o virabrequim uma peça hoje facil de entender uma arvore com varias manivelas que converte o movimento reciprocante para baixo e para cima dos pistoes em movimento circular por meio de bielas um dos componentes basicos de um motor a combustao interna para se produzir e facil e seu movimento simples parece que nao ha nada de mais nele ate que se lembra que ele roda em mancais e que as bielas rodam nele e que apesar de ir ate a parte de fora do motor e de onde se tira sua potencia afinal de contas tem que faze lo mantendo o oleo dentro do motor hoje e tecnologia dominada mas nem sempre foi assim; e e em seu desenvolvimento que aparece uma das mais exoticas tecnologias automotivas ja criadas o tal virabrequim roletado o nome e uma giria para todo mancal principal de virabrequim e/ou de biela que usa rolamentos tradicionais com esferas roletes de onde vem o roletado ou agulhas como voce sabe hoje em dia praticamente todo motor roda em bronzinas que em ingles sao chamadas de plain bearings e num filme de oleo provido pelo sistema de lubrificaçao sob pressao mas nem sempre foi assim claro sao os rolamentos uma soluçao de menor fricçao por que motivo foram abandonados e qual o motivo de seu aparecimento e sobre isso que vamos falar hoje começando como sempre na perspectiva historica o rolamento de deslizamento harley davidson sportster ultima com rolamento hoje quase todo mundo usa as plain bearings os rolamentos de deslizamento a exceçao costumava ser o v twin da harley davidson que tradicionalmente usava rolamento de roletes em seu simples virabrequim de uma so manivela mas depois de 2021 nem ele permanece hoje apenas nos dois tempos onde sua lubrificaçao acontece por mistura de oleo na carga de admissao que passa pelo carter e o vira antes de subir para a camera de combustao todo motor dois tempos sem compressor com compressao da mistura no carter e assim inclusive o nosso famoso dkw vemag 3 em linha mas no resto o rolamento e ultrapassado a questao dos tipos de mancais usados no vira esteve sempre ligada tambem ao sistema de lubrificaçao e sabemos que por muito tempo este sistema era basicamente inexistente o tal sistema por salpico nele enchia se o carter com oleo e o vira ao rodar espalhava ele para todo lado pas e detalhes para direcionar este espalhamento apareceriam depois claro mas e um sistema simples e facil de ver assim os virabrequins de quase todos os motores modernos agora giram em mancais de deslizamento simples os plain bearings duraveis e baratos sem partes moveis isso e possivel porque os motores atuais tem excelentes suprimentos de oleo filtrado e muitas vezes resfriado circulando sob pressao os mancais de deslizamento sao extremamente duraveis e eficientes porque a fina pelicula de oleo que sustenta o vira ou a biela e extremamente rigida na direçao radial muito mais do que os rolamentos de esferas ou de rolos cujos elementos rolantes elasticos se achatam consideravelmente sob carga os primeiros motores do final do seculo xix tinham mancais de deslizamento revestidos com buchas de latao a lubrificaçao por salpico era acidental; o usuario verificava se havia oleo no carter antes da partida e era o movimento da manivela e da biela que respingava esse oleo em todas as superficies internas incluindo o pistao seus aneis de vedaçao e a biela as buchas de latao sendo bastante duras eram rapidamente desgastadas por quaisquer contaminantes presentes no oleo para resolver esse problema foi desenvolvido um tipo aprimorado de bucha feita de metal branco bastante macio as vezes chamado de metal babbitt em homenagem ao seu inventor isaac babbitt ela apresentava vantagens importantes o rolamento de deslizamento moderno repare no furo e canal por onde passa o oleo e se faz o filme primeiramente o material consistia em cristais de estanho mais duros cercados por um metal mais macio a medida que o eixo girava nesse material o material macio se desgastava expondo o estanho mais duro cuja maior resistencia suportava a carga a segunda propriedade util do metal branco era a sua incorporabilidade contaminantes duros transportados pelo oleo lubrificante em vez de desgastar o munhao eram rapidamente martelados no material macio do mancal a uma profundidade suficiente para se tornarem inofensivos a terceira qualidade util era a textura da superficie a superficie do metal branco composta por cristais de estanho ligeiramente salientes acima de uma superficie inferior de metal mais macio ajudava a formar o filme de oleo um motor dos anos 1920 aqui austin dois mancais com rolamentos atras esferas duplas na frente rolos mas com o sistema de lubrificaçao por salpico esse sistema era basicamente um mancal de desgaste com durabilidade limitada e exatamente por isso que aparece uma soluçao melhor na forma de rolamentos de elementos girantes sejam eles esferas roletes ou agulhas e sim sao inovaçao recente relativamente em 1883 o alemao friedrich fischer havia concebido uma maquina de produçao de esferas e um ano depois estava produzindo 10 milhoes de esferas por semana os mancais com rolamentos de esfera eram duraveis porque eram feitos de aço cromo de alto carbono endurecido em geral esses mancais localizam e alinham seus elementos rolantes com uma gaiola ou separador isso evita que rolos ou esferas se esfreguem entre elas de forma errada esferas com gaiola para nao se tocarem nesses primeiros motores com lubrificaçao via salpico o oleo era constantemente perdido pelos aneis de pistao e guias de valvula de admissao a medida que o oleo no carter se esgotavam os mancais normais superaqueciam e entao travavam os rolamentos de esferas e de rolos podiam durar mais tempo suficiente para que o motorista olhando para tras visse que o motor havia parado de soltar fumaça e percebesse que o carter precisava ser preenchido novamente mas os rolamentos de elementos rolantes tambem tinham suas desvantagens eles estavam sujeitos a falhas por fadiga porque as areas de contato muito pequenas dos elementos rolantes contra suas pistas geravam altas tensoes de cisalhamento subsuperficiais a medida que os ciclos de tensao se acumulavam pequenas imperfeiçoes no metal se transformavam em rachaduras e a falha eventualmente ocorria quando as superficies normalmente polidas de esferas rolos ou pistas se rompiam mas tinham menos fricçao quando novos e funcionavam bem para os motores de entao austin seven veja que ate aqui nao era algo exotico como seria depois em bugattis e porsches um bom exemplo e o austin seven o carro popular ingles extremamente influente neste pequeno quatro em linha de valvulas laterais e 750 cm³ o virabrequim era lubrificado por salpico e inicialmente funcionava com dois mancais dois rolamentos de esferas na dianteira e dois de rolos na traseira passando para tres em 1936 este central de metal branco os fabricantes rapidamente perceberam o valor da durabilidade dos sistemas de oleo circulante bombeado sob pressao com mancais de metal branco mas permanecia um problema os mancais de metal branco eram originalmente fabricados despejando o metal derretido no espaço entre o munhao do virabrequim e a caixa do mancal depois que tudo esfriasse um trabalhador qualificado com ferramentas de raspagem manual encaixava o eixo nos mancais com a folga adequada https //www youtube com/watch v=jbl0y3_yq7i a partir de 1 21 o processo de fundir metal branco nas bielas como voce pode imaginar isso era lento e caro pois exigia um operador habilidoso e experiente lento demais para atender a um mercado de massa para eliminar esse gargalo na primeira guerra mundial os mancais eram usinados como insertos semicirculares de latao com o metal branco ja fundido em sua superficie interna e usinados com precisao sob medida quando esses plain bearings bronzinas casquilhos na verdade rolamentos de deslizamento se desgastavam era facil remover os insertos antigos e colocar novos no lugar peças intercambiaveis mas em partindo de um inserto de aço muito mais resistente em 1923 a allison co de indianapolis patenteou um novo plain bearing que e o ancestral direto das bronzinas motores de automoveis caminhoes e motocicletas atuais uma camada bastante fina de metal branco foi aplicada a esse inserto de aço de maior resistencia e em seguida uma camada adicional de chumbo indio muito macio sobre ela desde entao outras combinaçoes de materiais tem sido utilizadas o chumbo desapareceu devido a preocupaçoes ambientais e o aluminio tornou se uma escolha frequente no lugar do metal branco hoje em dia duram frequentemente muito mais que o resto do motor; definitivamente nao era o usual antes a arte de fazer um virabrequim em varias peças mas voce sabe que e facil montar bronzinas num virabrequim elas vem em duas peças ne mas e um rolamento de esferas por exemplo como monta ele nao pode vir em duas meias luas por sua construçao e funçao entao como faz uma biela de bugatti tipo 35 como monta isso sim; e o virabrequim que e desmontavel a parte de baixo da biela nao e dividida em virabrequim roletado por isso se insere o rolamento no vira e a biela no rolamento sob pressao isso faz uma biela melhor e mais leve e junte isso com a menor fricçao dos rolamentos e o estado da arte ainda primitivo da lubrificaçao e carros de competiçao dos anos 1920 invariavelmente usavam motores roletados nos anos 1950 a porsche foi um expoente desse tipo de virabrequim; usou o nos primeiros 356 pre a e depois no motor de corrida de quatro comandos carrera mas nos anos 1960 ja tinha tambem revertido para mancais de deslizamento normais uma serie de motores de motocicleta tambem usava esse tipo de vira ate os anos 1970 como as kawasaki z1 e as suzuki gs uma junta hirth aqui num pedivela campagnolo ultra torque mas estes viras se beneficiavam em seu sistema de montagem das juntas hirth trata se de um tipo de conexao mecanica que leva o nome de seu criador albert hirth e usada para conectar duas peças de um eixo e e caracterizada por dentes conicos que se engrenam nas faces finais de cada semieixo as juntas hirth consistem em dentes radiais formados por ranhuras fresadas ou retificadas na face final de um eixo cilindrico assim cargas muito altas podem ser transferidas em um pequeno diametro como no caso aqui porem o processo de fabricaçao e complexo demorado e consequentemente caro junta hirth apesar de desejados por preparadores e lasanheiros brasileiros nos anos 1960 e 1970 na realidade apresentavam pouca vantagem ja naquela epoca; mas muitos achavam que este era o segredo da porsche e os queriam mesmo assim em seus fuscas o vira desmontavel do motor porsche four cam sao peças de engenharia fantasticas porem de usinagem precisa montagem complicada e baixo atrito de funcionamento de novo uma prova de que ha mais em veiculos que a mera vantagem numerica fuscas com vira roletado eram chiques e algo sussurrado com veneraçao por entusiastas muito alem do tempo onde serviam realmente para melhorar algo mas o mais legal de todos esses viras nao sao esses famosos porsche roletados e o incrivelmente complexo e elegante virabrequim dos bugatti tipo 35 de oito cilindros em linha dos anos 1920 como disse sam smith um ingrediente elegante e confiavel em uma arma maior mas igualmente elegante uma pequena parte de mais de mil vitorias em apenas dois anos e parte de como se torna um nome de familia tao poderoso que e ressuscitado duas vezes mais tarde para novos supercarros e no segundo renascimento aplicado ao que e provavelmente o ultimo verdadeiro projeto lunar da era da combustao interna o virabrequim desmontavel do bugatti tipo 35 diz h g conway em the grand prix bugatti o virabrequim e um projeto completo de rolamentos de esferas e rolos de grande magnificencia e da mais alta qualidade de engenharia de precisao e de uma beleza que so gente que ama realmente motores a combustao pode apreciar o conjunto completo montado e totalmente montado com rolamentos de rolo no lado grande das bielas que sao em uma so peça claro os mancais principais que sao em cinco o tipo 30 de rua tinha tres por exemplo sao caixas de rolamento de esfera fechadas entre cada par de bielas um bloco retangular fixa cada pedaço separado do vira por meio de pinos de fixaçao que entram como chavetas mas tem uma superficie inclinada uma vez montada a chaveta que e uma para cada cilindro o sistema fica rigido e completamente alinhado https //www youtube com/watch v=rpohtit7ksa veja a desmontagem a partir de 13 25 cada biela pino caixa e eixo sao numerados com o numero do cilindro a que pertence entao pode se desmontar tudo limpar consertar algum desgaste ou problema e depois montar tudo de novo sem erro apesar das incriveis tolerancias e precisao e das forças que o conjunto tem que suportar solte este pino e tudo se desmonta com as maos sem esforço algum toda peça milimetricamente ajustada a outra incrivel desmontado repare onde vai o pino de fixaçao e os roletes o sistema de lubrificaçao e forçado ja neste que e essencialmente um motor de f1 de 1923 mas nao ha a furaçao do vira para passar o oleo sob pressao para as bronzinas fazendo o vira girar neste filme de oleo claro ha jatos de oleo direcionados aos rolamentos do vira o desenho de h g conway para quem quiser fazer o seu como rolamentos como ja dissemos se deformam e duram pouco vistos do mundo de hoje claro a desmontagem e troca de rolamentos deveria acontecer a cada 8000 km muitos donos fazem isso durar mais principalmente trocando de oleo multiplas vezes; essencialmente a cada vez que vai para pista ou faz uma viagem tambem e usual hoje usar um filtro moderno dentro do recipiente antigo que filtra melhor do que o que havia naquela epoca mas quando se liga o carro o oleo esta frio o que acontece e que os roletes derrapam no oleo frio nao rolam e se eles por causa disso desenvolverem um flat spot ja viu ne diz o especialista nesses carros david wallace o truque e que quando voce esta aquecendo o motor nao sobe muito giro voce liga e mantem uma rotaçao constante — wahhhhhhh sabe e entao ha uma pulsaçao lenta do acelerador — waaahhhwah waaahhhwah sem picos ate o oleo ficar quentinho ai nada quebra eles paciencia e uma virtude aqui com carros de 100 anos a durabilidade do virabrequim e ditada por quantas vezes os rolamentos foram trocados quando se troca os roletes deve se usinar o munhao e colocar roletes maiores uma hora acaba vira para usinar mas existem hoje empresas que fazem peças novas a ivan dutton na inglaterra desenvolveu um rolamento de agulhas para suas bielas usando roletes minusculos as agulhas o rolete original de um bugatti tem 11 mm de diametro e essas agulhas sao de 4 mm ou menos e assim nao sao tao sensiveis a aceleraçao desaceleraçao e derrapam menos mas gente como a pur sang na argentina resolveu isso de outra forma usa mancais de deslizamento modernos pode nao ser tao lindo como o artigo original mas e bem mais duravel e tranquilo junte isso com a ordem de igniçao alterada o distribuidor moderno de ford v8 no lugar do magneto e taxa de compressao aumentada e se tem um bugatti t35 zero km que apesar de identico em quase tudo ao original dura mais e fornece 200 cv de seu oito em linha de 2 3 litros com supercharger bem acima dos 150 cv originais https //www youtube com/watch v=m_jl1ayszys a tecnologia avança e nos ajuda sim mas isso ajuda a explicar o motivo dos bugatti originais ainda serem preferidos por muitos como relogios mecanicos sao maquinas que mesmo 100 anos depois de construidas nos impressionam pela arte e funcionalidade incriveis e a julgar pela industria de reposiçao que ainda existe hoje para eles sao carros que nunca vao desaparecer ja pensou nisso um carro eterno uma herança familiar e o que e um bugatti
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