FlatOut!
Image default
Car Culture

Da Cosworth ao híbrido: a evolução dos Mercedes-AMG Classe C

Há exatos 39 anos, em setembro de 1983, durante a edição daquele ano do Salão de Frankfurt, a Mercedes-Benz mostrou ao público seu primeiro modelo declaradamente esportivo desde o 300SL. O carro era baseado no 190E, o novo modelo de entrada da marca, lançado dois anos antes como resposta à nova Série 3 da BMW. O motor era um quatro-cilindros de 2,3 litros, porém retrabalhado pela Cosworth, que foi a responsável pelo desenvolvimento e produção do cabeçote de 16 válvulas. E ele era moderado por uma transmissão manual de cinco marchas tipo dogleg da Getrag. Você sabe de que carro estou falando: o Mercedes-Benz 190E 2.3-16 Cosworth, que se tornou um dos maiores ícones da marca — especialmente nos últimos anos, quando voltou a ser fortemente associado a Ayrton Senna e sua vitória na corrida inaugural do GP Strecke de Nürburgring. O Mercedes-Benz 190E 2.3 16 Cosworth é também o embrião do que se tornaria a linhagem AMG da Classe C, apesar de ter sido desenvolvido pela Mercedes e p