tem gente que nao entende o valor de provas tradicionais como as 24 horas de le mans arquivam ela na pasta de frivolidades de gente ligada a competiçao com automovel e ignora totalmente o assunto mas a importancia dela vai muito adiante de apenas ser uma corrida que dura 24 horas para nos que amamos automoveis sua importancia e clara bentley e alfa romeo se tornaram famosas por vencer a prova nos anos 1920 e 1930 a jaguar antes desprezada por fazer carros bonitos mas lerdos no pre guerra provou seu sangue puro com cinco vitorias nos anos 1950 porsche quando ganhou a categoria ate 1 100 cm³ em 1950 era uma pequena empresa desprezada por fazer carros derivados de vw o respeito por ganhar a prova ainda que na categoria foi o impulso para que perseguisse mais; o inicio de uma historia que lhe daria um total de 19 vitorias na prova começando com o 917 em 1970 ford todos sabemos provou ser maior que ferrari nao por produzir mais carros mas por quebrar a serie de vitorias italianas em le mans ganhar le mans e importante nao ha duvida [caption id= attachment_262232 align= aligncenter width= 1000 ] le mans 1973 matra vence [/caption] olhar a lista de marcas vitoriosas em le mans e ver uma lista de empresas que levam a direçao esportiva a serio o que e um puro sangue ganhar le mans parece ser o passo principal para ser um mas nao e so isso na frança vencer a prova e um desejo patriotico recorrente renault e peugeot talvez so tenham se dedicado a vencer a prova pela gloria da bela frança mas tambem uma serie de empresas menores nasceram e floresceram buscando a gloria na prova que acontece normalmente todo junho empresas que talvez nao existiriam sem a prova empresas como a matra e porque a matra nao existir seria algo ruim e o que vamos contar hoje o inicio o envolvimento da matra em automoveis e quase acidental nascida como fabricante de componentes aeronauticos perto do inicio da segunda guerra por marcel chassagny no pos guerra decide investir em uma area pouco explorada no pais a de foguetes e um sucesso estrondoso a empresa crescendo basicamente com o governo frances como cliente principalmente com aplicaçoes militares mas tambem aeroespaciais o asterix 1 primeiro satelite frances e projeto da matra o sucesso traz expansao e diversificaçao de materiais plasticos a telecomunicaçoes passando por equipamentos ferroviarios e avioes ate que em 1962 o braço de plasticos da matra o generale d’aplications plastiques sediada na cidade de romorantin a 120 quilometros ao sul de paris recebe um pedido de fornecimento da carroceria do bonnet djet novo carro de motor central da pequena empresa de rene bonnet [caption id= attachment_262238 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro d b base citroen[/caption] aqui um parentese e necessario e um que nos leva de volta a le mans mas primeiro a uma uma pequena garagem de construçao de veiculos de traçao animal num suburbio ao sudeste de paris chamado champigny sur marne numa oficina chamada maison deutsch fundada a mais de 120 anos atras em 1929 o jovem charles deutsch herda esta oficina com a morte prematura de seu pai resolve vender o negocio para terminar a faculdade de engenharia que entao cursava o comprador foi justamente rene bonnet os dois se tornam grandes amigos em volta de um interesse comum o automovel em pouco tempo começavam a fazer carros de competiçao com desenhos do jovem deutsch e na oficina de bonnet; nascia a marca d b [caption id= attachment_262241 align= aligncenter width= 999 ] panhard dyna x[/caption] era uma marca totalmente amadora claro que existia apenas para prover o entusiastico bonnet com carros de corrida mas no pos guerra deutsch interessado na nova formula junior para monopostos ate 500cm3 resolve desenhar um carro para a categoria usando o novo bicilindro contraposto de panhard et levassor lançado em 1948 no panhard dyna x deslocando originalmente 610 cm³ facilmente podia ser reduzido para 500 cm³ alem disso era uma pequena joia as bielas eram em uma so peça e o virabrequim era roletado a camara de combustao era hemisferica valvulas opostas com pequenas barras de torçao como molas arrefecido a ar era um motor levissimo girador suave e potente para a cilindrada e muito eficiente com economia de combustivel e velocidade impares para a categoria o dyna x era um carro de traçao dianteira; o formula junior d b teria portanto esta estranha configuraçao para um carro de corrida [caption id= attachment_262237 align= aligncenter width= 999 ] o formula junior d b [/caption] mas foi um sucesso tremendo de qualquer forma com este sucesso as portas da panhard se abriram para a pequena empresa um acordo e firmado com paul panhard no fio do bigode sem nenhum papel ou advogado por perto panhard forneceria peças a preço de custo mao de obra da fabrica emprestada publicidade conjunta garantias a fornecedores alem disso para cada premio que a db ganhasse em corridas a panhard dobraria o valor a d b praticamente se torna o braço esportivo da panhard criando carros para competiçoes de carro esporte e tambem os vende nas ruas se torna multipla vencedora de la mans na categoria ate 750 cm³ uma fonte de orgulho aos franceses e uma publicidade de valor inestimavel para a panhard por anos a fio mas quando chegam os anos 1960 a parceria de deutsch e bonnet estremece deutsch era engenheiro concursado em uma estatal francesa e teoricamente tinha envolvimento apenas amador com a d b a empresa para todos os efeitos legais pertencendo a bonnet este nao tinha outra fonte de renda e vendo a situaçao ruim da panhard acabaria vendida a citroen em 1967 resolve quebrar o acordo de cavalheiros e se associar a renault deutsch nao concorda resultando numa separaçao deutsch claro saiu da parceria sem nada mas contratado por paul panhard por mais um ano vence le mans na categoria mais uma vez provando quem era o genio mecanico da parceria afinal bonnet nao se importou muito; tinha seus planos de se tornar um fabricante de algum volume nasce entao a automobiles rene bonnet seu primeiro carro e o primeiro de rua no mundo com motor central traseiro uma berlinetta com mecanica renault e muito parecido por fora com os alpine contemporaneos sua estrutura era tubular em aço mas a carroceria como ja tinha feito nos db panhard era em plastico reforçado com fibra de vidro matra mas bonnet como se pode imaginar nao durou muito entre 1962 e 1964 tenta bravamente manter se funcionando mas acaba insolvente seu maior credor e o fornecedor de carrocerias em plastico uma empresa do grupo matra acaba tomando posse do pequeno fabricante em setembro de 1964 [caption id= attachment_262236 align= aligncenter width= 999 ] djet primeiro matra de rua [/caption] marcel chassagny ve na grande tradiçao em competiçoes da pequena empresa uma oportunidade tinha um objetivo bem diferente na cabeça um objetivo empresarial de levar o nome da matra a gloria e ao conhecimento do mundo la fora vencendo le mans e na formula 1 a nova matra sports s a fica a cargo de jean luc lagardere o jovem diretor da empresa que no futuro substituiria chassagny no comando do conglomerado um extenso programa de competiçao e iniciado que levaria a vitorias na formula 1 mas mais importante a tres vitorias em le mans de 1972 ate 1974 movidos por v12 proprios os prototipos da matra ainda ecoam os mais incriveis urros jamais produzidos por um motor em la sarthe ate hoje no museu da marca em romorantin a musica ambiente que toca ad infinitum e a melodia de doze cilindros da matra estes carros e motores criaram varios rumores de que um matra de rua com uma versao amansada dos v12 de corrida apareceria mas infelizmente isso nunca aconteceu manteve a operaçao de automoveis pequena fabricando carros quase como um meio de reduzir os custos do programa de competiçao seu grande interesse em 1969 e firmado um acordo com a simca entao parte da chrysler europa os proximos matra teriam mecanica e componentes simca e seriam vendidos e mantidos por concessionarios da marca os carros de competiçao em le mans seriam agora chamados de matra simca muitas vezes os carros de rua da marca sao esquecidos frente aos de competiçao mas sao todos projetos interessantissimos diferentes e inovadores que muitas vezes moveram o estado da arte automobilistico para adiante e a melhor maneira de contar esta historia e falar de cada um deles um de cada vez matra djet 1964 1967 logo que comprou a marca a matra levou a produçao para sua planta de carroceria em romorantin; este se tornaria o famoso lar da marca e que hoje abriga o museu outra providencia imediata criar uma equipe de engenharia de verdade para a fabrica de carros antes claro era tudo construido em oficinas sem projeto a matra um conglomerado focado em engenharia e ciencia aplicada nao poderia continuar assim o djet escrito assim para foneticamente soar como jet em ingles portanto melhora muito ao passar dos anos apesar de piorar um pouco em estilo com para choques mais narigudos e outras mudanças com origem em legislaçao o carrinho era realmente sensacional apesar das origens humildes o motor montado longitudinalmente em posiçao central traseira vinha do renault 8 e o cambio da van estafette com 1 1 litro e 65 cv chegava a uma maxima de 165 km/h depois motores gordini com camara hemisferica e 100 cv foram usados para mais de 200 km/h o carrinho pesava apenas 610 kg um claro exemplo de alto desempenho nao por alta potencia mas sim baixissimo peso matra m530 1967 1973 o projeto do m530 começou assim que a marca de automoveis matra apareceu chefiada por phillipe guedon ex simca uma equipe formada por engenheiros de foguetes criou um carro que se um pouco lerdo e criticado por isso quando novo era ainda assim extremamente inovador e original um exemplo maravilhoso de pensamento fora da casinha bem fora mesmo uns bons quilometros da casinha na verdade tinha motor central traseiro longitudinal uma unidade motor cambio do ford taunus alemao de traçao dianteira mas parecia tanto um carro esporte quanto um buggy psicodelico frances era um 2+2 teto targa e vidro basculavel traseiro removivel incomum em carros com motor central traseiro um generoso porta malas existia la atras tambem a estrutura do carro seguia o principio dos d b de estrutura em aço com carroceria em resina poliester reforçada com fibra de vidro mas agora o processo era mais moderno moldes de smc com desenho definido em ambos os lados substituia o artesanal e comum metodo de laminaçao manual em molde aberto com um lado so a matra se tornaria lider na tecnologia de moldagem via smc o carro nunca foi sucesso mesmo contando com a rede de concessionarias simca para venda e reparo a partir de 1969 o desempenho contido do motor v4 de apenas 1 7 litro e 78 cv em um carro que agora pesava mais de 900 kg era constante reclamaçao principalmente pelo preço alto e vindo de uma empresa que entao produzia os v12 de competiçao mais exoticos de sua epoca matra simca bagheera 1973 1980 primeiro fruto da parceria com a simca o bagheera tem grande participaçao da chrysler europa em sua criaçao ate no nome a pantera negra dos livros de rudyard kipling foi sugerida pelos americanos nome de missil militar como m530 nao era la muito politicamente correto seu lançamento e auspicioso em le mans 1973 ano de vitoria da matra o carro era interessantissimo e bem menos estranho que o anterior minusculo de novo com motor central traseiro ainda assim podia levar tres passageiros em uma fileira dianteira piadas envolvendo franceses e sua fixaçao com menage a trois sao inevitaveis aqui os componentes agora sao todos simca claro um quatro em linha ohv transversal de 1 3 litro que com dois carburadores duplos dava entusiasmados 85 cv a 6 000 rpm num carro que pesava 965 kg em 1976 aparece o bagheera s com uma versao de 1 5 litro e 90 cv do mesmo motor como se tornava tradiçao generoso porta malas atras do motor tambem era parte da especificaçao deste extremamente bem empacotado cupezinho em 1974 a matra tenta fazer um supercarro do bagheera sem gastar muito dinheiro junta dois motores de 1 3 litro em um angulo de 82° por meio de um carter comum que incorporava suporte para uma corrente que juntava os dois virabrequins um u8 que com dois weber duplos dcnf 36 por motor e deslocando exatos 2 588 cm³ produziu 170 cv o motor agora era longitudinal traseiro e usava caixa de cambio porsche apesar de promissor permaneceu apenas um prototipo [caption id= attachment_262209 align= aligncenter width= 800 ] o u8 para o bagheera[/caption] em 1978 a chrysler em crise financeira grave vende a simca para o grupo psa os simca sao renomeados talbot e no seu ultimo ano o bagheera se torna um talbot matra matra simca rancho 1977 1984 produzido em paralelo aos seus carros esporte o matra simca rancho era mais uma ideia genial se totalmente fora do normal que emana de romorantin baseado na versao furgao do hatch simca 1100 era um furgao misto passageiros carga com cores de veiculo off road execrado pelos entusiastas da epoca por nao ser um off road de verdade o rancho foi nao obstante um incrivel sucesso de vendas poucos tinham dinheiro para um range rover mas a aparencia dele podia ser conseguida aqui com grande desconto foi produzido ate 1984 sua demanda sempre maior do que a pequena fabrica era capaz de fazer e o percussor nao so de todo suv de shopping como tambem de furgoes de uso misto como berlingos kangoos e doblos e por isso extremamente relevante talbot matra murena 1980 1983 o substituto do bagheera e o murena segue basicamente seu conceito inclusive com lugar para todos os participantes de um menage a trois e suas malas agora modernizado para os anos 1980 com chassis galvanizado e componentes tambem peugeot e citroen nao somente simca o motor principal agora era um 2 2 litros desenvolvido pela simca para o carro lançado em 1979 como talbot tagora com comando no cabeçote e 115 cv com carburador duplo e 140 cv com dois carburadores no murena s ainda pesando menos de uma tonelada era um carro esporte bem interessante 0 100 km/h em 8 4 segundos e 210 km/h de final renault espace 1984 2002 o primeiro renault espace talvez a primeira minivan moderna nasceu nos estudios da chrysler europa durante o inicio dos anos 1970 criado pelo designer grego antonis volantis o designer do murena era para ser um substituto para o rancho um projeto matra mas a psa agora dona da renomeada talbot nao aprovou por medo de investir em algo tao diferente a talbot se mostrava tambem um beco sem saida para a psa que logo decide acabar com a marca o acordo de cooperaçao com a matra fechado quando a empresa ainda se chamava simca em 1969 e cancelado pela psa em 1983 a matra entao coloca o projeto da minivan debaixo do braço e vai bater na porta do maior concorrente da psa a renault o resultado ja sabemos a renault faz uma revoluçao nos anos 1980 com suas minivans a partir do estrondoso sucesso de publico e critica do espace o carro era fabricado em romorantin por tres geraçoes ainda no mesmo metodo de sempre com carroceria em plastico a chrysler americana ao mesmo tempo retomaria o projeto usando metodos convencionais de produçao na sua minivan de 1984 outro grande sucesso que saiu conceitualmente do mesmo lugar renault avantime 2002 2003 em 2002 para aumentar o volume de produçao a renault traz o novo espace agora todo em aço estampado para suas proprias fabricas para nao acabar com a matra oferece a ela um novo conceito criado pelo seu original chefe de design patrick le quement o renault avantime um carro positivamente original e psicodelico na tradiçao da matra apesar de nao originar dela um cupe de duas portas sem coluna b de alto luxo mas com desenho e espaço interno de minivan se parece algo estranho realmente e mas extremamente interessante a critica foi extremamente generosa com a marca em seu lançamento todo mundo adorando o luxo o desempenho o espaço a visibilidade e clara originalidade do conceito o teto de vidro e o desenho sem coluna b foram muito elogiados mas o publico nao foi tao generoso o carro nunca vendeu bem falhando em gerar o prestigio que este tipo de carro precisa para se tornar um sucesso sera que apenas o fato da marca pobre decretou seu fim nunca vamos saber o fato e que as vendas baixas fazem um fim prematuro e com ele o fim da matra como produtora de automoveis uma longa e interessante historia de uma empresa praticamente nascida e impulsionada por corridas em le mans mas que nas ruas ajudou a levar a tecnologia do automovel adiante e ajudou a fazer da simca a chrysler a talbot e a renault mais do que eram sozinhas mesmo permanecendo independente pode se dizer que com as minivans permitiu crescimento tanto da chrysler quanto da renault em pontos decisivos de sua historia teriamos chrysler e renault hoje sem suas respectivas minivans talvez nao o que faz a historia dessa pequena empresa francesa um tanto mais interessante do que o normal nao e incrivel
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