voce deve ter visto no zero a 300 de hoje a noticia de que a ford da europa esta pensando na ideia de trazer de volta o capri em uma epoca na qual ate mesmo os carros de passeio normais estao em risco de extinçao sendo substituidos aos poucos por suvs crossovers e pickups a ideia de um novo cupe esportivo inspirado em um classico dos anos 1970 e sempre bem vinda ainda mais considerando que a ford e justamente uma das marcas que lideram a onda dos utilitarios urbanos pensando nisso percebemos que em seis anos de anos de flatout ainda nao contamos a historia do ford capri e hoje e o dia perfeito para resolver esta questao ate porque estamos falando daquele que em muitos aspectos foi o ford mustang para o mercado europeu a mesma origem humilde ; o mesmo apelo de esportivo acessivel divertido e estiloso; sucesso equivalente nas pistas; e da mesma forma que o mustang o capri tambem tornou se objeto de culto entre os entusiastas mas diferentemente do que aconteceu com o mustang o capri nao se tornou um classico cultuado no mundo todo sua base de fas e mais localizada principalmente entre os britanicos e isto e injusto de certa forma porque o ford capri era um carro matador a propria ford europeia assumiu que o capri lançado em 1969 nasceu para ser o equivalente europeu do mustang o sucesso do pony car nos eua era impressionante o stang chegou a criar um novo segmento de mercado e tornou se o rival a ser batido e nada mais natural que tentar repetir a formula na europa usando o que havia a disposiçao e o que havia a disposiçao era o ford cortina que nao muito antes ja havia demonstrado seu potencial esportivo com o lotus cortina de 1963 mk1 e 1966 mk2 como nos eua o seda compacto serviu de base para um cupe mantendo a maior parte dos componentes mecanicos e os colocando sob uma carroceria mais arrojada e atraente o carro começou a ser fabricado em halewood no reino unido; e em koln na alemanha em novembro de 1968 poucos meses depois em janeiro de 1969 ele fez sua estreia no salao de bruxelas na belgica chegando as lojas pouco depois sua receita basica permaneceu a mesma por quase duas decadas um cupe fastback com suspensao macpherson na dianteira e braços eixo rigido na traseira e entre eixos de 2 56 metros o ford capri teve tres fases entre 1968 e 1986 e a ford referia se a ela como mark i mark ii e mark iii mas nao se pode considera las tres geraçoes distintas estavam mais para reestilizaçoes com mudanças na dianteira na traseira e no interior mas a plataforma nunca mudou e a carroceria passou apenas por melhorias incrementais o mercado europeu sempre foi bem diferente do que se via nos eua motores v8 eram mais populares em sedas de luxo e esportivos maiores geralmente emprestados de fabricantes norte americanas havia exceçoes claro como o v8 da rover entao para garantir que houvesse uma versao do capri para cada tipo de comprador a ford deu a ele diversas opçoes de motor entre quatro cilindros em linha v4 e v6 o carro produzido no reino unido era destinado ao mercado local enquanto a versao feita na alemanha abastecia o restante da europa e eles tinham motores diferentes nas variantes basicas o capri britanico era equipado com um motor kent quatro cilindros de 1 3 ou 1 6 litro; e o alemao tinha motor taunus v4 que podia ser 1 3 1 5 ou 1 8 ja o modelo de topo no reino unido tinha o motor v4 essex de dois litros enquanto o restante da europa tinha uma versao mais cara com motor v6 cologne tambem de dois litros ja em 1969 foram adotados motores maiores o v6 essex de tres litros e 138 cv no reino unido e o v6 cologne de 2 3 litros nos paises continentais com 125 cv em ambos os casos as versoes adotavam a sigla gt detalhe todos os motores eram acoplados a uma caixa manual de quatro marchas sem exceçao uma transmissao automatica de tres marchas so passou a ser oferecida no capri mkii a partir de de 1974 o ford capri foi bem recebido na estreia pois oferecia um estilo mais arrojado e um interior mais luxuoso que no cortina com dinamica afiada e estilo mais do que agradavel e o publico tambem reagiu bem so nos dois primeiros anos 400 000 exemplares do capri foram vendidos na europa toda e ficaria ainda melhor apesar das circunstancias em 1973 com a crise do petroleo a industria automotiva europeia tambem foi afetada com isto a maioria das versoes do capri adotaria um leve facelift e uma postura mais comportada com suspensao mais confortavel e mais equipamentos em troca de um foco menor na esportividade entretanto parecia que era exatamente aquele o desejo do publico e como resultado o ano de 1973 marcou o melhor desempenho do capri nas vendas ate o momento mais de 233 000 exemplares foram emplacados e o carro chegou a marca de 1 000 000 de unidades produzidas [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 243790 243791 ] por conta disto em setembro de 1973 foi autorizada a produçao de um capri ainda mais esportivo o capri rs 3100 que como o nome dizia utilizava um v6 essex de 3 1 litros com dupla carburaçao weber e 150 cv o rs 3100 vinha com decoraçao mais ousada na carroceria com pinstriping em dourado e spoiler de borracha do tipo rabo de pato entretanto a mudança mais significativa estava na suspensao alem de ser 2 5 cm mais baixo o capri rs 3100 tinha cambagem mais negativa e bitolas maiores exigindo o uso de para lamas mais largos o capri rs 3100 tinha excelente dinamica mas era um carro duro algo perdoavel pelo fato de ser um especial de homologaçao para o grupo 2 de turismo do qual apenas 250 exemplares foram feitos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 243797 243796 ] o capri ii foi apresentado em fevereiro de 1974 com uma carroceria ligeiramente maior com o mesmo entre eixos e pela primeira vez em toda a linha ford com uma tampa traseira de hatchback o fiesta so veio a ser lançado em 1976 a ideia da ford era tornar o capri um carro mais versatil e utilizavel no dia a dia afinal a crise do petroleo havia sim modificado um pouco as demandas do mercado o estilo mudou pouco os farois ficaram maiores e mais retilineos ladeados por piscas com lentes ambar ja a traseira ganhou lanternas maiores de design proprio no lugar das lanternas de escort da geraçao anterior https //www youtube com/watch v=qkdox2tkpz4 mecanicamente ele era muito semelhante ao capri i com os mesmos motores e demais componentes como suspensao freios e eletrica mas o interior tinha um painel modernizado com mais linhas retas e um volante menor uma diferença importante era o cambio agora alem da caixa manual de quatro marchas havia a opçao por uma recem introduzida transmissao automatica de tres marchas que mostrou se relativamente popular na versao ghia de apelo mais luxuoso e veio a a se tornar item de serie em 1976 com o cambio manual transformado em opcional a partir do ano modelo de 1979 o capri passou por sua maior transformaçao estetica adotando uma dianteira inspirada pelo escort rs1800 com quatro farois redondos e grade preta com filetes ja a traseira recebeu as lanternas do escort mk3 espertamente adaptadas para sua nova casa aquela altura porem a ford percebeu que as vendas do capri concentravam se mais no reino unido onde o capri ja era um carro muito cultuado pelos entusiastas a partir de 1982 o motor v6 essex de tres litros alimentado por carburadores deu lugar ao 2 8 injetado pertencente a familia cologne medida encontrada para contornar as leis para emissoes de poluentes que ja na epoca começavam a ficar mais rigidas apesar do downsizing foi o suficiente para dar novo folego para que o capri sobrevivesse por mais tres anos a ford pretendia tira lo de linha ate 1983 mas ele acabou sobrevivendo ate 1986 isto foi otimo na verdade o ford capri ganhou suas versoes mais interessantes justamente em sua ultima fase como o capri 2 8 rs turbo que como o nome dizia utilizava uma versao sobrealimentada do v6 cologne de 2 8 litro com 185 cv ele foi oferecido apenas no mercado alemao entre 1981 e 1982 [gallery type= grid link= file size= medium ids= 243798 243799 243800 ] ja no reino unido entre 1983 e 1984 foi vendido o capri tickford turbo que tambem usava o motor v6 cologne turbinado de 2 8 litro com preparaçao da turbo tecnics e nada menos que 205 cv seu visual era sem surpreender um tanto estranho afinal o capri era um projeto do fim da decada de 1960 mas a ford britanica colocava no turbo tickford elementos oitentistas como uma dianteira sem grade para choques envolventes e farois auxiliares embutidos foram feitos 80 exemplares e acredita se que o ultimo ford capri registrado no mundo tenha sido um turbo tickford em 1991 como estoque de concessionaria e em essencia foi a demanda dos entusiastas que manteve o modelo em produçao na inglatera enquanto a fabricaçao alema foi interrompida em 1982 pelos dois anos seguintes os carros com volante do lado esquerdo vinham de um estoque ja produzido anteriormente e apenas os carros de mao inglesa continuaram sendo fabricados ate 1986 quando o capri parou de ser fabricado sem deixar sucessor outros capri pelo mundo nao foi apenas na europa que o capri foi vendido se ele foi criado para ser o mustang europeu ainda em 1970 a ford decidiu vende lo nos eua entretanto o cupe era vendido como mercury e nao ford e as campanhas publicitarias o anunciavam como o carro sexy que veio da europa ele tinha quatro farois redondos e para choques maiores que a partir de 1973 passaram a ser de impulsao como mandava a legislaçao americana o que naturalmente comprometeu a harmonia do design original poucos carros europeus importados para os eua conseguiam ficar bem com eles inicialmente oferecido com um motor 1 6 kent de 64 cv o mercury capri adotou em 1972 o motor v6 cologne de 2 6 litros e 120 cv o mercury capri original foi vendido ate 1977 e depois disto foi substituido em 1979 por uma versao rebatizada e reestilizada do mustang de terceira geraçao [gallery type= grid link= file size= medium ids= 243773 243775 243774 ] ja na africa do sul onde o ford capri era produzido localmente houve uma versao que dava a ele literalmente o coraçao do mustang um v8 small block 302 importado dos eua e instalado por uma preparadora em joanesburgo chamada basil green motors [caption id= attachment_243805 align= aligncenter width= 1000 ] foto the motorhood[/caption] chamado ford capri perana ele era o mais proximo de um mustang que o cupe europeu se tornaria e trazia uma bela customizaçao com racing stripes no capo e a tampa do porta malas pintada de preto
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