem a fragilidade de suas estruturas e celulas de sobrevivencia note que no acidente de bettega o carro praticamente foi partido ao meio pela arvore enquanto no acidente de vatanen a gaiola foi severamente comprometida nem mesmo as estruturas em x e em v exigidas para qualquer categoria homologada atualmente eram presentes nos carros da epoca a preocupaçao com a segurança aumentava mas a fia ja havia planejado uma nova categoria mais restrita que substituiria o grupo b a partir de 1988 era o grupo s que limitaria a potencia dos carros a 300 cv e exigiria menos exemplares de homologaçao que o grupo b ele seria disputado como categoria de exibiçao em 1987 para atrair competidores e substituiria efetivamente o grupo b no ano seguinte por essa razao apesar da severidade dos acidentes nao havia alternativas para a categoria de topo e o grupo b foi mantido as duas primeiras etapas da temporada correram razoavelmente bem nenhum acidente grave ocorreu e naquele contexto os acidentes de bettega e vatanen pareceram apenas acidentes comuns no rally de portugal a historia tomou uma direçao tragica o campeao portugues joaquim santos saltou em uma saliencia na pista virando para a direita para desviar de um grupo de espectadores https //youtu be/rah86kt5szy na aterrissagem ele perdeu o controle do carro e saiu da pista atingindo um outro grupo de espectadores ferindo 31 pessoas e matando outras tres a tragedia levou as equipes de fabrica a abandonar a competiçao o grupo b agora estava realmente em risco o tour de corse de 1986 uma boa medida de intensidade do desafio do tour de corse e seu nome informal o rali das dez mil curvas apesar da imprecisao numerica suas estradas tao ingremes quanto estreitas serpenteiam o relevo pouco usual desta ilha mediterranea que tem mais de 200 praias e ao mesmo tempo picos com mais de 2 500 metros de altitude em um territorio semelhante ao da grande sao paulo com os antigos carros aspirados de traçao traseira a prova ja era extremamente desafiadora; com os prototipos do grupo b as dez mil curvas eram uma insanidade henri toivonen sabia disso ele chegara a corsega com uma inflamaçao na garganta e uma forte gripe mas depois de ter perdido a liderança do campeonato devido aos abandonos nas tres provas anteriores toivonen decidiu disputar a prova medicado com anti gripais e anti termicos entrou em seu delta s4 e sob os comandos de seu navegador sergio cresto arrancou para o primeiro trecho apesar de seu estado de saude a dupla completou os 1 017 km desta primeira etapa com o melhor tempo por uma ampla margem sobre os demais concorrentes o que preocupava toivonen contudo era a segurança ele vinha reclamando do carro ser demasiadamente arisco para as condiçoes da corsega era rapido demais potente demais controlar o carro era exaustivo — especialmente com a febre e a fraqueza sintomaticas da gripe o rali e insano apesar de estar tudo bem ate agora se tivermos algum problema com certeza estaremos acabados declarou o finlandes a imprensa apos o fim da primeira etapa o s4 na corsega era como uma overdose pronta para acontecer toivonen nao era o unico piloto preocupado com a segurança no ano anterior todos foram impactados pelo tragico acidente fatal do italiano attilio bettega e seu lancia 037 naquela mesma prova ao fim do dia ele novamente se manifestou contrariado pelas condiçoes da prova hoje pilotamos mais que a distancia total do rali dos 1000 lagos depois de quatro horas ao volante e dificil manter o ritmo e simplesmente impossivel correr aqui com um carro moderno como este e fisicamente exaustivo e o cerebro nao consegue mais acompanhar a ultima curva ainda gripado e cansado da primeira perna do rali toivonen partiu para o segundo dia novamente mantendo o bom desempenho ao custo do desgaste fisico ele conseguiu se manter na ponta nos seis primeiros estagios entao veio o 18º estagio depois de sete quilometros no corte taverna toivonen perdeu o controle do lancia em uma curva fechada a esquerda sem guard rail o carro rolou e caiu na ribanceira sobre seu teto em meio as arvores da encosta apesar de restringir a queda os galhos das arvores perfuraram o tanque de combustivel que ficava sob o banco do motorista o contato do combustivel com o escape quente iniciou um incendio que ao chegar ao tanque provocou a explosao do combustivel armazenado para mais algumas dezenas de quilometros https //youtu be/pqbqcpkmrzu sem fiscais sem equipe medica proxima e presos pelos cintos de segurança a preocupaçao de toivonen no dia anterior tragicamente se tornou uma premoniçao ele e seu parceiro cresto sequer tiveram tempo de se salvar uma duvida permanente o acidente de toivonen e cresto jamais foi esclarecido a unica testemunha o gravou a distancia de um ponto em que as arvores encobriam a estrada so se ouve o impacto e a explosao nem mesmo a fumaça preta do composito de kevlar e dos pneus foi avistada pela organizaçao que so soube que algo grave deveria ter acontecido porque a dupla nao cruzou a linha de chegada no tempo previsto quando as equipes de socorro chegaram ao local o fogo ainda estava alto alimentado pelo oxigenio da brisa soprada pelo mar a unica coisa que puderam fazer foi conter o incendio porque o carro havia sido reduzido as suas poucas estruturas metalicas sem material para investigar os tecnicos da lancia sequer puderam determinar a causa de sua tragica perda porem havia um rumor que alimentava a possiblidade de toivonen ter sofrido um desmaio somente os pilotos mais proximos de toivonen sabiam que ele estava tomando remedios para a gripe — que podem ter efeito sedativo dependendo do principio ativo alem disso em uma entrevista posterior malcolm wilson piloto da lancia na epoca disse que desde o acidente sofrido na costa esmeralda em 1985 toivonen sofria com sincopes perdas breves e subitas de consciencia mas manteve o problema em segredo pois temia perder seu lugar na lancia sem marcas de asfalto uma das hipoteses aceitas e que toivonen tenha sofrido uma sincope naquela que seria sua ultima curva a mudança pilotos equipes e organizadores ainda estavam em choque com o subito desaparecimento de uma das duplas mais carismaticas e promissoras do wrc quando o entao presidente da fisa jean marie balestre e o corpo tecnico da fisa perceberam que o grupo b havia ido longe demais horas depois do acidente eles anunciaram o congelamento imediato do desenvolvimento da categoria e sua subsequente extinçao ao fim daquela temporada de 1986 a curva que toivonen nao conseguiu fazer mudou o rali para sempre https //youtu be/tmw0vdgtno4 o grupo s evoluçao do grupo b tambem seria um erro e acabou encerrado antes mesmo de começar foi o acontecimento que marca o fim de uma era citado no inicio deste texto foi o fim da era de ouro do mundial de rali os ultimos romanticos a passagem do tempo nao muda os acontecimentos historicos mas permite uma reinterpretaçao dos fatos baseada na evoluçao de suas consequencias apesar da nostalgia a tragedia do grupo b torna inadequado o rotulo de era romantica ele seria mais adequado ao periodo anterior mas gostaria de propor uma reinterpretaçao com o fim do grupo b wrc promoveu a categoria principal o grupo a dos carros baseados em modelos de produçao seriada isso nao apenas colocou os pneus no chao e aproximou o o rali dos carros do mundo real mas tambem trouxe segurança sem abrir mao do equilibrio da competiçao foi a era do ford escort rs cosworth do subaru wrx do mitsubishi lancer evolution do lancia delta hf integrale e do toyota celica gt 4 https //www youtube com/watch v= bteahdbk3a jamais saberemos o que teria sido do rali mundial com o grupo s mas temos certeza do que ele se tornou com as mudanças consequentes da tragedia do grupo b chegou ao mainstream criou herois conquistou uma nova geraçao de entusiastas originou classicos das ruas ate hoje e um elemento nostalgico da cultura automobilistica contemporanea e — por que nao — o ultimo periodo romantico do wrc
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