A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História Motos

A história da Honda CB600F – a emblemática Hornet

Até não muito tempo atrás, era fácil saber qual era a naked de média cilindrada mais popular do Brasil: a Honda CB600F Hornet.  Comercializada no Brasil entre 2004 e 2014, a "Ornét" vendeu 47.773 exemplares antes de ser substituída pela atual representante da Honda no segmento, a CB 650F, que é movida por um quatro-cilindros DOHC de 649 cm³ e 88 cv. Sem o sobrenome e com visual mais atlético, a CB 650F não tem o mesmo carisma e ainda não caiu no gosto do público da mesma forma – tanto que hoje ela é apenas a terceira naked mais vendida, superada pela Yamaha MT-03, que é bem mais acessível e tem um motor bicilíndrico de 321 cm³ e 42 cv; e pela irmã menor, a CB 500F, que também tem motor de dois cilindros, porém de 471 cm³ e 50 cv. Para se ter ideia, em 2009, a Hornet atingiu seu maior número de vendas anuais: 6.136 unidades. Em comparação, no ano de 2018 a CB 500F vendeu 2.721 exemplares, enquanto a CB 650F emplacou 1.852 unidades. E ambas perderam de lavada para a Yamaha MT-

Matérias relacionadas

Honda XLX: a história de uma das motos off-road mais famosas do Brasil

Dalmo Hernandes

A pré-história do automóvel: os carros que vieram antes do Benz Patent-Motorwagen | Parte final

Dalmo Hernandes

O fim do Ford Focus – parte 1: relembre a trajetória, o sucesso e o declínio do modelo no Brasil

Leonardo Contesini