a bmw motorrad morre de orgulho do motor da s1000rr original tanto que um cutaway da usina de força esta em destaque no museu bmw em munique na alemanha e nao e para menos aquilo e uma verdadeira obra prima da engenharia um coraçao de pista que de tao competente nao podia nao ser colocado em uma moto de rua de especial de homologaçao a uma das motocicletas superesportivas mais longevas da atualidade a s1000rr tem 11 anos e ja pode ser considerada um classico por antecipaçao desde que foi lançada em 2009 a bmw s1000rr passou por atualizaçoes periodicas quase todo ano e em 2019 chegou a sua terceira geraçao ela ja foi a motocicleta de rua mais veloz do planeta e ainda esta bem perto do topo e possivelmente tambem foi a primeira a quebrar o acordo de cavalheiros que limitava a velocidade maxima das motos a 299 km/h acordo este do qual a bmw foi uma das maiores defensoras mas a ocasiao merecia a bmw s1000rr nasceu literalmente como um especial de homologaçao os alemaes a criaram para correr no campeonato mundial de superbike de 2009 disputando posiçoes com a honda cbr1000rr a yamah yzf r1 a kawasaki zx 10r a suzuki gsx r 1000 e a ducati 1098r inicialmente foram feitas 1 000 unidades como exigia o regulamento mas a s1000rr era uma moto incrivel e simplesmente nao merecia ter a produçao limitada a 1 000 unidades em um unico ano https //www youtube com/watch v=zl czo4cj k na pista talvez pela concorrencia de peso a s1000rr nao teve um desempenho fora do normal na temporada de 2009 do mundial de superbike seu melhor resultado foi um quinto lugar do australiano troy corser na etapa da republica tcheca em 2010 porem o italiano ayrton badovini venceu nove das dez corridas que compunham a copa superstock 1000 da fim uma competiçao para motocicletas mais proximas de suas versoes de rua e conquistou o titulo com facilidade a s1000rr jamais chegou a vencer o mundial de superbike que desde 2015 e dominado pela kawasaki com sua zx 10r/zx 10rr mas tambem nunca deixou de competir com a equipe de fabrica da bmw motorrad sua presença e importante para a imagem da fabricante e nao deixa de contribuir para a reputaçao da s1000rr nas ruas afinal ela era literalmente a versao de rua da motocicleta de competiçao entre suas maiores conquistas esta sem duvida a vitoria de michael dunlop no tourist tophy de isle of man em 2014 que encerrou um hiato de 75 anos sem uma vitoria da bmw na competiçao dois anos depois dunlop venceu novamente a prova em duas categorias senior e superbike naquela que era praticamente a mesma moto https //www youtube com/watch v=bm9erkxceri em termos de estrutura a s1000rr que se podia comprar nao diferia em nada da versao de corrida com quadro de aluminio do tipo ponte dupla ou longarina dupla com suspensao por braço oscilante na traseira e o motor tambem segue ate o mesmo projeto um quatro cilindros em linha com comando duplo no cabeçote e quatro valvulas por cilindro deslocando 999 cm³ o diametro de 80 mm dos cilindros e um dos maiores da categoria e o curso dos pistoes e de 49 7mm a s1000rr de corrida dispunha de 204 cv a 14 000 rpm enquanto a versao de rua tinha ate 2018 196 cv a 13 000 rpm a maior diferença entre o motor da moto de corrida e sua versao de rua e a taxa de compressao 14 1 na s1000rr de pista e ate 2018 13 1 na street legal na moto em si uma das diferenças e a suspensao que usava garfo ohlins de 44 mm na s1000rr de corrida e um garfo zf sachs de 46 mm na versao de rua a s1000rr de competiçao pesava 162 kg em ordem de marcha enquanto a primeira geraçao da s1000rr de rua tinha seus 208 kg mas vamos ao que interessa a performance a s1000rr era capaz de ir de zero a 100 km/h em 2 6 segundos; de zero a 200 km/h em 7 9 segundos; e de zero a 300 km/h em 19 1 segundos na verdade ela foi a primeira motocicleta a assumidamente quebrar o acordo de cavalheiros entre as fabricantes sua velocidade maxima de 303 km/h lhe garantiu o titulo de motocicleta produzida em serie mais veloz do planeta ate 2013 quando a ducati panigale r com seu v twin de 1 198 cm³ e 205 cv marcou 325 km/h de la para ca a kawasaki ninja h2 superou ambas chegando perto dos 340 km/h com seu motor supercharged https //www youtube com/watch v=yomdmjygkx8 quando foi lançada a bmw s1000rr era uma das poucas motocicletas superesportivas a contar com freios abs de serie e controle de traçao este opcional depois dela o sistema tornou se praticamente obrigatorio no segmento ela tambem foi uma das primeiras a oferecer como opcional o sistema quick shifter que permitia trocas de marcha ascendentes sem o uso da embreagem a primeira grande atualizaçao ou segunda geraçao veio so em 2015 quando o motor ganhou um novo sistema de admissao comando de valvulas com perfil mais agressivo e um polimento nos dutos alem de uma reprogramaçao na ecu claro para chegar aos 201 cv o visual da moto tambem mudou com uma dianteira menos assimetrica e carenagens redesenhadas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 258497 258498 ] depois disto so em 2019 como modelo 2020 foi que a s1000rr ganhou outra atualizaçao abrangente a terceira geraçao o quadro perimetral de aluminio foi redesenhado perdendo 1 3 kg de massa enquanto outras modificaçoes no projeto incluindo suspensao e motor para uma reduçao de peso total de 7 kg o motor tambem passou por uma atualizaçao generosa o cabeçote e novo com comando variavel nas valvulas de admissao e taxa de compressao de 13 3 1 o perfil mais agressivo do comando e acionado pela ecu na marca das 9 000 rpm e a mudança dura cerca de 10 milessegundos e quase instantanea ja o cambio possui quickshifter de serie tanto para trocas ascendentes quanto para reduçoes completando as inovaçoes a s1000rr de terceira geraçao foi a primeira motocicleta da bmw motorrad a ganhar um pacote bmw motorsport que conta com rodas de fibra de carbono que reduzem o peso da moto em 4 kg bateria mais leve e ajuste de altura da suspensao traseira alem claro da pintura nas cores classicas da divisao m nao nos surpreenderemos se a s1000rr passar mais dez anos nesta geraçao so com atualizaçoes pontuais a bmw pelo menos no que diz respeito a suas motos sabe bem o que esta fazendo
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