ate bem pouco tempo atras achava que era apenas saudosismo afinal de contas quando se e uma criança tudo parece ter um gosto diferente o entusiasmo da descoberta do novo do incrivel ainda era algo diario e tudo parecia mais doce colorido e saboroso lembro da primeira vez que experimentei um salmao meu pai me levando a conhecer o restaurante no topo do edificio italia no centro de sao paulo quando comecei a estudar engenharia tanto tempo atras hoje salmao e produzido em fazendas industrialmente aos milhoes e e comum em qualquer supermercado mas nunca mais com aquela cor mais vermelha aquele gosto mais rico aquele sabor inesquecivel minha memoria me diz claramente que o que se passa hoje como salmao e no maximo um primo distante daquele peixe maravilhoso do terraço italia mas mesmo assim tinha minhas duvidas nao seria a memoria daquele dia a cozinha perfeita do restaurante o dia especialmente feliz com meu pai de quem ainda sinto falta tanto tempo depois de ter partido que coloca lentes especialmente cor de rosa no evento e como consequencia no prato [caption id= attachment_267686 align= aligncenter width= 945 ] salmao de hoje quase totalmente branco [/caption] sempre tive duvidas sobre isso e imaginava que permaneceriam assim duvidas sem possibilidade de ser comprovadas teria que apenas confiar no que acredito no que imagino que e certo para divisar o que e nostalgia e o que era real mesmo porque nossa memoria e traiçoeira pergunte duas pessoas sobre um evento qualquer que presenciaram juntas e fatalmente tera duas descriçoes diferentes do mesmo evento mas ate entao nao conhecia a historia da batata frita do mcdonald’s para mim de novo a batata frita do mcdonalds era como o salmao algo que era muito melhor na minha infancia mas meus filhos sempre a adoraram entao tambem acreditava que nesse caso podia ser apenas minha lembrança afetiva em açao somada a uma degradaçao a olhos vistos da limpeza e cuidado dos restaurantes estes claramente piores mas isso foi antes de conhecer a historia real do que aconteceu com esta batata uma batata decadente o jornalista canadense malcolm gladwell tem a minha idade e ele tambem tinha esta mesma impressao quando criança era apaixonado pela batata frita do mcdonald’s tostadinha por fora macia por dentro dourada como os famosos arcos da rede de fast food mas hoje nao acha mais aquilo tao bom quanto antes como e um jornalista investigativo resolveu ir a fundo no assunto descobrir de alguma forma se a batata piorou ou nao e por que o resultado desta investigaçao e realmente incrivel numa reportagem simples sobre uma batata um sumario do que acontece no mundo civilizado hoje primeiro faz um experimento objetivo para retirar a hipotese do saudosismo da equaçao um laboratorio de alimentos profissional prepara batatas como em 1980 e hoje e mais algumas variaçoes e os coloca para degustaçao sem identificaçao por grupos de pessoas de idade variada essas pessoas apenas tinham que dizer qual batata era a melhor em sua opiniao tirando efetivamente qualquer nostalgia da equaçao; ninguem sabia qual era a batata antiga ou a nova o resultado e claro praticamente 100% das pessoas escolhe a batata de 1980 conclusivamente provando o que nossa memoria nos dizia como verdade mas qual e a diferença entre a batata de 1980 e a de hoje e aqui que a historia fica realmente interessante tudo começa no fim dos anos 1980 quando o consenso medico era que gordura animal saturada era diretamente ligado ao aumento do colesterol no sangue e as mortes por problemas cardiacos hoje se sabe que o problema e bem mais complexo que isso mas ali so existia um unico vilao gordura animal phil sokolof era um empresario americano de sucesso no ramo de materiais de construçao que amealhou uma fortuna para si mas em 1965 teve um ataque do coraçao aos 44 anos o que o marcou profundamente e o fez passar o resto da vida acreditando nos beneficios de uma dieta saudavel ao se aposentar nos anos 1980 resolve usar sua fortuna para o que acreditava ser um bem maior a luta contra o colesterol sokalof era implacavel e adorava uma boa briga de ideias por meio de sua national heart savers association gasta uma fortuna pessoal em campanhas contra a gordura animal em todo tipo de alimento chega a colocar anuncios no super bowl americano um dos mais caros horarios de televisao do mundo numa cruzada pessoal incrivel sokolof e um dos responsaveis pela mudança de costume mundial a este respeito sua avo nao tinha oleo canola ou de milho no seu armario e margarina se tornou estranhamente popular no lugar da mais saborosa manteiga e sokolof claro foi atras do mcdonald’s sem do colocou anuncios de pagina inteira dizendo que a rede estava envenenando a america foi em cadeia nacional discutir com executivos da empresa estes coitados tentando ser bonzinhos e apaziguar a situaçao receberam um furioso sokolof gritando que eles precisavam parar de enfiar gordura animal garganta abaixo dos americanos um falava do coraçao do fundo de suas convicçoes outro apenas defendendo um trabalho que provavelmente nem o deixava tao orgulhoso assim uma briga desigual a batata frita era importante no mcdonalds ray croc o famoso fundador da empresa na verdade comprou um restaurante dos irmaos mcdonald’s e o fez um negocio gigante diz em sua autobiografia que a batata era o que chamava realmente a atençao no restaurante original o hamburger era bom ok mas a batata realmente especial e diferente sua receita enquanto croc estava no comando era sagrada e inspecionada regularmente pela matriz e era frita por imersao em uma bacia de gordura quase 100% animal [caption id= attachment_267692 align= aligncenter width= 999 ] ray croc a batata era sagrada [/caption] entao a empresa defendeu sua receita com unhas e dentes claro que nao se ray croc ainda estivesse vivo talvez existisse alguma tentativa disso mas nao o mcdonald’s cedeu e a partir do fim de julho de 1990 aboliu a gordura animal de suas frituras e por isso que a batata nunca mais foi a mesma carros diferentes ao paladar nos automoveis e bem mais facil de perceber esta mudança no gosto das coisas simplesmente porque podemos andar em carros antigos no mesmo dia que andamos em novos carros nao sao comida; se bem cuidados duram para sempre um pedaço do passado ainda vivo recentemente fiz um passeio com dois amigos que me mostrou isso claro como o dia um exemplo bom e a direçao rapidamente a direçao eletrica e a mais usada hoje em dia os motivos sao varios alguns bons outros nem tanto do lado bom esta a eliminaçao da bomba de direçao hidraulica e as mangueiras de oleo reservatorios e correias de acionamento ninguem vai ter saudade dessa parafernalia a direçao eletrica tambem tem mais possibilidades de regulagem pode ficar mais pesada ou leve de acordo com algumas linhas de codigo no computador central mas em compensaçao parece dificil que chegue mesmo com muito desenvolvimento com o nivel de fidelidade e sensibilidade a respeito do que acontece nas rodas dianteiras de uma boa direçao hidraulica muitos fazem boas simulaçoes; mas simulaçao nunca e real neste passeio porem fui mais longe a assistencia eletrica do meu virtus sempre me pareceu boa mas ao andar em um uno mille de um amigo e na alfa romeo 1750 gt veloce de outro ambos sem assistencia alguma fui imediatamente lembrado de quao boa pode ser uma direçao como experimentar batata frita de 1980 hoje pude ver claramente o que perdemos principalmente no alfa romeo um volante grande de madeira com aro fino nao e muito pesado ao estacionar mas andando e simplesmente sensacional uma ligaçao direta com as rodas sem filtro ou separaçao leve precisa com resposta e um peso que aumenta naturalmente ao se colocar mais carga nas rodas dianteiras algo delicioso que nao existe mais mesmo no uno a direçao era bem mais gostosa de usar que o virtus; apenas estacionando prefiro o carro mais novo alias o tanto de complicaçao que temos que aguentar somente para estacionar sem esforço me espanta a ideia de murray aqui e genial assistencia so estacionando precisamos mais disso mas divago; o que queria dizer e que todo mundo adotou a assistencia eletrica imediatamente porque e mais barata que a hidraulica e libera mais potencia e/ou economia e emissoes no motor so isso gente como a bmw fez o mais ofensivo antes eram a referencia em direçoes hidraulicas a abandonaram completamente de uma hora para outra para cair na vala comum era uma das melhores coisas numa e36 a direçao na f30 por exemplo apenas igual a todos os outros carros por ai uma batata frita ainda mas feita de outro jeito igual a todas as outras nao que direçao eletrica seja ruim mas para alguns e se metade a usasse e a outra metade — gente para quem isso fosse importante como a bmw — nao a usasse eu entenderia e a total dominaçao atual que me espanta na verdade a velocidade com que se joga fora tudo que fazia uma marca diferente melhor sem nenhum pudor e algo inacreditavel as tres marcas alemaes de luxo sao emblematicas aqui de repente ninguem mais tem seis cilindros aspirado so quatro cilindros turbo nao e possivel que nao percebam que era parte de seu sabor isso nao so isso claro muitas outras caracteristicas fantasticas das marcas permanecem mas os carros estao distintamente com outro sabor ao volante hoje e o pior muito parecidos entre si ninguem se parece mais importar com o sabor especifico de cada marca infelizmente homeopaticamente as diferenças vao sumindo uma a uma de modo que o choque nao e grande normalmente empurrados por normas cada vez mais restritas inspiradas por um bem maior mudam tudo sem cerimonia mas acredito serem esses apenas sintomas de uma doença muito mais malefica e uma que tem ainda mais a ver com todo o embroglio da batata uma industria acanhada phil sokolof pode parecer o vilao do mundo batatafritico nesta historia mas na verdade e apenas uma pessoa lutando pelo que acha que e correto grupos de pressao como o dele sao importantes porque nos fazem lembrar de problemas que nem sabiamos que existiam a luta pelo fim da gordura animal se mostrou um mal bem menor do que se imaginava entao mas nao importa hoje nos preocupamos mais com o que comemos por causa de grupos de pressao assim fez algo melhor que aposentar e comprar um barco afinal de contas lutou por algo que acreditava mas o que dizer do mcdonald’s este sim poderia ter dito simplesmente entendemos as preocupaçoes e vamos deixar claros os efeitos da gordura animal na saude mas na nossa batata ninguem mexe simples come batata quem quer ue mas e claro que nao fez isso; colocou o rabo entre as pernas e cedeu e seu principal produto o que o fez grande nunca mais foi o mesmo [caption id= attachment_267697 align= aligncenter width= 999 ] phil sokolof e seus anuncios [/caption] acho que agora voces podem entender onde queria chegar aqui gladwell termina sua reportagem que pode ser ouvida em ingles no formato de podcast aqui lamentando nao o ativismo de pessoas como sokolof mas a falta de brios nas corporaçoes modernas todas apavoradas em parecer malvadas de qualquer forma cedendo em pontos que fizeram elas serem importantes e grandes para começo de conversa nos mesmos vimos isto acontecer varias vezes e com o mesmo sucesso nos anos 1960 a chevrolet lançava o corvair a sua versao melhorada de carro europeu para os eua era um vw para americanos um carro que seguia o lay out basico do vw mas que era mais baixo maior e com seis cilindros refrigerados a ar la atras ralph nader nao escreveu o livro unsafe at any speed sobre o vw a venda nos eua desde os anos 1950 com grande sucesso apesar de tecnicamente ser similar ao corvair a gm era um alvo mais facil um gigante letargico facil de atacar com seus orgulhosos e gordos executivos de carreira acostumados apenas com adulaçao e com medo ate de aparecer na tv; eram leoes apenas dentro das paredes de seus escritorios mas o sucesso de nader e culpa da propria gm os executivos da companhia isolados na sua realidade alternativa de detroit focam no acusador e tentam manchar sua imagem contratando detetives para descobrir podres ou ate plantar alguns na vida de nader e quando este esquema vem a publico o estrago e irreversivel nader e o davi que ataca o malvado golias anos depois as acusaçoes de nader em relaçao ao corvair caem todas em julgamento nenhuma indenizaçao foi paga mas o estrago de imagem ja estava feito uma briga limpa teria resultados diferentes quem sabe mas a culpa da mudança de imagem da industria automobilistica de mocinho a vilao vem toda deste triste evento [caption id= attachment_267698 align= aligncenter width= 920 ] ralph nader e o corvair[/caption] nunca mais depois da vitoria de nader a industria levantou a voz para brigar contra seus detratores os ataques a ela continuaram primeiro acanhados mas num crescente constante afinal de contas um valentao de escola nao desiste de atormentar ninguem porque a vitima nao reage por do ele cheira a fraqueza de longe e uma vez que a descobre a persegue incessantemente se o coitado do moleque passivo nao fizer nada o assedio nao para triste mas e verdade a industria virou um moleque que nem pede ajuda ou grita por socorro e apanha todo dia sem reclamar todo dia aparece um novo ataque e baixam a cabeça resignados uma industria passiva que recebe todo tipo de pressao do pior jeito sem discussao nao ha problema algum em incentivar se carros eletricos e sim em proibir os outros todo mundo sabe que todo esse papo de emissao zero e parte apenas do caminho para se proibir o motor de combustao interna uma ideia tao absurda que so pode vir de gente sem noçao da realidade mundial mas que nunca e discutida como tal a proibiçao de circulaçao em cidades e o primeiro passo para uma realidade horrivel que e recebida nao com discussao saudavel dos pros e contras mas com uma so voz politicamente correta absurdos abundam todo dia e ninguem parece dizer nada contra os executivos da industria hoje sao apenas administradores profissionais sem uma opiniao propria que nao seja a corporativa preocupados apenas em manter suas posiçoes e cargos e salarios do outro lado grupos de pressao obviamente gente apaixonada pelos valores que querem levar adiante e de novo uma briga desigual de resultados obvios [caption id= attachment_267699 align= aligncenter width= 999 ] gm chrysler e ford testemunhando no congresso 2008 viloes sempre [/caption] precisamos de executivos mais fortes investidos nao somente no trabalho mas no automovel de corpo e alma com paixao e certeza que certo e o seu lado gente para quem esta industria nao e apenas ganha pao mas sim o importante trabalho de uma vida importante sim nobre depois de tanto tempo na berlinda parece que eles mesmo tem vergonha do que fazem e no conflito no balanço do que dois opostos desejam no meio termo e que se faz um mundo melhor ja passamos 50 anos desde 1970 fazendo carros menos poluentes mais seguros mais amigaveis cinquenta anos mais que isso so acabando com eles e isso o que querem a direçao autonoma e o carro eletrico se implementados por lei tornam o automovel como conhecemos coisa do passado geladeiras e fogoes; coisas sem paixao apenas uteis nao da para baixar a cabeça e dizer tudo bem temos que lutar contra e nosso dever e um dever muito maior para o chefe duma industria que emprega milhoes de pessoas uma batata frita ou o metodo de propulsao de um automovel podem nao parecer coisas importantes no grande esquema mas sao estao no cerne de nossa liberdade de escolha como pessoas adultas e responsaveis deviamos ser livres para escolher formigas funcionam apenas para o bem do formigueiro gente nao gente e mais que isso formiga nao faz poesia musica escultura nem corvette v8 de 700cv so vive sem nada para elevar a alma para nos alegrar e tirar do marasmo de uma vida apenas de trabalho e cumprimento do dever com a humanidade a vida vale a pena um formigueiro onde as formigas tivessem vontade propria e livre arbitrio nunca funcionaria direito entao porque fazer o mesmo com humanos nao chega de abandonar tudo por um mundo melhor um melhor que so pode parecer assim na cabeça louca de algum ditador megalomaniaco de alcova e seu grupo de pressao sem alguem para ser a contrapartida para discutir realmente assuntos deste tipo o futuro nao parece nada bom como disse gladwell a respeito de suas amadas batatas fritas sem espaço algum para o prazer o mundo se tornara um lugar frio e miseravel uma verdade sinceramente apavorante
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