porsche audi e vw apesar de na maior parte de suas respectivas historias serem empresas separadas sempre estiveram ligadas profundamente o real criador da vw e o dr ferdinand porsche a partir de um pedido pessoal de adolf hitler de um carro barato e avançado que pudesse levar uma familia alema de 4 atraves do pais a 100 km/h nas novas autobahn [caption id= attachment_279011 align= aligncenter width= 999 ] vw porsche uma marca fracassada [/caption] porsche e sua companhia independente de engenharia eram os chefes de todo o projeto que criaou a fabrica e a cidade de wolfsburg e o pequeno carro que hoje chamamos de fusca mas a guerra nao acaba como a alemanha gostaria e os porsche banidos para os alpes austriacos onde a familia tinha varias propriedades acaba por começar a fazer carros esporte com base nos vw para tentar sobreviver no pos guerra nos anos 1950 metade dos engenheiros da porsche trabalhavam para a vw a empresa efetivamente servindo como a engenharia de wolfsburg mais tarde isso mudaria mas nunca a ligaçao entre as duas acabaria nos anos 1970 a vw ajuda o esforço da porsche em le mans para validar o entao ja ultrapassado motor refrigerado a ar por exemplo outro exemplo porsche recebia royalties por todo fusca produzido ate seu fim porsche e audi eram vendidos nas mesmas concessionarias nos eua pela joint venture porsche+audi durante os anos 1970 e 1980 ferdinand piech um dos herdeiros da porsche mandava na audi desde os anos 1970 e chegaria ao posto maximo na vw as ligaçoes sao tantas que e impossivel mencionar todas mas o que interessa aqui sao os porsche que fizeram juntos o 356 era baseado na mecanica vw sim mas praticamente desde o inicio passava a ser feito na porsche com componentes diferentes; apenas a ideia do vw permanecia os carros bem diferentes em detalhe mas algum tempo depois do fim do 356 as duas empresas resolvem fazer mais um carro realmente juntas o 914 o objetivo do 914 era dar algo que faltava as duas marcas a vw procurava um substituto para o ja bem antigo mas ainda lucrativo karmann ghia ja a porsche queria um carro mais barato que o 911 para alavancar seu volume de vendas para isso o carro usava uma serie de componentes produzidos em massa pela vw o motor por exemplo era o mesmo dos vw type 4 o quatro cilindros refrigerado a ar big block de wolfsburg com deslocamentos de 1 7 litros em diante uma empresa joint venture foi criada para isso e o carro foi vendido como porsche 914 nos eua e vw porsche 914 na europa era um carro interessante pacas mas nunca foi um sucesso a aparencia nao era nem de porsche nem de vw e nunca teve o status de porsche real quando novo era tratado como um engodo um vw disfarçado de porsche entao mesmo pouco depois de seu lançamento ao inicio dos anos 1970 a vw e a porsche ja começavam a estudar seu substituto um carro que seria lançado num mundo muito diferente cronologicamente apenas alguns anos adiante mas na realidade completamente mudado um carro que teria uma longa carreira na porsche apesar de um começo para la de tumultuado onde como seu antecessor foi por muito tempo refutado pelos fas da marca mas e um carro de extrema importancia historica o primeiro porsche a ter motor dianteiro e a ser refrigerado por liquido o porsche 924 o projeto do substituto do 914 foi colocado inteiramente a cargo da porsche numa tentativa de fazer o resultado ser mais aceitavel como tal mas os componentes principais seriam vw de alto volume novamente nao existia dinheiro para investir em ferramental de suspensao freios motores e transmissao um carro novo mas usando peças de prateleira mas agora ligados mais a audi do que a vw de novo tentando mudar algo usando os componentes mais nobres da marca premium do grupo vw a ideia era tambem lançar uma versao audi do carro e nao a mal amada marca hibrida vw porsche a porsche nesta epoca tambem começava o projeto do carro que devia substituir o 911 o 928 v8 este carro teria motor dianteiro refrigerado a agua e portanto o carro barato o 924 tambem seria assim desde o começo claro nao existia audi refrigerado a ar como sabemos audi era tambem exclusivamente traçao dianteira naquela epoca algo que era um problema para a porsche sempre traçao traseira a soluçao veio se mantendo o motor na frente mas jogando o transeixo la para tras em cima do eixo traseiro a embreagem se mantinha junto ao motor mas dela saia um tubo que servia tambem como uma espinha dorsal do carro dentro do qual suportado por mancais de rolamentos isolados com borracha girava uma arvore de apenas 20 mm de diametro para levar a força dele ate o eixo traseiro o diametro pequeno era possivel porque a arvore girava na velocidade do motor e nao tinha sua força multiplicada pela transmissao o motor era o audi de quatro cilindros em linha ohc um dos primeiros motores da familia que conhecemos aqui como vw ap a versao para o porsche 924 tinha dois litros 86 5 x 84 4 mm 1984 cm3 e injeçao multiponto bosch k jetronic dava 125 hp a 5800rpm o que era comparativamente bem melhor que o 914 2 0 100 hp e chegava perto a potencia do 911 original de seis cilindros tambem dois litros 130 hp mas o verdadeiro problema seria a versao para o mercado americano com taxa menor valvula de admissao menor e outras modificaçoes para atender legislaçao de emissoes nos eua teria inicialmente apenas 95 hp o transeixo audi de quatro marchas recebia relaçoes exclusivas para o 924 tambem o desenho da carroceria e obra de harm lagaay trabalhando sob anatole tony lapine na porsche vivia se ja uma renovada preocupaçao mundial com o consumo de combustivel e emissoes e portanto aerodinamica era uma prioridade o cupe criado pela porsche de novo falha em ter alguma identidade limpo simples e aerodinamico mas tambem sem nenhuma qualidade de beleza facilmente percebida quase invisivel e inidentificavel ao rodar nas ruas os desenhistas quiseram ficar longe do design italiano de giugiaro na vw e criar algo mais permanente para a porsche que fica mais tempo que o normal com um so modelo mas exageraram apesar de nao ter grade dianteira era um desenho generico quase esquecivel mas tecnicamente interessante area frontal baixa 1 76 m2 e cx baixo 0 36 davam baixo arrasto aerodinamico atras uma tampa de porta malas hatchback toda em vidro e com molas a gas e na frente os farois retrateis eram de acionamento eletrico com motor e engrenagem com os farois expostos o cx aumentava para 0 38 como o 911 o 356 e o futuro 928 era um 2+2 porsches eram carros para familia o resto do carro seria um verdadeiro saque as prateleiras de peças da vw e da audi a suspensao dianteira mcpherson usava braços inferiores de golf mas a torre amortecedores e mola do vw super beetle um carro que nao tivemos no brasil mas mecanicamente igual a nossa variant ii em suspensao na traseira o sistema completo do super beetle/variant ii de braços arrastados independentes com mola por barra de torçao e usado mas com barra estabilizadora de 18mm inicialmente opcional na dianteira a barra era de 20mm tambem inicialmente opcional as duas fazendo um conjunto a direçao por pinhao e cremalheira era a mesma caixa do golf montada a frente do eixo dianteiro mas com relaçao diferente desenvolvida pela porsche nos freios uma novidade a porsche a mais de 10 anos usava discos nas 4 rodas mas no 924 voltava aos tambores na traseira unidades de vw k70 com 9 polegadas de diametro os discos dianteiros eram ventilados e as rodas eram de 14 polegadas o vw k70 como sabemos e um carro desenvolvido e fabricado pela nsu em neckarsulm depois que a empresa foi comprada pela vw e incorporada a audi auto union esta unica peça e entao a ligaçao com a fabrica do 924 seria fabricado na antiga fabrica de carros e motocicletas nsu em neckarsulm uma das fabricas da audi e quase que o carro acaba sendo lançado apenas como um audi ou mesmo um vw isto porque ao final de 1973 bem no meio da gestaçao do 924 a joint venture que criou o 914 e o 924 colapsava totalmente e como a vw tinha pago o desenvolvimento dele o carro era seu rudolf leiding o presidente entao tinha velha paixao por carros esporte e por causa dele que existe o sp2 instigado por sua vontade quando presidente da fabrica brasileira leiding ia lançar o carro como um vw ou um audi deixando a porsche totalmente de fora do esquema mas a segunda crise do petroleo e uma crise de lucratividade na vw acabam por provocar a demissao de leiding ao final de 1974; o proximo chefe toni schmucker nao quer saber de carros esporte achando que o futuro estava na venda de golf nos eua e o golf ja tinha um cupe derivado dele o scirocco mas o carro estava pronto e o investimento feito entao como para lo o executivo da audi ferdinand piech tinha uma sugestao claro e se vendermos o projeto todo para outra empresa e claro que ele conhecia uma certa empresa familiar que estava interessada nao foi barato mas ainda assim mais barato que fazer um carro novo partindo do zero a porsche compra o projeto inteiro inclusive a produçao em neckarsulm da vw; parte deste pagamento um engenhoso esquema de royalties pagos individualmente por cada carro produzido esquema bolado por piech e assim pagando royalties para um carro que projetou mas que era produzido pela vw com peças vw e vendido como porsche que ao finalzinho de 1975 aparecia o novo 924 certamente se um dos donos da porsche nao estivesse liderando a audi nao aconteceria mais um exemplo da umbilical ligaçao entre as duas 924 turbo e carrera o 924 vendeu muito bem mas certamente nao foi um sucesso de critica as vendas praticamente eram todas de novos compradores tambem o carro sumariamente rejeitado pelos fas da marca a porsche como e de seu feitio imediatamente começa a melhorar o 924 logo o carro americano ja tinha 110 hp cambio automatico ou de cinco marchas ficam disponiveis e um damper especial e criado para eliminar as terriveis vibraçoes do rigido conjunto motor/tubo de torque/transeixo mas em 1979 aparece finalmente algo para calar a maior critica de todas mais potencia o 924 turbo internamente 931 era muito mais que apenas um turbo no carro existente; com a porsche nunca e o motor era primeiro montado na porsche em stuttgart com peças vindas da vw e outros fornecedores o cabeçote era diferente com magnesio na liga de aluminio e uma camara de combustao diferente em forma de banheirinha no motor normal o cabeçote era plano a valvula de escape era maior e a vela ficava agora do lado da valvula de admissao e nao da de escape para se manter mais fria a kkk velha parceira da porsche fornecia o turbocompressor modelo k26 com injeçao k jetronic ainda e radiador maior radiador de oleo e uma nova bomba de combustivel eletrica de 85 psi este motor dava 170 cv a 5500 rpm numa epoca em que o 911 tinha apenas 180 o que num carro ainda abaixo dos 1100 kg dava um desempenho de gente grande outras modificaçoes começavam o caminho longo que transformaria este carro de um audi desenhado pela porsche para um porsche de verdade a arvore de transmissao aumentava o diametro para 25 mm e a embreagem era a mesma do 911 modificada rodas agora de cinco furos indicavam outras modificaçoes importantes cubos e rolamentos de 911 os freios agora eram a disco nas quatro rodas de 928 atras e de 911 na frente no capo um duto aeronautico naca admitia ar para ajudar a refrigerar o turbocompressor e quatro aberturas na frente ajudavam a refrigeraçao de 0 100 km/h em 9 segundos e 200 km/h de final no carro original o 924 turbo agora fazia a mesma prova em 7 5 segundos e chegava a 229 km/h segundo a auto motor und sport a versao americana era menos potente tambem 145 cv [caption id= attachment_279027 align= aligncenter width= 869 ] carrera gt 210 cv[/caption] do 924 turbo derivam os mais fantasticos dos 924 os carrera gt com para lamas dianteiros e traseiros mais largos moldados em pu e abrigando rodas com os novos e modernos pneus de perfil baixo pirelli p7 era de cara um carro muito mais bonito e interessante agressivo e musculoso onde o 924 normal era suave e despretensioso mas tambem era bem mais potente o motor recebia um intercooler ar/ar ao mesmo tempo que a turbina aumentava em tamanho bem como a pressao maxima agora 11 psi a taxa de compressao incrivelmente tambem aumentava para 8 5 1 graças a nova e moderna igniçao digital bosch dzv era nada menos que 210 cv a 6000 rpm e 28 5 mkgf de torque a 3500 rpm [caption id= attachment_279029 align= aligncenter width= 999 ] carrera gts homologaçao[/caption] mas esta e alguns poucos carrera gts de homologaçao com 280 cv seria a ultima evoluçao do 924 original o fornecimento dos motores para o carro nunca fora prioridade para a audi e em 1979 a porsche recebe uma ma noticia o motor 2 0 entao em uso apenas no furgao lt o audi 100 o abandonara em 1978 seria descontinuado a vw ia desmontar a sua linha de montagem e pediu para a porsche dizer quantos motores desejava ate o fim da vida do 924; iria produzi los e estoca los antes de acabar com a linha o que fez a porsche dar mais um passo para tornar o carro seu totalmente o porsche 944 tomando de novo uma pagina do livro do pontiac tempest de 1961 o novo motor para o 924 viria do v8 do 928 a bancada direita do v8 separada por um bloco novo seria um novo quatro em linha porsche e por isso mesmo inclinado para a direita a 45° por isso tambem era um quatro em linha grande totalmente em aluminio reynolds 390 ai si 17 cu 4 mg que dispensava o uso de camisas e usando o cabeçote direito do v8 completo como o comando era unico no cabeçote significava que todo o trem de valvulas podia ser exatamente o mesmo do v8 [caption id= attachment_279046 align= aligncenter width= 660 ] meio v8 o quatro cilindros do 944[/caption] o v8 da porsche tinha camara de combustao triangular wedge e valvulas alinhadas como um tradicional v8 vareteiro americano; mas como o comando estava no cabeçote acionando diretamente as valvulas as valvulas podiam ficar inclinadas para fora do motor e nao para dentro como no motor americano assim existia mais espaço para a admissao e injeçao no vale do v bem como facilitava a localizaçao das velas de igniçao mais centralizadas e mais frias no vale tambem e nao encostadas no quente escapamento [caption id= attachment_279048 align= aligncenter width= 999 ] o motor em corte e o esquema de funcionamento dos eixos contra rotativos [/caption] o bloco novo necessario foi criado ja com o alojamento de dois eixos contra rotativos que rodando ao dobro da velocidade do virabrequim acionados por uma correia dentada efetivamente cancelava as vibraçoes do quatro cilindros em linha grande criando foças opostas e iguais estes eixos inventados no inicio do automovel pelo ingles frederick lanchester eram patenteados pela mitsubishi o que fez a porsche ter que pagar royalties para a empresa japonesa o resultado e um incomumente suave motor de quatro cilindros de 2 5 litros ou mais hoje pratica comum como o v8 para fazer um bloco mais rigido silencioso e estavel nao existiam capas de mancal separadas uma gaiola unica incorporava as cinco capas de mancal do virabrequim o motor completo pesava apenas 160 kg originalmente usando se as exatas dimensoes do v8 imaginava se um quatro em linha de 2 25 litros que talvez nao necessitaria dos eixos contra rotativos mas a necessidade de mais potencia viu o diametro do pistao chegar a 100 mm o que com o curso do v8 78 9 mm dava exatos 2479 cm3 so assim o objetivo de potencia de 156 cv foi atingido eram 165 cv com taxa de 10 6 1 europa e 150 cv com taxa de 8 5 1 eua o diametro grande do pistao fez o cabeçote do 4 cilindros diferir do v8 separou se mais as valvulas para aproveitar melhor o maior diametro mais espaço para futuros aumentos de tamanho de valvulas esta mudança permitiu outras a camara de combustao do 4 em linha e diferente do v8 oval ao inves de formato de coraçao em vista de planta mas tudo foi feito com extremo cuidado para economizar ainda era produzido na mesma linha do v8 originalmente o novo motor seria montado no 924 mas o novo presidente da porsche o americano peter schultz nao gostou da ideia um novo carro com a aparencia do 924 carrera gt e o novo motor foi criado a pedido dele nascia o porsche 944 em 1983 inicialmente pouco muda em relaçao ao chassis apenas rodas fuchs forjadas de 15 polegadas 16 do 911 opcionais e barras estabilizadoras maiores e uma recalibraçao de molas e amortecedores eventualmente a partir de 1985 quanto o estoque de motores audi 2 0 secou o 924 e renomeado 924s e recebe o motor do 944 finalmente o porsche de quatro cilindros recebia elogios da critica com um motor porsche mais desempenho e muito mais bonito o 944 e um grande sucesso sem senoes ou porques o motor suave o desempenho em curvas balanceado e previsivel e a nova vitalidade do desempenho fizeram do carrinho o queridinho das revistas especializadas nos anos 1980 uma delas chegou a recomendar que todas tivessem um carro desses em suas frotas como base por qual todos os outros carros deveriam ser julgados em comportamento nao demora para aparecer o 944 turbo no inicio de 1985 com 220 cv depois 247 cv em 1986 o pequeno porsche chegava numa incrivel convergencia tinha exatamente o mesmo desempenho do porsche 911 contemporaneo segundo a revista auto motor und sport 5 8 segundos de 0 100 km/h 252 km/h de final consumo medio no teste torno de 7 km/l ate o preço era o mesmo em torno de 70 mil marcos alemaes [caption id= attachment_279040 align= aligncenter width= 999 ] 944 turbo desempenho e preço de 911 [/caption] e o 928 um pouco maior e mais caro era tambem um 2+2 de desempenho parecido algo que mostra o quanto confusa estava a porsche nesta epoca mas foi schultz mesmo o homem que criou o 944 que tambem colocou a companhia no caminho virtuoso do 911 e que com isso deu outro caminho para a evoluçao dos porsche de quatro cilindros em linha mas isto e algo que veremos na segunda parte desta historia
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