FlatOut!
Image default
Car Culture História

A evolução do design automotivo | Parte 3: a década de 1960

Por mais que o Volkswagen Fusca tenha sido concebido no final dos anos 1930 e se espalhado pelo mundo ao longo dos anos 1950, ele é mais fortemente associado à década de 1960. Junto da Kombi, o Fusca é a cara do flower power, da geração hippie. A própria Volkswagen, em algumas peças publicitárias, aproveitava esta imagem – aliás, boa parte do sucesso do Fusca tem a ver com a excelente campanha de marketing que a Volkswagen fez a partir de 1959 em parceria com a agência DDB (que, aliás, já ganhou matéria aqui no FlatOut). Com isto, o Volks e seu design criaram raízes profundas no imaginário coletivo e tornou-se símbolo de uma geração. Algo que o Volkswagen definitivamente tinha era uma forte identidade visual – Ferdinand Porsche fez um excelente trabalho ao dar às formas típicas dos carros da época uma linguagem estética própria que não se perdeu mesmo após décadas de pequenas atualizações. Coincidentemente, foi justamente nos anos 1960 – a década na qual o Besour