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Lamborghini terá apenas híbridos e elétricos a partir de 2024
O horizonte dos Lamborghini eletrificados parecia um tanto distante até pouco tempo atrás. Mas você sabe como as coisas andam depressa quando se tem um Lamborghini acelerando em linha reta… porque o horizonte agora está na nossa cara: a partir do ano que vem a Lamborghini iniciará o encerramento dos carros movidos apenas pela combustão interna e, em 2024, toda a sua linha terá alguma forma de propulsão eletrificada.
A declaração foi feta pelo próprio CEO da Lamborghini, Stefan Winkelmann, que também anunciou o lançamento de quatro novos modelos ainda neste ano e confirmou o encerramento dos motores V10 de 5,2 litros e V12 de 6,5 litros. A questão é: a Lamborghini terá apenas modelos V8 biturbo combinados a motores elétricos? Ou o encerramento mencionado é apenas de sua aplicação sem eletrificação?
O próprio WInkelmann mencionou há alguns anos que a Lamborghini manteria os motores V12 aspirados e usaria a eletrificação para atingir as metas de consumo e emissões impostas pelos políticos europeus. Como o V12 faz parte da identidade da Lamborghini, é provável que ele seja renovado para se tornar mais eficiente, já planejado para trabalhar sempre com um auxiliar elétrico.
O V10, contudo, parece mais próximo de desaparecer realmente. Atualmente ele é o único motor com essa configuração em produção, e só se tornou viável porque a Volkswagen decidiu compartilhar o projeto entre Audi e Lamborghini. Com o Audi R8 perto do fim, é quase certo que o sucessor do Huracán acabe equipado com um V6 ou V8 de origem Porsche/Audi. (Leo Contesini)
BMW iX já está a venda no Brasil por entre R$655.000 e R$ 800.000
A BMW apresentou nesta última segunda-feira (24) as duas versões do seu SUV elétrico iX que serão oferecidas por aqui. O modelo parte de R$ 655.000 na versão de entrada xDrive 40 e chega aos R$ 800.000 na versão de topo xDrive 50.
O primeiro tem um conjunto de 326 cv e 64 kgfm, capaz de acelerar do zero aos 100 km/h em seis segundos e de rodar até 425 km. O modelo de topo ganha mais 197 cv e 13,7 kgfm e chega aos 523 cv e 77,7 kgfm, passando a levar o iX do zero aos 100 km/h em 4,6 segundos e ainda assim sendo capaz de rodar até 630 km. Os dois modelos usam um motor em cada eixo, e são limitados a 200 km/h por questões de preservação da bateria, que tem 76,6 kWh no xDrive 40 e 111,5 kWh no xDrive 50.
O iX também tem um novo sistema de carregamento, que aumenta a carga da bateria em 70% em 35 minutos no xDrive 50 e 31 minutos no xDrive 40. Uma recarga de 10 minutos é capaz de acrescentar até 150 km/h no xDrive 50 e 95 km no xDrive 40. Os compradores do elétrico receberão o carregador de parede de 22 kW e um carregador rápido portátil, com conector de três pinos, 1,8kW de potência e cabo de seis metros.
A imagem tecnológica do carro é reforçada pelo monobloco do carro, que usa alumínio e compósitos de fibra de carbono para ajudar a reduzir o peso do carro – um ponto crítico por ser elétrico. Como todo elétrico, ele tem foco na aerodinâmica, com coeficiente 0,25. A grade frontal, que é polêmica como todas as recentes da BMW, guarda os sensores das tecnologias semi-autônomas, e usa nanotecnologia capaz de regenerar riscos em sua superfície.
O modelo ainda é oferecido por encomenda, e as entregas começam a partir de abril. (Leo Contesini)
Este é o novo Ford Bronco Raptor
O Ford Bronco mal foi lançado e já é um sucesso nos EUA. Agora a Ford está lançando o Bronco Raptor, um carro com potencial de gerar ainda mais demanda. Como se pode imaginar, está para o Bronco assim como o Raptor original está para o F150: uma versão para as ruas de carros de corrida em deserto. Assim, tem as modificações também esperadas: mais curso de suspensão, mais distância ao solo, bitola mais larga, pneus maiores e mais de 400 cv.
Debaixo do capô o está um EcoBoost biturbo V6 de 3,0 litros com pelo menos 400 cv. Os números finais de potência e torque ainda não foram homologados, mas este motor já produz 400 cv no Explorer ST, e a Ford não deixaria de atingir o número mágico de 400 neste carro. Obviamente existe calibragem específica de motor para o Raptor, bem como um intercooler diferente e um escapamento também exclusivo, duplo. A transmissão é a automática de dez velocidades da Ford. Caixa de transferência e eixos dianteiros e traseiros são reforçados.
Na suspensão, amortecedores semiativos Fox semelhantes aos do F-150 Raptor. Sensores monitoram a altura da suspensão e as condições do terreno para ajustar as configurações do amortecedor em tempo real. Torres mais rígidas existem para esses amortecedores na parte superior, e braços de controle dianteiros/traseiros desenvolvidos pela Ford Performance na parte inferior. Com isso são nada menos que 330 mm de curso de suspensão na frente e 356 mm na traseira, um aumento de 60% para a frente e de 40% atrás em relação Bronco normal.
O Raptor tem também reforços estruturais que permitem 50% mais rigidez de torção. A distância mínima ao solo é de até 331 mm, e de qualquer forma placas de proteção embaixo cobrem todos os componentes vitais. Rodas com beadlock de 17 polegadas, envoltos em pneus BFGoodrich K02 de 37 polegadas fecham o pacote.
Os pedidos podem ser feitos em concessionários dos EUA a partir de março. O preço começa em U$69,995. Seu hino oficial? Seria “I believe I can fly” de R. Kelly, se o músico não fosse hoje persona non grata. (MAO)
O KTM X-Bow GTX deve ter versão de rua
O KTM X-Bow GTX, revelado em 2020 como um carro apenas para pista, um brinquedo de track-day, terá uma variante homologada para uso em rua. De acordo com a Autocar, o modelo será oferecido em número limitado de 100 unidades, com o motor de cinco cilindros do Audi RS3, o mesmo do carro de pista.
O modelo será baseado no mesmo chassi monocoque de fibra de carbono usado por todas as variantes anteriores do X-Bow, peça que pesa apenas 80 kg. O design provavelmente espelhará de perto o GTX/GT2. Devido ao equipamento extra necessário para uso nas ruas, espera-se que o novo X-Bow pese um pouco mais do que os 1.048 kg do GT2. Mas pode ficar tranquilo: ainda será um carro leve.
O motor turbo de cinco cilindros de 2,5 litros vem do Audi RS3, mas recebeu preparação para dar 523 cv no GTX e até 608 cv no GT2. Embora não se saiba qual será a potência do carro de rua, certamente será suficiente para entreter. Tal como os seus antecessores, a tração é traseira, com uma caixa sequencial de sete velocidades e um diferencial autoblocante.
Também não há dados sobre o preço final, mas o GTX custa € 230.000 na Europa, então, correndo o risco de soar repetitivo, barato não será. (MAO)
Alfa Romeo Tonale será revelado dia 8 de fevereiro
Depois de uma miríade de problemas e atrasos, o Alfa Romeo Tonale finalmente fará sua estreia em 8 de fevereiro. A empresa anuncia isso como o início do “La Metamorfosi” da marca. Virará uma linda borboleta? Vai saber…
A Alfa Romeo atrasou o lançamento do Tonale duas vezes. A primeira vez foi alegadamente porque o CEO da marca, Jean-Philippe Imparato, não estava satisfeito com o desempenho. O segundo atraso foi por força maior: a falta de microchips. Parece que agora, finalmente vai.
O Tonale ficará abaixo do Stelvio na linha de SUV da Alfa Romeo. Informações anteriores sugerem que o Tonale mede 4.528 mm de comprimento num entre eixos de 2.636 mm, 1.835 mm de largura e 1.604 mm de altura. Os detalhes mecânicos permanecem um mistério. O melhor chute: um híbrido plug-in com motor turbo de 1,3 litro e de cerca de 240 cv de potência combinada. O motor elétrico no eixo traseiro forneceria tração nas quatro rodas. Resta esperar agora dia 8 de fevereiro para maiores detalhes. Se não atrasar de novo, saberemos. (MAO)
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