a primeira vez que ouvi falar da autolatina foi por um comentario de meu pai cliente ford de longa data que por alguma razao decidiu chamar a joint venture de autolatrina estranhei porque eu ja sabia o que era uma latrina mas nao sabia exatamente o que era a autolatina foi tambem quando descobri que a ford e a volkswagen produziam carros em parceria e que havia modelos volkswagen com motor ford e modelos ford com motor volkswagen o negocio era um tanto ironico pois em certa ocasiao meu pai tirou um gol cht no consorcio e o trocou por um escort ap porque ele nao gostava do acabamento volkswagen mas reconhecia a qualidade do conjunto de motor e transmissao da vw [caption id= attachment_278912 align= aligncenter width= 1280 ] imagine um desse verde metalico zero quilometro[/caption] pouco tempo depois da troca do gol pelo escort a tal autolatina acabou e a ford iniciou a renovaçao completa de sua linha de produtos os motores volkswagen foram abandonados assim como o antigo cht de origem francesa e todos foram substituidos por tres familias ja usadas desde o inicio da decada pela ford na europa endura e zetec e zetec s o grande destaque claro era a familia zetec a memoria dos benetton zetec ainda estava viva no mercado o carro tinha cabeçote com duplo comando e 16 valvulas e o desempenho dos escort e mondeo realmente estava em outro patamar o endura e dos fiesta e mais tarde do ka nao era grande coisa mas o fiesta foi equipado com um 1 4 16v de 88 cv que gostava de girar e empurrava com vontade o entristecido hatchback compacto este motor tambem se chamava zetec — zetec s para ser mais exato — mas sua relaçao com o zetec dos irmaos maiores era apenas nominal seu projeto era de uma familia pouca coisa mais nova batizada sigma o fato e que estes motores chegaram ao brasil com um bom atraso graças a malfadada autolatina a volkswagen nao tinha um motor economico a ford nao tinha um motor potente fizeram um troca troca que previsivelmente nao ficou bom para ninguem a ford que vinha pendurada no motor cleon fonte desde 1968 quando comprou a willys e ganhou o renault 12 de brinde por ter uma parceria tecnica com a volkswagen acabou nao trazendo da europa os novos motores zetec e sigma desenvolvidos no fim dos anos 1980 para a decada seguinte na epoca de seu lançamento — eles deveriam ter equipado o escort mk5 o escort europeu lançado no brasil em 1993 com os motores 1 6 cht e 1 8 e 2 0 ap https //www youtube com/watch v=txeebqe0 zy os motores zetec começaram a ser desenvolvidos no fim dos anos 1980 com o nome zeta com a missao de substituir os antigos pinto e cvh embora este ultimo tenha convivido ao longo de toda a decada de 1990 com seu sucessor o projeto inicial previa apenas a construçao de um cabeçote multivalvulas para a versao americana do motor cvh produzida em dearborn mas durante o desenvolvimento a ford mudou os planos e desenvolveu um novo bloco de ferro fundido para o novo cabeçote de aluminio e assim eles acabaram com um motor novo na prateleira [caption id= attachment_278914 align= aligncenter width= 985 ] ja pensou um xr3 zetec como teria sido [/caption] em setembro de 1991 a ford começou a produzir o novo motor zeta no pais de gales com deslocamento de 1 6 e 1 8 litro ambos dirigidos ao fiesta mk3 ao recem lançado escort mk5 e ao igualmente novo mondeo logo apos o lançamento a lancia ameaçou processar a ford por uso indevido de marca registrada zeta era uma marca dos italianos que lançariam em 1994 uma minivan com este nome a ford entao mudou o nome do motor de zeta para zetec em 1992 a produçao do zetec foi iniciada em colonia na alemanha e no ano seguinte em chihuahua no mexico ainda em 1993 a versao 2 0 foi lançada para o escort e o mondeo/contour e mercury mystique [caption id= attachment_278915 align= aligncenter width= 803 ] lembra do ford contour era o mondeo mk1 americano ha alguns perdidos no brasil[/caption] cada regiao produzia uma variaçao diferente sendo o motor mexicano o mais diferente de todos a ford norte americana decidiu que o zetec mexicano deveria ter menos interferencia da compressao na frenagem do motor entao alem de usar um comando de valvulas diferente com variaçao de fase ele tambem tinha bielas sinterizadas e forjadas enquanto os motores europeus tinham bielas de ferro fundido o zetec seguiu em produçao ate 2004 quando deixou de ser fabricado depois de 3 500 000 unidades e acabou substituido pelo duratec ao longo destes 13 anos de produçao o zetec teve tres geraçoes identificadas como phase 1 phase 2 e phase 3 elas sao diferenciadas pelo aspecto externo e por um codigo proprio de cada versao nos motores phase 1 e phase 2 o codigo tem tres digitos e fica proximo do numero do motor geralmente proximo da borda da capa seca do cambio ao lado do sensor do virabrequim os motores da phase 3 o codigo pode ter quatro digitos e fica no bloco e tambem em uma etiqueta colada na frente da capa da correia dentada os motores phase 1 e phase 2 sao muito parecidos entre si e mudam muito pouco eles sao conhecidos como silver top devido a tampa de valvulas de metal polido para diferencia los visualmente basta observar o emblema gravado na tampa se estiver escrito dohc 16v e um phase 1 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 278919 278918 ] se estiver escrito 16v zetec e um phase 2 o phase 3 tambem tem a gravaçao 16v zetec na tampa de valvulas mas ela nao e mais feita de aluminio polido e sim de magnesio com pintura preta ou de plastico preto por esta razao ele e conhecido como black top os motores phase 1 e phase 2 tambem se diferenciam do phase 3 pela posiçao de acessorios o carter e uma peça unica de aluminio enquanto no phase 3 ele e dividido em duas partes e usa uma tampa de aço alem do aluminio a bomba d agua dos phase 1 e 2 fica centralizada em relaçao ao virabrequim enquanto no phase 3 ela fica deslocada em direçao a parede corta fogo lado do escape do cabeçote o filtro de oleo nos dois primeiros e angulado para baixo no phase 3 e horizontal por ultimo o phase 3 nao tem tuchos hidraulicos e tem valvulas de admissao e escape com maior diametro que os phase 1 e 2 os codigos de cada motor sao os seguintes 1 8 phase 1/phase 2 rda 105 cv a 5 500 rpm; rkc 115 cv a 5 500 rpm; rqb 130 cv a 6 250 rpm e rka/rkb 112 cv a 5 750 rpm 1 8 phase 3 rkf/rkh 115 cv a 5 750 rpm; eyda ate eydh 115 cv a 5 750 rpm 2 0 phase 1/phase 2 nga 132 cv a 6 000 rpm 2 0 phase 3 ngb/ngc 130 cv a 6 000 rpm; ebbc ebbd edba e edbb 125 cv a 6 000 rpm; edda ate eddg 135 cv a 6 000 rpm; alda 173 cv a 7 000 rpm focus st ; hdma 215 cv a 5 500 rpm focus rs — ambos sao batizados como duratec porem sao da familia zeta uma informaçao importante para quem pretende fazer um swap o zetec independentemente da fase tem o mesmo padrao de furaçao para o cambio dos motores kent endura/zetec rocam tendo sido combinado as caixas mtx 75 type 9 e b5/ib5 nao ib5+ se voce pretende fazer uma preparaçao aspirada ou um swap puro basta usar o cambio original dos focus ou fiesta no brasil os motores zetec estrearam no ford escort em novembro de 1996 sempre na configuraçao de 1 8 litro com 115 cv silver top quando o focus foi lançado no final de 2000 tivemos os motores phase 3 de 1 8 litro e 2 litros com 115 e 130 cv respectivamente os mondeo importados da belgica tambem ostentaram o zetec porem somente na versao 2 0 os primeiros exemplares mk1 phase 1 e phase 2 e os mais recentes mk2 phase 2 e phase 3 em 10 de dezembro de 2004 o ultimo dos zetec foi produzido no mundo na fabrica de bridgend no pais de gales naquele mesmo ano ele começou a ser substituido pelo duratec um novo motor derivado da familia l da mazda a ford continuou a produzir os motores zetec s/zetec se e zetec rocam apos essa data porem eles nunca foram motores da familia zeta — eles apenas eram batizados com o nome zetec por questoes de branding os motores zetec s e zetec se sao originarios da familia sigma lançada em 1995 e com base no bloco dos zetec porem voltado a deslocamentos mais baixos de 1 2 a 1 7 litro o zetec rocam e um motor brasileiro baseado no endura e porem amplamente modificado com comando no cabeçote ele tambem foi chamado duratec 8v na europa mas isso e uma historia para a proxima parte desta serie
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