no estudo da origem das especies com base na teoria da evoluçao de darwin ha um elemento chamado fossil de transiçao como seu nome sugere o fossil de transiçao e um elemento que apresenta caracteristicas tanto de um ancestral quanto de um descendente um exemplo sao os australopithecus um genero de hominideos que possui caracteristicas do genero homo e tambem dos simios de sua epoca e o nosso ancestral mais antigo o fossil de transiçao dos simios para os humanos ao longo da historia do automovel tambem foi possivel observar a evoluçao das especies o ford mustang e um descendente do pacato ford falcon mas houve um fossil de transiçao entre estas duas especies o ford falcon sprint com caracteristicas do falcon e tambem as caracteristicas que apareceram no mustang — como a carroceria hardtop o motor v8 a suspensao plataforma e boa parte do interior — o falcon sprint e o australopithecus do mustang outra relaçao conhecida entre as especies do genero automobilis e o parentesco entre o fusca e porsche 911 que tem como fossil de transiçao o 356 e sabido que a ferrari f40 e uma descendente da 288 gto sempre incluida como a precursora da linhagem de supercarros de maranello servindo como um embriao para a f40 — especialmente por ter basicamente desenvolvido o motor turbo que seria adotado em sua sucessora mas a f40 nao e a sucessora direta da 288 gto como se pensa antes da f40 houve um fossil de transiçao um elo perdido a ferrari 288gto evoluzione a 288 gto foi uma evoluçao da 308 gtb criada para homologar o modelo para o grupo b da fia o motor era um v8 de 2 9 litros que com dois turbocompressores ihi e injeçao weber marelli entregava 405 cv e 50 6 mkgf era o bastante para chegar aos 100 km/h em cinco segundos e a velocidade maxima era de 306 km/h a 288 gto foi o primeiro carro produzido em serie a ultrapassar os 300 km/h e tambem a primeira ferrari produzida em serie a usar turbos no motor o deslocamento exato era de 2 855 cm³ e havia uma boa razao multiplicado por 1 4 como era exigido pelo regulamento da fia o numero subia para 3 997 cm³ e enquadraria a 288 gto na categoria ate quatro litros uma das exigencias para homologar um carro de competiçao era que ele tivesse ao menos 200 unidades de uma versao de rua fabricadas assim em 1984 a ferrari começou a produzi las e ao mesmo tempo a desenvolver a versao de pista contudo em 1986 a fia decidiu banir o grupo b apos uma sequencia de tragedias que culminou naquele ano com dois acidentes terriveis — em março em portugal quando joaquim santos perdeu o controle de seu ford rs200 e deixou 33 mortos; e em maio na frança quando o lancia delta s4 de henri toivonen e sergio cresto saiu da pista e pegou fogo matando ambos sem ter onde colocar os carros para correr a ferrari decidiu que todas as 272 unidades fabricadas da 288 gto seriam carros de rua a saudaçao ao carro de competiçao que ela poderia ter sido ficava em seu nome — gto e a sigla para gran turismo omologato — mas a verdade e que nenhuma 288 gto foi usada em competiçao isto nao quer dizer porem que a ferrari nao revelou ao mundo como o carro poderia ter sido este carro e a 288 gto evoluzione que foi desenvolvida em parceria com a scuderia michelotto equipe italiana que começou como uma concessionaria da ferrari em 1969 e nos anos 70 conseguiu relativo sucesso nos ralis e foi a escolhida pela ferrari para desenvolver os bolidos da equipe de fabrica nem mesmo a propria ferrari mantem muitos registros da 288 gto evo em sua historia — talvez por tratar se em termos de um programa fracassado visto que jamais chegou a ser completado entre 1985 e 1987 cinco exemplares foram fabricados ou seis se considerarmos o prototipo e nao 20 como previa o regulamento ainda assim seu legado e evidente do projeto da evo sairam a ideia e as linhas da f40 quando se conhece a f40 pessoalmente fica evidente que ela e mesmo um carro de corrida para as ruas — mais pela rusticidade e brutalidade de sua construçao do que pela configuraçao mecanica mas seu fossil de transiçao a 288 gto evo esta impressao fica mais acentuada suas linhas sao agressivas mas tambem rusticas de qualquer forma como todo carro de corrida ela tem sua beleza — que no caso esta exatamente na evidente despreocupaçao com a estetica em favor da funçao assim a carroceria projetada pela pininfarina traz formas mais arredondadas e aerodinamicas com uma dianteira ainda mais baixa e para choques e saias laterais bem proximas do chao a caracteristica visual mais marcante contudo esta atras toda a face traseira do carro e coberta por saidas de ar levantando se a seçao posterior o que se via era pura pornografia trata se do mesmo v8 de 2 9 litros com dois turbos ihi porem calibrado para entregar cerca de 650 cv a 7 800 rpm — 50% mais potencia que na especificaçao de rua com a carroceria mais aerodinamica era o bastante para elevar a velocidade maxima a incriveis 362 km/h [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 308703 308702 308709 308708 ] o segredo tambem estava na leveza apenas a seçao superior da carroceria da gto de rua era mantida todo o resto era feito de kevlar e fibra de vidro enquanto a grande asa traseira era de fibra de carbono — nao por acaso materiais que seriam usados na f40 o interior relativamente confortavel e bem equipado da 288 deu lugar a um ambiente de trabalho bem mais espartano sem tapetes ar condicionado ou sistema de som — sim tambem como na f40 o aspecto do painel alias e muito semelhante ao que acabou no supercarro seguinte a dieta baixou o peso do carro para 940 kg ou 220 kg a menos os cinco carros hoje estao espalhados em coleçoes pelo mundo o know how adquirido com a 288 gto evoluzione serviu como base para a f40 e fez dela o mais iconico dos supercarros da ferrari com um apelo comercial e cultural que nao foi superado por nenhum outro carro de sua linhagem
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