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Teaser da picape BYD Shark
O presidente da BYD, uma empresa chinesa que espera que a pronunciemos como americanos (bí-uai-dí) ao invés de bíd, disse que vai em breve lançar uma picape no já saturado mercado de picapes no Brasil. Um concorrente para as (respira fundo) S10/Amarok/Ranger/Titano/Frontier/Hilux/L200 Triton.
Em entrevista à rádio Joven Pan, o presidente da empresa no Brasil, Alexandre Baldy, revelou que a picape, que será chamada de BYD Shark, e será mostrada dia 14 de maio. Disse também que a picape está programada para estrear também no mercado brasileiro em algum momento a partir de meados de agosto.
No último final de semana, a BYD publicou em uma rede social chinesa uma imagem de teaser com a silhueta da picape, e o novo nome Shark. Além do nome, o teaser revela também que será híbrida, por causa da sigla DMO. Obviamente se sabe com certeza não mais do que é mostrado no teaser; mas pode-se especular, e com isso ter uma boa ideia do que será.
Parece que a picape será híbrida, com um quatro em linha de 1.5 litro combinado a um sistema elétrico plug-in, entregando nada menos que 480 cv. Deve ter comprimento na casa dos 5,30 metros e a altura será de 1,80 m. Deve ser um parente do SUV off-road Leopard 5 chinês.
De acordo com publicações que falaram com a BYD a respeito do carro, aparentemente a bateria é integrada ao chassi, e tem suspensão independente por duplo-A sobreposto nas quatro rodas, com a tração nas quatro rodas sempre elétrica via dois motores.
A BYD afirma que a picape foi desenvolvida com foco no off-road, e promete uma experiência “revolucionária”. Veremos. Mais detalhes saberemos dia 14 de maio. (MAO)
MG retorna aos recordes de velocidade com o EXE 181
Recordes de velocidade com streamliners em Bonneville Salt Flats é uma antiga tradição da marca MG. Foi iniciada pelo fundador, Cecil Kimber, que se juntou aos recordistas George Eyston e Ernest Eldridge na empreitada. O primeiro carro foi o MG EX120 em 1930, seguido pelos EX135 e EX179, baseados em carros de produção; houve depois também o EX181, onde apenas o motor estava remotamente relacionado a um carro de rua.
A aventura acaba em 1959, quando o piloto americano Phil Hill dirigiu o EX181, com um motor de apenas 1506 cm³, a uma velocidade máxima de 410 km/h. Mas a revivida marca atual, agora chinesa, está voltando à esta atividade com um novo protótipo elétrico.
O streamliner se chama EXE 181; o extra “E”, claro, significando elétrico. O coeficiente de arrasto é notavelmente baixo, apenas 0,181 (sacou?); o carro original de 1957-1959 era teoricamente ainda melhor aos 0,12.
Não há muitos detalhes técnicos do novo EXE181, mas foi sugerindo que o carro tem quatro motores elétricos. E podemos assumir com segurança tração nas quatro rodas e uma potência combinada de bem mais de 1.000 cv; afinal de contas a MG diz que o 0-100 km/h em 1,9 segundos, e diz que a velocidade máxima “desafia o recorde de velocidade em terra.” O recorde atual de velocidade em terra é supersônico: 1.227,986 km/h. Me perdoem se não acreditar na hipérbole do departamento de marketing da empresa.
Devemos saber mais sobre o conceito MG EXE181 no Salão do Automóvel de Pequim de 2024. no final desta semana. (MAO)
O novo Mercedes-AMG GT63 S E Performance.
Sabemos que o atual AMG GT é agora como foi o SLC no passado: um cupê de 4 lugares baseado no SL, e não mais um carro esporte dedicado. Mas isso não quer dizer que seja menos impressionante. E agora chegou sua esperada versão mais extrema: o Mercedes-AMG GT63 S E Performance.
“E Performance” é o nome da empresa para auxílio elétrico para alta performance. O já conhecido V8 biturbo de quatro litros aqui é auxiliado por um motor elétrico traseiro para 805 cv combinados. Mais impressionante ainda é o torque: nada menos que 145 mkgf, coisa de deixar muito caminhão pesado morrendo de inveja.
Mesmo pesando basicamente duas toneladas, isso significa um desempenho incrível: a Mercedes diz que o AMG GT63 S E Performance atinge 60 mph em 2,7 segundos. Oficialmente o modelo de produção AMG com aceleração mais rápida de todos.
A capacidade da bateria é de apenas 6,1 kWh, e a Mercedes não diz nada sobre autonomia em modo elétrico; não é o objetivo aqui. O carregamento ocorre através de “tomada” ou de várias configurações de recuperação de energia selecionáveis pelo motorista, incluindo um modo de pedal único semelhante a um EV.
A transmissão é DCT de nove velocidades, e a tração é nas quatro rodas permanente 4Matic+ da Mercedes-AMG. Em operação normal, o motor elétrico aciona apenas o eixo traseiro, mas quando é detectado deslizamento, a energia pode ser direcionada para frente. A direção do eixo traseiro e a suspensão AMG Active Ride Control com estabilização de rotação são equipamento básico aqui, assim como os freios de carbono cerâmico. As pinças de seis pistões dianteiras seguram discos de 16,5 polegadas na frente, em rodas de 20 polegadas. Atrás os discos têm 15 polegadas. Opcionalmente, pode-se pedir rodas de 21 polegadas.
O preço do Mercedes-AMG GT63 S E Performance 2025 será anunciado próximo à data de venda, no final de 2024. (MAO)
Aston Martin DBX ganha novo interior
A Aston Martin atualizou o seu SUV DBX para 2025. Agora, só um modelo existe, o DBX707. Além disso, novo interior e uma recalibração de software de chassi, que visa melhorar comportamento.
O Aston Martin DBX707 foi lançado em 2022; para o 2025 as mudanças são pequenas. Novas cores e detalhes, e novas rodas opcionais forjadas de 23 polegadas.Atualização mesmo vem no interior, onde a Aston Martin colocou um novo sistema de infotainment. É o mesmo já encontrado nos DB12 e Vantage, com os mais recentes recursos de conectividade, incluindo Apple CarPlay/Android Auto sem fio e vários slots USB-C. O antigo sistema da Mercedes dá lugar a uma tela sensível ao toque “Pure Black” mais moderna de 10,25 polegadas, combinada com um painel de instrumentos digital maior de 12,3 polegadas.
Além disso, o painel e o console central foram redesenhados, deixando o DBX707 mais alinhado com o restante da linha Aston Martin. Ao oferecer controles físicos dedicados para seleção de marcha, modos de direção, funções de climatização, suspensão, ESP, escapamento e ADAS, a empresa quer evitar confusão do motorista. O sistema de áudio de 14 alto-falantes da Aston Martin com 800 watts de potência agora é equipamento básico, mas pode ser opcionalmente atualizado para o áudio Bowers & Wilkins de 23 alto-falantes com 1.600 watts.
Agora não há mais o DBX básico, só o DBX707; o modelo era responsável por 90% das vendas, então não havia mais motivo para a existência do carro básico. De resto continua igual: um motor V8 biturbo de 4,0 litros, os 707 cv do nome e 91,6 mkgf. Caixa automática de nove velocidades, tração nas quatro rodas permanente com viés traseiro. A velocidade máxima é de 310 km/h.
O hardware do chassi permanece inalterado, mas a Aston Martin recalibrou os amortecedores eletrônicos e as molas pneumáticas, resultando em um controle mais preciso da carroceria. A produção e as entregas do DBX707 2025 começarão no segundo trimestre de 2024; os preços serão anunciados próximo ao lançamento. (MAO)