enfim temos o novo bmw serie 4 g22 revelado um dos carros mais polemicos dos ultimos anos tudo por causa de sua enorme grade dianteira e um caso atipico no qual a controversia ocorre nao porque um automovel rompeu com uma caracteristica marcante em sua historia mas sim porque os projetistas decidiram leva las as ultimas consequencias ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] aproveitando o ensejo resolvemos fazer uma breve analise de cada uma das geraçoes do bmw serie 3 cupe e do serie 4 começando pelo bmw e21 de 1975 quando so havia o cupe ate o recem lançado serie 4 g22 assim veremos quais foram os rumos que o serie 3/serie 4 tomou para chegar ao carro que foi apresentado nesta semana bmw e21 o bmw e21 foi a primeira geraçao do bmw serie 3 lançada no longinquo ano de 1975 e fabricado ate 1983 ele foi o sucessor da chamada serie 02 parte da neue klasse de sedas e cupes da baviera da qual o membro mais famoso talvez seja o bmw 2002 turbo esteticamente o carro era uma clara evoluçao do serie 02 nas proporçoes com tres volumes muito bem definidos e farois circulares que podiam ser simples ou duplos dependendo do nivel de acabamento e do ano de fabricaçao por outro lado a silhueta da carroceria era bem mais retilinea e as lanternas traseiras deixaram de ser circulares para adotar o formato retangular de perfil bem baixo uma caracteristica comum a outros projetos alemaes da epoca o diretor de design do projeto foi paul bracq que ja havia projetado o serie 5 e12 em 1971 e visivel a intençao de bracq em tornar o e21 semelhante ao e12 e unificar a identidade visual da bmw para a decada de 1970 e isto inclui a pequena grade duplo rim centralizada na dianteira nesta configuraçao ela era mais decorativa e tinha quase a funçao de um emblema era pelas entradas de ar ao lado duplo rim que entrava o ar fresco para o radiador e importante frisar que na geraçao e21 so havia dois tipos de carroceria cupe e conversivel e o cupe estava mais para um seda de duas portas foi so na geraçao seguinte que a bmw expandiu o leque de opçoes introduzindo um seda de quatro portas e uma perua motores o bmw serie 3 e21 coupe tinha motores de quatro cilindros m10 e seis cilindros m20 sempre com comando simples no cabeçote e duas valvulas por cilindro os modelos com carburador nao tinham a letra i apos a numeraçao e esta sempre correspondia ao deslocamento do motor por exemplo 316 fazia referencia ao serie 3 com motor de 1 6 litro a versao mais potente era a 323i com um seis em linha de 2 3 litros com injeçao eletronica 141 cv e 19 3 kgfm de torque dimensoes 4 355 m de comprimento 1 61 m de largura 2 563 m de entre eixos peso entre 1 020 kg e 1 180 kg bmw e30 a geraçao e30 e iconica por si so afinal ela foi a primeira a contar com o esportivo m3 que na epoca era o especial de homologaçao da bmw para o dtm deutsche tourenwagen meisterschaft o campenato alemao de carros de turismo mas em termos de design o e30 era ainda mais proximo do e21 que o e21 do neue klasse no fato de o cupe estar mais para um seda de duas portas inclusive alias nem o e21 e nem o e30 se encaixam na definiçao mais rigida para o termo cupe um carro de duas portas com caimento suave no teto e portas sem molduras a dianteira manteve os quatro farois circulares bem como a grade pequena e centralizada mas as proporçoes ganharam corpo incluindo o perfil das lanternas traseiras que permaneceram horizontais e sobrias outra coisa que nao mudou praticamente nada foi o contorno dos vidros laterais traseiros simples amplo e com a hofmeister kink bem demarcada motores o serie 3 e30 coupe tinha versoes de quatro a seis cilindros e eram sempre batizadas de acordo com o deslocamento os quatro cilindros pertenciam as familias m10 e m40 com deslocamento entre 1 8 e 2 5 litros enquanto os seis em linha eram da familia m20 deslocando entre 2 5 e 2 7 litros todos tinham comando simples no cabeçote e duas valvulas por cilindro com exceçao do s14 do bmw m3 que era dohc dimensoes 4 325 m de comprimento 1 645 m de largura 2 57 m de entre eixos peso 1 080 kg a 1 200 kg bmw e36 a geraçao e36 foi lançada em 1990 e trouxe a primeira grande revoluçao no design do cupe e36 de forma interessante ele nao se rendeu as tendencias arredondantes da nova decada certamente por ter sido projetado ainda na decada de 1980 mas conseguiu manter se atual ao longo de uma decada inteira ele saiu de linha em 2000 a linguagem visual da serie 3 mudou bastante com o e36 agora os farois tinham uma lente transparente sobre os elementos redondos e eram quase perfeitamente retangulares a grade duplo rim manteve praticamente o mesmo formato mas agora ficava sozinha entre os farois e a entrada de ar para arrefecimento ficava abaixo da placa entre os farois auxiliares atras as lanternas ficaram mais integradas a carroceria e ficaram menores alem disso o cupe e36 estava mais proximo de um cupe de fato graças as portas sem molduras mas o teto nao tinha um contorno muito diferente do que se via no hatchback e36 compact e o terceiro volume ainda era bem definido ja a janela traseira ficou menor e mais triangular com o hofmeister kink ainda bem aparente motores o bmw serie 3 e36 coupe novamente tinha motores de quatro ou seis cilindros em linha das familias m40/m42/m44 entre 1 6 e 1 9 litro e m50/m52 entre 2 0 e 2 8 litros respectivamente o m42 e o m44 tinham comando duplo no cabeçote bem como o m50 desconsiderando o bmw m3 versao mais potente era o 328i que dispunha de 193 cv e 28 5 kgfm de torque dimensoes 4 433 m de comprimento 1 71 m de largura 2 7 m de entre eixos peso entre 1 315 e 1 395 kg bmw e46 com o serie 3 e46 lançado em 1997 estabeleceu se um padrao depois de uma geraçao revolucionaria uma geraçao evolutiva em proporçoes e silhueta o e46 era claramente inspirado no antecessor mas com contornos mais arredondados e uma postura mais imponente no caso do cupe ficava mais evidente a intençao de arredondar o carro especialmente na silhueta do teto a dianteira tinha farois trapezoidais e na parte inferior dois pequenos ressaltos no contorno para acomodar os elementos internos circulares; a grade por sua vez ficava na mesma posiçao e tinha o mesmo estilo da geraçao anterior ja a traseira apostou em lanternas retangulares com extensoes que invadiam a tampa do porta malas era a primeira vez que as peças tinham contorno irregular no serie 3 cupe para muitos fas da bmw e do serie 3 a primeira fase da geraçao e46 foi o auge em termos de design o carro ainda tinha a silhueta esbelta dos classicos porem a linguagem estilistica era contemporanea as formas eram sobrias mas tinham esportividade e arrojo contudo o facelift de 2001 meio que tirou um pouco desta elegancia os farois ganharam um contorno mais puxado com as setas voltadas para cima e contorno curvo na parte inferior nao era feio mas nao tinha a mesma harmonia de antes da reestilizaçao motores o bmw m3 e46 cupe era movido pelos motores quatro cilindros n42 e n46; e pelos seis em linha m52 e m54 sempre com comando duplo no cabeçote e boa parte deles com variador de fase o mais potente de todos era o 330i com motor m54 de tres litros 238 cv e 30 7 kgfm de torque dimensoes 4 486 m de comprimento 1 74 m de largura 2 725 m de entre eixos peso de 1 385 kg bmw e92 com a geraçao seguinte pela primeira vez o serie 3 tinha codigos diferentes para cada tipo de carroceria o seda era o e90 a perua era o e91 o cupe era e92 e o conversivel ficava com a designaçao e93 alem disso cupe e conversivel tinham farois com desenho exclusivo ligeiramente menores e mais afilados que no seda e na perua lançado em 2007 o cupe e92 trouxe a serie 3 para o seculo 21 em design adequando se a novas normas de segurança ele rendeu se as formas mais infladas que caracterizam os carros atuais bem como aos para choques bem integrados as linhas da carroceria a traseira do cupe trazia de volta as lanternas horizontais porem adaptadas aos novos tempos maiores com elementos internos mais complexos e lentes totalmente vermelhas no facelift promovido em 2010 as mudanças foram bem discretas a grade aumentou marginalmente de tamanho e os para choques tiveram o desenho levemente atualizado os farois tambem tiveram o contorno refeito mas quase nao da para perceber eles so ficaram mais abertos o que ninguem imaginava na epoca e que aquela seria a ultima geraçao do serie 3 cupe a se chamar serie 3 motores o bmw m3 foi o primeiro a usar um motor v8 mas as versoes normais do serie 3 e92 coupe permaneceram com motores de quatro e seis cilindros em linha a grande novidade porem era a adoçao do turbocompressor dois deles na verdade no motor n54 utilizado pelo 335i com tres litros de deslocamento ele dispunha de 306 cv e 40 8 kgfm de torque em 2010 estreou o motor n55 tambem de tres litros mas com um unico turbo de duplo fluxo twin scroll numeros de potencia e torque eram os mesmos mas otimizados na faixa de rotaçoes dimensoes 4 612 m de comprimento 1 782 m de largura 2 76 m de entre eixos peso de 1 420 kg bmw f32 deste aqui todo mundo lembra pois foi uma decisao radical a partir de 2013 com a geraçao f30 o cupe passaria a se chamar serie 4 foi quando a bmw decidiu que seus cupes teriam numeraçao par enquanto os sedas utilizariam a numeraçao impar na pratica porem o serie 4 ainda era o cupe do serie 3 tanto que informalmente muitos ainda o chamam assim tanto que o serie 4 f32 tinha a dianteira praticamente identica a serie 3 f30 o contorno dos farois era quase o mesmo e em ambos eles eram ligados a grade de uma forma que nao agradou a todo mundo de inicio mas depois nos acostumamos a grade alias era perceptivelmente maior que na geraçao anterior algo que foi notado na epoca mas em retrospecto nao era tao escandaloso quanto o que viria depois a carroceria como um todo adotou vincos mais marcantes mas a silhueta mudou pouco em relaçao a geraçao anterior especialmente na area envidraçada que conservava ainda a base reta e o hofmeister kink como um elo forte com o passado as lanternas traseiras renderam se de vez ao contorno irregular ainda com um elemento separado invadindo a tampa traseira da mesma forma que ocorreu na geraçao e92 o bmw f32 foi concebido para durar ao longo de sete anos ele quase nao teve mudanças o facelift de 2017 so trouxe novos elementos internos para os farois e para choques redesenhados em todas as versoes sem mudanças perceptiveis nos paineis da carroceria motores novos motores foram adotados pelo serie 4 todos eles sobrealimentados pela primeira vez os b48 184 a 252 cv e b58 352 cv de quatro e seis cilindros respectivamente sao utilizados atualmente em uma variedade de modelos incluindo o toyota supra e em 2016 foi lançado o 418i movido pelo tres cilindros turbo b38 de 1 5 litro e 136 cv bmw g22 e enfim chegamos ao carro que a bmw mostrou nesta semana o serie 4 g22 com ele a bmw parece querer afastar um pouco mais o serie 4 do serie 3 curiosamente porem o m3 e o m4 previstos para setembro de 2020 deverao compartilhar a mesma face na apresentaçao do serie 4 a bmw mencionou modelos historicos que foram referencia no design do novo serie 4 como o 3 0 cs acima o cupe da serie e9 tinha a grade duplo rim vertical assim como uma serie de outros bmw mais antigos ela era menor mas de certa forma e um precedente historico para o formato da grade do serie 4 g22 e nao para por ai como mencionado no post de lançamento o 2000cs vendido na decada de 1960 e projetado pelo estudio pininfarina tambem tinha uma dianteira polarizante contando nao apenas com uma grade avantajada e vertical mas tambem com farois em forma de trapezio invertido que dividiram a opiniao do publico e da imprensa na epoca houve tambem uma referencia que a bmw nao mencionou mas faz todo o sentido o conceito 2200ti garmisch desenhado pelo estudio bertone e apresentado em 1970 no salao de genebra ele nao chegou a ser produzido mas inspirou o serie 5 e12 de paul bracq e trazia uma grade que lembra o serie 4 g22 ou seja nao e de hoje que a bmw aposta em elementos de design polemicos mas naquela epoca nao havia a internet para gerar repercussao mas ha outra questao a dianteira nao apenas segue uma tendencia ja vista nas rivais como a audi que traz grades enormes em toda a linha ha tempos ela tambem e ousada a ponto de nao conversar direito com o restante do carro repare na foto de perfil abaixo todo o restante do carro tem uma pegada bem mais clean e fluida quase como se tivesse sido projetada por outra equipe de design alem disso lateral perdeu dois elementos marcantes um deles e o vinco abaixo da linha dos vidros que acompanha o serie 3 cupe desde sua concepçao e tornou se uma assinatura de estilo muito propria uma caracteristica estilistica que o serie 3 cupe vinha carregando ao longo de toda a sua historia no serie 4 g22 ela desapareceu alem disso pela primeira vez em um cupe da bmw o hofmeister kink foi diluido a ponto de perder a curvatura para a frente caracteristica presente em todas as geraçoes do cupe do serie 3 e no serie 4 anterior fica mais do que evidente que a bmw procurou uma ruptura com o novo serie 4 embora ela seja justificada com referencias ao passado fica o questionamento esta ruptura e mesmo necessaria sera que ela vai ser nociva ao bmw serie 4 a medio e longo prazo sao questoes que começarao a ser respondidas quando colocarmos as maos nele e quando o m4 chegar
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