os mais atentos e entusiastas ja sacaram que o jejum de vitorias da ferrari em le mans que durava 58 anos foi iniciado na guerra ford vs ferrari a ford venceu em 1966 repetiu a dose em 1967 entregou a operaçao a john wyer em 1968 e ele ganhou mais duas vezes com os gt40 a ferrari claro continuou tentando — ela venceu o campeonato de carros esporte mas le mans mesmo ela nunca mais havia conseguido sua oportunidade mais proxima foi em 1973 ultimo ano em que participou da prova na categoria principal na ocasiao com arturo merzario e jose carlos pace ficaram em segundo lugar depois que uma serie de problemas mecanicos os fez perder a liderança e encerrar as 24 horas de corrida seis voltas atras do matra de henri pescarolo e graham hill depois disso a ferrari so disputaria as 24 horas de le mans em categorias de gt onde ela ate conseguiu vitorias de classe — imsa gtx em 1981 lmp1 em 1998 gts em 2003 gt2 em 2008 e 2009 gte pro em 2012 2014 2019 e 2021 e gte am em 2015 2016 2017 e 2021 — mas nenhuma delas era a categoria principal https //flatout com br/ferrari depois ford vs ferrari/ sua maior chance contudo poderia ter sido aproveitada nos anos 1990 notou que nas vitorias de classe ha uma lmp1 em 1998 pois e foi justamente nessa epoca quando o mundial de carros esporte deixou de ser realizado e substituido por varias outras iniciativas que a ferrari poderia ter aproveitado a chance de tentar sair da fila de espera em 1996 quando o mundial de endurance foi o bpr global gt series a ferrari decidiu entrar na briga o campeonato seguia o regulamento gt1 da fia que deu origem a especiais de pista como o mclaren f1 gtr o porsche 911 gt1 e a ate a ferrari f40 gt/lm que corria nas maos de equipes independentes para disputar o campeonato contudo a ferrari nao usaria a f40 que ja estava fora de produçao desde 1992 o carro para esta nova incursao no endurance seria seu novo supercarro a f50 https //flatout com br/ferrari f40 e f50 em araxa dissecamos os detalhes da dupla mais exclusiva do brasil/ a arma nada secreta do carro era o v12 derivado do motor tipo 036 da ferrari 641 ele teve o deslocamento ampliado de 3 5 para 4 7 litros e ganhou comandos mais comportados um novo trem de valvulas e novos sistemas de admissao e escape para sair da f1 e rodar nas ruas apesar da domesticaçao do motor ele ainda produzia 520 cv a 8 000 rpm e 47 9 kgfm com o cambio de seis marchas o v12 levava a f50 de rua aos 100 km/h em 3 7 segundos com velocidade maxima de 312 km/h era o carro perfeito para enfrentar a concorrencia afinal o mclaren tinha um v12 naturalmente aspirado de seis litros e 636 cv enquanto o porsche 911 gt1 que era basicamente um prototipo do grupo c com alguns componentes de carroceria do 911 era movido por um flat six de 3 2 litros com dois turbos e pelo menos 640 cv ambos tinham a potencia restrita a cerca de 600 cv para adequar se ao regulamento da fia para transformar a f50 em um carro capaz de rivalizar em igualdade e superar estes concorrentes a f50 gt a ferrari ainda deu ao motor uma maior taxa de compressao novos comandos de valvulas fluxo retrabalhado nos cabeçotes e uma nova calibraçao do motor providenciada pela michelotto que trabalhava junto da scuderia desde o fim da decada de 1970 sem qualquer tipo de induçao forçada a ferrari conseguiu extrair mais 240 cv do v12 da f50 chegando a insanos 760 cv a 10 500 rpm o torque foi para 52 9 kgfm a 8 000 rpm a dianteira recebeu entradas de ar maiores e um spoiler mais pronunciado e a traseira perdeu a asa integrada que deu lugar a uma peça fixa de visual mais tradicional e agressivo ela tambem deixou de ser conversivel recebendo um teto de fibra de carbono com um duto de admissao para o motor o interior foi aliviado perdendo o pouco de refinamento que a f50 tem nas portas e no assoalho e ganhando uma gaiola homologada para a categoria gt1 nos tres prototipos feitos em 1996 ate mesmo o banco do carona foi removido com isto a f50 gt ficou 322 kg mais leve que a versao de rua de 1 231 kg para 909 kg relaçao peso potencia 1 2 kg/cv a suspensao usava amortecedores ajustaveis koni nas quatro rodas — e as rodas originais deram lugar a um jogo da speedline de 20 polegadas os discos de freio eram de carbono ceramica muito parecidos com os utilizados na formula 1 na epoca na pratica a f50 se tornava um carro de f1 fechado com dois lugares e rodas cobertas agora imagine isso em uma epoca na qual praticamente nenhuma fabricante estava investindo nas 24 horas de le mans em 1996 por exemplo a porsche so colocou o nome no prototipo que disputou a corrida quem construiu o carro e operou a equipe foi tom walkinshaw tanto que o porsche wsc 95 que venceu le mans em 1996 e 1997 era um jaguar xjr 14 tambem de walkinshaw modificado para se adequar ao regulamento ele sequer parecia um prototipo da porsche a ausencia das fabricantes foi o que facilitou o caminho da mclaren a vitoria em 1995 — e nao foi pela propria mclaren mas por uma equipe cliente tanto que naquele ano e no ano seguinte em 1996 ainda nao havia o f1 long tail que foi desenvolvido pela mclaren para manter o f1 competitivo foi somente em 1997 que a mclaren colocou uma equipe oficial de fabrica na disputa a f50 poderia ter disputado portanto a classe lmgt1 a mesma do mclaren f1 e do porsche 911 gt1 esta categoria embora fosse baseada em carros produzidos em serie tinha um ritmo de corrida praticamente identico ao dos lmp1 a propria ferrari tinha um carro no pareo a 333sp que era feita pela dallara com um motor ferrari mas sem envolvimento oficial da fabricante acontece que os carros jamais passaram da fase de pre produçao sabe se la por que o desenvolvimento levou tanto tempo mas ate 1998 a ferrari so tinha tres prototipos naquele ano o bpr global gt foi transformado no campeonato de gt da fia mas a ferrari decidiu cancelar o projeto o motivo claro nunca foi divulgado mas lembre se que 1996 foi o ano em que michael schumacher estreou na scuderia foi uma epoca de treinos e testes ilimitados — algo que michael schumacher ficou conhecido por fazer incansavelmente e bem provavel que diante da possibilidade de voltar a ser campea da formula 1 afinal havia um jejum por ali tambem e da instabilidade do regulamento do endurance mundial a ferrari tenha cancelado o projeto da f50 gt para se concentrar na f1 https //youtu be/or7zwidkrni note tambem que a ferrari so voltou a le mans depois de dez anos do atual mundial de endurance e com um regulamento que mantem os orçamentos contidos o que corrobora para a hipotese de que o endurance nos anos 1990 ficaria caro demais para quem tinha schumacher e testes ilimitados na f1 a f50 certamente seria limitada a 600 cv como foram todos os gt1 daquela era mas com menos de 1 000 kg e com todo o dna de formula 1 do carro e dificil imaginar um cenario no qual ela nao brigaria por vitorias esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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