demorou mas o sistema de placas de registro de veiculos mudou mais uma vez no brasil a renovaçao depois de 30 anos nao tem tanto a ver com o fim das combinaçoes como a anterior mas sim com a formaçao de um cadastro integrado para todos os paises do mercosul inspirado no sistema da uniao europeia esta foi a quinta vez que o modelo das placas muda no brasil desde 1901 quando foi criado o primeiro sistema nacional — o que significa que um ford t 1916 que foi mantido sempre licenciado nesses 100 anos teve ao menos quatro placas diferentes isso se ele foi registrado sempre na mesma cidade pois no passado o emplacamento ja foi municipal e depois estadual antes de ter um registro nacional para entender melhor esse troca troca brasileiro veremos a seguir os detalhes de cada um dos cinco sistemas de placas de veiculos adotados por aqui o primeiro sistema as placas pretas 1901 a 1941 o primeiro sistema de placas brasileiras foi usado por 40 anos entre 1901 e 1941 as placas eram originalmente pretas ou vermelhas com caracteres brancos e eram emitidas pelas prefeituras ou seja poderia haver placas iguais em cada um dos municipios brasileiros e isso nao era dificil de acontecer afinal elas usavam apenas uma sequencia basica de numeros de 1 a 99999 precedida pelas letras p para veiculo particular ou a para veiculo de aluguel [caption id= attachment_107563 align= aligncenter width= 1173 ] a placa nao aparece inteira mas da para ler a 10 594 um taxi carioca dos anos 1930 foto carrosantigos wordpress com[/caption] segundo sistema as placas numericas 1941 a 1969 a partir de 1941 foi adotada uma evoluçao do primeiro sistema as placas continuaram a ser emitidas pelos municipios com sequencia numerica simples o primeiro carro recebia o numero 1 o segundo o numero 2 e assim por diante mas agora a categoria do veiculo era representada por sua cor uma ideia que surgiu ainda no sistema anterior a placa laranja com numeros pretos era usada por veiculos particulares e a vermelha com numeros brancos por veiculos de aluguel e/ou frete no topo da placa ficava o nome do municipio de registro seguido pela sigla do estado como forma de diferenciar carros de diferentes cidades porem com a combinaçao numerica igual a placa traseira era diferente tinha so a sigla do estado e a sequencia de numeros as placas de motos tambem eram assim porem eram ovais e nao retangulares ao atingir as centenas e milhares as placas separavam as combinaçoes por um ponto em altura media como em 1·23 12·34 1·23·45 e 12·34·56 em sao paulo as placas chegaram a ter sete digitos e para evitar confusoes o estado adotou um sistema proprio de placas elas começavam com a letra s combinada ou nao a outra letra para identificar a regiao administrativa em que o carro era registrado a letra s sozinha indicava os carros da capital sg identificava os carros da grande sao paulo sc os carros da regiao de campinas sj os carros da regiao de sao jose dos campos so para a regiao de sorocaba sp para presidente prudente e regiao sr para ribeirao preto e regiao ss para santos e baixada sb para bauru e regiao e sa para araçatuba e regiao em meados dos anos 1960 a placa laranja foi trocada pela placa amarela com numeros pretos mas o sistema nao durou muito tempo depois disso com a dificuldade de controlar tantos carros com a mesma placa dentro do mesmo estado no fim de 1969 o sistema foi substituido por um novo padrao inspirado no modelo paulista terceiro sistema as placas alfanumericas 1969 a 1999 em 1969 surgiu o sistema alfanumerico combinando um par de letras seguido por quatro numeros para veiculos de quatro ou mais rodas e tres numeros para veiculos de duas ou tres rodas a principal novidade deste novo sistema e que as placas passaram a ser registradas pela uf e nao mais pelo municipio assim as combinaçoes de letras eram distribuidas por regiao administrativa evitando a repetiçao de placas dentro do estado a nova combinaçao permitia o registro de 675 324 motos e triciclos e 6 759 324 automoveis e afins por estado mesmo com o registro estadual as placas continuavam vinculadas ao municipio por isso se voce mudasse de cidade ou vendesse o carro para alguem de fora a placa do carro precisava ser trocada por uma da regiao as combinaçoes da placas eram reutilizadas em caso de transferencia de municipio ou baixa do veiculo como voce ja deve ter percebido nao demorou para que as placas começassem a se repetir em diferentes estados isso nao era um problema em uma epoca anterior aos computadores e radares mas quando os primeiros sistemas computadorizados começaram a ser instalados o negocio começou a complicar alem disso por ter apenas tres algarismos as placas de motos e triciclos poderiam ser lidas como ab 1230 ou ab 0123 pelos sistemas ocasionando um conflito de dados com o registro dos carros com tais placas para piorar a situaçao o sistema começou a saturar como o numero maximo de prefixos disponiveis por estado era de 676 26 x 26 letras nao havia prefixos suficientes para todos os municipios ja que as maiores cidades precisavam de dezenas ou ate centenas de prefixos felizmente o avanço tecnologico trouxe a soluçao um registro nacional de veiculos que hoje e mais conhecido como renavam adotando uma sequencia de 11 numeros para identificar cada carro registrado no brasil ele permitiu a adoçao de um sistema nacional de placas quarto sistema o registro nacional 1990 a 2020 o atual sistema de placas começou a ser implementado em 1990 no parana e foi adotado gradualmente em cada estado brasileiro sendo totalmente implementado somente em 1999 as novas placas passaram a adotar um prefixo de tres letras e uma sequencia de quatro numeros para motos inclusive aumentando o numero de combinaçoes possiveis para mais de 150 milhoes com o cadastro nacional cada estado recebe uma serie de prefixos que vao de aaa 0001 a zzz 9999 e sao distribuidas de acordo com a demanda diferentemente dos sistemas anteriores desta vez cada combinaçao pode ser usada por apenas um carro mesmo depois que ele tenha sido baixado a placa literalmente morre com ele mudando apenas a tarjeta de identificaçao do municipio de registro em caso de venda e/ou transferencia o padrao da placa tambem mudou elas passaram a ter o fundo cinza com caracteres pretos para veiculos particulares vermelho com caracteres brancos para veiculos de aluguel branca com caracteres pretos para veiculos oficiais branca com caracteres vermelhos para veiculos de aprendizagem verde com caracteres brancos para veiculos experimentais ou em testes azul com caracteres brancos para veiculos diplomaticos e preta com caracteres brancos como o primeiro sistema do brasil para veiculos de coleçao um esforço dos antigomobilistas brasileiros capitaneado por roberto nasser quinto sistema as placas do mercosul 2020 antes mesmo que a sequencia de combinaçoes fosse esgotada o denatran entrou em um acordo com os paises do mercosul — argentina uruguai paraguai e venezuela — para a criaçao de um sistema unificado nestes paises inspirado no sistema adotado pela uniao europeia nos anos 1990 as novas placas como sabemos sao brancas com uma tarjeta azul na parte superior onde fica o nome do pais no qual o carro esta registrado a bandeira deste pais e o logotipo do mercosul a combinaçao alfanumerica tera quatro letras e tres numeros dispostos no arranjo abc12d3 no brasil originalmente as placas teriam a bandeira do estado e o brasao de armas da cidade onde o veiculo esta registrado porem essa medida aumentaria o custo de produçao e faria com que a placa precisasse ser trocada a cada transferencia de cidade a categoria de cada veiculo e diferenciada pela cor dos caracteres em combinaçoes quase infantis para algumas infelizmente preto para particular vermelho para aluguel azul para veiculos oficiais amarelo para veiculos diplomaticos verde para veiculos especiais aprendizagem experimentais ou testes e cinza claro para veiculos de coleçao
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