pense rapido qual e a companhia que fabrica os carros mais luxuosos do mundo sao grandes as chances de voce ter pensado na rolls royce e mais se me fizessem esta pergunta provavelmente eu pensaria a mesma coisa posso estar errado mas a impressao que tenho e que no que diz respeito aos automoveis ultra luxuosos a rolls royce e referencia absoluta enquanto a bentley sua rival sua maior rival esta quase la [gt40 content search= classico britanico widget= 1 ] qual e o motivo para esta percepçao seria pura e simplesmente com o desenho dos carros todo rolls royce moderno e o retrato da opulencia com proporçoes conservadoras farois pequenos e uma enorme grade parthenon na dianteira os bentley sao carros de visual mais arrojado e moderno embora apresentem o mesmo alto nivel nos materiais escolhidos no acabamento e nos elementos esteticos rebuscados; e sejam equivalentes em conjunto mecanico e desempenho no fim das contas quem tem condiçoes de colocar um rolls ou um bentley na garagem nao precisa escolher entre ambos e so comprar os dois mas voce ja parou para pensar por que a bentley tem um apelo mais esportivo do que a rolls royce com direito a versoes de competiçao de alguns de seus modelos como o cupe continental ha uma boa razao diferentemente da divisao automotiva da rolls royce que ja investia em modelos de luxo quando o carro em si ja era um artigo de luxo a historia da bentley começou nas pistas e a fabricante britanica jamais deixou esta chama se apagar tanto que em 2003 o vencedor das 24 horas de le mans foi um prototipo da bentley ainda que o mesmo fosse baseado em um projeto da audi como contamos neste post e e justamente sobre as raizes da bentley mais especificamente sobre seu fundador w o bentley senta que la vem historia e das boas em busca da carreira perfeita walter owen bentley nasceu em 16 de setembro de 1888 em londres no reino unido ele era o mais novo dos nove filhos de alfred bentley e emily waterhouse bentley ambos nascidos em adelaide na australia lembra quando falamos sobre soichiro honda e sua origem humilde consertando bicicletas no começo da adolescencia pois w o bentley era o oposto a que nos referimos naquele post sua familia era bem estabelecida na regiao o que permitiu que ele estudasse em clifton college escola particular muito conceituada na cidade de bristol entre 1902 e 1904 aos 16 anos de idade ele se mudou para doncaster em yorkshire onde tornou se engenheiro aprendiz walter trabalhava na great northern railway companhia responsavel pela linha ferroviaria que liga york e londres seu periodo como aprendiz custou a seu pai £ 75 que hoje equivalem a £ 8 700 ou cerca de r$ 45 000 e durou seis anos entre 1905 e 1910 durante os quais walter aprendeu a projetar construir operar e manter o maquinario utilizado na ferrovia mas ele tambem precisava trabalhar walter era fogueiro o operario responsavel por colocar carvao nas caldeiras caldeiras que aqueciam a agua utilizada para produzir vapor nos dias mais puxados walter abastecia as caldeiras o dia todo em um percurso total de 640 km no inicio ele gostava do que fazia e ate sonhava em tornar se maquinista mas ao final dos cinco anos walter decidiu que nao era exatamente aquilo que queria fazer pelo resto de sua vida antes mesmo de concluir seu aprendizado walter bentley encontrou outra paixao as motocicletas entre 1909 e 1910 ele conseguiu participar de corridas regionais com motocicletas quadrant rex e indian e chegou a participar de duas ediçoes do tourist trophy em isle of man com elas uma em 1909 e outra em 1910 isle of man como voce deve lembrar e o local onde ficam as estradas que formam o snaeffel mountain course circuito de 60 km que e considerado um dos mais perigosos do planeta o que compreensivelmente e uma das razoes para que a corrida de motos mais lendaria do planeta aconteça la desde 1907 e para que todos os anos milhares de pessoas protestem pelo fim da prova que ja ceifou as vidas de 148 pilotos desde a primeira ediçao walter owen bentley que ainda tinha 20 ou 21 anos quando correu la poderia ter sido um deles mas o destino lhe reservava uma vida longa e um futuro cheio de surpresas conquistas e tombos e nem todos eles foram de moto a equipe da indian para o tourist trophy de isle of man em 1910 bentley e o primeiro a esquerda de roupas claras terminado seu periodo na ferrovia walter mudou se de volta para londres onde conseguiu um emprego na companhia de taxi national motor cab company nao ele nao virou taxista ele trabalhava cuidando da frota o que muito lhe agradava visto que alem do criquete o unico esporte do qual gostava o jovem walter bentley desenvolveu uma paixao persistente por mecanica enquanto trabalhava na great northern railway foi realizando manutençao e reparo na frota de taxis unic da empresa carros do tipo coupe de ville que tinham a cabine do motorista descoberta enquanto os passageiros eram transportados em um compartimento fechado e movidos por um motor quatro cilindros de 12 cv que walter bentley decidiu que seu negocio era construir carros um taxi unic nao poderia ser diferente naqueles primeiros anos do seculo 20 o automovel era a novidade do momento e havia bastante espaço para concorrencia carros e corridas sem se atropelar apos dois anos trabalhando com os taxis walter juntou se a seu irmao horace millner bentley para abrir uma revendedora de automoveis da fabricante francesa doriot flandrin & parant ou simplesmente dfp foi nesta epoca que walter owen bentley tornou se w o bentley isto porque quando dois irmaos trabalhavam juntos na mesma firma o costume da epoca era que eles fossem chamados por suas iniciais e nao por seus nomes da mesma forma horace passou a assinar como h m bentley como bom entusiasta w o acreditava que a melhor e provavelmente a mais divertida forma de fazer a publicidade de um carro era vencer corridas com ele isto em 1912 e nao nos anos 60 vejam bem durante a semana w o e h m bentley vendiam carros; nos fins de semana eles os levavam para o circuito de brooklands o primeiro autodromo da historia e para provas de subida de montanha o problema e que os dfp que usavam motores de quatro e seis cilindros nao eram os carros mais rapidos eles so se tornaram vencedores depois que w o sem contar a ninguem encomendou pistoes de aluminio projetados por ele mesmo para os motores algo que ninguem nunca havia feito a lenda diz que w o se inspirou por um peso de papel feito de aluminio que viu na frança durante uma visita a sede da fabricante francesa mais leves os pistoes melhoraram consideravelmente o desempenho dos dfp e ate garantiram que alguns recordes fossem quebrados em brooklands w o decidiu que nao contaria a ninguem como fez os carros franceses ficarem muito mais rapidos tao rapido [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] das pistas para a guerra havia uma boa razao para manter segredo a primeira guerra mundial havia começado em julho de 1914 e w o bentley acreditava que os pistoes de aluminio poderiam ser de grande ajuda para o exercito britanico ele entao entrou em contato com o homem que fazia a conexao entre o royal naval air service a força aeronautica oficial do reino unido e a industria automotiva o comandante wilfred briggs ele mandou dizer ao exercito que os pistoes de aluminio eram mais leves e eram menos suscetiveis ao superaquecimento consequentemente permitindo maiores taxas de compressao e aumentando o rendimento do motor a ordem da coroa foi direta w o foi convocado para visitar algumas das principais fabricantes de motores e equipamentos aeronauticos da gra bretanha para ensina los a produzir pistoes de aluminio ironicamente a primeira empresa para qual ele prestou consultoria foi a rolls royce como resultado o primeiro motor produzido em serie pela rolls recebeu pistoes de aluminio o processo se repetiu com a sunbeam que tambem incorporou pistoes de aluminio no projeto de todos os seus motores aeronauticos o motor v12 rolls royce eagle que usava pistoes de aluminio projetados por w o bentley a terceira fabricante de motores que teve bentley como consultor foi a gwynnes que produzia motores da francesa clerget sob encomenda diferentemente do que havia ocorrido com a rolls royce e a sunbeam a clerget nao foi muito receptiva a novidade e impediu que a gwynnes adotasse os pistoes de aluminio para w o bentley tanto melhor com a recusa da clerget o exercito do reino unido lhe concedeu uma equipe de engenheiros e mecanicos para projetar seus proprios motores que seriam fabricados pela humber em coventry era a chance perfeita para que w o mostrasse o que sabia fazer verdade seja dita o bentley br1 um motor radial de nove cilindros e 17 3 litros era ligeiramente baseado no projeto do clerget 9b de 130 cv que era um dos mais utilizados por avioes da força aeronautica britanica no entanto w o modificou o desenho dos cilindros que passaram a ser de aluminio com camisas de ferro fundido assim como os pistoes; e tambem aumentou o curso dos de 160 mm para 170 mm modificaçoes que aumentaram a potencia de 130 cv para 150 cv e ainda ajudaram a tornar o motor mais barato o primeiro prototipo funcional ficou pronto em 1916 e foi seguido pelo bentley br2 uma versao de 24 9 litros e 230 cv [youtube id= edqpyojulm width= 620 height= 350 ] dando a partida em um sopwith snipe com motor bentley br1 ambos os motores foram amplamente utilizados pelos avioes do exercito britanico como o biplano sopwith camel com mais de 2 500 unidades de cada modelo br1 e br2 produzidas durante a guerra pelos serviços prestados a coroa w o bentley recebeu uma condecoraçao como membro da ordem do imperio britanico mbe e um premio de £ 8 000 cerca de £ 392 000 ou r$ 1 9 milhoes em valores atualizados dedicado a inventores que contribuissem de forma significativa ao bem estar do reino unido a clerget tentou contestar a legitimidade do feito de w o bentley considerando que o projeto dos motores br1 e br2 eram derivados do clerget 9b mas nao teve sucesso de volta aos carros ainda que tenha ganho uma boa quantia e feito algo por seu pais w o bentley levou durante o periodo de conflito o primeiro grande tombo no ano novo de 1914 ele havia se casado com leonie gore baronesa de magherabegg e ainda naquele ano foi convocado pelo exercito ele mal pode passar tempo com sua esposa que em 1918 foi uma das vitimas da epidemia mundial de influenza que ficou conhecida como gripe espanhola leonie morreu no ano seguinte viuvo aos 30 anos w o bentley precisava mesmo reorganizar sua vida a vantagem de certa forma era que ele podia começar do zero e focar todas as suas energias no que sempre quis fazer fabricar automoveis w o juntou se novamente a seu irmao h m no inicio de 1919 com um plano usar toda a experiencia adquirida ao longo de sua vida para fabricar automoveis assim a dupla fundou a bentley motors limited a principio um misto de escritorio e oficina no movimentado distrito londrino de mayfair inaugurado no dia 18 de janeiro o trabalho andava rapido ainda em 1919 o primeiro prototipo da bentley motors estava pronto e operante o bentley 3 litre que tinha este nome porque seu motor era um quatro cilindros com comando no cabeçote e tres litros de deslocamento dali a dois anos ele começaria a ser produzido em serie um satisfeito w o bentley ao volante do primeiro 3 litre nascia ali afinal a bentley o local onde o trabalho de construçao era realizado um galpao improvisado em baker street onde o barulho constante da oficina e do motor sendo testado incomodava a vizinhança hoje ha uma placa celebrando a memoria de walter owen bentley mas muita coisa ainda iria acontecer
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