nos primeiros anos do automovel a busca por recordes de velocidade era algo quase natural; os limites ainda eram completamente desconhecidos os avioes mais velozes pouco passavam dos 100 km/h e os trens rodavam no maximo a 70 km/h nessa epoca surgiram alguns dos carros mais incriveis ja construidos uma epoca em que nao havia um combustivel padronizado; as pistas eram de madeira ou tijolos e a coragem precisava de altas doses de loucura para levar um carro a sua desconhecida velocidade maxima um desses classicos e o precursor dos bolidos da mercedes benz muito antes da amg do 300 sl gullwing e ate mesmo das flechas de prata havia o poderoso blitzen benz a historia do blitzen benz começa em 1908 quando a fabrica de carl benz ja estava estabelecida e produzia mais de 1 000 unidades por ano naquele ano os benz gp rennwagen disputaram o grande premio da frança chegando em segundo terceiro e quinto lugares sendo superados apenas pelo mercedes gp sim mercedes e benz ainda eram duas empresas diferentes o projetista da benz hans nibel decidiu que desenvolveria um carro para mostrar toda a capacidade da fabrica que havia inventado o automovel anos antes em 1909 ficou pronto algo que entraria para a historia o benz 200 hp o benz 200 hp foi construido com um unico objetivo acelerar e ganhar velocidade ate que a aerodinamica ou sua mecanica o limitasse o carro foi completamente projetado com o recorde de velocidade em mente da suave suspensao dianteira a traseira pontiaguda apesar da precariedade dos estudos aerodinamicos nibel decidiu usar rodas lenticulares em forma de lente convexa que produzem menos arrasto a carroceria foi pintada de branco a cor internacional da alemanha na epoca o destaque estava sob o capo fechado por cintas de couro um gigantesco motor de quatro cilindros com deslocamento de 21 5 litros sim voce leu certo com 470 kg o motor produzia espantosos 200 cv de potencia a 1 600 rpm e 36 kgfm de torque a 1 000 rpm a rotaçao maxima era de 1 650 rpm a transmissao era feita por correntes e tinha quatro velocidades ao longo do chassi foram perfurados varios orificios circulares uma tecnica que seria reutilizada por colin chapman 50 anos mais tarde para reduzir peso sem afetar a rigidez estrutural [youtube id= xma3_tt5mka width= 620 height= 350 ] o procedimento de partida do motor o primeiro recorde do novo benz foi estabelecido na europa em 1909 o piloto victor hemery quebrou a barreira dos 200 km/h pela primeira vez em um automovel a segunda corrida foi na inglaterra mais exatamente em brooklands onde o carro chegou a 202 648 km/h no quilometro lançado e 205 7 km/h na meia milha lançada ao testemunhar a vitoria dos benz gp rennwagen no grande premio dos eua de 1910 o organizador do evento ernie moros comprou um dos novos benz 200 hp o carro nao havia sido projetado para corridas em circuitos estreitos precisava de espaço para mostrar o que era capaz de fazer um lugar espaçoso como a praia de daytona na florida com sua areia suave e compacta moros mandou pintar lightning benz e uma aguia imperial alema na lateral do 200 hp pois o carro parecia rapido como um raio lightning em ingles o lightning benz pilotado por barney oldfield atingiu 211 40 km/h em daytona a velocidade era o dobro do que voavam os avioes da epoca e 1 4 km/h maior que a velocidade do veiculo terrestre mais rapido do planeta um recorde estabelecido em 1903 sobre trilhos [gallery columns= 4 link= file ids= 46763 46762 46758 46751 ] oldfield estava orgulhoso e empolgado por ser o primeiro homem a viajar a tal velocidade e acreditava que caso alguem superasse sua marca seria por uma pequena margem depois do recorde moros organizou uma turne pelo pais para exibir a capacidade do carro mas antes traduziu o nome para o alemao blitzen benz mas a empolgaçao de oldfield durou somente ate o ano seguinte quando vendeu o blitzen a bob burman o novo proprietario voltou a daytona e chegou aos 228 089 km/h uma velocidade tao alta e impressionante que somente seria superada em 1919 quando ralph de palma atingiu 242 2 km/h na milha lançada com um packard na mesma daytona beach bob burman com a coroa de recordista de velocidade o carro usado em daytona foi vendido por burman em 1913 e revendido em 1915 quando foi reconstruido e reapareceu em uma corrida em nova iorque em 1915 com o nome burman special burman morreu a bordo de um peugeot em um acidente no ano seguinte enquanto o benz voltava a inglaterra o carro so reapareceria em publico na pascoa de 1922 em brooklands ainda com a pintura branca mas com um novo capo e um novo radiador seu piloto e proprietario o conde louis vorow zborowski nao foi bem sucedido ao volante do relampago alemao e o desmontou em 1923 [gallery columns= 4 link= file ids= 46762 46761 46756 46752 ] a benz so voltaria a obter um recorde mundial de velocidade 15 anos mais tarde em 1934 na era das flechas de prata ja sob a uniao com a mercedes de gotlieb daimler outros quatro modelos foram produzidos e vendidos a pilotos e foram tao bem sucedidos quanto os exemplares recordistas alem dos seis blitzen benz fabricados na epoca houve duas replicas de alta fidelidade acredita se que quatro dos cinco modelos remanescentes ainda estejam em coleçoes particulares ate hoje o outro um dos blitzen benz recordistas esta guardado para a posteridade no museu da mercedes benz [youtube id= igawzpumeim width= 620 height= 350 ]
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