pode ser que seja coisa de gente de mentalidade ultrapassada sim a gente devia esquecer o passado e se mover adiante; nao e bom nostalgia demais coisa de velho carcomido isso afinal de contas o mundo anda para frente e como disse um dos meus poetas preferidos no presente a mente o corpo e diferente; e o passado e uma roupa que nao nos serve mais mas a gente tem que aprender com o passado; se falharmos nisso a pena e repetiçao de erros conhecidos e e nesse tom nao o de reclamaçao que vou contar mais uma historia de meu own defective self mais uma vez aqui para voces pois a liçao que tomei desse evento carrego comigo desde entao e acho sinceramente que a gente devia prestar mais atençao nela tem a ver menos com automoveis do que com o encontro de felicidade pura e inalterada em lugares totalmente inesperados altas expectativas afinal trazem consigo a quase certeza da decepçao nada e tao bom como e na nossa imaginaçao e expectativa outro poeta disse que ninguem nunca fez sexo tao maravilhosamente transcendente com voce como eu fiz em minha mente nao a intençao nao e aqui chorar o fim do carro simples e basico ja fiz isso demais por aqui e se voce procurar eles ainda existem na forma de mobis e kwids goste ou nao deles existem isso e o fato esta aqui e uma historia de felicidade inesperada como encontrar dez reais no chao como ganhar um beijo inesperado da filha de manha como de repente entender um conceito complexo que antes nos escapava mas so que falando de carro logico voce sabe onde se meteu o carro generico por volta de 2001 um montao de problemas me assolava e um deles era o fato de estar sem carro para meu uso diario moravamos em predio em sao paulo e tinhamos em casa um dos ultimos tempra modelo 99 comprado novo ao final de 98 mas minha esposa que trabalhava em varios lugares e levava e buscava nossa filha na creche tinha o monopolio sobre ele a menina hoje e formada em publicidade trabalha e dirige seu proprio carro isso e de quanto tempo atras falamos para mim sobrava o maldito transporte coletivo e a escravidao de seus horarios fixos itinerarios inflexiveis e companhias indesejaveis o fetido cheiro do suor alheio o contato indesejavel com outros seres de minha especie coisa que fosse na savana africana dez mil anos atras resultaria em morte violenta eu encarei esta situaçao enquanto nao havia outra saida mas amaldiçoava minha triste situaçao todo santo dia ao esperar o onibus no ponto de manha olhava pela janela embaçada do coletivo com inveja comprida e doida o conforto e liberdade do carro particular claramente visivel la fora era um escravo que ansiava pela liberdade olhando a casa grande pela fresta da senzala ai consegui um dinheiro nao era uma fortuna mas o suficiente para comprar o mais barato carro nacional novo sem tempo ou disposiçao para muita frescura anunciei em casa que ia comprar um uno mille zero a assim ter um problema a menos na vida o motor fire acabara de ser lançado no mille mas nao foi isso que me chamou atençao preço baixo e confiabilidade absoluta do carro zero era o que queria mas ao pesquisar preços descobri que o palio young de duas portas a versao mega depenada do palio ainda com o antigo motor 1 0 fiasa o palio fire acabara de ser lançado tambem mas existiam poucos nas lojas ainda estava praticamente o mesmo preço do mille fire a esposa me pediu para pegar o palio; mais bonito segundo ela o carro era realmente basico de uma forma que nao existe mais hoje em dia nao havia limpador ou desembaçador no vidro traseiro mas ia mais adiante nao existia retrator nos cintos traseiros direçao sem assistencia sem ar condicionado manivelas para subir vidros sem nem mesmo um aquecedor de cabine embora ventilaçao forçada existisse a cor era cinza chumbo metalico que o vendedor me deu um opcional que veio sem acrescimo de preço [caption id= attachment_352402 align= aligncenter width= 999 ] 1 6 16v duas portas nao era o meu definitivamente [/caption] procurava apenas um carro ponto final tinha que ser novo porque nao queria visitar oficinas queria rodar qual carro nao importava na verdade dois anos sem carro me lembraram do que e realmente incrivel no automovel a liberdade que ele proporciona carros sao coisas sensacionais maravilhosas e essenciais para que uma pessoa seja realmente livre nao deixe que ninguem te diga algo diferente no dia que fui buscar o carro portanto nao esperava nada dele carro basico mobilidade e mais nada mas no exato momento que coloquei o bichinho em movimento senti que tinha recebido bem mais do que pedira aquele pequeno carro era simplesmente sensacional percebi isso logo nos primeiros metros na primeira vez que sai com ele como um amigo com o qual percebemos afinidade na primeira conversa como aquela menina que te desequilibra na primeira vez em que seus olhos se encontram com os dela eu e o palio nos demos bem assim que saimos da concessionaria naquele exato momento em que eu acelerei o carrinho para acompanhar o trafego la fora naquele momento unico em que levei aquele carro novo pela primeira vez para o mundo de verdade la para o meio do transito caotico de sao paulo [caption id= attachment_352397 align= aligncenter width= 999 ] o meu palio ja com 3 anos de uso calotas defenestradas [/caption] primeiro era um carro leve muito leve de uma forma que a gente nao so sentia na inesperada vontade com que o pequeno motor de um litro puxava o carro mas tambem na forma com que mudava de direçao a leveza era um sentimento que permeava a experiencia de dirigi lo algo sempre presente portas grandes mas finas e levissimas com um painel de porta simples lembravam sempre que se entrava nele que baixo peso e baixo preço fora desenhado de proposito a forma com que a suspensao firme sem ser dura trabalhava bem em conjunto com os pneus 155/80 r13 me mostrava tambem que o carro era leve pneus e rodas tao pequenos e leves so podiam trabalhar tao bem num carro tambem leve sendo a relaçao entre massa suspensa/massa nao suspensa essencial para isso nunca tive vontade de colocar pneus maiores no carrinho como vejo acontecer por ai frequentemente arruinaria o que era para todos os efeitos um compromisso magnifico entre conforto e estabilidade com enfase aqui em estabilidade o carrinho nunca colocou uma roda que fosse em um lugar errado durante todo o tempo em que ficamos juntos mais de 3 anos e em autoestrada a velocidades impublicaveis nunca falhou em me deixar de queixo caido com a maneira que se mantinha estavel e seguro depois a forma em que aquele motorzinho de um litro injetado subia de giro com vontade e alegria a forma com que o cambio de engates precisos e suaves casava com ele era algo sublime o trem de força passava a impressao de estar folgado com o pequeno peso do carro e na verdade o carro todo operava como se tivesse abolido o atrito completamente rodava solto leve folgado sem asperezas ou duvidas se voce em marcha lenta no plano forçasse a alavanca em direçao a primeira marcha sem acionar a embreagem os sincronizadores empurravam o carro para frente um pouco e a marcha entrava suavemente nao e algo recomendavel de se fazer acaba com os sincronizadores mas neste carro fazia muito bem como trocar as marchas sem embreagem porque ele me pedia isso o carro teoricamente pesa algo em torno de 850 kg mas sinceramente parecia mais leve que isso era tambem um carro solido bem construido que nao deu problema algum e tinha toda cara de que ficaria assim por muito tempo o volante gastou rapidamente porem parecendo velho e feio no fim da vida comigo mas o pequeno fiasa com injeçao multiponto e que permanece gravado na memoria este pequeno motor e um dos mais memoraveis que ja experimentei um exemplo de como dados frios podem nos enganar o motor nao era nem excepcionalmente potente nem especialmente economico apesar de nao ser tambem ruim em nenhum dos casos um simples quatro em linha com comando no cabeçote e baixo deslocamento volumetrico desenhado nos anos 60 mas neste caso em sua ultima evoluçao trazido ao seculo 21 por meio da injeçao eletronica multiponto um litro superquadrado 61cv parece olhando apenas para os dados algo mediano e sem interesse especial mas nada podia estar mais longe da verdade este motor foi o primeiro grande projeto de aurelio lampredi na fiat e uma de suas obras primas famoso por seu trabalho em exoticos motores na ferrari lampredi veio a fiat nos anos 60 para atualizar os entao cansados e antigos motores da companhia ambos os motores que criou este e o nao menos famoso fiat dohc o do tempra duraram por mais de 20 anos foram o ganha pao da empresa por decadas e fizeram a fiat moderna em termos de propulsor um motor de pedigree impecavel portanto unindo a grande experiencia da fiat em criar motores pequenos economicos e principalmente baratos com todos os intangiveis aspectos que fazem um motor ferrari ser delicioso trazidos a turim diretamente de maranello sem escalas pelo nosso bom amigo lampredi o motor do meu palio era sensacional; liso e suave forte o suficiente para entusiasmar no pequeno carro e um companheiro fiel para dirigir a moda toda vez que saia com ele ele rapidamente entendia meu estado de espirito e acompanhava; se tranquilo ele falava baixo e se mantinha suave e ate torcudo para que esquecesse que estava ali e me perdesse em meus pensamentos mas se estivesse com pressa o carrinho surpreendia se nao em força bruta sim em vontade e alegria em dar tudo que tinha para dar ouvi falar que cortava a 175 km/h em descida em estrada e podia fazer naquele tempo de estradas mais vazias medias acima dos 135 km/h em viagem nao que tenha tentado algo assim tao irresponsavel em via publica sou um pai de familia e cidadao respeitavel existiam defeitos no carro claro o principal era o mecanismo de direçao pesado em esforço nao muito comunicativo nem preciso o volante tambem tinha aro demasiadamente grosso e como ja disse descascou rapidamente com o tempo mas acho que e so o que mudaria no carro na verdade ainda hoje me espanto o quanto de carro pude comprar com tao pouco dinheiro a confiabilidade era impecavel nao me lembro de fazer manutençao alguma nele fiquei com o palio por 3 anos 4 casas 2 empregos e 2 estados diferentes da uniao por um periodo curto mas intenso chegou a ser o unico carro da familia funçao que cumpriu com honra lembro me sempre deste carro quando alguem fala mal de carro mil ou como exemplo de como nao e necessario ser milionario para ter um carro legal as vezes a felicidade esta bem debaixo de nossos olhos e nao percebemos preocupados que estamos em ter sempre mais desconfio que se tivesse usado o dinheiro do palio como entrada de um carro mais caro nao teria sido tao feliz hoje o carro e por lei mais complexo com abs e airbags e menos leve simples e espartano mais caro tambem inevitavel mas e tambem mais potente e a nova leva de tricilindricos modernos com potencia na casa de 80 cv para um litro compensam bem e mais tem um som entusiasmante que parece metade de um porsche 911 aspirado ainda existem entao os carros simples e sao coisas que sao hoje em dia ainda mais legais que em 2001 acima deles nao ha mais cambio manual por exemplo; algo que torna a experiencia de dirigir mais tranquila e calma mas bem menos envolvente eu particularmente gosto muito do polo 1 0 e do peugeot 208 gosto tambem de dirigir o kwid de verdade e so uma pedaleira pouco rigida bancos muito altos e uma carroceria de formato esquisito pequena em cima grande embaixo que me impede ama lo mas o basico pesava 790 kg no lançamento mas o fato e que por coincidencia ou acaso divino depois do palio as coisas começaram a melhorar para este que vos fala troquei de emprego de casa de vida de cidade e esqueci todos aqueles problemas ainda hoje sinto saudades dele muita nao nao quero comprar um palio hoje muito menos fazer um projeto com mais potencia rodas e etc nao e esse tipo de carro era perfeito do jeito que era para o uso que fazia dele felicidade de um lugar totalmente inesperado o melhor tipo de felicidade engraçado notar que e uma experiencia impossivel de se repetir nunca mais poderei tirar um palio 2001 zero km e sair com tanta alegria inesperada pelo mundao ai fora quero comprar um palio velho e reformar good god no como poe eu pergunto ao passarinho black bird o que se faz haven never haven never haven black bird me responde tudo ja ficou atras no presente a mente o corpo e diferente e o passado e uma roupa que nao nos serve mais
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.