na decada de 1950 quando tinha por volta de 30 anos de idade o britanico ronnie grant comprou uma empresa de taxis que tocou com sucesso por boa parte de sua vida entao certo dia ronnie decidiu que queria ser piloto de corridas e se tornou um se voce procurar por ronnie grant na internet nao vai encontrar um artigo na wikipedia fotos dele em um podio ou seu vasto historico nas pistas ele nao ganhou dinheiro e nem fama vencendo corridas mas conseguiu entrar para a historia do automobilismo mesmo que nao tenha um capitulo nela so para si fas casuais de corrida talvez nao o conheçam mas ele ja dividiu o grid de largada com caras como ayrton senna martin brundle e damon hill que ainda eram iniciantes quando ele ja estava na casa dos 40 anos tudo isto sem a pretensao de vencer ou de fazer carreira apenas por diversao as coisas eram mais simples naquele tempo com o dinheiro de sua empresa de taxi ronnie comprou um carro de corrida um lola supervee projetado pela famosa fabricante inglesa para as corridas de monopostos com motor volkswagen arrefecido a ar quedavam nome ao carro ele tinha mais de 40 anos de idade quando se sentou pela primeira vez ao volante de um carro de competiçao em 1967 mas sua experiencia ao volante no ja carregado transito londrino fez dele um piloto no minimo habilidoso ronnie talvez nao fosse um genio mas era talentoso e sabia conduzir um carro de competiçao em um circuito o suficiente para nao fazer feio e ocasionalmente vencer mas por que um desejo tao urgente a questao e que no fim dos anos 1960 a companhia de taxi ia bem ate demais com uma frota de mais de 40 carros e ronnie trabalhava demais dores no corpo decorrentes do trabalho faziam com que ele tomasse muita codeina e em um dia que nem se lembra qual foi ronnie acabou passando mal e vomitando muito sangue ele precisou de uma transfusao e recebeu seis bolsas de sangue uma delas foi rejeitada por seu corpo com isto ronnie passou varios meses no internado hospital quando saiu decidiu que faria tudo o que tivesse vontade a vida e curta demais pode ser uma frase cliche mas e verdadeira afinal como sempre fora um fa de automobilismo ronnie logo correu atras do sonho de participar de uma corrida e assim comprou um monoposto com motor vw e entrou para a formula vee era mesmo simples assim se voce tinha um carro e uma equipe podia correr ronnie so corria nas horas vagas e raramente chegava entre os primeiros colocados e foi assim ao longo de toda sua carreira nas pistas que apos sua mudança para a formula 3 no fim da decada de 1970 durou ate meados dos anos 1980 ele so deixou de correr em meados de sua sexta decada de vida compartilhando a pista com gente bem mais nova do que ele o ponto alto de sua carreira foi a ultima etapa do campeonato britanico de formula super vee que ele venceu ao longo dos anos ronnie colecionou muitas historias uma delas a mais conhecida diz respeito a seu ingresso na formula super vee que trazia monopostos mais potentes em 1971 na epoca ronnie havia comprado um chassi lola e entrado em contato com derek ongaro que na epoca era o diretor geral da companhia e soube que a lola tinha um chassi sem motor e cambio disponiveis ronnie tinha um motor e um cambio e logo os dois fizeram negocio ronnie ate pode utilizar parte da infraestrutura da propria lola onde na epoca trabalhavam dois caras que ainda se tornariam nomes importantissimos no mundo do automobilismo john barnard e patrick head ambos eram jovens com seus vinte e tantos anos e extremamente empolgados com seu trabalho enquanto ronnie ja tinha seus 46 anos de idade e so queria bons profissionais para trabalhar em seu carro barnard e head acharam graça quando um cara mais velho se apresentou como piloto mas ficaram surpresos com sua destreza quando o viram acelerando o lola super vee o que veio a calhar porque os dois acabaram sobrando para ronnie e eles ja tinham uma tarefa prontinha os esperando ronnie queria que seu carro deixasse de utilizar uma estrutura tubular e passasse a empregar a construçao monocoque que ainda nao era tao popular naquela epoca mas ao unir carroceria e estrutura em uma mesma peça mantinha a rigidez estrutural do carro enquanto reduzia seu peso barnard ficou encarregado de projetar o chassi enquanto patrick head recebeu a responsabilidade de preparar o motor o carro modificado de acordo com o que recorda o proprio head nao ficou muito mais veloz mas sem duvida ficou mais rigido ronnie afirmou que a modificaçao deu resultado e que conseguiu ser bem sucedido em algumas provas da formula super vee antes de mudar para a formula 3 enquanto trabalhavam para ronnie head e barnard deixaram seus cargos na lola para procurarem outras oportunidades enquanto nao conseguiam encontrar dedicaram se exclusivamente ao carro do taxista barnard que passava por dificuldades financeiras na epoca ate passou um tempo morando em um quartinho na oficina de ronnie enquanto nao se estabilizava na carreira ronnie deixou as pistas nos anos 1980 por conta da idade e nada mais ao voltar a sua vida normal ele transformou a companhia de taxis em uma oficina de manutençao e vistoria de automoveis da qual cuida ate hoje aos 92 anos de idade com a ajuda de seu filho george o video abaixo e recente publicado ha apenas alguns dias no youtube e compartilhado pelo site motorsport com ele mostra ronnie sua mulher e seu filho na oficina e o homem esta surpreendentemente disposto e lucido considerando sua idade [youtube id= ehntasiaoqg width= 620 height= 350 ] ja head e barnard como dissemos cresceram na vida ainda nos anos 1970 patrick head se juntou a frank williams para fundar a equipe williams de formula 1 ele foi diretor tecnico da williams por 27 anos e supervisionou a adoçao de diversas tecnologias inovadoras introduzidas nos anos 1990 por adrian newey john barnard foi trabalhar na mclaren onde em 1981 projetou o primeiro monocoque de fibra de carbono utilizado na formula 1 com o mclaren m29f em 1989 barnard tambem foi o responsavel por projetar a primeira transmissao sequencial utilizada na f1 introduzida pela ferrari
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