voce ja se perguntou por que os americanos compram carros japoneses e coreanos mas nao compram carros brasileiros o que levou a hyundai e a honda e a toyota e a kia a se tornarem bem sucedidas no maior mercado digamos qualitativo de automoveis por que a puma e a gurgel e a miura e a santa matilde nao conseguiram ou por que um dia desenvolvemos carros para o brasil e hoje adaptamos projetos coreanos chineses tailandeses indianos e de outros mercados menos badalados por causa do borracheiro de quinta feira na quinta feira acordei as seis da manha e sai para pegar o primeiro horario de atendimento na borracharia mais conceituada da cidade o pneu dianteiro direito estava mais gasto por fora que o pneu dianteiro esquerdo entao mandei conferir o alinhamento das rodas dez minutos depois de entregar o carro a moça da recepçao me chamou e disse que estava pronto perguntei o que estava errado no alinhamento ela se limitou a dizer que estava fora perguntei de novo camber caster convergencia a moça insistiu estava fora de convergencia perguntei se eles tinham laudo nao tinham paguei e fui embora duas curvas mais tarde o pneu esquerdo começa a a reclamar estridentemente [caption id= attachment_252519 align= aligncenter width= 900 ] alinhamento 3d ainda raro no brasil[/caption] voltei no sabado explicando que o carro estava pior que a roda estava claramente fora de alinhamento e apontei as marcas escuras na quina externa da banda de rodagem o sujeito imitou o pneu e deu de ombros insisti e ele aceitou conferir o alinhamento cinco minutos depois ele me chama e diz que esta alinhado desta vez fiquei ao lado da rampa e pedi para ver as medidas nao batiam com o manual do carro mostrei o manual e falei que queria as medidas do manual o sujeito insistiu que estavam corretas agradeci e fui embora sou o cliente que nao reclama descrito por sam walton seria um problema facil de resolver se este nao fosse a ultima borracharia onde eu era bem atendido na cidade todas as outras eu nao moro numa capital entao nao sao muitas tem um tratamento semelhante fazem como querem e nao como tem que ser feito e quando isso acontece e preciso fazer duas vezes — o que significa que se trabalha em dobro para ter um mesmo resultado ou que se produz metade do que era possivel produzir o borracheiro de quinta feira nao e uma exceçao o trabalhador brasileiro — e aqui estamos todos nos incluidos — e quatro vezes menos produtivo que um americano ou um alemao e tres vezes menos produtivo que um coreano e nao pense que e por preguiça ou falta de talento a produtividade tem muito mais a ver com a qualidade da formaçao tecnica e sua atualizaçao com a infra estrutura das empresas com a burocracia de um pais e ate com sua carga tributaria [caption id= attachment_252518 align= aligncenter width= 650 ] exoesqueletos roboticos para as pernas e mesmo assim a produçao e mais barata que a nossa[/caption] por que o borracheiro de quinta feira nao tinha um aparelho de alinhamento eletronico por que ele ainda usava a maldita garra e espelhinhos que eram usados na belina do meu pai em 1987 provavelmente porque esse aparelho e tao mais caro a ponto de nao ser compensado pelo possivel aumento da demanda somos improdutivos mas nao estupidos afinal a pergunta que temos que fazer contudo nao e por que ele nao investe mas por que a bendita maquina mais moderna nao e mais acessivel impostos cambio desfavoravel margens mais elevadas burocracia legislaçao e uma reaçao em cadeia complexa que envolve milhoes de direitos pouquissimos deveres ideologias anacronicas lobbies corrupçao um pouco de leniencia e um pouco indolencia nem mesmo a revoluçao tecnologica nos ajudou sabe quanto nossa produtividade aumentou desde 1995 apesar dos smartphones computadores autenticaçoes e validaçoes eletronicas banda larga movel etc somente 1% sim tudo isso nos tornou 1% mais produtivos e nao vai melhorar tao cedo a expectativa e que nossa produtividade tenha recuado 0 7% em 2019 a cada dois passos voltamos um o que isso tem a ver com os carros que os americanos compram e os carros que nao mais desenvolvemos a resposta deveria estar implicita mas caso nao esteja ela e simples tudo a improdutividade resulta no infame custo brasil como nossa produtividade nao e tao eficiente quanto poderia levamos mais tempo gastamos mais dinheiro e consumimos mais recursos para produzir o mesmo que em outros paises em resumo nossa improdutividade custa caro porque voce poderia investir o mesmo para produzir mais em outro lugar e como se isso nao fosse suficiente nosso poder de compra encolheu o que significa que voce precisa de produtos mais baratos percebe a sinuca de bico em que estamos as coisas sao caras de produzir mas precisam ser baratas para que possamos compra las nao adianta falar em alta lucratividade em ganancia e outras abstraçoes improvaveis o brasil e inospito para industrias e e por isso que elas estao saindo do pais ou produzindo menos [caption id= attachment_252510 align= aligncenter width= 809 ] pib brasileiro por setor[/caption] veja as marcas brasileiras mais famosas de qualquer setor pegue sua televisao seu celular seu liquidificador sua sanduicheira ou torradeira sua cafeteira seu despertador sua impressora sua jaqueta corta vento seus tenis e veja quantos sao fabricados no brasil lembra do iphone brasileiro pois ele agora e feito na india nao e so porque a china ou o vietna escravizam seus trabalhadores e porque produzir aqui e mais caro do que nestes lugares sempre foi por isso os carros eram tao simples e ao mesmo tempo caros ate o inicio dos anos 1990 as importaçoes eram sobretaxadas e depois proibidas entao nao poderiamos simplesmente trazer um carro inteiro da argentina ou do mexico ou da china o jeito era fazer aqui e assim nasceram modelos como o corcel o del rey o gol as evoluçoes do chevette e do opala a longevidade do galaxie e da kombi de primeira geraçao e assim tambem nasceram as fabricas brasileiras vemag romi fnm gurgel puma miura e santa matilde a industrializaçao do brasil foi historicamente afetada por decisoes equivocadas dos governos de suas respectivas epocas no final do seculo xix por exemplo a competitividade do cafe brasileiro ja estava em baixa mas o governo investiu fortunas em incentivos aos produtores — que acabaram falidos no inicio do seculo xx atrasando nossa industrializaçao as fabricas vieram mas ainda eram muito subsistentes produziamos para suprir parte da demanda interna as importaçoes ainda eram o lado mais pesado da balança comercial brasileira e para equilibrar o negocio getulio vargas decidiu incentivar a industrializaçao do brasil substituiriamos as importaçoes por produtos nacionais e de quebra teriamos empregos e riqueza e para estimular o consumo de produtos nacionais bastava tributar pesadamente os produtos estrangeiros foi assim que surgiu a companhia siderurgica nacional a companhia brasileira de aluminio e a fabrica nacional de motores e foi assim que surgiu o geia o grupo executivo da industria automobilistica responsavel pela gestaçao da industria nacional o problema e que 1 o brasil era um pais pouco desenvolvido; 2 a produçao era voltada para substituiçao das importaçoes no mercado interno sem escala o custo de produçao era elevado e nao era atrativo para exportaçao sem importados o produto nao tinha concorrencia externa isso nao afetou apenas a chegada da tecnologia — sempre atrasada em vinte anos no minimo o produto brasileiro era um menino mimado de condominio protegido por cameras grades e vigilantes sem a menor noçao de como sobreviver no mundo real quando as importaçoes foram abertas aconteceu o obvio os projetos nacionais foram massacrados por projetos estrangeiros e modelos importados ate chegamos a desenvolver algo por aqui mas o brasil teve apenas alguns surtos de competitividade mas isso nao explica porque os coreanos e japoneses — principalmente os coreanos — conquistaram o mercado americano os japoneses nos sabemos como crise do petroleo o japao sempre fez carros compactos e ultra eficientes nos anos 1970 as cicatrizes da guerra ja nao doiam mais e os americanos encontraram nos honda datsun e toyota a economia de combustivel de que precisavam com os coreanos o negocio foi diferente porque eles tambem precisaram competir com os carros japoneses a divisao de automoveis da hyundai que e a grande fabricante coreana foi fundada somente em 1967 — 11 anos depois do primeiro carro brasileiro logo de cara eles fizeram joint ventures com fabricantes europeias como a ford para produzir modelos sob licença para o mercado interno coreano foi mais ou menos o que a vemag fez com a dkw a fnm fez com a alfa romeo e a romi fez com o isetta mais ou menos porque a coreia nao permitiu que as empresas nacionais fossem controladas totalmente por multinacionais o controle acionario deveria permanecer coreano alem disso em menos de dez anos eles produziram seu primeiro modelo autoral o hyundai pony o que tambem aconteceu no brasil so que diferentemente dos carros brasileiros o pony foi exportado para o equador e para a belgica holanda e luxemburgo em 1975 como os carros brasileiros o pony tambem usava tecnologia estrangeira o design era de giorgetto giugiaro e o motor era um projeto licenciado da mitsubishi claro o carro nao era um primor de construçao e acerto mas ao menos estava sendo exposto ao mercado internacional e enfrentando a concorrencia em 1982 ele chegou ao reino unido vendendo impressionantes 2 993 unidades em seu primeiro ano em 1984 ele atravessou o pacifico e foi parar no canada onde se tornou um dos carros mais vendidos daquele mercado foi somente o sucessor do pony que colocou a hyundai nos eua o hyundai excel que atendia as normas de emissoes da california começou a ser vendido na terra dos muscle cars em 1986 apesar de ser considerado o best product #10 da revista fortune ele nao foi exatamente um sucesso de vendas e foi ate ridicularizado por seus anacronismos e sua falta de qualidade frente aos modelos mais sofisticados da mesma categoria nao chegava a ser um yugo ou um lecar mas nao era o carro que alguem considerava como alternativa a um cavalier a um escort ou mesmo a um corolla so que sua incursao americana se sustentava porque ele nao era grande coisa mas era ridiculamente barato o preço medio dos compactos americanos em 1986 era us$ 10 439 mas o hyundai excel custava entre us$ 5 494 e us$ 7 470 e o que acontece com um carro barato de produzir — diferentemente dos nossos o hyundai excel e mais tarde o sonata tentou sobreviver no mercado americano e tentando sobreviver ao mercado ele evoluiu para ser competitivo os hyundai foram motivo de comentarios jocosos ate o inicio da decada de 2000 a partir da segunda metade daquela decada com a nova geraçao de sua linha de produtos eles apresentaram uma qualidade semelhante ou superior a modelos tradicionais e começaram a figurar na lista de modelos mais vendidos dos eua — incluindo a kia entao ja sob o comando da hyundai as duas marcas tem uma fatia de 8% do mercado americano — vendendo o mesmo que subaru e volkswagen juntas quando um fabricante vem a publico e declara que nao sabe se continuara no brasil devido a baixa competitividade tendemos a encarar como chantagem para obter beneficios do governo talvez isso seja verdade porque o brasil historicamente funcionou com incentivos a alguns setores em vez de se desburocratizar e fomentar a liberdade economica contudo e isso o que grandes empresas fazem elas sao grupos de pressao porque tem algo a oferecer em troca o governo nao tem capacidade de gerar empregos — a menos que voce crie enormes estatais ineficientes — sao as empresas desde uma esquentadoria de marmitas ate grandes corporaçoes a industria automobilistica brasileira emprega mais de 110 000 trabalhadores diretamente e mais de 1 milhao indiretamente a reduçao da produçao sem o crescimento de outros setores resulta em desemprego ou em menos renda nos dois casos a unica diferença e o quanto o trabalhador ira empobrecer e dai que vem o poder de barganha nos interessa manter uma industria nacional para gerar empregos para sustentar a economia e no fim das contas para termos carros produzidos localmente so que o brasil nao esta valendo a pena para as fabricantes isso nao e um blefe das grandes corporaçoes mas um fato o custo de produçao do mesmo carro e entre 7% e10% maior no brasil do que nos estados unidos e a produçao nos eua e mais cara que na asia como resultado as fabricantes preferem exportar carros para os demais paises sul americanos a partir de outras regioes como asia mexico e ate da europa ja viu os carros vendidos no chile o peru que deveria comprar do brasil pela proximidade geografica importou 70% de seus carros novos da asia e apenas 2% do brasil no chile a china e os eua sao os maiores exportadores com o brasil aparecendo somente em terceiro pouco a frente da argentina e evidente que o automovel feito no brasil nao e competitivo e pior os automoveis competitivos feitos fora do brasil nao mantem a competitividade no mercado interno devido a carga tributaria — a menos que venham da argentina ou do mexico a soluçao encontrada pelos fabricantes e desenvolver modelos especificos para o nosso mercado mas devido a atual dinamica do mercado global as fabricantes desenvolvem os carros em seus mercados mais competitivos e os adaptam para o brasil em departamentos de engenharia esvaziados foi o que aconteceu com o toyota yaris tailandia com toda a linha renault romenia com toda a linha chevrolet china e coreia e tambem devera acontecer com outros fabricantes — como a ford que demitiu 110 funcionarios de seu campo de provas em tatui/sp — caso o brasil nao se torne competitivo tao cedo o resultado disso podera ser o mesmo do iphone brasileiro ficou caro demais a fabrica foi para a india empregar indianos qualificar indianos desenvolver a capacitaçao e a engenharia indiana por que seria diferente com os carros quando isso acontecer seremos todos borracheiros de quinta feira
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