nos anos 1960 londres era o centro do mundo a capital britanica estava embalada pela recuperaçao financeira e moral ocorrida nos anos apos a segunda guerra mundial e sem nada muito serio para se preocupar — como os eua e seu conflito no vietna — a cidade estava efervescendo com uma revoluçao cultural e social que ficou conhecida como swingin sixties em que surgiu uma nova cultura jovem e moderna nos campos da moda da musica e comportamento com enfase no otimismo e hedonismo a decada foi marcada por beatles rolling stones e as bandas que fariam a invasao britanica na america por sean connery michael caine e peter sellers no cinema pelas irmas redgrave e a incrivel maggie smith nos palcos por mary quant e twiggy na moda bobby moore bobby charlton e george best nos gramados e claro pelo mini cooper nas ruas com a elevaçao do carrinho economico e barato de sir alec issigonis ao status de icone da moda o modelo se tornou ainda mais popular — uma imagem que perdura ate hoje com seu sucessor feito pela bmw que se tornou um modelo premium bem maior e mais luxuoso do que qualquer mini jamais sonhou em ser bem na verdade houve sim um mini que nao apenas sonhou ser luxuoso como tambem se tornou efetivamente um carro de luxo o radford mini de ville a harold radford era uma das tantas encarroçadoras independentes que havia no reino unido naquela metade do seculo xx e com o coachbuilding em baixa ela percebeu que no sucesso do mini com a turma da swinging london havia um nicho nao explorado e nao pensado pela bmc a fabricante do mini transforma lo em um carro de luxo com o tamanho certo para o ja caotico transito londrino na epoca essas celebridades viram na praticidade e estilo do mini a opçao ideal como segundo carro para se locomover com estilo pelas ruas cheias e estreitas da capital britanica tudo o que a harold radford precisava fazer era oferecer um mini com o mesmo nivel de conforto que os jag e type os rolls bentley e os aston martin que eles tambem guardavam na garagem e assim surgiu em 1963 o mini de ville ele era um mini cooper s — a versao mais potente do mini com motor 1 071 cm³ de 71 cv — com acabamento digno de rolls royce o painel e o console central recebiam acabamento de nogueira e instrumentaçao smiths completa com voltimetro termometro de agua e oleo conta giros e velocimetro radio motorola e ate cronometros como opcional [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 274481 274480 274474 274473 ] os bancos de tecido eram trocados por modelos mais macios reclinaveis e revestidos de couro como se fossem destinados a um jag — assim como os carpetes espessos de la alta e o isolamento acustico reforçado os vidros trocavam a manivela por comandos eletricos e o teto recebia um ragtop webasto o lado de fora contudo continuava praticamente identico ao de um mini comum a unica diferença eram os para choques mais altos com o que chamamos de poleiro no brasil farois auxiliares embutidos na grade luz de re no para choques traseiro e emblemas exclusivos o luxo claro tinha seu preço o modelo topo de linha o gran luxe custava £ 1 080 enquanto o mini cooper s original saia por modicas £ 655 em valores atuais estamos falando de £ 22 800 pelo radford e £ 13 800 pelo mini convencional [gallery type= grid link= file size= medium ids= 274496 274494 274492 274491 274490 274479 ] a lista de celebridades que encomendaram um mini de ville e extensa o mais importante e responsavel pela popularizaçao do carro foi o ator peter sellers que dirigia um destes no filme um tiro no escuro a shot in the dark 1964 na pele do inspetor clouseau e mais tarde comprou um para sua esposa abaixo os integrantes dos beatles tambem tiveram os seus o empresario dos fab four brian epstein foi o responsavel pela aquisiçao paul mccartney teve um verde para fazer par com seu aston martin db6 john lennon teve um preto e ringo starr teve um convertido para hatchback o que permitia colocar sua bateria gretsch na traseira do carro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 274487 274485 274489 274488 ] mas o mais famoso dos mini de ville talvez seja o de george harrison o beatle gearhead originalmente pintado de preto o mini acabou pintado de vermelho e decorado com ilustraçoes psicodelicas de tematica oriental depois que george virou indiano foi esse o carro usado no filme magical mistery tour e que ficou tao famoso quanto o rolls psicodelico de john lennon a partir de 1965 o mini de ville virou um hatchback tecnicamente o mini e um seda com a abertura do porta malas somente abaixo do vidro traseiro e passou a ser chamado de ville gt nos anos seguintes o carro ganhou o motor 1 275 cm³ dos mini cooper do fim dos anos 1960 e tambem ficou muito mais caro em 1970 ele custava mais que um rolls royce shadow e £ 250 a menos que um lamborghini miura [caption id= attachment_274498 align= aligncenter width= 999 ] depois de ficar com a ex mulher de harrison eric clapton tambem ficou com o mini do amigo[/caption] na virada da decada o radford de ville gt tambem teve os farois modificados que tiraram a cara famosa do mini depois disso a popularidade do carro — assim como de praticamente toda aquela cultura dos anos 1960 — começou a diminuir a inglaterra perdeu a copa de 1970 os beatles acabaram a minissaia se tornou comum e a radford fez as ultimas conversoes em 1971 quatro anos antes de fechar as portas definitivamente [caption id= attachment_274499 align= aligncenter width= 1200 ] sim farois de mercedes[/caption] hoje os radford mini de ville seriam como um mini cooper s equipado com o interior do bmw serie 7 houve uma tentativa de revival do mini radford de ville nos anos 1980 com o motor 1 3 do mg metro turbinado para produzir 94 cv mas o contexto ja era outro e o modelo nao fez sucesso a receita de visual descolado e interior confortavel e luxuoso contudo foi algo que a bmw percebeu ao relançar a marca no começo dos anos 2000 o novo mini surgiu como um icone de estilo e com a mesma proposta do radford de ville uma forma descolada de circular pelas congestionadas cidades modernas
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