quando em 2018 a lamborghini apresentou o super suv urus parte da comunidade entusiasta torceu o nariz o que e compreensivel nao pelo fato de ser um suv da lamborghini um conceito que levando em conta o publico alvo deste tipo de carro se vende sozinho mas por ser algo completamente diferente do lm002 o rambo lambo que usava o motor v12 do countach e tinha raizes militares o urus e o lm002 sao so dois exemplos do quanto a lamborghini e uma marca mais diversificada do que parece a primeira vista os veiculos militares que deram origem ao lm002 remontam aos anos 70 nos anos 80 foi lançada uma linha de motores v12 maritimos para lanchas de corrida por varias vezes houve tentativas de criar um lamborghini seda de quatro lugares os conceitos portofino e estoque sao so dois exemplos e o espada o mais perto que se chegou disso em produçao na verdade era uma companhia sempre de olho em qualquer forma que pudesse usar mais suas instalaçoes perenemente subutilizadas ate a compra pela audi em 1999 para fazer mais algum dinheiro ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas possivelmente um dos projetos mais curiosos da lamborghini seja sua minivan eletrica algo completamente inesperado e praticamente esquecido apos quase tres decadas as poucas informaçoes existentes foram desenterradas pelo site oppositelock algumas poucas fotos escaneadas de um livro desconhecido e informaçoes que resistiram a passagem do tempo aconteceu em 1989 quando a enel estatal italiana do ramo de energia deu inicio a um programa para melhorar o armazenamento de energia ou seja criar baterias melhores e este projeto envolvia naturalmente prototipos de veiculos eletricos para um destes prototipos a enel chamou um grupo de empresas italianas do qual faziam parte lamborghini e ducati entre outras firmas de energia e infraestrutura estas empresas se juntaram para um programa com duraçao de tres anos durante os quais um veiculo eletrico altamente tecnologico seria criado com um investimento de supostamente 10 bilhoes de liras italianas nao ha informaçoes concretas sobre o valor nem mesmo a certeza de que seu nome lamborghini ev1 era mesmo esse o que existe duas fotos do site all car index mostrando o carro praticamente pronto as fotos foram feitas na fabrica da lamborghini em sant agata bolognese e em uma delas e possivel ver duas carrocerias de diablo no canto esquerdo ao fundo ao que parece a maior parte das empresas abandonou o projeto em 1991 deixando apenas a enel e a lamborghini encarregadas de fazer o carro a lamborghini ficou encarregada de montar o chassi e a carroceria do prototipo projetada por ninguem menos que mauro forghieri que foi projetista da ferrari ate 1987 quando migrou para a lamborghini e foi responsavel pelo unico v12 de formula 1 feito pela empresa o lamborghini ev1 tinha uma proposta simples e utilitaria um veiculo de trabalho feito para frotistas para servir como taxi levando cinco pessoas na versao de passageiros ou um furgao com capacidade para 800 kg de carga motor desconhecido mas sabe se baterias de chumbo acido e sodio enxofre estavam sendo testadas para uma autonomia de 60 km ou 120 km respectivamente a enel tambem buscava soluçoes alternativas como baterias de zinco descartaveis independentemente da bateria o lamborghini ev1 tinha desempenho modesto voltado ao uso urbano zero a 45 km/h em 12 segundos e velocidade maxima entre 80 e 90 km/h fontes antigas links quebrados para sites antigos trechos soltos de notas em revistas e jornais dizem que foram feitos inicialmente 50 exemplares para teste e divulgaçao os veiculos ficaram circulando pelas principais metropoles italianas ate 1994 quando mais 100 exemplares foram feitos e vendidos a pelo menos dez governos municipais espalhados pela italia onde estao estes veiculos ninguem sabe em uma publicaçao recente em uma revista italiana a presidente do grupo emilianauto uma rede de concessionarias italiana que na epoca era uma das distribuidoras da lamborghini mencionou os 100 exemplares do lamborghini ev dizendo apenas que eles simbolizavam o desejo de reduzir drasticamente as emissoes de poluentes ja naquela epoca nao foram dados maiores detalhes e dificilmente este misterio sera solucionado sem a ajuda da propria lamborghini claro aquela nao foi a unica vez em que a lamborghini se envolveu no projeto de uma van foi um pouco antes na verdade que o estudio bertone usou o countach como base para uma minivan conceitual chamada bertone genesis tambem conhecida como lamborghini genesis para o salao de turim de 1988 criada como puro exercicio de design a bertone genesis usava o motor v12 de 460 cv do countach quattrovalvole montado na dianteira em posiçao longitudinal o que explica o volumoso painel de instrumentos a minivan foi criada pelo designer marc deschamps entao chefe de estilo do estudio bertone simplesmente para ver como ficaria uma minivan esportiva com motor de supercarro nao havia pretensao alguma de colocar uma versao de rua em produçao ainda que especulaçoes da epoca dissessem que ela substituiria o lm002 uma loucura que jamais aconteceria o sucessor do lamborghini lm002 so veio mesmo em 2018 com a chegada do urus uma coisa porem e clara estamos falando da epoca na qual a lamborghini estava em um momento turbulento recem comprada pela chrysler e ainda com o futuro incerto talvez investir em um veiculo eletrico com a ajuda de uma empresa estatal fosse vista como uma chance de melhorar as finanças uma situaçao bem diferente da de hoje
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