como bem vimos ate agora a historia do volkswagen gol e longa e cheia de detalhes minuciosos a propria denominaçao do carro e um tanto confusa apesar de ter tres geraçoes cada atualizaçao estetica feita a partir da decada de 1990 ficou conhecida como uma geraçao diferente assim o gol g7 que acabou de ser lançado e na verdade a segunda reestilizaçao da terceira geraçao mas a gente ja falou disso — agora vamos detalhar o que aconteceu com o gol nos ultimos anos e nao foi pouco nao viu em 2008 o vw gol finalmente chegou ao seculo 21 claro a segunda geraçao atravessou os anos 2000 e sobreviveu ate a metade desta decada mas sua essencia ainda era um projeto de 1980 com motor longitudinal aproveitamento de espaço aquem do que se espera de um carro moderno e motores de concepçao antiga algo precisava ser feito caso o gol quisesse se manter na liderança e este algo foi feito sem duvida a nova geraçao do gol foi a maior reformulaçao do modelo desde o inicio de sua historia com direito a comercial com gisele bundchen e sylvester stallone para anunciar a novidade vai dizer que voce nao lembra [youtube id= gsxrf3cjkq8 width= 620 height= 350 ] finalmente a exemplo de virtualmente todos os hatchbacks compactos contemporaneos o gol adotava o motor dianteiro transversal isto era possivel porque agora sua plataforma era a mesma usada pelo polo e pelo fox — a pq24 de concepçao muito mais adequada a seu tempo o motor agora transversal permitia uma dianteira mais curta melhor para um compacto urbano sem afetar o espaço interno e ainda minimizava a perda de potencia no caminho do motor ate as rodas os motores ainda derivados do antigo ap desaparaceram de vez em seu lugar entrou em cena o ea 111 derivado do conhecido motor at 1000 que nos anos 2000 substituiu o famigerado ae que por sua vez era um cht aperfeiçoado com comando no cabeçote e bielas mais longas o motor ea 111 entregava ate 76 cv e 10 2 mkgf de torque na versao de um litro com 1 6 litro de deslocamento a potencia era de 104 cv com torque de 15 6 mkgf sempre com etanol e era isto nao havia motor maior no entanto considerando a evoluçao tecnica e o fato de haver um mercado muito mais diversificado tirava do gol a necessidade de ter uma versao esportiva — havia agora muito mais carros importados nas ruas e o gol podia seguir com a missao de ser o carro chefe da vw pun intended em paz esteticamente a evoluçao era notavel por dentro e por fora a carroceria era totalmente nova e trazia identidade visual inspirada no vw tiguan especialmente nas proporçoes e formato dos farois enquanto a traseira tinha lanternas que evocavam as da primeira geraçao la de 1980 a linha de cintura era mais alta e inclinada e a principio so havia versao de quatro portas outro reflexo dos novos tempos foi o fim da parati em um mercado onde as peruas estavam cada vez mais em baixa e valorizados de verdade eram os suvs e crossovers a perua do gol resistiu bravamente em sua segunda geraçao ate 2012 quando saiu de linha com 925 mil exemplares vendidos ao longo de sua longa carreira por outro lado o ano de 2008 viu a volta do voyage que tambem beneficiou se de todas as melhorias tecnicas da nova geraçao e procurava aproveitar a ascensao dos sedas compactos no gosto do brasileiro a nova saveiro veio em 2009 e ficou tao bonita que ate alguns europeus decidiram que queriam uma mas nos vamos nos ater ao gol o interior ficou mais moderno do que nunca elevando o padrao de acabamento e obedecendo aos novos padroes de design da vw enfim o gol estava pronto para defender o posto de lider algo que foi feito com louvor ate 2014 quando pela primeira vez em 27 anos o gol terminou o ano atras de seu maior rival — o fiat palio uma das versoes mais interessantes nesta fase foi o gol vintage inspirado em um conceito criado em 2010 para comemorar os 30 anos do gol foram fabricadas entao 30 unidades da serie especial com acabamento preto e branco na carroceria e no interior todos os equipamentos de serie motor 1 6 e o mais bacana uma guitarra tagima stratocaster igual ao modelo consagrado pela fender que tambem trazia acabamento exclusivo detalhe a guitarra podia ser ligada direto no sistema de som do carro o ano de 2010 tambem marcou a volta do gol rallye com suspensao elevada e apelo off road — uma forma de aproveitar a alta dos crossover e hatchbacks altinhos quando viu que o novo gol era um sucesso a vw decidiu traze lo para sua atual identidade visual isto aconteceu em 2012 quando a chamada family face ja estava meio cansada independentemente disto os novos farois grade e lanternas traseiras cairam muito bem ao hatch que tambem recebeu outra novidade bastante esperada — especialmente pelos entusiastas que gostavam da agilidade e dirigibilidade do gol uma versao de duas portas e e fato que as formas do gol pediam por isto de visual naturalmente mais arrojado o gol de duas portas nao demorou a acender nos fas dos gt gts e gti do passado a esperança de uma nova versao esportiva — quem sabe ate utilizando um motor 1 4 tsi como encontrado na europa de fato seria bem bacana mas jamais houve confirmaçao oficial por parte da vw de que algo assim estava nos planos por outro lado o apelo interessante continuava alias ate mesmo para quem curtia o gol rallye que ganhou o motor 1 6 16v msi de 120 cv tambem utilizado pela vw saveiro que ganhou ate uma versao de quatro lugares mas nada disto nos impede de especular a volks decidiu nos dar uma nova reestilizaçao do gol para 2016 — a ultima antes da chegada da nova geraçao que deve aparecer em 2018 a principal novidade e o motor tres cilindros de um litro o mesmo utilizado pelo up o que abre a possibilidade de uma futura versao do gol equipada com o 1 0 tsi seria bem interessante e ha sinais de que possa ocorrer — e de qualquer forma a historia da terceira geraçao do gol ainda esta em curso seu futuro e incerto mas seu passado esta ai para provar que ainda ha muito o que rolar
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.