antes de se chamar 911 o esportivo mais emblematico da porsche se chamava 901 os alemaes foram obrigados a rebatizar seu carro por causa da peugeot a marca francesa era dona dos direitos sobre todas as combinaçoes de tres algarismos com um zero no meio sabe como e so por precauçao foram fabricados apenas 82 exemplares prototipos para acertar detalhes de design e qualidade de construçao e acabamento mas nenhum deles foi vendido ao publico o que nao impediu alguns dos carros de irem parar nas maos de entusiastas [gt40 content search= porsche widget= 1 title= porsche no gt40 ] foi so recentemente em 2014 que o museu da porsche conseguiu colocar as maos em um deles o carro de chassis 300057 ou seja o 57º a ser construido depois de passar os ultimos tres anos sendo meticulosamente restaurado finalmente o carro foi exibido pela primeira vez aos visitantes do museu que certamente tiveram a experiencia mais proxima possivel de voltar no tempo e ver de perto um porsche 901 zero quilometro em 1964 exagero nao de verdade o carro foi restaurado por especialistas da porsche classic que e a divisao da companhia responsavel por manter o acervo do museu recuperar carros de corrida historicos e catalogar da forma mais detalhada possivel o passado da porsche e eles receberam instruçoes bem claras para garantir a autenticidade do porsche 901 #57 preservando todos os itens originais que pudessem ser preservados o video abaixo mostra algumas etapas do processo mas o que voce quer mesmo e saber em detalhes entao nos acompanhe [youtube id= hgtunezhulc width= 620 height= 350 ] foi em 5 de agosto de 2014 que alexander klein curador do museu porsche recebeu um telefonema de uma estaçao de tv alema dando a dica de que dois exemplares do 911 classico haviam sido encontrados no celeiro de uma antiga fazenda no estado de brandenburg onze dias depois tecnicos da porsche foram ate o local para dar uma conferida eles constataram que um deles era um 911l de 1968 com carroceria dourada e claros sinais de um projeto de restauraçao frustrado o outro escondido no fundo do celeiro sob uma grossa camada de poeira tinha o numero 300057 marcado na plaqueta nao restaram duvidas de que era um autentico 901 descobriu se depois que o antigo dono dos carros havia comprado primeiro o carro quando jovem e o dirigiu bastante depois ele se casou comprou um carro maior e deixou o 911 dourado em seu celeiro com planos de restaura lo em determinado momento ele achou que era uma boa ideia comprar outro 911 mais antigo para restaurar tambem quem ja teve um project car sabe o quanto e dificil trabalhar em um carro so imagine dois pois entao aconteceu algo que ja era bem provavel o homem jamais conseguiu terminar nenhum deles a porsche entao fez uma oferta € 14 5 mil cerca de r$ 57 2 mil em conversao direta pelo 911 de 1968 e impresionantes € 107 mil r$ 422 1 mil pelo carro de 1964 o homem jamais imaginou que seu carro valesse tanto e aceitou na hora o primeiro carro seria preservado como estava como documento historico o segundo seria o centro das atençoes o trabalho começou com a desmontagem o que nao foi muito dificil na verdade os para lamas dianteiros ja nao existiam mais e boa parte da estrutura estava consumida pela corrosao para remover a pintura e verificar o real estado da carroceria o carro foi banhado em acido e um processo bem menos agressivo que o famigerado jateamento e o resultado e impressionante quando se chega ao metal nu e possivel ver todos os locais onde foi usada uma lixadeira sao as partes mais claras da carroceria para recuperar componentes como longarinas reforços da lataria caixas de ar e outros componentes um porsche 911 de 1965 foi desmontado para doar peças os tecnicos da porsche chegaram ao ponto de fazer um recorte triangular em cada ponto de solda do carro de 1965 e transplanta lo para o 901 quando necessario tambem foi preciso refazer do zero os dutos do sistema de ar quente que aproveitava o calor do motor nos modelos mais recentes eles passavam por baixo do eixo traseiro e nao por cima por isso foi preciso fabrica los do zero no total o trabalho de restauraçao da carroceria levou um ano inteiro entre moldagem solda e montagem das peças uma por vez depois na hora de instalar farois para choques e demais acabamentos os tecnicos tambem tiveram de garantir que todas as folgas vaos entre os paineis e posicionamento de elementos como para choques frisos grades retrovisores e iluminaçao estivesse 100% de acordo com as especificaçoes originais tudo isto antes de aplicar a pintura por dentro havia boa parte dos itens originais mas seu estado estava deploravel os bancos dianteiros originais cujo estofamento central de tecido tinha seis gomos estavam no carro de 1968 e os bancos deste estavam em um amontoado de outras peças que acompanharam os dois carros os bancos tiveram seu revestimento e seu estofamento restaurado assim como as almofadas traseiras que permitiam ao 911 ser chamado de 2+2 o acabamento de madeira do painel e os instrumentos foram todos recuperados assim como as forraçoes das portas e o revestimento de vinil do teto que teve seu padrao de furos reproduzido usando uma ferramenta original dos anos 60 os vidros originais foram preservados assim como o volante um dos componentes que mais deram trabalho foi o cinzeiro a peça retratil no painel possui em um dos lados um suporte para charuto e o mesmo estava totalmente corroido foi preciso construir uma peça nova e o trabalho ficou por conta dos trainees do porsche classic que confeccionaram o novo suporte usando um molde de madeira [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a carroceria foi pintada na cor signal red 6407 no entanto a tinta vermelha original feita a base de solventes deu lugar a uma tinta a base de agua alem disso a pintura foi feita da mesma forma que em um 911 atual incluindo todo o tratamento anti corrosao nestas horas seguir a originalidade a risca nao compensa a nova pintura e muito mais duravel e resistente aos efeitos da exposiçao aos elementos a ultima parte do carro a ser recuperada foi o motor os cabeçotes foram removidos facilmente mas os pistoes estavam emperrados no cilindros foi preciso aplicar doses cavalares de removedor de ferrugem e soprar ar quente durante algumas horas para conseguir retirar os cilindros a maioria dos componentes internos foi trocada por peças novas com exceçao do comando direito que pode ser recondicionado esta foi uma das etapas mais demoradas do processo o motor so ficou pronto no inicio de 2017 o casamento do carro com o motor aconteceu em junho e os ultimos testes puderam ser realizados ante que a restauraçao o porsche 901 nº 300057 fosse finalmente concluida abaixo voce confere algumas fotos do carro pronto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.