quando a gente vai andar em um carro com mais de 40 anos de idade nos preparamos para calibrar os sentidos e as expectativas normalmente temos que dar um desconto para seu comportamento velocidade e capacidade; afinal o mundo mudou muito e a tecnologia como ela e conhecida por fazer se moveu adiante principalmente quando se fala de supercarros de motor central olhando os numeros um supercarro dos anos 1960 nao tem melhor desempenho do que um hot hatch moderno mesmo o mazda miata carro que em alguns circulos e chamado de fraco e chocho acelera mais que a maioria dos supercarros da era de ouro e mais a estabilidade e dirigibilidade evoluiram demais a aderencia e conforto de rodar nem se fala tudo de pneus a batentes de suspensao de detalhes de geometria a amortecedores evoluiu sobremaneira fazendo os supercarros modernos algo simplesmente inacreditavel e nem falamos aqui dos controles eletronicos diversos e o conforto interno comparar um supercarro moderno com um antigo chega a ser covardia ou pelo menos e o que achava em setembro de 2012 quando fui ao rio de janeiro conhecer o de tomaso pantera afinal de contas alem de ser um carro do começo dos anos 1970 era notoriamente algo mal desenvolvido criado as pressas e com resultados catastroficos ao seu patrocinador a ford americana esperava algo legal claro mas a antiga; um carro que exigisse muito do piloto para se manter na direçao desejada muito motor e diversao na antiga e famosa formula de cadeira eletrica nao podia estar mais enganado [caption id= attachment_306349 align= aligncenter width= 999 ] o carro que andei em 2012 hot lava [/caption] escrevi entao ha dez anos estas primeiras impressoes do carro meus joelhos estavam mais altos que o pequeno painel de instrumentos minha cabeça tocando o teto minha mao direita segurando o puxador de porta como se fosse uma corda que me impedia de cair para a morte certa tive medo de arrancar o danado do puxador de suas velhas fixaçoes turinenses mas apenas por uma fraçao de segundo porque tinha medos muito maiores para me preocupar naquele momento especifico atras do meu cotovelo esquerdo ali a milimetros da minha busanfa praticamente dentro do habitaculo um enorme vocal forte onipresente 351 cleveland urrava a plenos pulmoes e nao era so um barulho inocuo como o de um gol com escape aberto nao era algo serio e apavorante que nao apenas se ouvia mas se sentia como se vibrasse em ressonancia cada fibra de meu ser um avassalador berro gutural acompanhado de um empurrao incrivelmente forte e sem fim mesmo subindo a serra sim estavamos numa serra cheia de curvas fechadas e aquele saudavel monstro atras de meu cotovelo empurrava um carro leve com nada menos que 40 anos de idade rumo a primeira de uma serie de curvas fechadas e meninos eu estava apavorado na frente do painel curto e muito perto da minha cara estava o para brisa depois dele o carro acabava quase que imediatamente podia ver o chao ali pertinho muito mas muito perto mesmo perto demais eu nao conhecia o carro ainda e nem como dirigia o renato o dono e piloto pensava apenas que se ele tirasse o pe muito dentro da curva o momento polar de inercia alto nos jogaria num sobresterço dificilimo de controlar e cairiamos no precipicio capotando de bunda se freasse antes e desse motor achei que os enormes pneus traseiros se juntariam a massa e a fantastica força do cleveland para deixar a dianteira leve o suficiente para um substerço monumental fazendo nos cair no precipicio de frente numa imensa bola de fogo visivel de fora do globo terrestre certeza eu so tinha uma eu ia morrer uma morte espetacular e cinematografica e aparecer em todos os jornais do dia seguinte vi sao pedro puxando minha ficha num armario dourado vi sua cara de desaprovaçao com o que estava escrito la pensei na hora que se eu morresse me divertindo a 500 km de casa minha esposa ia me matar ia ser o primeiro sujeito a morrer duas vezes no mesmo dia mas meus medos se mostraram infundados perto da curva o renato habilmente reduziu uma marcha igualando as rotaçoes entrou dando motor na curva o tradicional metodo para motor traseiro e o carro apenas a contornou sem drama algum rapido sim rapido pacas mas ainda assim sem sustos ou vicios quase nem cantou pneu apenas assentou e contornou a curva docil feito um carneirinho felpudo nao vou dizer que relaxei a partir dali porque a velocidade nao permitia que nenhuma parte de minha anatomia relaxasse pois o resultado disso seria catastroficamente escatologico mas pelo menos passou pela minha cabeça uma pequena possibilidade de que talvez quem sabe existisse uma chance de permanecer vivo para ver outro dia [caption id= attachment_306352 align= aligncenter width= 1199 ] nao nao quebrou o motorista do guincho parou para uma foto [/caption] depois eu dirigi tambem este maravilhoso carro lindo de morrer num tom alaranjado chamado apropriadamente hot lava o que mais espanta em toda a experiencia e como e moderna claro deve se descontar a ergonomia criada para gente abaixo de 1 80 m de altura tenho 1 92m a falta de ar condicionado e o ambiente interno dos anos 1970 a direçao tambem e algo que nao existe mais sem assistencia e um pouco pesada em baixas velocidades mas absolutamente deliciosa em resposta e precisao uma direçao deste tipo e o porque de ainda gostar tanto de carros antigos mas o modo como o carro anda e totalmente moderno primeiro nao e nada duro de suspensao andando tranquilo na buraqueira carioca depois em movimento tem uma aderencia e uma segurança aparentemente sem fim tinha acabado de conhecer o audi r8 e a forma como o pantera absorvia impacto e fazia curvas era muito parecida com o modernissimo carro alemao e acelerava tao forte quanto ele aparentemente sim o carro do renato tinha um motor preparado de 450 cv e um monte de detalhes consertados em relaçao ao original mas o chassi e o carro eram essencialmente o mesmo de 1971 incrivel e o motor puro nirvana forte vocal torque e giro potencia monumental a embreagem nao e pesada e o cambio outro ponto alto a delicada alavanca anda numa grelha copiada da ferrari mas o acionamento e diferente mais leve e menos metalico mas ainda assim preciso ao extremo e muito prazeroso o transeixo zf com primeira dog leg e um artigo fino de alta qualidade que custa mais que o motor do carro as marchas sao todas longas num escalonamento que pareceu perfeito em nosso curto passeio me encheu de respeito pela lenda que criou alejandro de tomaso nao gianpaolo dallara o criador intelectual do chassi mas de tomaso e tao pai deste carro quanto dallara nao ha como fugir disso mesmo ele nao tendo assinado nenhum desenho e tao intrinsicamente ligado a esta lenda cheia de altos e baixos que e o pantera que nao tinha como nao lembrar dele a historia de de tomaso e incrivel; um argentino que parece capaz de vender areia no deserto e gelo para esquimo; uma das figuras mais malucas e lendarias da historia do automovel [caption id= attachment_306338 align= aligncenter width= 940 ] alejandro de tomaso[/caption] nesta epoca em que sua marca parece em vias de voltar a produzir supercarros nada mais oportuno que lembrar deste argentino engraçado e controverso mais uma das personalidades interessantissimas que fizeram de modena a capital mundial do supercarro nos anos 1960 e 1970 alejandro vai para a italia na italia homens criam carros com paixao um deles e alejandro de tomaso assim começava a descriçao de alejandro nas propagandas do pantera nos eua americanos nao conhecem nada do exterior de verdade e aqui mais uma prova nem iacocca filho de italianos falava italiano ou se importava que o nome do criador de carros italiano era claramente de origem espanhola [caption id= attachment_306355 align= aligncenter width= 469 ] a marca de familia e pais [/caption] o texto ia adiante contando uma historia que ali soava muito parecida com a do mais famoso criador de carro italianos que a ford desejava emular na propaganda o inicio como piloto de competiçoes seguido da criaçao de carros de competiçao com seu nome e depois exoticos carros esporte de produçao limitada desempenho brilhante e alto preço mas nosso amigo alejandro estava muito longe de ser um segundo enzo ferrari apesar de sem duvida tentar e ter a ford entao se esforçando para ajuda lo seus carros de corrida foram poucos e nao ganharam nada de expressivo; o que nao o impediu começar a fazer carros de rua que de novo foram poucos o pantera seria seu melhor e maior esforço para a fama; e o carro que nos faz hoje lembrar da pessoa em nenhum lugar nessa breve biografia de alejandro a ford menciona sua nacionalidade claro nosso amigo sabemos bem era argentino e nao so por nascimento era nascido e criado em buenos aires um orgulhoso nobre portenho filho de um ex ministro de estado de ascendencia italiana e uma mae que descendia dos primeiros nobres espanhois que vieram colonizar aquele belo pais era fabulosamente rico desde o nascimento e portanto se tornou um adulto orgulhoso e vaidoso como somente um rico argentino de buenos aires poderia ser podemos ver quao orgulhoso ele e de sua origem no logotipo de seus carros e a marca do gado das estancias de seu pai sobre as cores azul e branca da bandeira argentina o pai de alejandro morreu cedo e muito jovem ele começou a trabalhar administrando as estancias da familia suas ambiçoes eram entao repetir a historia de seu pai seguindo uma carreira politica chegou a ser colunista de economia do entao jovem jornal clarin e era antiperonista ativissimo sendo inclusive preso algumas vezes em 1955 aos 27 anos aparentemente por motivos politicos acaba tendo que fugir para a terra de seus avos paternos a italia [caption id= attachment_306356 align= aligncenter width= 800 ] com o 5000 começo em competiçao [/caption] a outra paixao de alejandro eram os automoveis e claro desde muito cedo participava de competiçoes na argentina e chegou a ser um piloto de prestigio em seu pais em 1954 pilotando um magnifico maserati a6gcs venceu a prestigiosa 1000 km de buenos aires automobilismo era coisa de gente como ele entao jovens ricos buscando gloria ao chegar na italia de tomaso acaba como piloto de teste na osca a segunda empresa dos irmaos maserati ali alejandro conhece uma loira alta nao se animem; existem loiras altas feias tambem que visitava a osca para pegar seu novo carro de corrida elisabeth haskell era uma americana ainda mais fabulosamente rica que ele proprio e os dois se deram bem logo de cara logo em seguida se casam e elisabeth haskell se torna isabelle de tomaso e os dois permaneceriam a vida toda juntos era uma vida idilica morando em hoteis e participando de competiçoes diversas juntos [caption id= attachment_306340 align= aligncenter width= 1014 ] alejandro e isabella[/caption] em 1963 alejandro resolve que queria fazer carros com sua marca depois de alguns começos abortados com carros de competiçao criados pelo casal cria um belissimo chassi tipo espinha dorsal com motor ford de 1 500 cm³ do cortina ingles em posiçao central traseira com uma bela carroceria de fissore este chassi se tornou o primeiro de tomaso vendido para as ruas o vallelunga era tambem um dos primeiros carros esporte de motor central da historia [caption id= attachment_306357 align= aligncenter width= 999 ] o vallelunga[/caption] o chassi apesar de belissimo era relativamente ineficiente por sua baixa rigidez a torçao o carro tambem chegava aos clientes terrivelmente mal desenvolvido e uma avalanche de problemas e compradores insatisfeitos apareceu coisa que se repetiria quase sempre na vida dele no futuro bolar carros sensacionais e coloca los a venda era sua especialidade mas o chato longo e dispendioso trabalho de desenvolvimento nao de qualquer forma 51 vallelungas sao fabricados ate 1968 o que nao e pouco mas se a rigiez do chassi e baixa qual e o proximo passo reforçar o chassi nao na cabeça de alejandro o que ele fez foi o que sempre achou a soluçao para tudo mais motor o proximo carro da marca teria o mesmo chassi do vallelunga modificado para recener o famoso ford v 8 289 dos cobra o mangusta o inimigo natural das cobras do deserto resultante obviamente tinha mais problemas de rigidez que o vallelunga mas alem do motor potente foi salvo por ser uma das mais belas carrocerias ja criadas pela humanidade obra do jovem giorgetto giugiaro nos estudios ghia de turin [caption id= attachment_306359 align= aligncenter width= 999 ] mangusta uma beleza atemporal [/caption] o pantera enquanto isso na sombria detroit a segunda esposa de henry ford ii christina era uma ex modelo italiana de nascimento e podia ser vista andando pela cidade num maserati ghibli com carroceria desenhada e produzida na ghia para investigaçao a ford havia comprado tambem dois mangustas que eram usados regularmente por dois executivos de design lee iacocca entao presidente da ford era filho de italianos e como seu chefe henry um entusiasta de carros esporte daquele pais iacocca conhecia de tomaso por meio de carroll shelby com o fim dos cobra em 1967 os concessionarios ford perdiam seu carro esporte iacocca visita a ghia em agosto de 1969 e chama de tomaso para participar das conversas entre de tomaso iacocca e o dono da ghia entao em dificuldades financeiras um acordo sai fechado destas conversas com ajuda da fortuna de sua esposa de tomaso compra a ghia este criaria um novo carro de motor central para ser vendido em concessionarias lincoln mercury nos eua o motor seria o novo v 8 de alta performance da ford o 351 cleveland a carroceria seria desenhada pelo novo designer chefe da ghia o americano tom tjaarda a ford entao que queria um carro italiano exotico para si acaba por contratar um argentino para faze lo e com um desenho de carroceria feito por um americano pelo menos o engenheiro seria italiano um dos maiores projetistas de automoveis de alto desempenho e competiçao que ja colocou lapis no papel gianpaolo dallara um dos criadores do miura dallara foi para a de tomaso frustrado com a teimosia de ferruccio lamborghini em nao fazer carros de corrida alejandro prometeu que faria carros de f 1 o que aconteceu por um breve tempo e com pouco sucesso dallara criou para o pantera um spaceframe tubular abandonando de vez a malfadada espinha dorsal do mangusta suspensao independente por duplo a sobreposto e freio a disco nas quatro rodas a transmissao era um transeixo alemao zf de cinco marchas o carro e pequeno o comprimento 4 013 mm e o entreeixos 2 500 mm sao parecidos com os de um punto mas e bem mais largo e baixo que o fiat enquanto o punto tem 1 500 mm de altura o pantera nao passa muito de um metro alem de baixo largo e pequeno e maravilhosamente belo de uma forma agressiva com seus largos pneus traseiros bem visiveis o peso do carro estava em torno de 1400 kg atras do transeixo zf esta um enorme e imponente v 8 americano o ford 351 cleveland foi criado para ser a resposta da empresa ao chevrolet lt1 mas chegou um pouco depois deste e acabou tendo que adotar taxa de compressao mais baixa para atender as novas normas antipoluiçao americanas mas ainda assim e um motor desenvolvido para alto desempenho o cabeçote tinha valvulas inclinadas imitando a configuraçao semi hemi do v 8 chevrolet de bloco grande as capas de mancal eram fixas por 4 parafusos cada e o motor contava com valvulas enormes e dutos de admissao de dimensoes quase industriais [caption id= attachment_306362 align= aligncenter width= 819 ] a direita o cabeçote do v8 cleveland[/caption] com taxa baixa de 8 5 1 este motor de 5 7 litros com carburador de corpo quadruplo oferecia algo em torno de 330 cv reais no pantera em 1971 em 1974 o ano do carro que andei a potencia era 285 cv mas claro que nenhum permaneceu original; todo mundo consegue facilmente mais de 400cv de um cleveland atacando com vontade o catalogo da summit racing as rodas sao belissimas campagnolo de magnesio levissimas e os pneus 225/50 r15 dianteira e 305/50 r15 traseira o carro era sensacional mas como sempre o desenvolvimento ficou capenga os problemas começaram ja com o volume de produçao pretendido pela ford estava muito acima do que ele e mesmo a ghia eram capazes de prover de tomaso entao visita alfredo vignale em turin com o declinio do chassi separado e da industria de carrocerias a vignale andava praticamente falida mas tinha instalaçoes que podiam facilmente produzir carrocerias no volume requerido pelo pantera de tomaso rapidamente chega em um otimo acordo para a compra da empresa o velho alfredo vignale nao encarou nada bem a venda da empresa que fundara e dedicara uma vida inteira dias depois inexplicavelmente dirige seu grande maserati v 8 com carroceria vignale de encontro a uma parruda arvore sem nunca tirar o pe do fundo do acelerador uma morte tragica e cinematografica e ate hoje nunca explicada de forma conclusiva mas de qualquer forma com instalaçoes de produçao garantidas o projeto do pantera segue de vento em popa e mostrado no salao de nova york em janeiro de 1970 o tunel de vento da ford provaria depois que o desenho de tjaarda era eficiente tambem alem de belo quase o mesmo baixo arrasto do ford gt40 e nenhuma perda de carga nos pneus por sustentaçao aerodinamica impressionante para algo criado a olho sem o beneficio das modernas simulaçoes computadorizadas ou mesmo um tunel de vento em escala que fosse mas conforme o projeto anda o inevitavel acontece o dinheiro de alejandro acaba o que ocorre em seguida mostra a incrivel capacidade de negociaçao de alejandro a ford compra todas as açoes da de tomaso automobili spa e da carrozzeria ghia e coloca alejandro na cadeira de presidente das duas efetivamente a empresa era agora uma subsidiaria da gigante americana mas na realidade pouco mudara de tomaso permanecia no comando esta operaçao financeira deixou de tomaso milionario se voce esta prestando atençao sabe que ele nasceu milionario e casou com uma mulher ainda mais rica que ele proprio nao sei como chamar a situaçao financeira de nosso amigo neste ponto de sua historia nao tem nome para isso mas pode se dizer que era bem confortavel comprou o hotel canal grande em modena e passou a morar nos ultimos dois andares e nunca mais teve que pensar em dinheiro se e que chegou a pensar algum dia oito meses depois do primeiro prototipo pronto os primeiros de tomaso pantera chegaram as concessionarias lincoln mercury nos eua claro que eram totalmente mal desenvolvidos e obviamente sem condiçoes de serem vendidos a ford iria se arrepender amargamente de ter acreditado piamente naquele argentino simpatico teria sido uma catastrofe maior se nao fosse uma grande determinaçao da ford em resolver todos os problemas de tomaso nao teria condiçoes de faze lo de qualquer forma e insistia em primeiro negar responsabilidade e depois em acusar a ford de apressar sobremaneira o lançamento mas o fato inegavel e que a ford acabou por desenvolver um retrabalho de proporçoes epicas a ser feito antes de por o carro a venda praticamente era desmontado completamente eram soldados reforços estruturais e frequentemente era repintado ainda assim eram frequentes casos de superaquecimento e quebras das mais variadas e bem provavel que a ford tenha perdido dinheiro em cada carro vendido de 1971 a 1974 quando resolveu parar de fazer o carro mas foi ai que a ford descobriu que tinha sido engambelada de novo por de tomaso como nao pretendia vender o carro na europa os direitos de venda do carro neste continente ficaram com alejandro quando a ford fechou a de tomaso automobili spa nao imaginou que isso seria um problema pois apesar de deter os direitos do nome e venda como vender um carro cuja empresa produtora estava fechada mas o esperto de tomaso tirou mais uma da cartola começou a produzir o carro artesanalmente personalizado e sob encomenda e vende lo a preços absurdamente caros na europa a ford mandou advogados bufou chiou processou mas de tomaso continuou a produzir o carro por quase toda sua vida por quanto tempo desejou na verdade a ford ficou tao fula que evita ate hoje ligar sua historia a deste carro que efetivamente foi seu [caption id= attachment_306342 align= aligncenter width= 999 ] de tomaso depois da ford mais atras o deuville [/caption] mas a ford acabou com uma coisa desse imbroglio todo a ghia alem de usa la como seu estudio de design na italia por muito tempo passou a usar tambem o logotipo e o nome para as versoes de luxo de seus carros mundo afora inclusive no brasil alejandro de tomaso em seguida comprou a falida maserati com dinheiro do governo italiano e antes disso comprara a benelli e a moto guzzi compra tambem a innocenti que fazia o mini original na italia incrivelmente nos anos 1980 ainda consegue um outro acordo com lee iacocca para fazer o malfadado chrysler tc by maserati o sujeito era realmente capaz de vender areia no deserto coda [caption id= attachment_306365 align= aligncenter width= 999 ] gt5 ainda vivo nos anos 1980 sob encomenda [/caption] nao so de pantera viveu a de tomaso claro; o seda de quatro portas deauville de 1971 foi um esforço para rivalizar com os sedas jaguar e mercedes benz contemporaneos com o mesmo motor do pantera montado na frente o deauville tambem tinha carroceria de tjaarda na ghia e muitos o chamaram de copia deslavada o jaguar xj6 apesar de permanecer em produçao ate 1985 apenas 244 foram feitos uma unica perua deuville foi construida para isabelle de tomaso em 1972 de tomaso introduziu um coupe baseado no deauville com um chassi ligeiramente encurtado e o mesmo motor ford v8 chamado longchamp seu desenho de carroceria tambem era de tom tjaarda e com motor maserati quando de tomaso virou dono dela virou o maserati kyalami um total de 409 longchamp foram construidos ate 1989 na maserati criou os biturbo e efetivamente salvou a marca de extinçao depois de vender a maserati para fiat continuou tentando rever seus dias de gloria com varios de tomaso modernos todos sem sucesso algum finalmente morreu em 2003 — com ele se foi sua marca uma pessoa unica e de personalidade forte de tomaso de qualquer forma nao tinha mais lugar no mundo moderno certa vez disse para um jornalista americano olha para com esse papo de abs eu consigo frear um carro mais rapido e de forma mais segura que qualquer abs meu pe sente quando as rodas vao travar o jornalista argumenta que de tomaso foi piloto de formula 1 e a maioria das pessoas normais nao tinha esta habilidade de tomaso responde talvez elas precisem aprender alejandro amava automoveis; poderia nao ser o mais integro e nem mesmo o mais genial dos fabricantes mas sabia como poucos tocar a sua propria musica e se voce nao gostou passe bem
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