e seguro dizer que a maioria das pessoas tem duas formas de apertar parafusos a primeira e apertar lembrando que um dia tera que soltar a outra e apertar de um jeito que ele nunca mais precise ser apertado para aplicaçoes genericas isso ate funciona voce dificilmente ira danificar uma gaveta ou um guarda roupas por ter apertado demais o parafuso — normalmente a força necessaria para danifica los e muito maior do que a força aplicada por maos inexperientes mas como voce ja deve saber em aplicaçoes mais especializadas cada parafuso tem um aperto adequado para sua finalidade esse aperto e chamado torque que e de forma simplificada a força que produz rotaçao em um corpo — nesse caso o parafuso a importancia de usar o torque adequado tem a ver com a propria natureza do parafuso e sua forma de unir duas ou mais peças ele nao e simplesmente um pino roscado que impede o movimento das peças quando apertamos um parafuso ele se alonga durante a aplicaçao da força torque e tende a retornar ao seu comprimento inicial porem como sua rosca esta engajada na rosca das peças ou no proprio corpo das peças ao tentar retornar ao seu comprimento inicial ele gera uma carga de tensao que mantem as peças unidas força de uniao o segredo aqui esta na palavra tensao ela e gerada somente ate o limite elastico do parafuso isto e ate o ponto em que o parafuso se alonga sem se deformar permanentemente se voce exceder o limite elastico do parafuso por aperta lo forte demais ele se deforma plasticamente ou seja ele alonga e nao tenta mais retornar ao seu estado original lembra das aulas do ensino medio deformaçao plastica e elastica com isso nao ha tensao sem tensao nao ha força de uniao um exemplo bem ludico sao as meias que voce deve estar usando agora para calça las foi preciso esticar o cano aplicaçao de força ao soltar o cano depois de calça las elas tendem a retornar ao seu estado original como sua perna e mais grossa que o cano ele nao retorna ao seu estado original porem a elasticidade ira gerar uma tensao essa tensao da meia tentando voltar ao seu estado original e que a segura firme na sua canela agora imagine que voce esticou demais a meia e deformou os elasticos do cano ao solta la ela nao tentara retornar ao seu estado original nao havera tensao e por isso ficara solta ao redor da sua canela e assim que se estragam as meias e assim que se estragam os parafusos e e aqui que entra a importancia do torquimetro antes de sua invençao os tecnicos e mecanicos apertavam os parafusos de acordo com sua sensibilidade pessoal — algo muito subjetivo que depende nao apenas da força de cada pessoa mas tambem de sua percepçao de força como resultado o aperto torque dos parafusos era irregular imagine fazer a torre eiffel com parafusos apertados na mao talvez por isso ela tenha sido feita com rebites essa historia mudou em 1918 quando um engenheiro americano chamado conrad bahr que era supervisor do departamento de agua da cidade de nova york cansou de reparar vazamentos causados por parafusos mal apertados e desenvolveu uma ferramenta capaz de limitar o torque para eliminar esse tipo de problema a ferramenta foi aprimorada ao longo dos anos e passou a incluir um alerta sonoro quando o torque desejado fosse atingido em 1935 bahr e seu parceiro comercial o engenheiro george pfefferle protocolaram a patente de uma ferramenta medidora de torque ela foi concedida em 1937 e era o que conhecemos hoje como torquimetro de estalo na solicitaçao do registro da patente bahr descreveu que a operaçao do dispositivo previne a aplicaçao de tensao excessiva a parafusos e garantia o aperto adequado das porcas porque a força fisica dos mecanicos e variada e a alavancagem pela qual sua força e aplicada pode variar com frequencia e conforme observado por experiencia e praticamente impossivel para um mecanico julgar em qualquer grau de precisao razoavel se um parafuso esta tensionado corretamente ou garantir a uniformidade no aperto de parafusos em serie apesar de ser o primeiro torquimetro inventado ele nao foi o primeiro a ser patenteado em 1931 um outro inventor americano chamado john h sharp protocolou o registro de patente de um outro tipo de ferramenta medidora de torque que hoje conhecemos como torquimetro de ponteiro infelizmente nao ha registros sobre como ele chegou ao design seu funcionamento contudo e bastante engenhoso e criativo a cabeça e a de uma chave de boca convencional apoiada sobre um par de molas quando a força torque e aplicada sobre o cabo alavanca a cabeça comprime as molas com base na carga das molas e possivel calcular quanto torque esta sendo aplicado ha ainda um terceiro tipo de torquimetro talvez o mais simples deles o primeiro a se popularizar e aquele que finalmente trouxe a mediçao de torque de parafusos para a industria automobilistica o torquimetro de vareta este torquimetro foi inventado em 1924 por ninguem menos que walter percy chrysler que tinha muitos problemas com os cabeçotes de seus motores devido a falta de padronizaçao no aperto dos parafusos para corrigir esse problema ele desenvolveu uma ferramenta de aparafusamento com um cabo flexivel quando o torque aplicado pelo mecanico se aproximava do torque ideal para o parafuso dos cabeçotes o cabo começava a se flexionar ate encostar em um limitador que era quando se obtia o torque ideal chrysler licenciou o design a paul sturtevant que começou a produzi los em serie e finalmente popularizou a ferramenta que se tornou fundamental para a industria mecanica embora existam muitos outros tipos de torquimetro atualmente todos eles derivam destes tres projetos basicos de bahr sharp e chrysler ha ainda as ferramentas motorizadas com limitaçao e regulagem de torque como as parafusadeiras eletricas elas tambem sao derivadas destes tres inventos pioneiros
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