carroll shelby fez muitas coisas ele literalmente nao conseguia ficar parado envolvendo se em varios projetos ao mesmo tempo e na maioria das vezes mandando muito bem em todos eles mas entre os entusiastas talvez ele seja mais conhecido por resolver tudo com deslocamento nenhum carro era tao bom que nao pudesse ficar ainda melhor com um motor maior esta qualidade era tao presente em shelby que o fato de ele ter vencido as 24 horas de le mans ao volante de um aston martin em 1959 quase fica em segundo plano ao falar dele o caso e que de fato shelby se encontrou quando começou a se sujar de graxa ele era um baita piloto mas problemas cardiacos o obrigaram a mudar de lado ele deixou de sentar ao volante para dedicar se a construir maquinas absurdamente incriveis para outros pilotos e nao estamos apenas falando de pilotos de corrida como os que venceram inumeras provas ao volante do shelby gt350 ou os vencedores das 24 horas de le mans de 1966 1967 1968 e 1969 com o gt40 estamos falando daqueles que tiveram a sorte de conduzir um shelby cobra original o esportivo britanico que o texano transformou em um dos driver s cars mais incriveis de todos os tempos um carro que ja era otimo mas nas maos de shelby tornou se uma lenda ac ace onde tudo começou como voce deve saber somos fas de esportivos britanicos classicos e como nao seriamos eles eram levez bem acertados tinham design exotico e charmosos e os problemas de confiabilidade especialmente os eletricos acabaram se tornando parte de seu carater term um desses mostra que voce nao apenas gosta de dirigir mas que tambem sabe cuidar de um carro temperamental o ac ace era um bom exemplo sua fabricante a ac cars ja estava em atividade desde 1901 e como varias outras empresas que surgiram no inicio da historia do automovel passou algum tempo tentando encontrar seu caminho eles acabaram se achando nos roadsters esportivos lançando alguns modelos diferentes ate o final da decada de 1920 quando a grande recessao de 1929 acabou levando a ac cars a falencia um retorno parcial ao sucesso veio por meio de um contrato com o governo do reino unido sob o qual a ac cars passou a fabricar minicarros motorizados para pessoas com deficiencia fisica algo que era comum naquela epoca e devolveu certa estabilidade financeira a ac cars entao veio a segunda guerra mundial e como sabemos a maior parte dos esforços da industria automobilistica foi voltada a equipamentos militares com o fim do conflito a ac cars voltou reinventada seu primeiro modelo novo foi o ac 2 litre um seda de luxo equipado com um seis em linha de dois litros feito todo de aluminio dotado de comando simples no cabeçote dois carburadores su e 75 cv embora fosse derivado de um projeto de 1922 era um motor moderno e potente para sua epoca e o 2 litre conseguiu colocar a ac cars de volta nos eixos entretanto o carro que realmente colocou a empresa no mapa foi o tal ac ace que usava a mesma base mecanica mas era um roadster com carroceria de aluminio moldada em roda inglesa e formas inspiradas na ferrari barchetta da epoca inicialmente ele tinha o motor seis em linha preparado para render 100 cv um bom numero considerando que so precisava puxar 870 kg de carro em 1956 porem foi incorporada a opçao por um seis em linha da bristol tambem de dois litros mas com tres carburadores e 120 cv depois em 1961 veio a opçao por um seis em linha ford tambem com tres carburadores mas de 2 6 litros e 172 cv [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 249926 249925 ] com este ultimo motor o ac ace tornou se um carro rapido acoplado a um cambio manual de quatro marchas e nao tres como os outros dois motores o motor de 2 6 litros era capaz de levar o roadster ate os 210 km/h e foi ai que shelby entrou na historia america fuck yeah carroll shelby ja conhecia o ac ace e ate ja havia pilotado o carro em algumas provas na decada de 1950 e ele ficou interessado no potencial do carro em setembro de 1961 pouco antes de a bristol deixar de fabricar seu motor de seis cilindros shelby escreveu uma carta a charles hurlock o dono da ac cars perguntando a ele se nao estaria interessado em fabricar um ace modificado para receber um v8 small block como a ac cars ja estava mesmo preparando modificaçoes no projeto o engenheiro thames ditton aproveitou para fazer do novo ace um carro capaz de receber tanto o motor seis em linha de 2 6 litros quanto um v8 a shelby so restava achar um motor apropriado inicialmente ele foi atras da chevrolet interessado em seu small block mas a empresa nao queria criar concorrencia interna com o corvette a ford foi na verdade seu plano b por sorte o oval azul estava querendo justamente criar um rival a altura para o corvette e por mais sorte ainda eles estavam com um motor novinho em folha a disposiçao o v8 windsor na epoca ainda com 3 6 litros e 145 cv brutos o primeiro prototipo valeu se das modificaçoes feitas para o seis em linha especialmente na porçao dianteira do chassi tubular mas tambem exigiu a instalaçao de um diferencial traseiro mais parrudo o mesmo do jaguar e type incluindo os freios inboard o prototipo foi projetado pelo proprio thames ditton sob a supervisao de shelby e batizado simplesmente ac ace 3 6 mas acabou mais conhecido pelo codigo do chassi csx2000 segundo consta nos documentos historicos o prototipo foi feito na oficina do lendario custom builder dean moon e o trabalho de casar chassi conjunto mecanico e carroceria levou cerca de oito horas apenas a primeira leva o prototipo csx2000 foi projetado em janeiro de 1962 ficou pronto ainda naquele ano e passou alguns meses sendo testado no mundo real a fim de que a shelby pudesse aparar todas as arestas e iniciar a produçao em serie em 1963 o que levou a ac cars a descontinuar o ace e dedicar se exclusivamente ao novo esportivo que foi batizado cobra a razao para o nome de acordo com o proprio shelby foi por causa de um sonho que ele teve o que pode mesmo ser verdade embora seja mais uma das varias partes da mitologia ao redor do shelby cobra o carro foi muito bem recebido pela imprensa e shelby genio do marketing mandava repintar o carro de uma cor diferente cada vez que emprestava o csx2000 a uma revista fazendo parecer que havia mais de um com um motor maior de 4 3 litros e 164 cv suspensao independente nas quatro rodas com feixes de molas transversais nos dois eixos e o peso de ainda baixos 916 kg ele era rapido divertido de dirigir e proporcionava a mesma emoçao que qualquer outro esportivo britanico so que mais rapido a versao de produçao era praticamente igual ao prototipo com exceçao do tanque de combustivel instalado em posiçao central e nao alojado em um dos para lamas traseiros como no ac ace e da adoçao de freios traseiros convencionais nas rodas para conter custos os carros eram produzidos na ac cars enviados de barco aos eua e finalizados na shelby american em los angeles onde o conjunto mecanico era instalado e quaisquer danos a carroceria ou a estrutura ocasionados pelo transporte consertados em 1962 foram feitas apenas 75 unidades do shelby cobra com motor de 4 3 litros e outras 51 com motor de 4 7 litros estes com 198 cv a partir de 1963 foi adotada uma nova caixa de direçao com pinhao e cremalheira inaugurando o cobra mkii [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 249911 249910 ] um detalhe interessante a caixa era a mesma do mg mgb enquanto a coluna de direçao vinha do vw fusca entre 1963 e 1965 foram feitos 528 exemplares do cobra mkii a chegada do big block para muitos que tem razao o shelby cobra so chegou a seu auge quando foi adotado o motor v8 big block fe da ford com seus gloriosos sete litros 427 pol³ e 431 cv shelby ja havia experimentado o big block antes em 1964 a versao de 390 pol³ ou 6 4 litros mas na epoca ele havia acabado de entrar para o programa do ford gt40 e por isso nao teve condiçoes de dedicar se ao projeto como gostaria entretanto a ideia continuou sendo desenvolvida por seus engenheiros e em 1965 teve inicio a produçao do cobra mkiii tambem conhecido como cobra 427 o motor exigiu diversas modificaçoes ao projeto começando por um novo chassi feito com tubos de maior diametro 101 6 mm em vez dos 76 2 mm usados anteriormente e a adoçao de molas helicoidais no lugar dos feixes de molas semi elipticas alem disso a carroceria ganhou uma abertura maior para o radiador e para lamas mais largos a fim de acomodar rodas de tala mais larga e pneus mais bifudos com um carburador holley de corpo quadruplo o motor de sete litros entregava 431 cv a 6 000 rpm e 66 4 kgfm de torque a 3 600 rpm com isto o novo cobra podia ate ser mais pesado ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 1 000 kg mas ainda assim era consideravelmente mais rapido a versao de rua passava dos 260 km/h era possivel ainda adquirir o cobra mkiii pronto para corridas nesse caso o v8 recebia um acerto mais agressivo para chegar aos 492 cv e a velocidade maxima passava a absurdos 298 km/h https //www youtube com/watch v=vghqmd3juee que era um carro e tanto disso nao ha duvida mas o cobra curiosamente nao foi um sucesso absurdo de vendas quando ainda era fabricado entre 1965 e 1968 foram feitos apenas 343 exemplares do cobra mkiii com motor big block levando o total de shelby cobra fabricados a apenas 998 isto inclui nao apenas carros de rua mas tambem os exemplares de competiçao tanto os carros de turismo quanto os de arrancada [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 249920 249921 ] shelby investiu rios de dinheiro no projeto mas nao teve o retorno financeiro esperado e por isso cancelou pessoalmente o projeto no fim de 1968 o que de forma alguma desabonava a qualidade do projeto ao contrario a receita era tao boa que quase imediatamente replicas de todos os lugares começaram a surgir usando ate mesmo exemplares originais do ac ace enquanto isto shelby manteve se afastado do nome cobra foi so no começo da decada de 1990 que ele decidiu aproveitar alguns chassis e carrocerias que haviam sobrado estes caros eram vendidos como rollers sem mecanica uma forma de contornar a obrigatoriedade de testes de colisao e emissoes exigidos para carros novos foram feitos 40 deles que se esgotaram em 18 meses atualmente ainda e possivel comprar um shelby cobra neste mesmo esquema embora os chassis e carrocerias de aluminio ou fibra de vidro sejam novos eles seguem as mesmas medidas dos originais e custam uma fraçao do preço de um cobra genuino alem disso os originais dos anos 1960 sao carros de coleçao que por seu valor historico dificilmente serao usados como se deve
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