voce ja deve ter ouvido falar de project cars que levaram anos e ate decadas para ficar prontos ha chances de voce mesmo estar as voltas com algo assim e para alguns carros ate faz sentido existem modelos rarissimos que exigem dedicaçao extrema com peças dificeis de encontrar que exigem incontaveis horas de garimpo ou mesmo fabricaçao de componentes sob medida ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] claro estamos falando de carros de verdade mas voce ja viu uma miniatura levar decadas para ser montada pois e verdade esta miniatura em escala 1 8 de um alfa romeo 8c 2300 dos anos 1930 levou nada menos que 40 anos para ser montada nao se trata porem de uma miniatura qualquer este alfa romeo 8c 2300 e um kit da pocher fabricante conhecida pelo altissimo nivel de detalhes de suas miniaturas para montar serio os kits da revell viram brincadeira de criança perto de um pocher a pocher foi fundada por arnaldo pocher italiano nascido em trento que em sua juventude começou a trabalhar com gravaçoes em ouro depois da segunda guerra mundial porcher começou a se interessar por modelismo inicialmente trens e estaçoes ferroviarias em 1951 ele fundou a pocher micromeccanica com o intuito de produzir itens de ferromodelismo ultradetalhados em 1966 quando a marca pocher ja estava bem estabelecida na industria do modelismo foi apresentado na feira de brinquedos de turim um fiat f2 130hp em escala 1 8 reproduçao do carro em que felice nazzaro venceu o grand prix da frança em 1907 a miniatura era composta por mais de 800 peças sendo cerca de 500 feitas de aço 173 de latao e 144 em plastico de alta resistencia o modelo fez muito sucesso no evento e tornou se o primeiro de uma linha composta por diversos classicos em miniatura o nivel de detalhes aumentava exponencialmente a cada lançamento a principio a maior parte eram carros de competiçao e de luxo que das decadas de 1930 e 1940 com modelos contemporaneos sendo adicionados ao portfolio com o passar dos anos o nivel de detalhes tambem aumentou com o numero de peças chegando a quase 3 000 nos carros mais complexos e quando falamos complexos nao estamos brincando nao e por acaso que a pocher e considerada a mais incrivel fabricante de kits de modelismo automobilistico os chassis eram feitos com base nos blueprints das fabricantes nos carros que tinham rodas raiadas por exemplo os raios eram instalados individualmente os motores tinham virabrequim pistoes bielas e trem de valvulas funcionais; ja as portas tinham manivelas para subir e descer os vidros e tambem maçanetas funcionais com suspensao freios e caixa de direçao era a mesma coisa so faltava andar de verdade o alfa romeo 8c 2300 que aparece nas fotos e uma reproduçao do carro com o qual tazio nuvolari e giuseppe campari venceram o grand prix de monza em 24 de maio de 1931 o carro usava um motor oito em linha de 2 3 litros dai seu nome e veio a se tornar um dos mais emblematicos carros da era pre formula 1 dando origem tambem a versoes de rua o carro fabricado na decada de 1970 e composto por 1 452 peças individuais 809 peças de latao 255 de aço inox 270 de plastico de alta resistencia e 118 de materiais variados como borracha ferro e cobre as peças metalicas sao pintadas enquanto as de plastico sao injetadas [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 267977 267980 267981 267982 ] o kit teve tres donos e cada um deles contribuiu com uma parte da montagem antes de abandonar o projeto e passar para o proximo dono nao e por acaso a propria pocher dizia no manual que a montagem deveria ser feita com calma estudando bem as instruçoes para garantir que nenhuma peça fosse instalada no lugar errado a fixaçao das peças era feita em sua maior parte por pequenos parafusos porcas e rebites o uso de cola era reduzido ao maximo a fim de permitir que os carros fossem desmontados e montados novamente os esquemas tecnicos do modelo chegam a assustar algum desavisado pode pensar que esta ilustraçao de vista explodida e do carro real [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 267973 267974 ] os ultimos donos foram pai e filho que terminando a montagem juntos quando o pai faleceu o filho entao decidiu colocar a miniatura a venda com direito a um ensaio fotografico profissional para enaltecer a qualidade das miniaturas da pocher de fato se nao fosse a mesa sobre a qual o carro esta poderia se facilmente confundir a miniatura com um alfa romeo 8c 2300 de verdade o anuncio do carro no site model roundup especializado em miniaturas high end raras diz que o conjunto pode ter algumas peças faltando e por isso o vendedor pede us$ 239 cerca de r$ 1 300 por ele um kit montado comprovadamente completo pode passar dos us$ 400 r$ 2 200 ja um kit desmontado em condiçoes perfeitas pode chegar aos us$ 1 000 quase r$ 5 500 os kits originais da pocher foram fabricados ate o ano 2000 depois disto a companhia pediu falencia retornando por um breve periodo entre 2013 e 2017 sob o catalogo da britanica hornby como ja nao existem mais novos os modelos da pocher hoje em dia sao muito valorizados hoje em dia no brasil e possivel encontrar alguns carros montados a venda por r$ 10 000 e acima ha project cars de verdade que custam menos que isto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.