o sonho de voar deve ter ocorrido a humanidade antes mesmo de nos tornarmos a humanidade e bem possivel que nossos ancestrais antes do homo sapiens sapiens ou mesmo antes do genero homo tenham visto criaturas aladas como passaros morcegos e insetos e se perguntado como aquelas criaturas conseguiam mover se pelo ar sem qualquer tipo de aparato com a habilidade de voar garantida apenas por sua anatomia bairrismos a parte todos sabemos que o aviao moderno foi invençao de um brasileiro alberto santos dumont que no dia 23 de setembro de 1906 tornou se o primeiro aviao do mundo a decolar e voar com sua propria força ele tinha um motor aeronautico antoinette de 50 cv e no campo de provas de bagatelle em paris voou por sete segundos a dois metros de altura percorrendo sessenta metros diante de 1 000 espectadores em outros paises a invençao do aviao e atribuida aos irmaos orville e wilbur wright mas a maquina voadora que eles criaram em 1903 nao era capaz de levantar voo sozinha mas e antes dos avioes no post sobre os cintos de tres pontos por exemplo citamos o planador de sir george cayley que foi inventado em 1849 ou seja 170 anos atras decadas antes do aviao em si e tambem foi o primeiro veiculo tripulado a contar com cintos de segurança o planador e so uma das maquinas que o homem utilizava para voar antes de inventar o aviao [caption id= attachment_237631 align= aligncenter width= 1245 ] foto reyed33/deviantart[/caption] fala se em voar como os passaros ha muito muito tempo na mitologia grega por exemplo estamos falando da antiguidade classica pelo menos 450 anos antes de cristo contava se a historia de icaro o filho do inventor dedalo que criou um par de asas mecanicas e conseguiu voar tao alto que chegou perto demais do sol naquela epoca veja so ja imaginava se que uma maneira eficiente de voar era imitar a natureza nao era por acaso que de tempos em tempos alguem se machucava ou morria ao saltar de um lugar alto com algum tipo de aparato ou artefato no seculo 1 um imperador chines chamado wang mang disse ter conseguido planar por 100 metros usando um traje com assas de passaro tais peripecias se repetiram literalmente por seculos ha inumeros relatos de tentativas semelhantes de pessoas pulando de montanhas arvores torres e construçoes usando assas mecanicas feitas de penas nao e possivel verificar o sucesso ou o fracasso de cada uma destas tentativas e de qualquer forma os aventureiros jamais conseguiam fazer mais do que planar por alguns metros voar mesmo nunca nao se entendia os principios fundamentais do que e preciso para decolar e manter se no ar conceitos como sustentaçao estabilidade e controle nao haviam sido compreendidos ainda e sem entender a matematica da coisa tudo o que os aspirantes a aviadores de antigamente conseguiam fazer era imitar o formato das asas dos passaros mas afinal o que e preciso para voar quando se fala em voar uma maquina construida pelo homem existem duas possibilidades usar algo mais leve do que o ar ou valer se da sustentaçao aerodinamica o nome da primeira pode te deixar meio confuso afinal nao se constroi uma maquina mais leve do que o ar parece impossivel mas e exatamente isto que os baloes sao um balao e a maquina voadora mais simples que existe uma bolsa de tecido plastico ou outro material que preenchida com um gas mais leve do que a atmosfera a seu redor consegue levantar voo existem dois tipos de baloes os de ar quente nos quais o ar fica aquecido a pelo menos 220°c e os de gas os baloes de ar quente sao mais comuns pois e mais facil obter ar quente do que conseguir um gas leve como hidrogenio ou helio o primeiro balao de ar quente a transportar passageiros o fez em 1783 na frança quando os irmaos josef e etienne montgolfier trasportaram um pato um galo e uma ovelha no cesto de um balao o problema era que os baloes nao podiam ser controlados ficando a merce do vento era preciso um balao que pudesse ser dirigido um dirigivel nao levou muito tempo para que outro frances começasse este problema em 1784 o frances jean pierre blanchard voou pela primeira vez com um balao controlado usando uma helice manual para propulsao e uma cauda para escolher a direçao mas foi so no seculo seguinte que os baloes dirigiveis evoluiram ao ponto de se tornarem praticos de verdade e capazes de transportar pessoas e carga por longas distancias nas decadas seguintes os baloes evoluiram rapido e deram origem aos primeiros dirigiveis em meados do seculo 19 com formato aerodinamico pas para direcionamento e gondolas para carga e passageiros os dirigiveis se tornaram a principal forma de locomoçao aerea fosse para passageiros ou carga no começo do seculo 20 sem duvida a mais conhecida e melhor sucedida fabricante de dirgiveis foi a zeppelin a ponto de zepelim tornar se sinonimo para este tipo de aeronave com uma estrutura rigida os zepelins podiam levar carga e passageiros em suas gondolas e tambem na estrutura que segurava o balao alem de serem usados para longas viagens os dirigiveis foram empregados na primeira guerra mundial como bombardeiros na epoca eles ainda eram mais populares do que os avioes atualmente os dirigiveis sao mais utilizados para lazer e em campanhas publicitarias tendo sido quase totalmente substituidos por outros tipos de aeronaves no seculo xv o genio italiano leonardo da vinci ja havia imaginado um helicoptero uma aeronave com uma asa em formato de espiral que ao girar rapidamente geraria sustentaçao aerodinamica suficiente para levantar voo no entanto nao existiam recursos para colocar o plano em pratica e os materiais disponiveis na epoca tornariam impossivel obter a força e a leveza necessaria para que o helicoptero de da vinci tambem chamado parafuso helicoidal aereo se tornasse realidade o segundo tipo de voo aquele que se vale da sustentaçao aerodinamica so começou a ser explorado para valer em 1799 quando o ja citado sir george cayley criou o conceito do aviao moderno uma maquina voadora com asas fixas e sistemas separados para decolagem/sustentaçao propulsao e direçao no entanto ele jamais chegou a colocar o conceito em pratica embora tenha desenvolvido um planador em 1849 cayley morreu em 1857 poucos anos depois de voar com seu planador pela primeira vez foram necessarias mais algumas decadas ate que esforços mais concretos começassem a ser colocados em pratica como veremos na segunda parte deste post
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