quem tem 30 anos ou mais certamente lembra da antecipaçao globalizada quantos aos anos 2000 a chegada de um novo milenio parecia anunciar que o distante futuro de carros voadores e uma sociedade totalmente automatizada e autossuficiente estava ali hoje 20 anos depois vemos que as coisas nao sairam exatamente assim nos anos 2000 os carros ainda eram muito parecidos com os da decada anterior nao se falava no fim da combustao interna muito menos em veiculos autonomos pelas ruas o fim do cambio manual sequer era uma preocupaçao para os entusiastas o que mudava porem era seu design as formas organicas e excessivamente arredondadas dos anos 1990 ficaram saturadas rapidamente e ao mesmo tempo viu se o retorno de diversas tendencias de um passado mais distante quem deu a deixa foi o volkswagen new beetle esboçado como conceito em 1994 e lançado em outubro de 1997 ele nao agradou aos fas mais ferrenhos do besouro original por ser um carro mais caro voltado a jovens e casais descolados e nao um city car barato com motor traseiro acontece que por mais que nunca tenha sido o mais inspirador dos vw o new beetle ele era um carro competente que usava o excelente golf mk4 como base para oferecer um pacote estiloso e bem equipado carregado de nostalgia ainda que em boa parte dos casos fosse o mesmo tipo de nostalgia que os cada vez mais raros jovens roqueiros de hoje sentem pelos anos 60 e 70 por exemplo assim apesar de alguns narizes torcidos o new beetle fez sucesso tanto que a volkswagen o manteve em linha ate 2011 apenas com algumas atualizaçoes pequenas no design e ainda lhe deu um sucessor com pegada mais esportiva e agressiva logo em seguida novamente usando o golf como base o sucesso do new beetle acendeu uma chama na industria e nos anos seguintes a seu lançamento diversos carros com design retro viram a luz do dia alguns foram muito bem recebidos outros nao um dos primeiros a seguir a tendencia retro foi o plymouth prowler roadster que tambem foi lançado em 1997 e era inspirado pelos hot rods da decada de 1930 o design exageradamente retro incrivelmente nao foi problema a falta de um motor mais potente sim nao muito tempo depois a chrysler lançou o pt cruiser cuja identidade visual era parecida porem em um hatchback ele ainda estava naquela fase estranha de transiçao entre os anos 1990 e 2000 o que e perceptivel pelo design curvo da carroceria e de elementos como farois e lanternas em 2001 o mini hatch foi lançado pela bmw que havia adquirido a marca pouco antes exatamente como o new beetle ele apostava em uma plataforma moderna com estilo classico contudo sendo um bmw ele nasceu com uma proposta mais esportiva e foi outro case de sucesso rendendo outras duas geraçoes de la para ca quem tambem apostou nos carros retro foi a ford primeiro em 2002 foi lançado o thunderbird inspirado no modelo 1956 que era o rival da ford para o entao recem lançado corvette depois foi a vez do mustang de quinta geraçao lançado em 2004 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 69200 69196 ] em comum todos estes carros retro compartilhavam uma mesma filosofia formas que remetiam claramente a suas contrapartes do passado porem com proporçoes e linhas contemporaneas a conexao com os carros antigos ficava por conta dos elementos mais marcantes no new beetle a silhueta no pt cruiser os para lamas saltados e o capo estreito no thunderbird os farois redondos e a escotilha na coluna c os carros tambem começaram a levar em consideraçao as evoluçoes pelas quais a industria passava na epoca os carros praticamente todos ganharam bastante volume na carroceria por conta das crescentes exigencias em segurança tanto para os ocupantes quanto para os pedestres esta mudança de tamanho alias foi bem notavel ao longo dos anos 2000 e nao somente para os carros retro as proporçoes ficaram visivelmente mais infladas os carros ficaram mais altos mais largos para acomodar estruturas de proteçao e zonas de deformaçao programada ao mesmo tempo novas tendencias começaram a aparecer nos anos 2000 os para choques destacados da carroceria deram lugar a peças completamente integradas e por vezes incorporando ate a grade dianteira alem disso foi nessa epoca que as fabricantes começaram a adotar farois de policarbonato com superficie complexa com isto os designers ganharam muito mais liberdade na hora de criar as peças que passaram a acompanhar mais as linhas da carroceria isto fica especialmente evidente no bmw serie 3 e90 lançado em 2005 seu antecessor o e46 ainda trazia forte conexao estilistica com o e36 da decada de 1990 ja o e90 ficou visivelmente mais robusto com farois maiores e uma traseira mais curta e alta tambem assumiu formas bem mais arredondadas algo com o que o e46 apenas flertava o que tambem se percebe no design dos anos 2000 e que as formas organicas noventistas foram deixadas de lado e novamente algumas fabricantes começaram a apostar nos vincos mais marcados e nas formas retilineas o proprio mustang foi um exemplo disto e foi justamente a combinaçao de um desenho fiel as raizes sem parecer datado e um conjunto mecanico mais interessante que garantiu seu sucesso e tambem fez com que as outras duas grandes de detroit lançassem seus proprios muscle cars retro com a mesma filosofia o dodge challenger em 2007 e o chevrolet camaro em 2010 o challenger alias acertou em cheio tal qual o mustang ele conseguiu equilibrar referencias diretas ao passado com proporçoes e execuçao modernas o refinamento estetico geral dos anos 2000 tambem valeu para os superesportivos feitos de fibra de carbono eles se valeram da evoluçao nas tecnicas de moldagem para ganhar um aspecto mais profissional de certa forma e as fabricantes de supercarros tambem conseguiram injetar mais personalidade e identidade em seus carros um belo exemplo disto foi o lamborghini murcielago lançado em 2001 como substituto do belissimo porem datado diablo embora o diablo ja fosse bastante extravagante com o murcielago a lamborghini decidiu explorar mais linhas retas vincos mais marcados e farois e um desenho mais marcante na dianteira e na traseira com saidas de ar maiores e uma linha praticamente ininterrupta entre as extremidades do superesportivo embora a fabricaçao continuasse artesanal como e comum em carros exoticos o nivel geral de acabamento e construçao era claramente superior na verdade muitos elementos de estilo que surgiram nos anos 2000 mantiveram se ao longo dos anos os carros nao viraram pequenos avioes particulares mas começavam a apontar para o futuro que vivemos hoje mas os anos 2010 tambem trouxeram sua cota de novidades
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