devia ser interessante ser o comprador de um superesportivo na decada de 1950 voce encomendava o carro direto com a fabricante e sabia exatamente o que ele teria debaixo da carroceria mas a carroceria em si podia ser do jeito que voce quisesse e caso voce enjoasse do visual ou sofresse um acidente era so mandar o carro de volta para a fabricante e eles colocavam uma nova carroceria do jeitinho que voce quisesse e foi exatamente isto o que aconteceu com o carro sobre o qual viemos falar hoje na serie reis de pebble beach a ferrari 375 mm speciale scaglietti que ganhou o premio best of show em 2014 em 1953 quando a ferrari 375 mm começou a ser fabricada a companhia fundada por enzo ferrari ainda era jovem no segmento dos esportivos de rua que como nao e segredo para ninguem so começaram a ser feitos para que a scuderia ferrari pudesse se manter como equipe de competiçao com a boa reputaçao das ferrari de competiçao os clientes nao tardaram a aparecer um destes clientes era o diretor de cinema roberto rossellini que foi um dos early adopters da ferrari em seus primeiros anos foi em 1950 que descobriu se o affair de rossellini com a premiada e belissima ingrid bergman depois que ela estrelou em stromboli drama que e um dos filmes mais conhecidos do diretor e naturalmente rossellini assumiu o romance anos depois em 1954 o diretor presenteou ingrid bergman com uma ferrari uma 375 mm que ficou conhecida pelo nome da atriz e ate deu origem a uma nova cor que mais tarde foi disponibilizada para qualquer outra ferrari o cinza grigio ingrid com carroceria desenhada e construida pela pininfarina que na epoca ainda se chamava pinin farina a 375mm de ingrid bergman tinha o chassi de nº 0456am e uma carroceria bastante distinta com farois retrateis na dianteira algo que ainda nao se via com tanta frequencia nas ferrari a traseira tinha duas aletas longitudinais que formavam uma especie de caçamba puramente estetica claro [caption id= attachment_256188 width= 1024 align= aligncenter ] foto ultimate car page[/caption] mas a ferrari bergman nao e o carro em questao considere a um bonus a vencedora de pebble beach em 2014 foi a outra ferrari 375mm de roberto rossellini o carro de nº 0402am tambem feito em 1954 meses antes na verdade foram feitas no total 26 unidades da ferrari 375 mm cuja sigla refere se a iconica mille miglia foram disponibilizados dois tipos de motores o tipo 102 para carros destinados a competiçoes e o tipo 108 para carros de rua ambos eram motores v12 de 4 5 litros que usavam quase o mesmo projeto de aurelio lampredi https //www youtube com/watch v=i732iiqpj4k mas o tipo 102 era identico ao motor do monoposto ferrari 375 f1 acima com deslocamento ligeiramente menor 4 493 73 cm³ diametro e curso de 80 x74 5 mm enquanto o tipo 108 era um pouco maior 4 522 68 cm³ curxo e diametro de 84x68 mm e oferecia um funcionamento mais linear ambos os motores usavam tres carburadores weber e os dois entregavam potencia maxima de 340 cv a 7 000 rpm o carro de roberto rossellini nasceu como uma pinin farina spider de competiçao ou seja com o motor tipo 102 mas sofreu um acidente e acertou uma arvore rossellini imediatamente mandou a 375 mm de volta para a ferrari e depois para a carrozzeria scaglieti que ficou encarregada de construir uma nova carroceria a infelicidade de rossellini acabou dando origem ao primeiro carro de rua desenhado por sergio scaglietti que antes da 375mm so havia realizado reparos em outros automoveis e construido carrocerias para carros de competiçao o resultado foi um cupe extremamente elegante com uma carroceria de tres volumes cujo perfil era quase alemao ha em sua silhueta certa semelhança com o mercedes benz 300sl especialmente da coluna a para tras desconsiderando claro as portas asa de gaivota do mercedes ate mesmo a cor o desenho da dianteira com farois mais altos e cobertos por lentes transparentes influenciou diversas ferrari que vieram depois a grade oval trazia dois farois auxiliares nas extremidades e um generoso scoop no capo garantia a admissao de ar suficiente para o v12 seis fendas horizontais em cada para lama dianteiro ajudavam a escoar o ar quente de dentro do cofre e a traseira tinha lanternas pequenas e uma superficie limpa e lisa abrindo mao ate mesmo dos para choques as rodas sao as classicas borrani raiadas ja o interior tinha o tipico acabamento minimalista porem muito bem executado das ferrari da epoca com painel em chapa de auminio como o resto da carroceria e revestimento de couro nos bancos e portas estas com cordinhas no lugar das maçanetas para abrir o carro por dentro um detalhe curioso e o ar condicionado clayton cujo compressor ficava instalado sob o painel e ate tinha acabamento em prata para combinar com o restante do carro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 256183 256184 ] rossellini ficou com a ferrari por alguns anos e depois a vendeu para um italiano chamado mario savona abaixo seu ultimo dono conhecido foi um parisiense chamado charles robert que cuidou do carro ate 1970 quando a 375mm foi roubada e sumiu do mapa ela so apareceu novamente 25 anos depois em 1995 guardada uma garagem subterranea nos suburbios de paris quem encontrou o carro foi executivo da microsoft e colecionador john shirley foi uma compra bem pensada na epoca embora fosse uma ferrai classica nao era um carro tao valorizado shirley passou dois anos restaurando a ferrari segundo as especificaçoes de rossellini quando o diretor encomendou sua reconstruçao especialmente a cor e o acabamento interno o que acontece com estes carros depois que a restauraçao acaba nunca e contado em detalhes e esta ferrari nao e exceçao mas sabe se que jon shirley inscreveu o carro no concours de pebble beach em 1998 e ganhou o premio em sua categoria depois disto o executivo participou de ralis de longa duraçao para classicos por varios anos antes de decidir restaurar o carro novamente a segunda restauraçao foi concluida a tempo de inscrever a 375 mm speciale scaglietti na ediçao de 2014 do concours d elegance e levar o premio principal foi a primeira vez que uma ferrari foi considerada o best of show e a segunda vez na historia do concurso que um carro fabricado depois da segunda guerra mundial faturou a honraria a primeira foi em 1968 quando um maserati mistral 1964 ficou com o premio sim um carro de apenas quatro anos venceu em pebble beach e nos vamos falar dele em um proximo post
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.