FlatOut!
Image default
Car Culture

A maior chance que a Ferrari não aproveitou em Le Mans

Os mais atentos e entusiastas já sacaram que o jejum de vitórias da Ferrari em Le Mans, que durava 58 anos, foi iniciado na guerra Ford vs. Ferrari. A Ford venceu em 1966, repetiu a dose em 1967, entregou a operação a John Wyer em 1968 e ele ganhou mais duas vezes com os GT40. A Ferrari, claro, continuou tentando — ela venceu o campeonato de carros esporte, mas Le Mans mesmo, ela nunca mais havia conseguido. Sua oportunidade mais próxima foi em 1973, último ano em que participou da prova na categoria principal. Na ocasião, com Arturo Merzario e José Carlos Pace ficaram em segundo lugar depois que uma série de problemas mecânicos os fez perder a liderança e encerrar as 24 horas de corrida seis voltas atrás do Matra de Henri Pescarolo e Graham Hill. Depois disso, a Ferrari só disputaria as 24 Horas de Le Mans em categorias de GT, onde ela até conseguiu vitórias de classe — IMSA GTX em 1981, LMP1 em 1998, GTS em 2003, GT2 em 2008 e 2009, GTE Pro em 2012, 2014, 2019 e 2021, e  GTE Am em