ha pouco mais de uma semana começamos a contar aqui no flatout a historia da jeep e começamos do começo quando a fabricante de utilitarios mais emblematica do planeta ainda era so uma ideia e o primeiro jeep era um artefato militar acontece que ele era um artefato militar tao bom tao adorado pelos soldados e um projeto tao competente que a willys sua criadora nao podia deixar passar a oportunidade de transforma lo em um veiculo civil [gt40 content search= suv widget= 1 title= utilitarios no gt40 ] a demanda foi praticamente imediata e lançado em 1945 o willys cj de civilian jeep foi um sucesso tanto que a sua fabricante seguiu a receita por decadas mantendo o jeep original em linha ao lado de lançamentos mais modernos caras como o jeep wagoneer que foi o sucessor do willys jeep station wagon conhecido no brasil como rural o wagoneer como dissemos e considerado pioneiro entre os tradicionais utilitarios esportivos americanos ele tinha chassi de jeep porem a carroceria tinha estilo mais proximo ao de uma perua e o interior tinha ergonomia e itens de conforto tipicos dos carros lançado em 1962 como modelo 1963 o wagoneer foi produzido sem interrupçoes e sem mudanças radicais no projeto ate 1991 ao longo destes 29 anos muita coisa rolou com a marca jeep voce vai lembrar que em 1953 a jeep foi adquirida pela kaiser motors fabricante de detroit que viu na marca de veiculos 4x4 uma boa oportunidade de lucro acontece que dez anos depois este lucro ainda nao tinha vindo pelo contrario apesar dos otimos modelos e do sucesso nas vendas a empresa continuava perdendo dinheiro entao em 1970 outra companhia decidiu comprar a kaiser jeep seu nome american motors corporation fabricante surgida em 1954 na cidade de southfield em michigan a amc havia surgido das cinzas de duas empresas mais antigas a hudson e a nash e sua missao era encarar as tres grandes de detroit com um orçamento bem menor e aquela altura quem observasse a linha da fabricante diria que eles conseguiram amc javelin amc gremlin no ano de 1970 a amc ja havia feito sucesso com o compacto rambler e lançado seu primeiro pony car o javelin a companhia estava colocando no mercado o subcompacto gremlin um hatchback com capo longo um pequeno banco traseiro para duas pessoas e uma silhueta bem diferente dos rivais que dividiu opinioes mas conquistou fas era uma epoca de apostar alto e a companhia viu na jeep a oportunidade de entrar de cabeça em mais um segmento a relaçao entre as duas companhias como ja vimos começou antes como dissemos em 1965 o wagoneer começou a usar um motor v8 amc de 5 4 litros e 253 cv comprado diretamente com a fabricante o motor era opcional e se mostrou bastante popular entre os clientes em 1966 o super wagoneer ganhou uma versao de 275 cv do mesmo motor paralelamente em 1967 o wagoneer deixou de ser oferecido com traçao traseira ficando apenas os modelos com traçao nas quatro rodas o sucesso da parceria levou a compra da kaiser jeep pela amc naquele começo de 1970 o beneficio para a amc seria expandir sua participaçao no mercado enquanto a jeep ganharia em controle de qualidade acabamento e noise vibration and harshness os niveis de ruido vibraçao e aspereza a amc manteria a marca jeep mas passaria a intervir diretamente no design dos veiculos [youtube id= akvtqaw_csa width= 620 height= 350 ] em 1971 todos os motores do wagoneer eram de origem amc incluindo um seis em linha de 4 2 litros e dois v8 de 5 9 e 6 6 litros em 1972 um v8 de 304 cm³ cinco litros começou a ser oferecido no jeep cj que ganhou desempenho e relaçao peso/potencia comparaveis aos de um muscle car o chassi e a carroceria tambem passaram por mudanças ganhando em entre eixos e largura alem de modificaçoes esteticas como linhas mais arredondadas no geral e um novo painel de instrumentos entao em 1974 veio outra novidade o jeep cherokee apesar do novo nome o cherokee era em essencia uma nova versao de duas portas do wagoneer o utilitario ja havia usado uma carroceria de duas portas mas as linhas gerais eram bem parecidas com o modelo de quatro portas sob a batuta da amc o cherokee ganhou novas janelas laterais menores e mais arrojadas com a opçao por uma seçao basculante alem disso so podia ser equipado por dois motores diferentes um seis em linha de 4 2 litros e 112 cv; um v8 de 5 9 litros com 177 cv carburador simples ou 195 cv carburador duplo e um v8 de 6 6 litros e 215 cv este ultimo com virabrequim e bielas forjados alem de bloco com uma liga especial com maior proporçao de niquel era capaz de levar o jeep cherokee a mais de 160 km/h mais veloz que qualquer outro 4x4 da categoria foi o maior motor ja oferecido em um jeep em toda a historia ate hoje so que o detalhe mais importante ao menos para este texto estava no catalogo de venda do entao recem lançado jeep cherokee em uma das linhas do impresso estava o primeiro uso da expressao exata sports utility vehicle que e o significado da sigla suv de fato o cherokee mantinha toda a capacidade off road de qualquer outro cherokee porem com uma dose extra de esportividade e jovialidade quando esta imagem se estabeleceu firme a amc colocou no mercado uma versao de quatro portas do cherokee a receita mostrou se acertada o primeiro jeep cherokee tornou se um formador de tendencias ao cunhar o termo suv e seguiu em produçao ate 1983 quando a amc decidiu que era hora de finalmente aposentar o wagoneer lançado em 1963 a ideia inicial era investir no cherokee dando a ele uma nova geraçao completamente remodelada com visual mais moderno e condizente com a decada que se iniciava e isto foi feito o novo cherokee tinha formas retilineas e em vez de construçao com carroceria sobre chassi passou a usar um monobloco o novo utilitario com versoes de duas e quatro portas de dimensoes identicas usava motores ja conhecidos da amc era um veiculo robusto mas ao contrario do que alguns pensam jamais foi vendido com motor v8 de fabrica tal decisao era reflexo da percepçao que a amc tinha do mercado em vez de investir no espirito off road dos jeep eles acreditavam que era preciso deixa los mais proximos dos automoveis o sucessor do jeep cj era outra evidencia disto seu nome era wrangler e ele foi totalmente desenvolvido pela amc com lançamento em 1986 o wrangler denominado yj manteve as linhas basicas do cj porem com farois quadrados e uma enfase maior no conforto ao rodar e na dinamica sobre o asfalto ele tinha bitolas mais largas suspensao mais macia e menor distancia do solo claro a suspensao ainda usava um eixo rigido com molas semi elipticas nos dois eixos mas agora havia barras panhard e estabilizadores para torna lo mais agil no uso corriqueiro os motores se resumiam a um quatro cilindros de 2 5 litros e dois seis em linha um 4 0 e um 4 2 enquanto isto o wagoneer antigo seguia em produçao rebatizado como grand wagoneer a amc viu que a demanda pelo modelo era alta e fez a coisa certa mantendo o em linha sem grandes alteraçoes acontece que as coisas ja estavam para mudar novamente ja em 1979 a amc realmente se empolgou com esse negocio de traçao integral e decidiu lançar aquele que ficaria conhecido como o primeiro de todos os crossovers americanos o amc eagle imagine um veiculo com carroceria hatchbach seda ou cupe porem com suspensao elevada pneus lameiros e traçao nas quatro rodas a fabricante contratou a britanica ff developments que fora responsavel pela traçao integral do jensen ff e anos mais tarde faria o sistema de traçao integral do prototipo do jaguar xj220 para trabalhar no eagle por alguma razao eles nao quiseram aproveitar toda a tecnologia que tinham a mao com a jeep acontece que a medida que os anos 80 avançavam a amc ia perdendo mercado seus carros compactos ja nao eram vantajosos porque os preços dos combustiveis começaram a cair novamente alem disso em 1979 a renault havia adquirido uma boa quantidade de açoes da american motors corporation que em troca usaria recursos dos franceses em suas proprias fabricas e ate lançaria uma versao rebatizada do renault 5 chamada renault le car em 1983 a renault passou a controlar a amc financeiramente em 1985 porem a situaçao começou a ficar insustentavel com novos modelos mais potentes e modernos oferecidos pelos rivais a demanda pelos amc começou a minguar uma soluçao temporaria foi aproveitar que havia capacidade de produçao em excesso para vender mao de obra a chrysler que precisava suprir o desejo do mercado por modelos como o plymouth fury e o dodge omni mas nao tinha uma fabrica [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] foi neste cenario meio caotico que em 1987 a renault decidiu vender sua parte da amc a chrysler havia uma intençao oculta nisto a lee iacocca executivo chefe da empresa na epoca estava interessado na jeep e enxergava muito potencial em alguns projetos que estavam em desenvolvimento como o substituto do wagoneer mas nos vamos falar disso no proximo post terceiro e ultimo da historia da jeep
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