e bem provavel que voce ja tenha reparado que boa parte dos carros de arrancada dos eua usam pneus mickey thompson ou m/t nao e por acaso thompson nascido em alhambra na california em 7 de dezembro de 1928 era entusiasta da velocidade desde muito jovem e as arrancadas estavam entre suas maiores paixoes mas nao era so isto thompson começou disputando recordes de velocidade passou para as arrancadas disputou a formula indy e ainda criou duas associaçoes para organizar corridas off road e so mais tarde começou a fabricar pneus sua importancia para o desenvolvimento do esporte a motor nos eua e imensa mas sua historia foi abreviada em 1988 quando um assassinato sob circunstancias que ate hoje nao foram totalmente esclarecidas tirou sua vida e a de sua esposa trudy thompson neste post vamos contar esta historia toda o recordista marion lee mickey thompson era um jovem de 17 anos quando a segunda guerra mundial acabou e os soldados americanos começaram a voltar para casa ja contamos esta historia os que retornaram saos e salvos para os estados unidos estavam cheios de adrenalina e precisavam de algo para descarrega la muitos se tornaram entusiastas dos hot rods usando os conhecimentos em mecanica adquiridos no exercito para preparar cupes dos anos 30 e transforma los em hot rods carros com carroceria aliviada e motor preparado que geralmente eram usados em pegas de semaforo houve tambem os que se interessaram por recordes de velocidade uma cena que naquela epoca ja tinha bastante força os carros eram parecidos com hot rods porem traziam modificaçoes ainda mais pesadas para encarar as planicies de sal de utah pistas de pouso abandonadas espalhadas pelos eua ou mesmo trechos retilineos de rodovias federais isto quando nao eram totalmente feitos sob medida usando tanques de combustivel de avioes reaproveitados como carroceria thompson que era muito jovem para ser um veterano de guerra bebeu das duas fontes primeiro nos pegas de asfalto depois ja com vinte e tantos nas disputas por recordes de velocidade e ele definitivamente nao era so mais um aventureiro entre tantos no fim dos anos 1950 mickey thompson ja era um dos maiores recordistas de velocidade do planeta nao estamos exagerando na decada de 1950 mickey thompson conquistou mais recordes de velocidade do que qualquer outro americano em 1959 com seu prototipo challenger i que era movido por quatro motores v8 pontiac para entregar mais de 2 000 cv ele chegou aos 590 km/h em bonneville no ano seguinte voltando ao deserto salgado ele tornou se o primeiro de seu pais a ultrapassar as 400 mph 643 km/h ele atingiu precisamente 406 6 mph 654 km/h superando o recorde anterior pertencente ao britanico john cobb que havia chegado as 402 mph 646 km/h paralelamente aos recordes de velocidade thompson foi um early adopter das corridas de arrancada profissionais que como contamos neste post possuem ligaçao direta com os ja citados pegas de semaforo e disputas por recordes de velocidade surgindo no fim dos anos 40 em 1953 foi realizado o primeiro evento da nhra national hot rod association que hoje e o principal corpo organizador de provas de arrancada nos estados unidos o inovador e la estava mickey thompson que ja em 1954 entrou para suas primeiras corridas de arrancada costuma se credita lo como o inventor dos dragster do tipo slingshot estilingue em ingles batizados assim porque o piloto ia montado atras do eixo traseiro ajudando a aumentar a traçao nas rodas de tras algo crucial para conseguir arrancar mais rapido sem desperdiçar força queimando pneus repare na foto abaixo como o motor ficava bem no meio da estrutura tubular este tipo de inovaçao foi a marca de mickey thompson ao longo de toda a sua vida bem como a inquietude ele nao gostava de passar muito tempo disputando o mesmo tipo de corrida e por isto em 1962 decidiu disputar a indy 500 assim de repente diferentemente do que ocorria nas arrancadas porem na formula indy thompson entrou como chefe de equipe seus carros projetados por john crosthwaite eram diferentes dos demais por dois motivos eles tinham um motor v8 buick quase todo original exceto pelo deslocamento ampliado para 4 2 litros com 70 cv a menos que a media do grid e layout central traseiro ao contrario dos rivais que ainda traziam o motor na dianteira embora fossem menos potentes os carros eram bem acertados e rapidos tanto que dan gurney conseguiu se classificar na oitava posiçao com um deles ainda que nao tenha vencido a equipe de thompson ganhou um premio pelo design inovador do carro o mechanical achievement award thompson ainda disputou a formula indy com sua equipe mais seis vezes ate 1968 sempre com projetos inovadores ele nao venceu nenhuma vez mas os carros conduzidos por nomes como al miller duane carter e graham hill eram os favoritos do publico pelo espetaculo um bom exemplo foram os roller skate cars que recebiam este nome por conta do perfil baixo da carroceria em comparaçao as rodas eles nao eram muito estaveis e rolavam muito nas curvas mas seu desenho chamativo fez sucesso entre os espectadores depois de sua experiencia com a formula indy mickey thompson voltou as corridas de arrancada tambem como chefe de equipe em vez de dragsters porem thompson investiu nos funny cars carros construidos sobre estruturas tubulares porem com bolhas de fibra que lembravam vagamente modelos produzidos em serie https //www youtube com/watch v=jvlz5sxuoyc em 1969 ao volante de um mustang mach 1 o piloto dan ongais venceu dois titulos nacionais da nhra pela equipe de thompson em meados da decada de 1970 thompson e sua esposa trudy decidiram dedicar se a outras formas de automobilismo e ate mesmo a eventos motociclisticos como enduro e motocross deixando as arrancadas um pouco de lado tudo isto em paralelo ao negocio principal da familia a mickey thompson tires o assassinato trudy thompson beija o marido antes de uma puxada em bonneville nos anos 50 vamos voltar alguns anos em 1963 thompson fundou a companhia para fornecer aos colegas da indy e a sua propria equipe claro pneus de medidas especiais que nao eram encontrados facilmente no portifolio das fabricantes tradicionais rapidamente a empresa cresceu e na decada de 1970 alem de pneus e rodas de competiçao a m/t começou a oferecer componentes de preparaçao como valvulas comando e cabeçotes thompson contava com a ajuda da esposa para tocar o negocio em paralelo a sua equipe de corrida mas no fim decada de 1970 ja mais velho decidiu colocar seu foco na empresa e nas competiçoes off road que promovia em estadios e foi assim ate o dia 16 de março de 1988 quando mickey e trudy foram mortos em frente ao sitio onde moravam na cidade de bradbury na california assim de repente naquela manha enquanto casal se preparava para mais um dia de trabalho dois homens armados montados em bicicletas esperavam no portao da propriedade mickey abriu a porta da garagem para que trudy pudesse sair com o carro dela e enquanto ele proprio ia em direçao a seu carro a dupla de assassinos agiu mickey foi baleado por um deles mas conseguiu se arrastar ate o carro da esposa enquanto ela propria dentro do carro tentava se esquivar do outro criminoso mas nao conseguiu e foi atingida fatalmente por varios tiros em seguida thompson foi executado com um tiro na cabeça os assassinos entao fugiram pedalando por decadas o crime foi um misterio quem eram os executores qual seria sua motivaçao mesmo depois de uma intensa investigaçao policial nenhuma resposta conclusiva foi obtida nao havia testemunhas oculares e nao houve nenhum tipo de invasao a propriedade tudo estava intacto em seu devido lugar mesmo as joias da familia foi apenas em meados da decada de 1990 que a nevoa que pairava sobre o caso começou a se dissipar o promotor do caso alan jackson ligou o assassinato a uma antigo socio de thompson michael goodwin em 1984 thompson e goodwin iniciaram uma sociedade para cuidar das corridas em estadios realizadas pela michael thompson entertainment group a parceria porem durou pouco tempo um desentendimento em os dois culminou com um processo de mickey contra goodwin que em 1987 foi condenado a pagar uma indenizaçao de us$ 514 000 cerca de us$ 1 1 milhao em valores atualizados goodwin nao pagou a sentença alegando falencia profissional e pessoal por conta do resultado do julgamento por mais que nao existisse qualquer evidencia fisica de que goodwin estava ligado ao assassinato do ex socio e de sua esposa os promotores do caso sustentaram a hipotese de um crime por vingança o processo começou a andar quando em 1995 goodwin foi condenado por fraude e passou dois anos preso https //www youtube com/watch v=zzclvplatki o caso foi amplamente coberto pela midia e foi tema de alguns programas investigativos o que incentivou testemunhas a prestarem depoimento contra goodwin dizendo que nos meses que antecederam o assassinato thompson foi ameaçado pelo antigo socio mais de uma vez a irma de thompson collene campbell nao mediu esforços para provar que goodwin havia sido o mandante do crime segundo ela thompson tinha dito mais de uma vez que temia por sua segurança e de sua esposa depois de vencer o processo contra ele a acusaçao formal de goodwin aconteceu em 2001 e ele foi condenado no dia 4 de janeiro de 2007 a prisao perpetua ate hoje ele se diz inocente alegando que o circo construido em volta do caso impediu que ele tivesse um julgamento justo os assassinos jamais foram encontrados
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.