quando o assunto e subaru e rali o primeiro carro que vem a mente e o impreza de primeira geraçao que com as cores azul e amarelo dos cigarros 555 na carroceria e o lendario colin mcrae ao volante ajudou a reescrever a historia do wrc na decada de 1990 e efetivamente construiu o culto moderno aos subaru com motor boxer ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] voce deve saber que antes do impreza a subaru corria no wrc com o legacy de primeira geraçao e o proprio mcrae começou sua carreira na equipe nipo britanica a base da subaru no wrc ficava no reino unido ao volante do legacy antes que a subaru adotasse o impreza para os ralis em 1993 tanto o subaru legacy quanto o impreza de primeira geraçao foram homologados pelas regras do grupo a utilizadas pelo wrc entre 1997 e 2001 a mesma da qual fizeram parte outros carros absolutamente emblematicos como o lancia delta hf integrale o lancer evolution e o ford escort rs cosworth depois o impreza passou a representar a subaru no mundial de rali na categoria world rally car o que voce talvez nao saiba lembre e que a subaru estava no mundial de rali durante sua era mais idolatrada a era do grupo b claro se a subaru tivesse feito um prototipo de motor central traseiro para brigar com o peugeot 205 t16 o ford rs200 e o lancia delta s4 certamente ele seria outra lenda do wrc mas nao foi nada disso nos anos 80 a subaru competiu no grupo b de rali com uma picape a subaru brat no periodo entre 1982 a 1986 o grupo b era a atraçao principal do wrc sem a mesma insanidade o grupo a ficava em segundo plano mas era onde a subaru investia seus esforços com o leone rx antecessor do legacy mesmo assim a fabricante acabou entrando no grupo b com um veiculo inesperado uma picape de cabine simples e construçao monobloco a picape lançada em 1978 era um curioso caso de carro fabricado no japao apenas para exportaçao a subaru brat de bi drive recreational all terain transport foi encomendada pela divisao americana da subaru para brigar com outras picapes compactas japonesas que estavam chegando aos eua como a mazda b series vendida pela ford como courier e a nissan datsun truck o diferencial da subaru brat era o sistema de traçao integral igual ao do leone nao apenas fazia da brat um veiculo mais apropriado para carga e terrenos dificeis como tambem tornava a perfeita para o grupo b [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 261640 261641 ] diferentemente do que se pode pensar o grupo b nao permitia apenas prototipos eles simplesmente eram feitos assim por conta do regulamento que exigia apenas 200 exemplares fabricados e permitia carros de dois lugares com motor em qualquer posiçao ja o grupo a era mais restrito exigindo que os carros tivessem ao menos quatro lugares e respeitassem limites minimos de espaço interno dos quais o grupo b estava livre considerando tudo isto a subaru brat nao estava de acordo com as regras do grupo a mas encaixava se perfeitamente no grupo b e ainda tinha bem mais que 200 exemplares fabricados entre 1978 e 1987 foram vendidas quase 93 000 unidades nos estados unidos e ainda havia os carros que foram comercializados na africa do sul na australia e na nova zelandia agora e claro que ela nao disputava diretamente com os monstruosos prototipos o grupo b tinha suas proprias subdivisoes que separavam os carros de acordo com o deslocamento do motor b/9 para carros com motor de ate 1 299 cm³; b/10 de 1 300 a 1 599 cm³; b/11 de 1 600 a 1 999 cm³; e b/12 de 2 000 cm³ para cima carros sobrealimentados tinham o deslocamento multiplicado por 1 4 no caso da subaru brat estamos falando de um motor boxer quatro cilindros naturalmente aspirado de 1 781 cm³ o que colocava a picape na categoria b/11 ele disputava com outros membros underground do grupo c como o fso polonez o lada vfts o daihatsu charade o skoda 130lr e o citroen visa o motor ea 81 carburado entregava 95 cv na versao de rua sabe se muito pouco a respeito de sua versao de competiçao mas o site rally group b shrine estima que nao passasse muito dos 100 cv com a adoçao de carburaçao dupla o motor era ligado a uma caixa manual de quatro marchas que levava a força para as quatro rodas atraves de um sistema de traçao integral com dois diferenciais ainda nao havia sido adotado o diferencial central a segunda marcha do cambio era alongada para permitir um folego a mais em medias rotaçoes e ganhar tempo nas curvas ainda assim a caminhonete nao era exatamente potente seus rivais chegavam a beliscar os 170 cv como era o caso da picape peugeot 504 que foi homologada em condiçoes semelhantes a categoria b/11 nao contava com muitas equipe de fabrica lada e skoda eram raros exemplos no caso da subaru brat quem se inscreveu foi o piloto independente ron shapley com o apoio de uma concessionaria neozelandesa da subaru ele participou duas vezes do rali da nova zelandia em 1985 e 1986 na primeira vez ele foi o 23º colocado e na segunda terminou em 35º desempenho apenas mediano na classificaçao geral mas respeitavel considerando todo o contexto do grupo b e seus monstros de mais de 600 cv ela aparece no video abaixo por volta dos 45 00 https //www youtube com/watch v=iwskpl0kc9y foi uma carreira curta porem em 1986 a insanidade do grupo b causou seu fim com a sequencia de acidentes que culminou na morte de henri toivonen e seu navegador sergio cresto com o lancia delta s4
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