nos anos 80 havia pelo menos uma maquina de arcade por quarteirao nas grandes cidades e nao raro eram games de corrida se voce nao curtisse gastar fichas podia jogar em casa titulos que hoje sao verdadeiros classicos no seu atari 2600 lançado em 1977 ou em seu nintendo entertainment system nes ou nintendinho a popularizaçao dos consoles domesticos foi muito importante neste aspecto pois antes disto ate havia jogos eletronicos para computadores mas estes dificilmente eram de corrida pois as maquinas ainda nao tinham capacidade de processamento para tal [youtube id= ccgjisrdzeq width= 620 height= 350 ] isto contudo nao impediu que um simulador de corrida para computador fizesse sucesso em 1984 revs desenvolvido pela acornsoftware para o bbc micro fabricado pela acorn sob encomenda da emissora britanica apesar da taxa de frames baixissima e dos graficos rudimentares a jogabilidade era relativamente realista para a epoca e incluia ate mesmo ajustes aerodinamicos ao carro de inicio o unico circuito disponivel era silverstone mas um pacote de expansao lançado meses depois incluia brands hatch donington park oulton park e snetterton o relativo sucesso de revs no bbc micro levou a uma conversao para o commodore 64 e tambem fez com que outras desenvolvedoras se interessassem em lançar games para computadores o proprio pole position um dos games mais importantes dos arcades ganhou versoes para diferentes computadores domesticos no inicio dos anos 1980 [youtube id= 7tmqhx 4gmg width= 620 height= 350 ] falando em arcades a distancia entre estes e os consoles de mesa estava diminuindo cada vez mais desenvolvedoras como a sega a actvision e a atari começaram a lançar versoes domesticas de jogos que eram sucesso nas cabines ou entao lançar simultaneamente as versoes para arcade e consoles foi assim com hang on da sega hang on era um jogo de motos na verdade mas merece ser citado pois sua cabine mais completa tinha uma moto que voce tinha de montar para jogar inclinando o corpo nas curvas e torcendo o manete do guidao para acelerar o master system console de 8 bits lançado pela sega em 1995 ganhou sua versao e apesar dos graficos e dos efeitos sonoros ligeiramente inferiores era comparavel ao arcade em desempenho e claro que jogar com um joystick era uma experiencia diferente mas o periferico cumpria seu papel [youtube id= czvfrvclxqi width= 620 height= 350 ] alias a sega mostrou se uma das grandes forças nos games de corrida o ano de 1986 viu o lançamento do classico out run que nos arcades era um dos jogos mais avançados em termos de graficos e efeitos sonoros que havia no mercado sendo especialmente notavel a fluidez com que os sprites em 2d cresciam na tela e a possibilidade de escolher a musica que tocaria em sua ferrari testarossa conversivel versoes para mega drive e master system tambem foram lançadas e fizeram relativo sucesso [youtube id= pxw4x6wvkak width= 620 height= 350 ] alias ha quem diga que o sucesso do master system aqui no brasil nao se deve apenas a sua disponibilidade mas tambem a qualidade superior dos graficos de seus jogos o nes nao tinha um game de corrida bonito assim no fim dos anos 1980 começaram a surgir os primeiros games com graficos tridimensionais baseados em poligonos winning run arcade da namco lançado em 1988 trazia cenarios em 3d e carros em 2d com direito a visao do painel enquanto hard drivin feito pela sega em 1989 era totalmente poligonal nao da para dizer que eram os jogos mais bonitos da epoca ate porque os modelos 3d do jogo eram lisos desprovidos de qualquer tipo de textura mas eram muito mais imersivos e envolventes do que qualquer outro arcade da epoca foi um pequena revoluçao que avisava o futuro era tridimensional mas ele ainda demoraria um pouquinho para chegar antes disto houve avanços tambem na simulaçao em 1989 a papyrus digital e a electronic artis apresentaram indianapolis 500 the simulation os graficos 3d rudimentares eram so um detalhe o que pegava mesmo era o modo como todo o grid da indy 500 estava representado fielmente no jogo assim como ajustes de suspensao aerodinamica freios e motor que faziam diferença notavel no modo como o carro se comportava e lhe obrigavam a pegar o jeito na raçai o jogo foi considerado a primeira tentativa bem sucedida de lançar um simulador para consoles domesticos e a cada novo port ficava um pouquinho mais realista no video abaixo voce pode comparar as diferenças entre as versoes para pc e amiga em modos de cor distintos [youtube id= 0l1vd10wf0c width= 620 height= 350 ] havia computadores bem mais poderosos que outros e era possivel piorar bastante a qualidade grafica e ainda assim conseguir jogar a virada da decada trouxe novo folego para a industria especialmente porque começaram a surgir os primeiros processadores de 16 bits a sega havia lançado o mega drive ja em 1989 e a nintendo seguiu como super nintendo entertainment system snes em 1990 e as coisas começaram a ficar serias tambem entre os computadores domesticos [youtube id= bie4avklsa4 width= 620 height= 350 ] os graficos ficaram muito mais detalhados e os efeitos sonoros mais agradaveis a nintendo surpreendeu com a taxa de frames de 60 fps de f zero seu seminal game de corridas de naves os rivais da sega tinham o ja citado out run e super hang on sequencia de seu jogo de corridas de moto mas foram realmente alem com virtua racing de 1992 [youtube id= ndvhzteudgs width= 620 height= 350 ] pode nao ter sido o primeiro jogo de corrida 3d mas era certamente o melhor disponivel em 1992 a jogabilidade estava acima do que havia sido feito antes assim como os graficos e a taxa de frames que era alta e fluida ainda nao havia texturas mas a quantidade de poligonos era muito maior e com isto os modelos tridimensionais eram muito mais detalhados assim como os cenarios [youtube id= q7ow3w2dirc width= 620 height= 350 ] e nao podemos esquecer do port para o mega drive que conservava os graficos tridimensionais e praticamente todos os aspectos do arcade mantendo boa parte da experiencia [youtube id= w_4okcrwnde width= 620 height= 350 ] a namco contra atacou com o primeiro ridge racer em 1993 e a coisa ficou realmente seria nao havia arcade com graficos mais bonitos e melhor definidos e a taxa de quadros de 60 fps proporcionava uma sensaçao de velocidade jamais vista enquanto isto no segmento dos simuladores a papyrus se superava com a sequencia de indianapolis 500 indycar series a evoluçao era assustadora os carros pareciam mesmo carros de corrida; o asfalto o cenario e ate mesmo os pneus tinham texturas; e as mudanças no comportamento do carro com os diferentes ajustes eram visiveis [youtube id= kaxokcrtedg width= 620 height= 350 ] estava iniciada para valer a guerra dos poligonos os anos seguintes trouxeram mais avanços impressionantes no departamento grafico que veremos no proximo post desta serie
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