ha algumas semanas começamos a contar aqui no flatout a historia geral do chevrolet corvette desde a primeira geraçao la de 1955 a oitava delas nos foi apresentada ha poucos meses e trouxe a maior revoluçao de todas o motor central traseiro algo com o qual a general motors ja flertava desde os anos 1960 mas so agora teve os meios e os colhoes para concretizar falamos em colhoes porque a identidade do corvette da qual fazia parte o motor v8 na dianteira foi algo construido ao longo de decadas algo a que muitos fas se apegavam e ainda se apegam e por isso tem problemas para aceitar um dia as coisas mudam quando todos perceberem que na pratica o novo corvette e um supercarro com desempenho de ferrari e plasticos baratos por us$ 150 000 a questao de ser um corvette de verdade ou nao que e a mais problematica nem tem relevancia o corvette c4 lançado em 1983 tinha uma missao clara atualizar uma receita defasada e colocar o vette de volta a uma posiçao de vanguarda algo que o c3 havia compreensivelmente perdido depois de 15 anos em linha no caso do c5 que chegou ao mercado em 1997 a missao era outra manter se no topo em uma nova decada para isto a chevrolet decidiu modernizar o corvette mais uma vez em estrutura e design assim a o chassi de metal passou a ser moldado por hidroformagem processo no qual as peças sao moldadas em alta temperatura e pressao hidraulica o que aumentava a rigidez sem acrescentar peso ja o desenho da carroceria manteve a identidade e as proporçoes vistas no corvette c4 porem com o inevitavel arredondamento das linhas que acometeu toda a industria automobilistica da decada de 1990 ha quem diga que de certa forma o corvette c5 lembra o mazda rx 7 fd lançado em 1992 a nova estrutura do corvette trouxe um aumento expressivo no entre eixos de 2 440 mm para 2 654 mm e um ligeiro acrescimo no comprimento de 4 480 mm para 4 564 m isto melhorou consideravelmente o espaço interno alem disso pela primeira vez em decadas o corvette tornava a ter um porta malas acessivel pelo lado de fora na pratica era um hatchback com teto fastback unica versao de carroceria disponivel no inicio de 1997 em agosto daquele ano ja para o ano modelo de 1998 foi disponibilizado o conversivel e meses depois um terceiro estilo de carroceria foi mostrado o cupe hardtop que tinha tres volumes bem definidos e porta malas acessivel por uma tampa igual a do conversivel o corvette c5 nao passou por mudanças drasticas ao longo de sua vida que foi relativamente curta durando ate 2004 e ele so teve um motor na versao basica o v8 ls1 de 5 7 litros todo de aluminio tradicional com comando no bloco e duas valvulas por cilindro ele entregava 350 cv e otimos 48 3 kgfm de torque ate 2001 depois disto mudanças nos coletores de admissao e escape que ficaram mais livres elevaram estes numeros para 355 cv e 50 4 kgfm de torque mantidos ate o final da produçao o ano de 2001 tambem trouxe o sucessor do corvette c4 zr 1 o z06 inspirado pelo pacote z06 disponivel para o corvette sting ray da decada de 1960 o motor era o ls6 versao anabolizada do ls1 que trazia novas camisas de cilindro reforços no bloco coletor de admissao de maior fluxo valvulas preenchidas com sodio e maior duraçao de abertura e taxa de compressao elevada 10 5 1 com isto a potencia passou a 390 cv menos que o zr1 sim mas havia outra questao o z06 era 160 kg mais leve batendo nos 1 410 kg com isto ele superava o zr1 em aceleraçao e no quarto de milha levando quatro segundos cravados para chegar aos 100 km/h e 12 4 segundos para percorrer o quarto de milha ja em 2002 o corvette z06 ganhou 20 cv chegando aos 410 cv o corvette c5 normal alias nao ficava muito atras o zero a 100 km/h informado pela gm era de 4 5 segundos nao muito distante de carros muito mais caros com o aston martin db7 e a ferrari f355 sim faz tempo o problema do corvette c5 era outro qualidade de construçao e acabamento algo bem mais grave do que se ve hoje o interior parecia barato e era pouco inspirado e nem mesmo tecnologias interessantes como um dos primeiros sistemas de head up display hud nao eram suficientes para acabar com esta impressao o corvette c6 lançado em 2005 tentou resolver tais questoes visualmente ele nao mudou tanto o formato da carroceria era parecidissimo embora as dimensoes tenham mudado entre eixos maior 2 685 mm e menor comprimento 4 435 mm a maior diferença era a dianteira que seguiu a tendencia mundial e abandonou os farois escamoteaveis e no geral uma aparencia mais esguia ainda arredondada porem com uma silhueta mais afilada inegavelmente era um desenho evolutivo porem mais moderno e com identidade mais contundente do lado de dentro houve um aumento sensivel na qualidade dos materiais mas a arquitetura do painel era visivelmente a mesma do corvette c5 novamente nada memoravel mas ao mesmo tempo nada extremamente condenavel o que importava de verdade eram as mudanças tecnicas com a adoçao de um novo v8 de seis litros na versao basica o ls2 muito parecido com o ls6 usado no z06 anterior porem com mais foco no torque em medias rotaçoes comando de valvulas mais leve e taxa de compressao de 10 9 1 em 2008 este motor deu lugar ao ls3 com 6 2 litros de deslocamento 436 cv e 58 6 kgfm de torque o que definitivamente trouxe o mais barato dos corvette aos padroes modernos de performance pouco se fala sobre isto mas o corvette basico da sexta geraçao tinha o mesmo desempenho que o z06 da quinta geraçao sendo capaz de cumprir o zero a 100 km/h em quatro segundos cravados e este era um bom problema pois obrigou a chevrolet a elevar o nivel das versoes especiais começou com o z06 de 2006 para nao deixar duvidas de que ele estava em outro padrao a chevrolet deu a ele um v8 de sete litros o ls7 o deslocamento foi ampliado com um aumento no diametro dos cilindros e no curso dos pistoes que chegaram a 104 8 mm e 101 6mm respectivamente o motor tinha virabrequim e mancais de aço forjado e bielas de titanio forjado e valvulas maiores cada unidade era feita artesanalmente o resultado eram 512 cv a 6 300 rpm e 65 kgfm de torque a 4 800 rpm com a redline nas 7 000 rpm para garantir durabilidade segundo a gm era possivel colocar o limite em 8 000 rpm mas isto poderia comprometer a durabilidade dos tuchos hidraulicos de todo modo o z06 c6 era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 6 segundos e cumprir o quarto de milha em 11 7 segundos a 205 km/h era desempenho de supercarro posto de forma simples https //www youtube com/watch v=l9fxnuxl9i4 e para acompanhar ainda eram realizadas outras mudanças barras estabilizadoras maiores e mais duras na dianteira e na traseira molas e amortecedores mais firmes componentes aerodinamicos maiores e mais eficientes um radiador dedicado para o cambio para lamas de fibra de carbono na dianteira dutos de arrefecimento para todos os freios rodas de 18 polegadas na dianteira e 19 polegadas na traseira de aliminio forjado e discos de freio de 355 mm na frente e 340 mm atras com pinças de seis e quatro pistoes respectivamente e como se nao bastasse ainda houve a volta do zr1 que inaugurou a era dos corvette supercharged de fabrica sua missao era parecida com a do zr 1 com hifen original fazer com que o mundo entendesse que o corvette era mais que um esportivo de bom custo beneficio e que mesmo custando menos ele poderia figurar entre os carros mais velozes do planeta isto exigiu a sobrealimentaçao sem ela o v8 ls nao tinha mais para onde ir o motor chamado ls9 era baseado no ls3 e deslocava 6 2 litros o ls7 apesar do maior deslocamento tinha as paredes mais finas e nao seria apropriado para o uso de um supercharger com 103 25 mm de diametro e 92 mm de curso ele deslocava exatos 6 162 cm³ o uso de um supercharger eaton do tipo roots garantia nada menos que 647 cv e 83 5 kgfm de torque mesmo com a taxa de compressao mais baixa de 9 1 1 como se costuma fazer com motores sobrealimentados [gallery type= grid link= file size= medium ids= 248768 248769 248770 ] numeros como aqueles eram inconcebiveis em um corvette anos antes o zr1 codinome blue devil tornou se o mais potente da historia do modelo entre os produzidos em serie obviamente [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 248772 248771 ] o torque maximo aparecia a baixas 3 800 rpm e aliado ao cambio manual tremec tr 6060 ajudava o zr1 a ir de zero a 100 km/h em 3 3 segundos e atingir a velocidade maxima de 330 km/h sim extremamente rapido https //www youtube com/watch v=4gvnqr7lbo0 visualmente o zr1 tambem era um animal completamente diferente a começar pela janela de acrilico que permitia ver o topo do supercharger o tempo todo um lembrete de que aquele corvette era algo inedito na historia fora isto havia os adesivos no para lama o kit aerodinamico de fibra de carbono e os para lamas alargados o composito tambem era usado no painel e no capo o que tentava ajudar o carro a nao pesar tanto 1 596 kg nao era exatamente um peso pena mas poderia ser pior e no fim do dia o corvette zr1 mostrava que a chevrolet sabia exatamente o que fazer com o corvette ele foi uma especie de redençao para o c5 e o c6 fazendo todos esquecerem do visual meio generico e da qualidade de construçao somente aceitavel e foi um dos grandes responsaveis por fazer o c6 segurar as pontas com honra ate 2013 ele colocou o vette definitivamente no caminho que culminou na adoçao do motor central traseiro ele estava perto do teto que foi atingido de vez com o corvette c7 tema do nosso proximo post
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