ha poucos dias a alfa romeo pegou todos nos desprevenidos e apresentou aquele que deve ser o seda esportivo mais fodastico dos ultimos anos o giulia gtam como se o giulia comum ja nao fosse um carro e tanto a alfa deu a ele uma versao com peso aliviado incluindo a remoçao do banco traseiro e a instalaçao de uma gaiola parcial em seu lugar bancos concha cintos de competiçao componentes aerodinamicos nada discretos e um motor v6 biturbo de 540 cv detalhe o carro e totalmente legalizado para as ruas so farao 500 deles e provavelmente o estoque vai acabar em poucos dias o carro e inspirado em outro alfa romeo gtam a versao aliviada do giulia coupe da decada de 1960 feita pela autodelta e exatamente como o seda lançado nesta semana tambem era um carro de rua com foco nas pistas e um dos carros favoritos de toda a equipe do flatout tambem mas incrivelmente ainda nao tinhamos um post contando tudo sobre ele isto amigos muda hoje a real e que qualquer alfa romeo giulia das antigas e um carro f*da do seda original que ja tinha vocaçao esportiva aos modificados mais extremos de pista todos eles tem em comum o motor twincam da alfa romeo em varias configuraçoes de deslocamento e carburaçao; peso relativamente baixo quando nao era aliviado pela propria fabricante por preparadoras ou por seus donos ; acerto dinamico impecavel; e ainda por cima eram carros belissimos agradeça a giorgetto giugiaro que na epoca trabalhava no estudio bertone o alfa romeo giulia seda original foi lançado em 1962 o cupe veio no ano seguinte utilizando a mesma base mecanica porem com entre eixos menor 2 350 mm contra 2 510 mm e claramente com uma pegada mais esportiva e ele ja era um carro bastante leve algo entre 900 e 1 000 kg dependendo da versao inicialmente chamado giulia sprint gt o cupe recebeu mais tarde as designaçoes gtj junior com motor de 1 3 litro e 90 cv e gtv de veloce com motores de 1 75 litro e 109 cv ou dois litros e 125 cv dependendo do ano a versao gta como contamos neste post era uma empreitada da autodelta que em 1964 transferiu sua sede de udine para os arredores de milao ficando mais proxima da sede da alfa romeo o que tornava a logistica entre as duas empresas muito mais pratica dois anos depois a autodelta deixou de ser uma empresa independente e foi absorvida pela alfa romeo assumindo de vez o papel de braço de competiçao da alfa o resultado desta parceria mais estreita foi o belissimo alfa romeo gta um esportivo que lembrava demais o giulia cupe mas tinha uma diferença fundamental sua carroceria era feita de aluminio e nao de aço por isso o acronimo gta de gran turismo alleggerita onde alleggerita quer dizer aliviada ou leve alem dos paineis externos de aluminio o gta tambem usava aço mais fino no monobloco e usava se rebites e adesivo em vez de solda para prender a carroceria a estrutura o aluminio tambem era usado nos braços superiores da suspensao traseira nas maçanetas e ate mesmo no mecanismo de abertura das janelas basculantes que eram de acrilico e nao vidro com isto o alfa romeo gta tinha um peso seco isto e sem fluidos de 860 kg na versao de rua contra quase 1 000 kg do giulia com carroceria de aço e de 750 kg na versao de competiçao ambas estavam disponiveis para o publico e ambas acabavam indo para a pista de todo modo originalmente o gta usava como base o motor 1600 que recebia um cabeçote com duas velas por cilindro; o distribuidor marelli usado pela ferrari dino; carburadores weber de corpo duplo com borboleta de 45 mm normalmente eram 40 mm ; e trazia tampa de valvulas carter e carcaça do cambio de magnesio o motor entregava 115 cv e 14 kgfm de torque moderados por um cambio de relaçoes mais proximas https //www youtube com/watch v=3plb4xmaxw4 existiram porem outras versoes do gta como o gta junior 1300 que da mesma forma que o junior comum tinha a proposta de ser um carro mais acessivel embora tivesse carroceria de aluminio ele nao contava com outras medidas de reduçao de peso como janelas de acrilico rodas de liga leve e componentes de aluminio do motor este obviamente deslocava 1 3 litro graças ao curso reduzido de 82 mm para 67 5 mm enquanto o diametro dos cilindros permanecia em 78 mm assim embora fosse menos potente com 96 cv o quatro cilindros era mais esperto subindo de giro com disposiçao muito maior mas estamos falando apenas da versao de rua que tinha taxa de compressao de 9 7 1 e duas valvulas por cilindro o motor 1 3 de corrida no qual a taxa de compressao era 11 1 e o cabeçote tinha quatro valvulas por cilindro chegava aos 180 cv com o sistema de injeçao mecanica lucas sim aquela lucas utilizado pela autodelta foi em 1969 que a alfa romeo decidiu dar ao gta um motor mais potente dando origem a versao 2000 que era na verdade uma plataforma de testes para a versao gtam o ponto de partida era o alfa romeo gtv 1750 que tinha o deslocamento ampliado de 1 779 cm³ para 1 985 cm³ com diametro × curso de 84 5×88 5 mm duas valvulas por cilindro e potencia entre 210 e 240 cv dependendo do acerto e da opçao por carburadores weber ou injeçao mecanica spica https //www youtube com/watch v=x4ftwzwen9m nao ha concenso total a respeito do significado da letra m a explicaçao mais aceita e que vem de maggiorata ou aumentada em uma referencia a adoçao de para lamas mais largos e ao maior deslocamento do motor entretanto ha quem diga que pode ter a ver com a homologaçao do carro para os estados unidos caso isto esteja correto am significa america ou america maggiorata de todo modo diferentemente do gta comum o gtam nao usava carroceria de aluminio mas sim de aço com alguns componentes de aluminio ou mesmo fibra de vidro o que aumentava seu peso para algo entre 920 e 940 kg mas nao era um retrocesso calculado pela autodelta mas sim uma exigencia do regulamento das competiçoes de turismo que a partir de 1971 estipulavam um peso minimo maior nao se sabe ao certo quantos exemplares do alfa romeo gtam foram feitos tudo o que se tem e o fato de que a autodelta usava carros com o numero do chassi iniciado em 105 51 xxxxxx ou 105 44 xxxxxx ha por volta de 40 carros registrados com estas caracteristicas e mais um punhado de exemplares que foram convertidos depois por seus donos por conta propria ou com a ajuda ou melhor com os serviços pagos da propria autodelta este tipo de conversao alias e popular ate hoje isto posto o alfa romeio gtam sequer e o mais raro dos gta esta posiçao fica com o alfa romeo gta sa que obviamente nao quer dizer grand theft auto san andreas o sa quer dizer sovralimentato ou sobrealimentado em portugues e de fato o carro usava uma versao com dois compressores hidraulicos do motor 1600 capaz de entregar 250 cv esta versao foi desenvolvida especialmente para o grupo 5 da fia e teve dez exemplares feitos entre 1967 e 1968 o sucesso nas pistas foi palpavel em todas as versoes na verdade em 1965 para se ter ideia os alfa gta ocuparam os sete primeiros lugares no ano seguinte o titulo do campeonato europeu de turismo ficou com andrea de adamich ao volante de um alfa gta que tambem foi o vencedor nas duas temporadas seguintes ja o alfa romeo gtam foi campeao em 1970 e 1971 as 24 horas de spa de 1973 foram conquistadas por toine hezemans com um gtam 2000 e seu reinado so acabou em 1973 quando o bmw 3 0 csl bem maior e mais potente com seu motor de seis cilindros e mais de 300 cv usurpou o trono
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