entre os entusiastas steve mcqueen e uma lenda principalmente por causa de sua participaçao lendaria em bullitt o classico de 1968 que tem como astros o proprio mcqueen e seu ford mustang gt highland green com motor v8 390 o bom gosto para carros do cara mais cool da galaxia era irretocavel e sua relaçao com os automoveis ja foi tema de muitos posts por aqui [gt40 content search= anos 60 widget= 1 ] mas steve mcqueen era um gearhead completo que gostava de tudo que tivesse rodas motor e andasse rapido e assim ele conseguiu ser um icone nao apenas entre os fas de carros mas tambem aos adeptos das motocicletas ja contamos como steve mcqueen ajudou a triumph e a lendaria bonneville a firmar sua reputaçao no inicio dos anos 1960 acontece que por mais que a primeira moto de mcqueen tenha sido uma triumph se voce leu o post certamente ja sabia disto sua imagem e mais fortemente associada a outra fabricante europeia de motos a sueca husqvarna das armas as motos a husqvarna foi fundada em 1680 na antiga cidade de huskvarna no sul da suecia como fabricante de mosquetes armas de fogo que precederam as espingardas modernas sendo muito maiores e mais pesadas a fabricante pertencia a realeza sueca e foi assim ate 1757 quando foi privatizada ate a segunda metade do seculo 19 a husqvarna continuou fabricando armas tanto que mais de 10 mil rifles foram produzidos em 1870 mas poucos anos depois passou a dedicar se a fabricaçao de utensilios domesticos e maquinas de costura feitas de ferro fundido a cidade de huskvarna ja nao existe mais foi incorporada em 1970 a vizinha jonkoping a companhia batizada husqvarna porem segue firme e forte ate hoje e faz questao de lembrar suas origens o emblema da marca representa a mira de uma arma do ponto de vista do atirador em 1896 acompanhando o inicio da urbanizaçao e a melhoria gradual da infraestrutura de modo geral a husqvarna começou a fabricar bicicletas dali foi um pulo para que tivesse inicio a produçao de motocicletas que em seus primeiros dias eram pouco mais que bicicletas motorizadas a primeira moto husqvarna foi produzida em 1903 ainda que na pratica o motor monocilindrico utilizado pelos suecos fosse importado da alemanha a husqvarna faz questao de afirmar que e a mais antiga fabricante de motocicletas em atividade ininterrupta la se vao 115 anos desde entao e de fato jamais a husqvarna deixou de fabricar motos mesmo nos periodos de conflito isto porque como a suecia se manteve neutra durante a primeira guerra mundial que ocorreu entre 1914 e 1918 a husqvarna pode continuar desenvolvendo seus produtos em 1918 a husqvarna começou tambem a fabricar motores ainda que utilizasse projetos de outras marcas mais ou menos na mesma epoca a companhia firmou um acordo com o exercito sueco para fornecer motos aos soldados e em troca conseguiu subsidios que permitiram seu ingresso em corridas em 1920 a husqvarna abriu sua primeira fabrica de motores inteiramente dedicada a fabricaçao de seu primeiro propulsor desenvolvido totalmente in house um v twin dois tempos de 550 cm³ que era bastante semelhante ao que se encontrava nos eua especialmente os motores das harley davidson e indian da epoca uma husky com motor de 550 cm³ fabricada em 1920 impressionante como e dificil encontrar fotos de motocicletas daquela epoca que nao tenham sido feitas durante algum evento sobre um gramado dentro de poucos anos a husqvarna foi se tornando uma grande força nas corridas de grand prix pela europa conquistando na decada de 1930 diversos podios e algumas vitorias como no gp da suecia em 1931 com uma dobradinha conquistada pelos pilotos ragnar sundqvist e gunnar kalen a husqvarna tambem competiu no tourist trophy de isle of man certamente a corrida de motocicletas mais dificil e perigosa do planeta e um de seus pilotos o jovem ernie nott chegou em terceiro na categoria junior ate 350 cm³ ernie nott em 1931 o desempenho nas pistas garantiu a reputaçao nas ruas e em 1939 a husqvarna liderava com folga a industria motociclistica da suecia isto posto a real vocaçao da fabricante era outra mas isto so seria descoberto pouco depois o nascimento do motocross e o dominio da husky [youtube id= pzldschubmw width= 620 height= 350 ] a suecia se manteve neutra durante a segunda guerra mundial ainda que tenha feito concessoes tanto em favor dos alemaes quanto dos aliados durante o conflito ou melhor talvez tais concessoes tenham ajudado a manter esta neutralidade enquanto isto a husqvarna afastava se oficialmente das corridas de grand prix embora suas motos ainda fossem muito utilizadas nas mesmas a fabricante sueca percebeu que nao conseguiria ir muito mais longe enquanto em plena escandinavia continuasse fazendo motos a moda norte americana eles precisavam encontrar sua propria identidade e isto envolvia moldar seu produto ao mercado europeu foi assim que a husky como ficou conhecida passou a fabricar motocicletas menores e mais leves com motor dois tempos monocilindrico e cambio de duas marchas e isto nao poderia ter acontecido em melhor hora pois paralelamente a esta mudança de direcionamento uma nova forma de motociclismo começou a ganhar popularidade na escandinavia o motocross a nova modalidade disputada em circuitos off road fechados cheios de obstaculos era perfeita para as motos leves ageis e robustas da husqvarna em especial a silverpilen de 1955 que tinha um monocilindrico de 175 cm³ garfo telescopico na dianteira motor apoiado no quadro e amortecedores hidraulicos era um conjunto revolucionario e eficiente que aliado ao visual esportivo com o tanque pintado em vermelho e preto foi um sucesso imediato quatro anos depois em 1959 a husqvarna conquistou seu primeiro titulo mundial de motocross com o sueco rolf tibblin na categoria ate 250 cm³ tibblin era conhecido como um dos pilotos de motocross mais competitivos de sua epoca ele tambem foi campeao mundial de motocross em 1962 e 1963 com uma husky de 500 cm³ [youtube id= fg68wz__frq width= 620 height= 350 ] mas ele nao foi o unico a husqvarna tambem clamou para si os titulos mundiais de 1962 1963 e 1966 na categoria ate 250 cm³ com torsten hallman; de 1969 e 1970 com bengt åberg na categoria ate 500 cm³; e de 1974 com heikki mikkola na mesma categoria a reputaçao da husky na europa estava cimentada e permanece em pe ate hoje [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] edison dye o pai da husky nos eua paralelamente a cena do motocross nos eua começava a se desenvolver motos grandes e pesadas da harley davidson e da indian eram utilizadas nas competiçoes e sofriam para acompanhar o ritmo das motos importadas como as britanicas da triumph e bsa as alemas da bmw edison dye um jovem veterano da segunda guerra foi um dos muitos que nao suportaram voltar a rotina apos toda a adrenalina do combate e se tornou piloto mas dye nao era o maior fa que existia das motos norte americanas na verdade ele nao suportava suas falhas assim pouco antes da virada dos anos 50 ele decidiu conhecer o mundo começando pela europa ele se experimentou algumas maquinas europeias como as ja citadas bsa e triumph comprou uma bmw r695 e andou com ela por algum tempo aquela altura ele notou que preferia acompanhar as corridas do que participar delas focando se mais nas motocicletas em si aos poucos ele foi desenvolvendo a ideia de vender motos europeias nos eua pois sabia que existia um mercado para elas especialmente entre os entusiastas do motocross e foi assim que ele decidiu procurar a husqvarna conhecendo sua fama de invenciveis na cena europeia do motocross ele comprou duas motos uma delas para usar em competiçoes e a outra para servir como chamariz e permitir que potenciais clientes norte americanos conhecessem a husky de perto pouco depois ele entrou em contato com o piloto malcolm smith um dos mais talentosos dos eua a ideia era coloca lo em cima de uma husky e ve lo vencer corridas a melhor forma de publicidade para uma fabricante de veiculos fossem eles carros ou motos naquela epoca malcolm nao topou logo de cara ele preferiu continuar correndo com sua moto greeves produzida no reino unido era o peso da tradiçao britanica provavelmente e experimentar a husqvarna no dia a dia a moto tinha um motor monocilindrico de 250 cm³ enquanto as norte americanas variavam entre 500 cm³ e 750 cm³ e malcolm smith ficou realmente impressionado com seu desempenho foi quando ele decidiu finalmente no inicio dos anos 60 disputar uma prova no deserto com ela depois de vencer a corrida smith tornou se um piloto fixo de edison dye posto que ocupou por cerca de seis anos as husky eram simplesmente imbativeis e a estrategia funcionou em seu primeiro ano como importador oficial da husqvarna nos eua ele vendeu 100 motos no segundo ano foram 500 no terceiro 1000 motos suecas foram compradas por norte americanos a partir dai edison dye começou a levar pilotos da suecia para correr nos eua e assim promove las ainda mais elas vendiam feito pao quente dye levava um trailer para o local da corrida cheio de motos e voltava para casa sem nenhuma delas nao muito tempo depois passaram a ser tres trailers em 1967 vinte pilotos suecos e toda a infra estrutura da equipe de fabrica da husqvarna foram para os eua o efeito colateral disto tudo no começo dos anos 70 competiçoes de motocross eram tao populares nos eua quanto na europa e atraiam todo tipo de pessoa ate mesmo astros do cinema como steve mcqueen que em troca levou a husqvarna as telas do cinema como veremos na segunda parte deste post
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