a estetica automotiva da decada de 1990 e completamente diferente da que temos hoje e nao estamos falando apenas do design original dos carros aquele que e criado pelas fabricantes tendencias de personalizaçao e tuning tambem mudam bastante e possivelmente muito mais rapido que o design automotivo em si e por isso que hoje em dia muitos entusiastas acham ridiculos os projetos que viamos em velozes e furiosos ou need for speed underground todavia ha outra questao a nostalgia talvez voce ache o eclipse do brian o conner cafona hoje em dia talvez voce fique lembrando com vergonha daquele nissan 350z com pintura camaleao adesivos coloridos e luzes de neon por todo lado que voce tinha em nfsu ao mesmo tempo apostamos que voce lembra com saudade de todas as vezes em que re assistiu o primeiro filme de dom toretto e sua familia e de todas as horas que passou tunando suas maquinas no pc ou no videogame esse tipo de coisa e normal e e a grande razao para que continuemos relembrando o passado o tempo todo em diferentes situaçoes e e por isso que neste post vamos falar de alguns conceitos dos anos 1990 e 2000 que certamente marcaram a memoria dos mais velhos e sao vistos como esquisitoes pelos mais novos estamos nos referindo a serie de conceitos edp que a volkswagen apresentou no salao do automovel tres deles no total sao carros que estao em uma situaçao estranha temporalmente falando eles nao sao antigos o bastante para serem lembrados como classicos mas nao sao recentes o bastante para que se tenha muita informaçao a seu respeito o primeiro conceito a parati edp 200 e uma exceçao o carro foi preservado e existe ate hoje exatamente como era em 1996 data de sua estreia no salao do automovel o carro esteve presente na oitava ediçao do bubblegun treffen encontro tematico que acontece todos os anos em aguas de lindoia/sp o proprio designer luiz alberto veiga estava presente no evento e o flatout acompanhou tudo trabalhando na volkswagen por decadas luiz alberto veiga foi o projetista de todas as geraçoes do gol exceto a primeira do polo seda e do vw fox e tambem da parati edp 200 a ideia era ousar em um tempo no qual as referencias que citamos mais acima ainda nem existiam em 1996 nao havia velozes e furiosos nem underground nem nada o gol bolinha ainda era novidade a primeira geraçao ainda podia ser encontrada em estoque e tudo o que se via da cultura automotiva gringa era pelas revistas e quadros esporadicos em programas de tv a industria do aftermaket no brasil era minima e quase ninguem tinha internet entao imagine o impacto de uma parati recem lançada com para lamas cortados e alargados para choques e saias laterais totalmente novos rodas bbs de 17 polegadas com pneus 215/40 em um tempo em que estas medidas eram usadas por superesportivos farois redondos em molduras com a silhueta original e lanternas escurecidas nao havia discriçao ali e a execuçao foi primorosa diversos componentes da carroceria foram feitos em fibra de carbono o interior era mais sobrio com um classico volante momo bancos dianteiros revestidos em couro preto e creme e todo o assoalho em chapa de aluminio lavrada o famoso chao de onibus que em 1996 ainda nao havia se tornado motivo de chacota o banco traseiro foi eliminado e o assoalho traseiro tambem foi coberto com aluminio e equipado com um sistema de som o melhor a parati nao era do tipo all show no go ela nao se chamava edp 200 por acaso a primeira parte do sobrenome era a sigla para engineering design prototype prototipo de design e engenharia em traduçao livre enquanto o 200 se referia a potencia o motor era um ap 2000 16v com fluxo retrabalhado no cabeçote comando de valvulas mais nervoso da crane escape redimensionado e livre e a ecu remapeada seus 200 cv garantiam que o conceito chegasse aos 100 km/h em apenas 7 4 segundos naturalmente suspensao e freios foram redimensionados para a nova potencia com a adiçao de discos ventilados nas quatro rodas e abs na epoca com perdao pelo cliche era coisa de outro mundo e foi empolgada pela boa recepçao que na ediçao seguinte do salao do automovel em 1998 a vw apresentou a sucessora da edp 200 batizada simplesmente parati edp ii se a primeira edp era um carro esportivo a segunda foi transformada em uma perua aventureira um ano antes do lançamento da fiat palio adventure diga se a parati de segunda geraçao foi pintada de amarelo e recebeu molduras cinza nos para lamas mesma cor dos para choques e saias laterais a suspensao foi elevada e as rodas tinham desenho exclusivo [caption id= attachment_241893 align= aligncenter width= 1024 ] foto acervo miau[/caption] o aspecto que salta aos olhos porem nao tem a ver com a customizaçao e sim com o design a dianteira ganhou novos farois mais baixos e angulares e uma nova grade e o design frontal lembrava muito o que se veria no gol g3 lançado no ano seguinte embora a reaçao do publico a parati edp ii nao tenha sido tao entusiasmada a fase g3 da familia gol e amplamente considerada a mais bonita de todas com um visual sobrio elegante e esportivo ao mesmo tempo em 2000 com a geraçao 3 ja consolidada a volkswagen apresentou um ultimo conceito edp desta vez feito com base na picape saveiro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 241901 241902 ] novamente o palco foi o salao do automovel a saveiro edp iii seguia a linha da parati edp ii porem trazia menos modificaçoes em sua identidade visual o conjunto frontal era o mesmo que se via nos carros de rua o para choque dianteiro porem era diferente mais limpo e pintado na cor da carroceria assim como as mascaras internas dos farois as rodas eram de 16 polegadas com seis raios e a suspensao tambem era elevada nao se encontra fotos do interior mas tambem havia algumas customizaçoes como o volante com raios de aluminio escovado elementos da saveiro edp iii que tambem foi concebida por luiz veiga foram utilizados em carros de produçao mais especificamente na serie fun vendida entre os meses de maio e julho de 2001 disponivel para gol parati e saveiro a ediçao especial trazia as mascaras dos farois e a grade pintados na cor do carro; uma pintura opcional exclusiva chamada azul fun a mesma cor do conceito rodas de desenho exclusivo e revestimentos internos diferenciados [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 241903 241904 ] considerando a importancia da volkswagen parati de segunda geraçao para o design da volkswagen e triste pensar que a perua nao chegou a terceira lançada em 2008 como g5 ela foi vendida ate 2012 ainda na fase g4 quando saiu de linha e deixou sua colega a spacefox ocupar o posto de unica perua do portifolio ate esta semana quando a vw confirmou o fim oficial e sacramentado da perua do fox
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