existem preparadoras renomadas e emblematicas nos quatro cantos do mundo mas por alguma razao ha toda uma aura mitica em torno das preparadoras japonesas talvez pela barreira do idioma e pela distancia nos ocidentais enxergamos a cena tuning japonesa como algo obscuro e fascinante sabemos que elas existem e conhecemos muitos de seus projetos mas sua historia chega ate nos atraves de historias que as vezes soam folcloricas mesmo que tenham acontecido de verdade como a prisao de smokey nagata fundador da preparadora top secret por atingir os 317 km/h em uma rodovia do reino unido com seu supra v12 de 1 000 cv em 1999 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] outro personagem lendario do tuning japones era junichi tanaka fundador da jun auto mechanic que ja quebrou diversos recordes de velocidade e tambem se tornou uma das preparadoras mais famosas do japao tanaka morreu no ultimo dia 5 de março aos 76 anos de idade em decorrencia de um cancer dois dias antes em 3 de março a jun auto mechanic havia completado 39 anos de fundaçao junichi tanaka nasceu em 1943 tres anos antes da fundaçao da tanaka industiral company a empresa da familia no começo a fabrica produzia componentes e equipamentos para a fabricaçao de doces em 1955 porem teve inicio a produçao de motores dois tempos para motocicletas um segmento que estava em pleno crescimento no japao liderado pela honda e disputado por outras companhias como a yamaha portanto enquanto crescia junichi obviamente desenvolveu o gosto por mecanica especialmente depois de 1965 quando a tanaka industrial co começou a fabricar componentes mecanicos e paineis de carroceria para automoveis na epoca junichi tinha 22 anos de idade foi de junichi tanaka a decisao de criar em 1980 a divisao jun machine shop ele ja era um mecanico experiente e desde o inicio a ideia era produzir componentes de preparaçao para projetos de rua e de pista o primeiro produto da jun levou dois anos para ficar pronto um kit stroker para o motor nissan l series usado no fairlady z s30 vendido no ocidente como datsun 240z que elevava o deslocamento do seis em linha de 2 8 litros para 3 5 litros e aliado a um kit turbo que a jun lançou dois anos depois ajudava o motor a entregar ate 500 cv uma particularidade da jun era o gosto de junichi pelas disputas em linha reta que foram o que colocou a preparadora nos holofotes isto ficou claro logo no primeiro projeto de demonstraçao da jun um nissan s30 de arrancada que de acordo com relatos da epoca era capaz de ir de zero a 400 metros quase um quarto de milha em 13 53 segundos uma bela marca em 1985 tambem foi naquele ano que jun abriu outra divisao da tanaka corporation a jun auto work que concentrava se na fabricaçao de peças de carroceria e body kits alem de fazer serviços de pintura e funilaria usando ate mesmo fibra de carbono em alguns projetos foi ali que junichi começou a diversificar sua atuaçao e a refinar seus projetos em 1990 com um nissan 300zx z32 modificado ele viajou para os eua para participar da speed week em bonneville a disputa por recordes de velocidade nas planicies de sal de utah o carro foi capaz de atingir 373 km/h o que nao era exatamente um recorde mas ja foi o bastante para impressionar o publico do japao onde nao havia a tradiçao de se perseguir recordes de velocidade em linha reta determinado a conseguir ir ainda mais rapido no ano seguinte junichi criou em 1991 a jun auto mechanic unindo as duas divisoes que havia criado anteriormente sob uma unica empresa e no mesmo ano retornou a bonneville com um novo z32 desta vez preparado com a ajuda de outra companhia japonesa a blitz o motor v6 do 300zx originalmente com tres litros dois turbos e 280 cv recebeu um kit stroker para chegar aos 3 1 litros um novo coletor de admissao e novos turbocompressores o bastante para entregar nada menos que 994 cv e chegar aos 419 84 km/h https //www youtube com/watch v=junbteg1uvs foi o primeiro recorde de velocidade quebrado pela jun em bonneville na categoria e/bms para carros com motor sobrealimentado de 3 01 a 4 26 litros em relaçao a aerodinamica o carro tinha uma nova dianteira com um bico mais baixo e farois nos para choques alem de um calombo no capo para acomodar o sistema de admissao este carro foi o que colocou a jun no mapa fora do japao e e considerado um dos recordistas de velocidade mais emblematicos de bonneville vale mencionar que depois do recorde o z32 foi vendido para um cliente e convertido de volta para uso nas ruas com uma nova pintura e rodas bbs com pneus de rua ele foi leiloado no fim de 2017 pela bh auction que tem tradiçao em colocar alguns dos carros mais emblematicos do planeta tanto nas pistas quanto longe delas a venda [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 220719 220720 220721 220718 ] a publicidade obtida com os recordes de velocidade levou a jun a abrir ainda mais seu leque de modificaçoes foi em meados da decada de 1990 que junichi tanaka começou a investir em projetos para competir em outras categorias como provas de time attack corridas de turismo drift arrancadas e ate mesmo ralis https //www youtube com/watch v=kj6iq3w35di foi nesta epoca que começaram a ser montados diferentes projetos ou demo cars como a jun costuma chama los com base em uma bela seleçao de modelos honda civic ek mazda rx 7 honda prelude toyota supra mitsubishi lancer evolution subaru impreza e nissan silvia s15 quase sempre os carros usavam pintura amarela com as marcas dos patrocinadores em azul ou verde [gallery type= grid link= file size= medium columns= 4 ids= 220709 220710 220712 220713 220707 220690 220723 220708 ] dentre estes alguns se destacam os honda civic disputaram corridas em circuitos e provas de arrancada nos estados unidos enquanto o toyota supra apelidado jun akira supra foi usado para quebrar recordes em bonneville ele tinha um motor 2jz com deslocamento ampliado para 3 2 litros dois turbocompressores trust t78 e nada menos que 1 200 cv acoplado a uma caixa sequencial de seis marchas foi o suficiente para atingir 401 2 km/h em 2001 recorde na categoria e/bgcc para cupes com motor a gasolina sobrealimentados com deslocamento entre 3 01 e 4 26 litros enquanto isto dentro de casa a jun conquistava o publico do tuning com seus componentes aftermarket desenvolvidos com a experiencia adquirida nas competiçoes turbocompressores coletores de admissao e escape pistoes bielas virabrequins e tambem peças de suspensao e freios apariçoes em quadros da best motoring e da hot version sendo comparados com projetos de outras preparadoras e tambem esportivos mais caros e raros tambem ajudaram a popularizar a jun auto mechanic entre os entusiastas https //www youtube com/watch v=ypkn3mzc1l0 nos ultimos anos a jun acompanhou a evoluçao dos esportivos e dos componentes aftermarket criando kits de preparaçao e demo cars claro com base em modelos como o nissan gt r e o subaru brz o gt r pode receber um kit stroker para quatro litros no motor vr38dett com potencial para passar dos 1 200 cv [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 220700 220701 ] ja o brz pode receber alem de um boxer de quatro cilindros com deslocamento ampliado para 2 5 litros um v8 synergy feito a partir de dois v4 de 1 200 cm³ da kawasaki ninja enfileirados unidos pelo virabrequim o v8 e capaz de entregar 367 cv a 10 680 rpm e 27 3 mkgf de torque a 7 970 rpm com corte de giro a estratosfericas 11 600 rpm https //www youtube com/watch v=70a2w5micqg
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