essa historia começa em novembro de 1962 quando o australiano ray mcmahon foi escalado para liderar uma missao da expediçao nacional de pesquisa antartica da australia a partir do ano seguinte uma das primeiras providencias que ele tomou para sua expediçao de um ano foi procurar um carro que pudesse lhe servir na antartida ele sabia que a base ja tinha um trator ferguson e um caminhao bedford que precisavam de uma serie de adaptaçoes e cuidados especiais para funcionar nas temperaturas extremamente negativas do continente congelado ray entao pensou em algo mais simples algo que nao precisasse de muito cuidado e que pudesse ser dirigido por qualquer membro de sua equipe um carro com motor arrefecido pelo ar por exemplo nao exigiria aditivos especiais nem correria o risco de congelar quando nao estivesse em uso ray foi a volkswagen da australia para negociar um fusca e encontrou o cenario perfeito a matriz na alemanha havia orientado suas filiais em todo o mundo a divulgar as qualidades do modelo no clima frio com base em uma serie de testes realizados no circulo polar artico por alguma razao este plano de comunicaçao foi estendido a australia onde o clima nao e muito diferente das regioes sul e sudeste do brasil como se nao bastasse esse golpe de sorte de ray ele ainda topou com um gerente de comunicaçao novato louco para mostrar suas qualidades vislumbrando o potencial do pedido de ray ele cedeu um fusca sem custo algum ao longo de toda a duraçao da expediçao a volkswagen escolheu um fusca aleatoriamente em um lote concluido em dezembro de 1962 e o entregou a ray a unica opçao deliberada foi a cor do carro vermelho rubi que teria um contraste vibrante com o cenario monocromatico da antartida agora imaginem voces suponha que voce esta em sao paulo e deseja levar um carro para a antartida voce nao tem internet nem telefone celular e precisa modifica lo para a expediçao polar como se faz isso canadenses russos suecos islandeses finlandeses e noruegueses tiram de letra mas a australia e como o brasil o norte e tropical e o sul nao esta muito longe do tropico de capricornio e como procurar uma escola de esqui em minas gerais por sorte a propria volkswagen fez os preparativos o motor recebeu bronzinas de especiais para baixas temperaturas e coletores de escape com isolamento de amianto o eixo dianteiro teve suas barras de torçao braços arrastados e rolamentos de roda lubrificados com graxa de litio tambem especial para baixas temperaturas o sistema eletrico original de 6 volts foi mantido mas o carro ganhou uma segunda bateria de 6 volts para enviar 12 volts ao motor de partida algo necessario nas partidas a frio as baterias tambem foram envolvidas em capas de feltro as tomadas de ar sob o para brisa traseiro foram fechadas com uma placa removivel de aluminio para impedir a entrada de neve no cofre do motor por dentro ele ganhou instrumentos auxiliares como amperimetro e manometro do oleo do motor originalmente o fusca usaria 10w30 mas os mecanicos acharam melhor usar uma especificaçao monoviscosa chamada 5 zz tao fluida que algumas fontes dizem que ele era lubrificado por querosene para completar ele recebeu um protetor de carter pneus dunlop de inverno com sulcos mais profundos e um gancho de reboque alem de um jogo completo de correntes de pneus para a neve a volkswagen ainda enviou uma caixa com um conjunto extra de cinco rodas e pneus peças suficientes para construir um novo motor e uma nova suspensao e um equipamento basico de video — como se estivesse sugerindo que eles gravassem o fusca no circulo antartico ao receber o fusca a expediçao nacional australiana aplicou seus adesivos as portas e deu ao carro um par de placas decorativas antarctica 1 uma vez que ele seria o primeiro automovel de passeio no continente em janeiro de 1963 o carro foi embarcado no navio nella dan onde navegou 6 100 km ate a base de mawson junto com todo o equipamento e mantimentos para os 12 meses seguintes ao desembarcar o fusca foi abastecido com gasolina especial para baixas temperaturas da bp e começou seus primeiros testes ali mesmo na pista de pouso ele partiu para um passeio gelado de 35 km tendo que vencer uma rampa de neve logo na saida da base aerea — tarefa concluida com seu proprio boxer e seus pneus de inverno foi a primeira vez que um automovel de passeio rodou na antartida os trabalhos do fusca foram registrados pelo fotografo da expediçao geoff merrill que tambem gravou os primeiros 150 metros do filme fornecido pela volkswagen estas primeiras imagens foram enviadas de volta a australia logo no final de fevereiro quando o nella dan voltou ao pais as fotos fizeram um enorme sucesso e foram usadas pela volkswagen e seu orgulhoso diretor de marketing em uma serie de anuncios e campanhas publicitarias o fusca ficou mesmo um ano inteiro na base de mawson dando descanso para os cachorros que ate entao puxavam os trenos o valente fusquinha enfrentou nevascas encarou temperaturas de ate 50ºc e ventanias de quase 200 km/h ele era usado para as mais diversas funçoes desde o transporte de pesquisadores esquiadores saidas de campo transporte de mantimentos e suprimentos transporte de passageiros ate a base aerea e ate mesmo rodou sobre o oceano congelado para levar os glaciologistas para medir a espessura do gelo sempre com correntes nas rodas seu motor nunca congelou e seus passageiros elogiavam a vedaçao das portas que segurava a neve fina da regiao segundo os membros da expediçao daquele ano o fusca conseguia dar a partida sob temperaturas de ate 40ºc [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 226406 226405 226404 226403 226402 226401 226415 226408 ] e claro que ele nao saiu imune abrir as portas sob as fortes ventanias acabou rompendo os limitadores e entortando as dobradiças que precisaram ser reparadas mais de uma vez alem disso sua suspensao dianteira sofreu com os bancos de neve e fendas no gelo e acabou tendo um de seus suportes quebrados felizmente uma solda eletrica resolveu o problema e ele continuou rodando fora isso ele se portou muito bem e resistiu bravamente — tanto que foi apelidado pelos membros da expediçao de red terror https //www youtube com/watch v=i_fftkciidg em janeiro de 1964 a expediçao foi encerrada o nella dan atracou na antartida para trazer a equipe substituta e junto com eles o sucessor do antarctica 1 um outro fusca vermelho batizado antarctica 2 feito na australia e 1963 e pintado de laranja international orange sua preparaçao era a mesma do antarctica 1 porem agora com um braço de reforço na suspensao dianteira durante o desembarque o antarctica 1 e o antarctica 2 ficaram lado a lado pela unica vez na historia logo em seguida o fusca vermelho foi embarcado para a viagem de 6 100 km de volta para casa na australia o valente fusca foi mantido como estava e usado para uma serie de eventos promocionais sempre estacionario uma vez que o lubrificante especial nao tinha efeito sob a temperatura australiana o exemplar acabou revertido a sua especificaçao original e fez uma turne nacional pelas concessionarias da volkswagen alem de participar de mais eventos promocionais [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 226411 226407 ] e se voce achava que a historia terminaria aqui uma surpresa o antarctica 1 ainda foi inscrito no bp rally realizado em 1964 no sudeste da australia era um rali de estrada de 3 500 km contra 42 exemplares da holden ford e da propria volkswagen e como se nao bastasse ter vencido o desafio na antartida o carro ainda venceu o rali chegando em primeiro lugar ainda com sua placa antarctica 1 mais uma vez ele se tornou garoto propaganda da volkswagen da australia ajudando a fabricante a quebrar um recorde anual de vendas jamais repetido pelo fusca no pais austral infelizmente seu auge tambem foi o inicio do seu declinio depois de ser utilizado nas campanhas da volkswagen ele fez uma turne pelos postos da bp patrocinadora do carro e do rali o valente fusca antartico foi se deteriorando e seus grandes feitos foram ficando cada vez mais distantes na memoria popular carros como o ford cortina gt e o mini cooper s eram os grandes icones do rali e ninguem mais queria saber daquele fusca desbotado que agora estava guardado em uma concessionaria volkswagen e foi assim que dois ou tres anos depois de vencer um rali nacional ele simplesmente desapareceu varios entusiastas lembram de ver o carro exposto ate 1966 mas ninguem sabe dizer o que aconteceu todas as tentativas de localizar o carro fracassaram e ninguem conseguiu informaçoes precisas sobre o local em que foi exposto pela ultima vez nem o nome de seus proprietarios nem mesmo o rastreio de sua nova placa australiana hzb 624 trouxe resultados uma vez que os registros da epoca foram descartados nos anos 1980 quando o sistema foi informatizado o fusca mais valente do hemisferio sul simplesmente sumiu como se nunca tivesse existido diante da impossibilidade de encontrar o modelo original dois fas australianos da volkswagen decidiram recriar o antarctica 1 em 2002 com ajuda do proprio ray mcmahon que lamentou profundamente nao ter tentado manter o carro consigo na epoca eles conseguiram reproduzir com exatidao todos os detalhes do antarctica 1 com direito a pintura vermelho rubi os adesivos da expediçao todos os acessorios de epoca e claro a placa numero 1 a replica fez sucesso na epoca e foi para a alemanha em 2003 onde foi exposto no museu da volkswagen em wolfsburg antes de ser vendido a um colecionador alemao ligado ao museu que agora o mantem em exposiçao permanente
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