cores vibrantes teto rebaixado rodas aparentes e um enorme motor v8 e norte americano de preferencia preparado muitas vezes completamente exposto entre a grade do radiador e a parede corta fogo a estetica dos hot rods e da kustom kulture e inconfundivel e seus adeptos fazem o tipo classico sem reinvençoes exceto pelas extravagancias caracteristicas das decadas de 1940 1950 e 1960 nao ha duvida de que um dos maiores nomes da kustom kulture e o de ed roth se voce faz parte deste meio o homem e uma lenda e quem nao esta por dentro da cultura hot rodder pode nao saber muito a respeito da pessoa mas certamente conhece seu trabalho roth possivelmente e mais conhecido pelo personagem rat fink um rato grotesco com pelos verdes olhos saltados ele e quase aterrorizante acontece que o rat fink e apenas uma parcela do trabalho de roth ele foi um dos principais custom builders de seu tempo criou alguns dos hot rods mais famosos e ousados da historia e ajudou a definir a estetica atual kustom kulture nascido em 1932 ed big daddy roth morreu em 2001 aos 69 anos de idade vitima de um ataque cardiaco fulminante ele passou boa parte de sua vida adulta envolvido com a kustom kulture atingindo o auge no fim da decada de 1960 e afastando se logo depois hoje em dia seu nome esta eternamente associado aos hot rods durante sua infancia e juventude na cidade de bell na california ed roth estudou artes e mecanica automotiva o que lhe ajudou a decidir logo cedo o que queria fazer da vida ainda mais porque seu pai a fim de evitar que ed e seu irmao mais novo gordon se distraissem com bobagens dava aos irmaos livre acesso a sua oficina e suas ferramentas henry roth o patriarca da familia era carpinteiro e ficou muito satisfeito em ver o interesse do filho em trabalhar com madeira em 1946 aos 14 anos de idade ed comprou seu primeiro carro um ford coupe 1933 foi o empurrao que faltava para que o garoto desenvolvesse uma verdadeira fixaçao por automoveis que culminou no ingresso em uma faculdade de engenharia com o objetivo de entender melhor como construir carros acontece que ele era um artista e nao demorou para que as minucias tecnicas da engenharia lhe deixassem entediado entao apesar de ir bem nas aulas roth abandonou a faculdade em 1951 e alistou se na marinha dos eua a fim de colocar seus conhecimentos em pratica e ao mesmo tempo conhecer algo novo como voce deve saber a kustom kulture tambem tem muita influencia da aviaçao as pin ups por exemplo originaram se dos retratos provocantes de garotas que os militares tinham em seus alojamentos carrocerias e pinturas dos hot rods eram diretamente inspirados pelos avioes de combate e a experiencia adquirida durante os treinamentos e conflitos foram diretamente aplicados na fabricaçao de project cars pelos soldados que voltavam para casa roth passou quatro anos servindo a usaf radicado no continente africano e na carolina do sul eua antes de ser dispensado em 1955 depois disto ele começou a trabalhar para a grife sears como vitrinista o primeiro emprego que ele conseguiu e nas horas vagas fazia pinstripes nos seus proprios hot rods e nos carros dos amigos tres anos depois em 1958 roth começou a trabalhar com o custom builder tom kelly e seu avo conhecido como the baron onde teve a oportunidade de trabalhar com fibra de vidro pela primeira vez ele ficou encantado com a maleabilidade do material e as possibilidades que ele abria na hora de criar automoveis ousados e inovadores e foi ali que ele começou a construir seus primeiros hot rods ele tinha apenas 26 anos de idade seu primeiro carro totalmente autoral digamos assim foi o little jewel um ford tudor 1930 transformado em um hot rod classico com suspensao dianteira rebaixada assoalho cromado freios maiores e suspensao de uma picape ford 1949 o motor era um v8 oldsmobile de 1950 e ate o cofre do motor era decorado com pinstripes o projeto seguinte se chamava outlaw e foi de fato a primeira experiencia de roth com fibra de vidro um ford 1929 com o chassi totalmente modificado reposicionando o motor um v8 cadillac para tras do dianteiro; para lamas esculpidos; e a cabine recuada o carro foi capa de revista e teve algumas configuraçoes diferentes ao longo dos anos tornando se um dos hot rods mais famosos feitos por ed roth ate hoje honrado com replicas e recriaçoes em 1961 roth construiu aquele que e considerado seu divisor de aguas o beatnik bandit construido sobre um chassi oldsmobile encurtado o beatnik bandit era baixo largo tinha para lamas envolventes e um canopi de acrilico no lugar das janelas e teto reza a lenda que roth fez o canopi usando um forno de pizza e um soprador mas a verdade e que ele foi encomendado a uma empresa de los angeles outra caracteristica radical do beatnik bandit era seu sistema de direçao em vez de um volante ele tinha um manche como nos avioes e ele tambem era usado para controlar o acelerador os freios e a transmissao o orbitron foi a criaçao de roth em 1964 um hot rod com dianteira assimetrica tres farois coloridos da lucas e um cockpit recuado abrigado sobre um canopi de acrilico que veio a se tornar marca registrada em seus projetos este carro trocou de maos algumas vezes ao longo das decadas antes de ser dado como perdido em 1991 em 2007 o orbitron foi encontrado no mexico e restaurado a sua forma original [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 241536 241531 ] em 1965 foi a vez do rotar que certamente foi uma de suas criaçoes mais insanas um misto de triciclo hot rod e carro voador dos jetsons o rotar contraçao de roth air car era movido por dois motores triumph de 650 cm³ montados lado a lado por conta do formato de sua carroceria o rotar flutuava na agua onde podia se mover com a ajuda de duas helices ligadas aos motores em 1967 ed roth construiu o wishbone um hot rod com chassi e mecanica vw inspirado pelos buggies myers manx o carro era vermelho com duas hastes potiagudas brotando da dianteira e rodas de moto na dianteira apesar de sua criatividade e da projeçao que conseguia com os hot rods aparecendo em revistas e marcando presença em eventos roth sempre foi avesso a fama e ao glamour paralelamente a customizaçao e fabricaçao de veiculos em sua oficina roth ganhava a vida de outra forma vendendo camisetas estampadas com os personagens que criava alem dos automoveis e outros veiculos roth desenhava monstros e criaturas fantasticas desde criança e nunca deixou de faze lo de um desenho que ele fez na geladeira de casa surgiu seu personagem mais famoso rat fink concebido como um anti mickey mouse um rato verde com os olhos saltados e cheios de veias uma bocarra com dentes pontudos e uma roupa vermelha com suas iniciais no fim da decada de 1950 roth começou a desenhar o rat fink e outros personagens com as mesmas caracteristicas os chamados weirdos em camisetas e banners o que começou como uma pequena barraca de suvenires acabou se tornando uma febre a ponto de exigir que roth contratasse mais funcionarios em sua oficina enquanto confeccionava artesanalmente as camisetas para cumprir a demanda em 1963 o rat fink apareceu pela primeira vez em um anuncio impresso publicado na revista car craft o que levou sua popularidade para fora do estado da california no mesmo ano a revell fabricante das miniaturas para montar que sao populares ate hoje licenciou um boneco de plastico de rat fink a figura foi relançada nos anos seguintes mas o lote original produzida entre 1963 e 1965 e a mais cobiçada entre os colecionadores [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 241524 241525 241526 241527 ] o rat fink e outros membros da gangue como drag nut mother s worry e mr gasser vieram a se tornar icones da kustom kulture figurando ate hoje em camisetas chaveiros carteiras posterese brinquedos ate mesmo historias em quadrinhos e albuns de rockabilly tematicos estes gravados pelo proprio ed roth usaram a figura do rat fink https //www youtube com/watch v=ti3egqotlns o sucesso do rat fink levou roth a afastar se da cultura automotiva na virada da decada de 1970 em vez disso ele focou se nas ilustraçoes e no design grafico abrindo um estudio e tentando sem sucesso fundar uma revista para motociclistas a choppers que nao vendeu bem e nao tinha o suficiente para render com propaganda o investimento sem retorno o obrigou a vender todos os carros e motos que tinha 15 no total pela quantia irrisoria de us$ 5 000 paralelamente roth tinha uma vida pessoal conturbada passando por quatro casamentos e trabalhando bastante para sustentar seus nove filhos a partir da decada de 1980 ele começou a participar com cada vez menos frequencia de eventos de hot rods onde ainda vendia camisetas e dava autografos mas ele se tornou um homem de familia e limitava a customizaçao de automoveis a projetos pessoais em sua propria oficina ele estava trabalhando em um novo projeto antes de morrer um hot rod que segundo ele era uma reinterpretaçao do metodo classico de se customizar automoveis usando como base um compacto moderno o carro nunca ficou pronto mas os classicos continuaram sendo adorados por uma legiao de fas os hot hods que roth fez nos anos 1960 se espalharam pelos estados unidos e seus filhos seguiram suas vidas dois deles howard e dennis tornaram se construtores de hot rods mas nao se entendiam com o pai e brigaram com ele na justiça ate pouco antes de sua morte em 2001 foi so recentemente com a ressurgencia do interesse na kustom kulture que o mais novo darryl roth começou a trabalhar para preservar o legado do pai rastreando os carros que ele construiu com o objetivo de abrir um museu
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