a toyota esta de volta a formula 1 nao como construtora nem como fornecedora de motores o retorno da marca japonesa veio na forma de uma parceria tecnica com os americanos da haas — a toyota gazoo ira participar do projeto dos carros e da fabricaçao de componentes para a haas enquanto a ferrari continua como fornecedora de motores no anuncio da parceria a fabricante fez questao de salientar que nao se trata de um retorno da marca a formula 1 efetivamente mas uma forma de intercambio tecnico para os engenheiros da gazoo racing em troca do uso das instalaçoes da toyota pela haas a toyota tem suas razoes para nao mergulhar de cabeça de novo na formula 1 afinal ela foi a protagonista daquele que talvez seja o programa mais mal sucedido de uma grande fabricante na categoria em toda a historia um programa que enterrou bilhoes de dolares ao longo de uma decada e nao produziu uma misera vitoria na categoria nem reforçou sua imagem de tecnologia ou esportividade a subaru por exemplo tambem foi mal sucedida na categoria porem ela nao tentou mais que um fornecimento de motores ao longo de uma temporada — algo semelhante ao que fez a lamborghini nos anos 1980 e 1990 formula 1 a fronteira final a decisao da toyota de ingressar na formula 1 no final dos anos 1990 foi vista pela midia da epoca como um movimento audacioso e estrategico para consolidar a imagem da fabricante como uma potencia tecnologica e esportiva o anuncio foi feito em 1999 com a previsao de estreia em 2002 e foi recebido com grande expectativa por parte dos entusiastas do automobilismo e dos analistas financeiros dada a reputaçao da toyota como lider mundial em eficiencia de produçao e inovaçao automotiva https //flatout com br/por que a toyota nao e vista como uma marca entusiasta/ na epoca a toyota ja era a terceira maior fabricante do mundo reconhecida por ter revolucionado a industria com o sistema de produçao conhecido como toyotismo ou just in time que influenciou ate mesmo segmentos alheios ao setor automobilistico alem disso a marca consolidava sua liderança no mercado global de automoveis especialmente com veiculos como o toyota corolla que se tornara o carro mais vendido do mundo o problema e que sob o ponto de vista do marketing e do prestigio esportivo a toyota ainda nao havia se estabelecido como uma força dominante no automobilismo internacional embora tivesse se tornado um icone do campeonato mundial de rali wrc com o celica gt four e o corolla wrc nos anos anteriores a formula 1 ainda era o patamar mais alto para uma fabricante consolidar sua imagem de potencia tecnica e esportiva junto ao publico em geral — entusiasta ou nao https //flatout com br/celica gt 4 o icone esportivo da toyota que acabou esquecido nos anos 1990/ alem disso no final dos anos 1990 a formula 1 foi tomada pelas grandes fabricantes a benetton se transformava na renault enquanto a bmw fazia uma parceria com a williams a mercedes se juntava a mclaren a honda retornava como fornecedora de motores para a bar para a toyota era crucial estar presente nesse grupo seleto uma vez que o sucesso nas pistas a posicionaria como uma marca com o mesmo padrao tecnico destas ja mencionadas a preparaçao ao contrario de honda bmw e mercedes que optaram por parcerias tecnicas com equipes bem estabelecidas a toyota decidiu montar sua propria equipe de fabrica controlando todas as etapas do projeto — desde o desenvolvimento do chassi e do motor ate a operaçao de pista para isso a equipe se estabeleceu em colonia alemanha onde a toyota motorsport gmbh tmg ja operava sua bem sucedida divisao de rali foi uma decisao tao ousada quanto arriscada a construçao de uma equipe do zero implicava uma curva de aprendizado significativa e a necessidade de montar uma organizaçao extremamente complexa em um curto periodo de tempo foi algo que poucas equipes conseguiram fazer na historia da formula 1 os fittipaldi por exemplo sofreram na pele todas estas dificuldades alem disso a toyota por ser uma das maiores e mais poderosas fabricantes do planeta elevava as expectativas contra uma concorrencia calejada com decadas de experiencia e infraestrutura consolidada na formula 1 mesmo assim a propria toyota acreditava que seu poderio economico e sua e expertise em engenharia de competiçao — obtida nao apenas no wrc mas tambem no endurance — poderiam compensar essa falta de experiencia na formula 1 estima se que a toyota tenha investido entre us$ 500 milhoes e us$ 1 bilhao nos primeiros anos de seu projeto de formula 1 esse valor era muito superior ao orçamento da maioria das outras equipes mas a toyota tinha a capacidade de aumentar esses investimentos caso fosse necessario alem disso a toyota investiu pesado no recrutamento de talentos contratou engenheiros e tecnicos experientes vindos de outras equipes da formula 1 alem de profissionais de areas como a aerodinamica onde a equipe alema ja tinha experiencia devido ao envolvimento da toyota no wrc o plano era fazer uma estreia com força total evitando os erros que outras novas equipes haviam cometido a estreia a aguardada estreia da toyota na formula 1 ocorreu no grande premio da australia de 2002 a prova inaugural daquela temporada com mika salo e allan mcnish ao volante do tf102 logo na primeira corrida salo conseguiu um respeitavel sexto lugar marcando os primeiros pontos para a equipe ja em sua estreia apesar do otimismo esse resultado se mostraria um evento isolado na temporada que foi marcada por desafios tecnicos e de desempenho o principal problema era o motor rvx 02 que apesar se estar entre os mais potentes do grid era menos refinado do que os propulsores dos rivais e sofria com problemas de confiabilidade o que resultou em abandonos ao longo da temporada e dificuldade em completar corridas alem disso o motor tambem tinha uma curva de potencia pouco eficiente ao longo das faixas de rotaçao sendo prejudicado nas saidas de curvas de baixa como se nao bastasse o carro tinha problemas aerodinamicos sofrendo com excesso de arrasto e falta de downforce exatamente o oposto do que deveria ser como resultado ao longo da temporada de 2002 a toyota nao conseguiu acompanhar o ritmo das equipes de ponta terminando o campeonato de construtores na 10ª posiçao com apenas dois pontos; ambos conquistados por mika salo — um na australia e outro no brasil apesar dos resultados modestos o primeiro ano da toyota foi considerado promissor em alguns aspectos ja que outras equipes novatas levaram anos para conseguir seus primeiros pontos a curva de aprendizado entre 2003 e 2005 a toyota continuou a investir pesado no projeto da formula 1 a cada temporada novos carros eram lançados com atualizaçoes no chassi e no motor em 2003 a toyota lançou o tf103 uma evoluçao do carro do ano anterior mas com ajustes aerodinamicos significativos ainda assim a equipe terminou o mundial de construtores na oitava posiçao com 16 pontos foi durante essa fase que a toyota começou a entender a complexidade da formula 1 moderna a competiçao exigia uma coordenaçao perfeita entre aerodinamica motor estrategia de corrida gerenciamento de pneus e uma equipe eficiente e precisa nos boxes o desenvolvimento tecnico nao era suficiente sem uma estrutura organizacional eficaz para resolver esse problema a toyota chamou mike gascoyne para a temporada seguinte o engenheiro teve uma passagem bem sucedida na renault e levou para a toyota uma abordagem mais metodica para reorganizar o departamento tecnico da equipe apesar disso o carro tf104 tambem nao conseguiu entregar os resultados esperados com a toyota terminando novamente em oitavo lugar no mundial de construtores mas com apenas oito pontos na temporada seguinte 2005 a equipe fez seu maior avanço ate entao seu novo carro o tf105 era fruto de melhorias significativas no chassi e no motor e deu a toyota sua primeira pole position no grande premio dos estados unidos e os primeiros podios com jarno trulli e ralf schumacher juntos eles chegaram duas vezes em segundo lugar e tres vezes em terceiro alem de terem pontuado em todas as etapas exceto a primeira com isso a equipe terminou a temporada em quarto lugar no mundial atras apenas de renault mclaren e ferrari e com 88 pontos foi considerada uma das forças emergentes da formula 1 o jogo parecia estar virando a consistente inconsistencia os resultados de 2005 elevaram drasticamente a expectativa para a temporada de 2006 para evitar um fiasco a toyota aumentou ainda mais seu orçamento chegando a gastar cerca de us$ 400 milhoes naquela temporada — um dos maiores orçamentos da epoca mas dinheiro nao compra tudo e provando esse sabio aforismo o desempenho do tf106 foi decepcionante a toyota conquistou apenas um podio — um terceiro lugar de ralf schumacher — e teve ao menos um abandono em dez das 18 etapas da temporada o resultado foi um retrocesso em relaçao a temporada anterior com uma sexta posiçao no mundial de construtores a inconsistencia acabaria sendo o aspecto mais consistente da toyota em sua incursao na formula 1 em 2007 a equipe tentou uma mudança radical do design do carro com o tf107 mas as dificuldades aerodinamicas persistiram alem disso a mudança para os pneus bridgestone apos a saida da michelin da formula 1 impactou negativamente o desempenho da equipe que nao conseguiu se adaptar rapidamente as caracteristicas dos novos pneus em 2008 a toyota lançou o tf108 um carro que embora mais competitivo que seus antecessores ainda nao conseguiu levar a equipe ao topo durante a temporada a toyota conseguiu mais dois podios — um segundo lugar de timo glock e um terceiro lugar de jarno trulli mas faltava consistencia para competir de forma regular com as principais equipes a equipe encerrou o campeonato na quinta posiçao o que foi visto como mais uma decepçao dado o imenso orçamento e as expectativas esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans] a ultima tentativa e o fim da aventura a temporada de 2009 foi o ultimo capitulo da toyota na formula 1 a equipe entrou no campeonato com o tf109 um carro que utilizava o novo regulamento tecnico que introduziu o kers e permitiu o uso de difusores duplos uma inovaçao aerodinamica que algumas equipes aproveitaram melhor que outras — certo brawn apesar de um inicio promissor com dois terceiros lugares nas duas primeiras etapas a toyota nao conseguiu sustentar o ritmo alternando pontuaçoes baixas e abandonos para piorar naquela temporada as fabricantes ja sofriam as consequencias da crise financeira global de 2008 e a toyota que aquela altura havia se tornado a maior fabricante do planeta sofreu um forte golpe fora das pistas assim ao final da temporada de 2009 a toyota anunciou o fim do seu programa de formula 1 citando a necessidade de reduzir custos e priorizar sua recuperaçao economica depois de oito temporadas e quase us$4 bilhoes a toyota disputou 140 corridas e nao venceu nenhuma delas foram apenas 13 podios e um modesto quarto lugar como melhor resultado no mundial de construtores — um fiasco que frustrou os planos da toyota em termos de construçao de uma imagem tecnologica e esportiva curiosamente em paralelo a toyota começava a construir parte da imagem que tem atualmente com as primeiras geraçoes do prius ainda em 2009 akio toyoda foi empossado presidente da toyota e iniciou uma nova era na fabricante que incluiu novos investimentos em automobilismo e viu a formaçao de parcerias tecnicas que resultaram em esportivos fundamentais para a construçao da imagem que a toyota desejava construir na formula 1 ainda em 2010 a lexus sua subsidiaria de luxo colocou no mercado o avançadissimo lf a um carro que embora nao tenha revolucionado o segmento se mostrou extremamente competente e desejavel abrindo as portas para a criaçao do toyota gt86 e do retorno do supra assim como o programa da toyota no mundial de endurance agora com a criaçao da gazoo racing como divisao esportiva — que deu refinamentos notaveis ate mesmo a picape hilux — a toyota volta a se associar a formula 1 curiosamente fazendo o caminho inverso do que fez duas decadas atras
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