em 2018 completaram se 40 anos desde o lançamento de um dos carros mais emblematicos do mundo o mazda rx 7 dentre os lendarios esportivos japoneses dos anos 90 ele era o unico a usar um motor rotativo wankel biturbo todos os outros traziam motores mais tradicionais com pistoes reciprocantes comandos valvulas e varias outras partes moveis [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] terminamos a parte anterior desta historia falando sobre o lançamento da primeira geraçao do mazda rx 7 que com seu tamanho diminuto e os 100 cv de seu motor wankel de dois rotores e 1 2 litro finalmente mostrava o que a mazda era capaz de fazer hoje vamos tratar de sua evoluçao e sobre como o rx 7 foi de um esportivo oitentista que apostava no baixo peso a um monstro com dois turbos e muito potencial para preparaçoes extremas o mazda rx 7 de primeira geraçao acabou fazendo mais sucesso nos estados unidos do que no japao o que era um atestado a qualidade do esportivo niponico que conseguiu conquistar os norte americanos depois da derrocada dos muscle cars em 1982 foi lançada a fase 2 da primeira geraçao com algumas mudanças sutis porem importantes os para choques passaram a ser envolventes de plastico melhor integrados a carroceria a face traseira tambem foi remodelada perdendo o enorme recesso onde se alojava a placa e adotando um visual mais moderno com lanternas maiores de lentes escuras e um suporte de placa com visual bem mais discreto o cambio manual passou de quatro marchas a cinco e a alavanca ficou mais curta e proxima da mao do motorista as tambem incluiram a adoçao de freios a disco nas quatro rodas antes eram apenas na dianteira e um aumento de potencia para 115 cv alem disso o carro ficou mais leve com 995 kg em vez de 1 000 kg a versao gsl ainda recebeu um diferencial traseiro de deslizamento limitado que ajudava a mitigar a perda de traçao nas curvas mais leve e mais potente o rx 7 tambem ficou mais rapido o 0 100 km/h era cumprido em 8 5 segundos 1 segundo a menos que o modelo anterior e a velocidade maxima ficava em 193 km/h antes eram 190 km/h foi em 1983 porem que veio a adiçao mais importante para a construçao da imagem de esportivo de alto desempenho do rx 7 a versao turbinada o rx 7 turbo foi lançado em setembro de 1983 aproveitando que a mazda havia acabado de lançar o cupe cosmo que usava o motor 12a turbinado e ficava posicionado acima do rx 7 no cosmo o 12a turbo entregava 160 cv no rx 7 com a adoçao de um turbocompressor especifico que tinha rotores mais leves e que giravam 20% mais rapido a potencia subiu para 165 cv o rx 7 turbo era capaz de ir de zero a 100 km/h na casa dos 7 5 segundos com velocidade maxima superior a 200 km/h o rx 7 turbo de primeira geraçao porem viveu pouco nao porque nao fez sucesso mas porque a mazda ja estava desenvolvendo a segunda geraçao a fc no total a mazda vendeu mais de 474 000 exemplares do rx 7 de primeira geraçao sendo que 80% foram emplacados nos estados unidos era um bom incentivo para que a segunda geraçao fosse ainda melhor se voce olha o mazda rx 7 fc e pensa cara eu ja vi este perfil em algum lugar saiba que nao esta ficando maluco a equipe de design da mazda inspirou se sem cerimonia no porsche 924 modelo de entrada da marca alema que tal como o rx 7 fez relativo sucesso nos estados unidos o formato da dianteira o desenho das portas o vigia traseiro envolvente e as lanternas traseiras deixavam o carro bem parecido com o 924 ainda que seu porte fosse ligeiramente menor as maiores novidades do rx 7 fc porem eram mecanicas a suspensao traseira abandonou o eixo rigido por um sistema independente que tornava o carro mais neutro nas curvas a direçao ficoi mais precisa com a adoçao de um sistema com pinhao e cremalheira no lugar das esferas recirculantes usadas anteriormente e o motor cresceu em deslocamento agora chamado 13b o wankel de dois rotores passou a deslocar 1 3 litro o motor podia ser naturalmente aspirado de 150 cv ou turbinado de 185 cv sendo que nao havia versoes naturalmente aspiradas para o mercado domestico do japao onde ele continuava sendo vendido como savanna rx 7 para a terceira geraçao de seu esportivo a mazda decidiu se por uma abordagem mais proxima dos grand tourers o que trouxe um maior nivel de sofisticaçao assim pela primeira vez o rx 7 adotava suspensao com buchas especiais que permitiam um leve esterçamento passivo do eixo traseiro nas curvas alem de amortecedores eletronicos ativos que ficavam mais rigidos ou mais macios de acordo com as condiçoes de rodagem com tres ajustes diferentes o turbo por sua vez era do tipo twin scroll o chamado turbo pulsativo com dois canais na voluta da turbina por isso chamado tambem de turbo de fluxo duplo geralmente ele e mais utilizado em motores de quatro cilindros pois como nestes motores os cilindros sobem e descem em pares e cada canal trabalha com os gases de dois cilindros para acelerar o enchimento/pressurizaçao do turbo reduzindo o lag em baixas rotaçoes no caso do wankel de dois rotores presumivelmente o fluxo e dividido entre cada um dos rotores em 1988 a potencia do motor naturalmente aspirado passou a 160 cv enquanto o motor 13b turbinado passava aos 215 cv houve poucas mudanças no rx 7 de segunda geraçao que teve mais de 272 mil unidades fabricadas ate 1992 talvez a mazda estivesse poupando recursos para a terceira geraçao que trouxe uma mudança radical na abordagem do carro a decada de 1990 trouxe consigo uma revoluçao tecnologica no mercado automotivo japones como ja citamos outras vezes a economia do japao estava indo muito bem naquela epoca e as fabricantes nao tinham medo de ousar na hora de desenvolver seus esportivos por isto o mazda rx 7 fd que finalmente perdeu o nome savanna no japao era um carro completamente distinto as formas retilineas e inspiradas no porsche 924 deram lugar a uma carroceria arredondada ainda com farois escamoteaveis porem com um perfil muito mais limpo tipicamente noventista a terceira geraçao era maior com 4 280 mm de comprimento 2 425 mm de largura e 1 740 mm de altura com isto apesar de continuar usando o motor 13b de 1 3 litro o rx 7 perdeu a vantagem da isençao de impostos ficando mais caro mas ele tambem ficou mais refinado para começar nao havia mais motores naturalmente aspirados agora chamado 13b rew o wankel da mazda tinha dois turbos sequenciais da hitachi sendo o primeiro motor japones produzido em serie com esta caracteristica o turbo menor atuava sozinho das 1 800 as 4 000 rpm entregando 0 7 bar de pressao as duas turbinas trabalhavam juntas entre as 4 000 e 4 500 rpm e entao o turbo maior trabalhava sozinho ate a redline a 8 300 rpm com uma queda momentanea para 0 6 bar no inicio da transiçao o aumento de tamanho e o nivel de tecnologia embarcada mudaram o posicionamento do rx 7 no mercado japones ele ficou mais caro e era considerado um esportivo de alto nivel por sorte em 1989 a mazda havia lançado o mx 5 miata roadster com motor quatro cilindros que ocupou o lugar de esportivo acessivel da marca e por si so tornou se outro grande sucesso tanto que diferentemente do rx 7 o mx 5 esta por ai ate hoje e ha quem diga que ele nunca esteve em tao boa forma [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o rx 7 fd foi produzido por dez anos entre 1992 e 2002 no inicio a potencia era de 255 cv 40 cv a mais do que a geraçao anterior o motor estava disponivel com cambio manual de cinco marchas ou automatico de quatro marchas e era capaz de levar o novo rx 7 de zero a 100 km/h em 6 4 segundos com maxima proxima dos 250 km/h em 1996 veio um aumento de 10 cv na potencia do motor wankel que chegava aos 265 cv graças a um novo coletor de admissao e a uma nova central eletronica de 16 bits dito isto apenas os carros com cambio manual se beneficiaram da mudança pois a potencia maxima ficava disponivel a partir das 7 000 rpm exatamente onde começava a redline dos carros com cambio automatico que tinham limite de giro mais baixo as versoes incluiam a basica type r; a type rz com discos de freio maiores e rodas bbs de 17 polegadas; e a touring x com cambio automatico de quatro marchas e sistema de som bose ao longo dos anos foram lançadas outras versoes como a de topo rs de 1998 que tinha amortecedores ajustaveis bilstein e rodas de 17 polegadas alem de peso reduzido de 1 340 kg para 1 250 kg graças a bancos recaro e capo mais leves entre outras modificaçoes [youtube id= xrotmijtjfg width= 620 height= 350 ] alem disso o rx 7 type rs foi o primeiro a adotar um sistema de escape menos restritivo e novos turbos para entregar 280 cv potencia limitada por um acordo de cavalheiros entre as fabricantes japonesas e que na pratica ficava acima dos 300 cv e ele tambem tinha relaçao final de diferencial mais curta o que reduziu consideravelmente seu tempo de zero a 100 km/h para menos de seis segundos alem do motor wankel em si o que uniu todas as geraçoes do rx 7 foi o fato de o baixo peso do conjunto mecanico e seu posicionamento sempre atras do eixo dianteiro tornarem ainda melhor seu comportamento dinamico ja muito bem acertado a geraçao fd foi largamente elogiada pela imprensa especializada de sua introduçao a seu encerramento quando a mazda decidiu que era hora de colocar no topo da linha um esportivo mais pratico e polivalente o resultado foi o mazda rx 8 lançado em 2003 e produzido ate 2011 ele era um carro mais espaçoso com carroceria de quatro portas ainda que as portas traseiras fossem pequenas e abrissem para tras e tambem era movido por um motor wankel a carroceria foi projetada por ikuo maeda ninguem menos que o filho de matasaburo maeda designer do primeiro rx 7 sendo assim os carros estavam mais ligados do que as aparencias levam a crer o mazda rx 8 saiu de linha em 2011 porque o motor wankel por mais sonoro e potente que fosse ainda consumia combustivel demais e nao conseguiu passar nos testes de emissao de poluentes por isso a mazda interrompeu a produçao de novos esportivos com motor rotativo em um hiato que dura ate hoje a volta do rx 7 ja foi predita e prometida algumas vezes nos ultimos anos mas nunca passaram de boatos
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