a definiçao moderna de supercarro e simples um esportivo de alto desempenho com carroceria em formato de cunha espaço para duas pessoas motor central traseiro e uma etiqueta de preço bem alta mas qual foi o primeiro deles para a maioria dos entusiastas e especialistas quem começou tudo foi o lamborghini miura de 1966 hoje nos vamos contar sua historia antes do miura ate existiam esportivos de rua com motor central traseiro como a ferrari 250 lm e o ford gt40 mkiii estes contudo eram derivados dos prototipos de competiçao e como tal eram simplesmente estonteantes e muito velozes mas nao eram exatamente faceis de guiar ou confortaveis para os ocupantes ja os esportivos de rua eram em sua maioria grand tourers com motor dianteiro e traçao traseira carros como o jaguar e type o aston martin db5 e ate o chevrolet corvette uma jovem companhia italiana da cidade de sant agata bolognese tambem tinha o seu o lamborghini 350 gt que era a maior aposta do fabricante de tratores ferruccio lamborghini para bater de frente com a ferrari o 350 gt era um grande carro sem duvida seu motor de 3 4 litros desenvolvido por giotto bizzarrini era capaz de desenvolver mais de 400 cv e girar a ate 11 000 rpm mas era um carro conservador demais com tres volumes bem definidos na carroceria configuraçao 2+2 e potencia reduzida para 270 cv a fim de garantir suavidade e durabilidade no fim das contas o 350 gt nao tinha desempenho para competir com os superesportivos nascidos nas pistas e tambem nao foi muito bem sucedido ao competir com os grand tourers lamborghini planejava fabricar 250 unidades por ano mas a produçao total nao passou de 120 carros entre 1964 e 1966 lamborghini viu que para chegar perto da concorrencia precisaria de algo ainda mais ousado um carro que fosse tao veloz e agil quanto o ford mkiii e especialmente a ferrari 250lm; mas que tivesse sido projetado desde o inicio como um carro de rua garantindo conforto comparavel ao de um gt uma versao da historia diz que o miura foi desenvolvido as escondidas longe dos olhos de ferruccio que nao concordaria com a ousadia do carro outros dizem que ousadia era exatamente o que o patrao queria o fato e que para dar inicio ao projeto do miura uma equipe de primeira foi reunida giotto bizzarrini que ja havia desenvolvido o motor do 350 gt e era ex funcionario da ferrari; giampaolo dallara experiente construtor de chassis para a formula 1 e prototipos de endurance; paolo stanzani que tambem era ex engenheiro da ferrari; e bob wallace que ja havia sido mecanico da ferrari e da maserati nas pistas sabendo disso fica ate dificil acreditar que lamborghini tinha aversao a ideia de colocar um lamborghini nas pistas acreditando que isto prejudicaria o foco na dirigibilidade sobre o desempenho bruto contudo o carro pronto justificava totalmente o trabalho da equipe o desenvolvimento do carro começou pelo motor que usaria o v12 do 350 gt como base deveria ser um motror mais potente claro porem sem perder a suavidade e a confiabilidade a soluçao aumentar o deslocamento que saltou de 3 460 cm³ para 3 929 cm³ ou arredondando de 3 5 para 3 9 litros com curso x diametro de 62x82 mm era um motor superquadrado o que o tornava suave e girador tambem era bastante sofisticado com bloco e cabeçotes de aluminio e duplo comando de valvulas que eram duas por cilindro em cada uma das bancadas alimentado por quatro carburadores weber 46 ida3c identicos ao do posrsche 911 da epoca o v12 do miura entregava 350 cv a 7 000 rpm com torque de 36 8 mkgf a 5 000 rpm o detalhe e que para economizar espaço o motor era acomodado no chassi em posiçao transversal formando uma unica peça com a carcaça da transmissao manual de cinco marchas o diferencial traseiro era autoblocante o chassi desenvolvido por giampaollo dallara era um dos pontos fortes do carro feito de chapas de aço perfuradas de 0 8 cm de espessura na parte central com componentes de aluminio nas extremidades era uma estrutura bastante leve e muito rigida mesmo sem carroceria o chassi rolante impressionou quando foi exposto no salao do automovel de turim em 1965 quando o visual do carro ainda era um misterio o desenho da carroceria ficou a cargo do estudio italiano bertone que havia acabado de contratar o jovem marcello gandini de apenas 25 anos que ficou responsavel pelo projeto o designer juntou se ao resto do time e todos começaram a trabalhar incansavelmente no novo esportivo foto jeremy cliff photography a carroceria tinha proporçoes inspiradas nos prototipos de competiçao mas a identidade visual era unica com destaque para os farois escamoteaveis que quando desligados ficavam rentes a carroceria envoltos por molduras que lembravam cilios as linhas eram suaves sim mas gandini tomou o cuidado de nao deixa las suaves demais ferruccio lamborghini queria vender o carro nos eua e para isso precisava atender tambem ao gosto dos americanos que gostavam de linhas mais agressivas que os europeus foto lambo_photo levando tudo isto em conta o resultado foi um carro simplesmente lindo nao ha outra expressao o entre eixos curto o perfil baixo a elegante area envidraçada as guelras atras das janelas laterais a persiana no vidro traseiro a linha do perfil tudo era extremamente agradavel aos olhos o prototipo do miura o prototipo ficou pronto dias antes de sua estreia no salao de genebra de 1966 a pressa foi tanta que na hora da montagem nao houve tempo de conferir se o conjunto mecanico caberia no cofre o carro acabou aparecendo sem motor no salao mas isto nao impediu que ele fosse a estrela do evento e fizesse muito pela reputaçao do jovem gandini que continuou na lamborghini por boa parte de sua carreira o miura foi o primeiro lamborghini a ter nome de touro na verdade de uma linhagem de touros de briga criados no rancho miura que pertencia ao fazendeiro don eduardo miura em sevilha na espanha don miura so descobriu depois que um italiano atrevido havia usado seu nome em um carro esportivo e nao gostou muito da noticia mas mudou de ideia em 1968 depois que recebeu uma visita do proprio ferruccio lamborghini e viu na pratica o que fazia do miura um carro tao especial e o que era afinal alem do visual incrivel e do motor potente o miura era simplesmente um primor ao volante a qualidade de construçao era um de seus pontos fortes com isolamento acustico de primeira interior confortavel e bem acabado e motor que so se fazia ouvir quando girava alto o chassi usava suspensao independente por braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos garantindo agilidade e estabilidade havia um leve subesterço mas era proposital lamborghini nao queria um esportivo arisco demais que soltasse a traseira com facilidade o interior nao era espaçoso mas era aconchegante e bem projetado o painel de instrumentos trazia dois grandes mostradores principais velocimetro e conta giros sendo que marcava ate 11 000 rpm enquanto os outros ficavam no console central os comandos gerais do carro como farois e limpador de para brisa ficavam no teto [youtube id= vsj7gfldhew width= 620 height= 350 ] o miura foi o carro que finalmente deu a lamborghini a reputaçao que seu fundador queria mesmo custando us$ 20 mil quando lançado cerca de us$ 145 mil ou r$ 500 mil em dinheiro de hoje o esportivo foi um sucesso de vendas e teve 673 unidades produzidas entre 1966 e 1973 um belo numero naquele tempo em que a construçao era artesanal e a exclusividade muito valorizada foto otisblank os primeiros miura eram chamados p400 em referencia a posiçao e ao deslocamento do motor o p e de posteriore e o 400 dos quase quatro litros do motor com o v12 de 350 cv era capaz de chegar aos 100 km/h em sete segundos e teve 275 unidades produzidas entre 1966 e 1969 o ano de 1968 marcou a chegada do miura p400s que tinha 370 cv a 7 700 rpm e 39 5 mkgf de torque a 5 500 rpm graças a taxa de compressao elevada de 9 5 1 para 10 7 1 com os 20 cv extras o miura p400s chegava aos 100 km/h em 6 7 segundos com maxima de 276 km/h ate 1971 388 unidades do p400s foram fabricadas naquele ano porem veio o miura mais famoso o sv ou super veloce graças a modificaçoes nos comandos de valvulas e carburadores modificados o miura sv desenvolvia 390 cv a 7 700 rpm e 40 7 mkgf de torque contudo o bloco e a carcaça do cambio agora eram peças distintas e usavam sistemas de lubrificaçao separados antes era tudo junto com motor e transmissao utilizando o mesmo oleo o que prejudicava sua durabilidade o miura sv era identificavel pela ausencia dos cilios ao redor dos farois e pelos para lamas traseiros mais largos para acomodar as novas rodas de 15x9 polegadas o miura sv era capaz de chegar aos 100 km em 6 5 segundos com maxima de 273 km/h o lamborghini miura sv teve 150 unidades fabricadas e deixou de ser produzido em 1973 seu sucessor o countach era totalmente diferente com linhas retas em profusao mas a essencia era a mesma — v12 atras dos bancos formato de cunha e traçao traseira seus rivais como as ferrari dino com motor v6 e a espalhafatosa berlinetta boxer porem foram diretamente inspirados pelo miura em sua concepçao [youtube id= de8z0fofswe width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.